A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento de projetos nos dias de hoje, pois o sucesso ou fracasso de um orçamento está diretamente ligado à forma como é gerenciado os processos de um projeto durante todo o seu ciclo de vida.

3 Gerenciamento é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos. O que é Gerenciamento?

4 O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de 9 áreas. Gerenciamento de integração do projeto Gerenciamento do escopo do projeto Gerenciamento do tempo de projeto Gerenciamento de custos do projeto Gerenciamento da qualidade do projeto Gerenciamento dos recursos humanos do projeto Gerenciamento das comunicações do projeto Gerenciamento de risco do projeto Gerenciamento de aquisições do projeto

5 O Gerenciamento da Integração tem a função de integrar todos os processos e atividades, das demais áreas de conhecimento envolvidas, necessários para a realização dos objetivos, dentro dos procedimentos estabelecidos, para a execução do projeto.

6 O Gerenciamento do Escopo de Projeto define e controla os trabalhos necessários para a execução do projeto até o seu término, ele é dividido em escopo do produto e escopo do projeto onde o escopo do projeto é o meio de alcançar as metas e objetivos estabelecidos no escopo do produto. Escopo do produto – são as características que o produto contemplado pelo projeto possui como definição, medidas, especificação, entre outros. Escopo do projeto – define os trabalhos necessários para que o produto seja executado conforme as características e funções especificadas no escopo do produto, garantindo assim o seu sucesso, como entregas, prazos, custos, requisitos e leis.

7

8 O objetivo do Gerenciamento do tempo de projeto descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos em um cronograma de atividades.

9

10 O gerenciamento dos custos do projeto possui a função de garantir o término do projeto dentro do orçamento aprovado. Os processos desenvolvidos por essa área são: Estimar os custos – é o processo onde se estima os custos necessários para executar todos os recursos previstos no projeto. Determinar o orçamento – É a unificação de todos os custos estimados individualmente para cada atividade, obtendo assim a linha de base do orçamento autorizado para a execução do projeto. Tendo, dessa forma, como realizar o acompanhamento e monitoramento do progresso do projeto em relação ao orçamento. Controlar os custos – É monitorar o andamento do projeto juntamente com a análise e o controle da linha de base para que não ocorram mudanças descabidas e não aprovadas no orçamento do projeto

11 O gerenciamento da qualidade do projeto é a área que determina os processos e atividades necessárias para que o projeto seja executado atendendo as solicitações de qualidade especificadas para o produto e para atender a política de qualidade da empresa. A área beneficia a empresa e ao projeto, pois com o cumprimento dos requisitos de qualidade os custos e os prazos dos processos são reduzidos, pois as perdas e os retrabalhos são controlados e minimizados dentro da execução

12 O gerenciamento dos recursos humanos é a área que dimensiona e determina a responsabilidade e função de cada pessoa para o desenvolvimento do projeto, monitorando e orientado a todos durante o ciclo de vida do projeto. A equipe designada tem que ser comprometida e qualificada, pois quanto menor for o nível de conhecimento, maiores são as estimativas de risco no projeto.

13 O gerenciamento das comunicações do projeto é a área que gerencia e repassa todas as informações pertinentes ao projeto de forma ordenada e apropriada para o bom entendimento das partes interessadas. Diversas informações com características distintas são coletadas de ambientes internos da própria organização como também de ambientes externos ligados ao projeto e que precisam ser organizadas e compatibilizadas para serem repassadas de forma clara e concreta.

14 É o processo que verifica e analisa todos os riscos eminentes que tangem o projeto como um todo, sejam eles positivos ou negativos. O processo trabalha com incertezas, pois são feitas previsões de situações que podem ou não ocorrer, porém é essencial que todas as possíveis circunstâncias sejam identificadas com antecedência para que as causas possam ser acompanhadas mais criteriosamente e prevenidas, quando possível, para se minimizar os impactos no custo, no cronograma ou no desempenho do projeto, caso ocorram.

15 Esta área de conhecimento é responsável pelo gerenciamento de contratos que forem necessários para a execução do projeto, como contratação de fornecimento de material e prestação de serviços, e por gerenciar todas as mudanças necessárias para que o desenvolvimento e a administração dos contratos sejam bem sucedidos.

16 Houve um aumento expressivo no setor da construção civil, porém o mercado não conseguiu se adaptar as modificações com a mesma velocidade de desenvolvimento do segmento. Na empresa estudada, percebemos a dificuldade de se encontrar profissionais qualificados para certas funções e com experiência suficiente para atenderem com satisfação as responsabilidades atribuídas. Foi analisado em obra um erro gravíssimo devido à falta de conhecimento sobre o processo de execução de uma fundação.

17 O projeto contemplava como método de fundação a execução de estacas hélices dos diâmetros 50, 60, 70 e 80 cm e no projeto havia a indicação de que o arrasamento destas deveria ser a 4 m abaixo do nível do terreno existente na época. Devido à falta de experiência da equipe de obra, o projeto de fundação foi executado antes de ser feito a terraplanagem do terreno, a ação gerou diversos transtornos a obra.

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27 FIM


Carregar ppt "Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google