Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
LIDERANÇA E ESTRATÉGIA
Teoria Geral da Administração
2
Conceitos de liderança e estratégia
2ª Guerra Mundial Transição Indústrias e negócios
3
LIDERANÇA
4
Liderança Chave para abertura de portas;
“Liderança pode, e deve, ser aprendida” (P. Drucker); Busca nas grandes vitórias passadas (batalhas, empresariais, esportivas).
5
Rensis Likert (1903 – 1981) Comportamento do líder System 4
Autoritarismo explorador Autoritarismo benevolente Consultivo Participativo
6
Robert Blake e Jane Mouton
Comportamento interativo Duas matrizes: Preocupação com pessoas Preocupação com tarefas Objetivo: integração entre produção e pessoas Time
7
John Adair Liderança por ações centralizadas Experiência militar
Preocupações Necessidades pessoais Necessidades das tarefas Necessidades da equipe
8
John Adair Foco do líder: Planejamento Informação Iniciação Suporte
Controle Avaliação
9
Warren Bennis Características de um líder: Visão do futuro; Inovação;
Comunicadores; Geradores de confiança; Íntegros e honestos; “Fome de aprender”; Enfrenta riscos.
10
John Kotter “Líderes nascem, depois são formados”;
Líderes são capazes de mudar os meios que as coisas acontecem.
11
John Kotter Características: Estabelecer direções; Unir pessoas;
Motivar e inspirar; Facilitador; Estrategista.
12
ESTRATÉGIA
13
Alfred D. Chandler e Igor Ansoff
Pioneiros nos conceitos da estratégia corporativa; Estratégia Organização; Maximizar os fortes; Gerar flexibilidade
14
Henry Mintzberg Como lidar com as discontinuidades;
Manter o pensamento sempre alinhado com as situações.
15
Michael Porter Foco estratégico na vantagem competitiva:
Potencial de novos operadores; Negociação com consumidores Substituição de produtos; Negociação com fornecedores; As atividades dos concorrentes.
16
Michael Porter Value Chain
Avaliar como as atividades de uma firma se interagem Tecnologia Logística Marketing Vendas Recursos humanos Gerenciamento Baixo custo! Infra-estrutura
17
Theodore Levitt Estratégia no marketing
Indústria Satisfazer o consumidor 4 questões relevantes: Quais nossos negócios? Quem são nossos consumidores? O que queremos atingir? Por que fazemos as coisas dessa maneira?
18
Kenichi Ohmae Triad Power: EUA, Japão e Europa (Grandes mercados)
The Mind of Strategy: Sucesso com base na criatividade
19
Gary Hamel e C.K. Prahalad
Consultoria em estratégia; Core Competences: Conhecer benefícios ao consumidor; Inimitáveis; Acesso a variados mercados. Chave: crescimento, transformação, democratização de estratégias.
20
Sun Tzu: A Arte da Guerra
Cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios.
21
A Arte da Guerra 1º Capítulo: Planejamento Inicial
“O líder planeja no início, antes de começar a agir“ “O líder avalia os problemas e os previne." Confiabilidade, Humanidade, Coragem e Austeridade
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.