A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEB “JÚLIO DE GRAMMONT” Reunião com pais e professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEB “JÚLIO DE GRAMMONT” Reunião com pais e professores"— Transcrição da apresentação:

1 EMEB “JÚLIO DE GRAMMONT” Reunião com pais e professores
Infantil V “A” – Profª Jani 13 – Setembro – 2013

2 10 valores para ensinar a seu filho
Texto: Beatriz Levischi- “Educar para crescer” Por mais que a rotina cheia atrapalhe a relação entre pais e filhos, é essencial achar um tempinho para um maior convívio. É por meio desse tempo juntos, que é possível ensinar valores essenciais para a formação humanística da criança.

3 AMOR- PRÓPRIO Autoestima, confiança na própria capacidade,
coragem para enfrentar qualquer obstáculo. Como ajudar? Quando fizer uma crítica, fale do comportamento Não da criança.

4 COMUNICAÇÃO Saber expressar suas ideias de forma clara
e na hora certa. Como ajudar? Conversem sobre assuntos variados, incluindo os polêmicos.

5 CONVIVÊNCIA Aceitar as pessoas de estilos, valores
e crenças diferentes. Como ajudar? Mostre como respeito, educação e bom humor facilitam a vida.

6 AUTOCONTROLE Respeitar os próprios limites. Como ajudar?
Estabeleça uma rotina que ajude a conciliar o lazer e as tarefas de casa.

7 CRIATIVIDADE Usar a imaginação para descobrir saídas
variadas para um mesmo problema. Como ajudar? Faça passeios variados, de parques a museus.

8 ESCOLHA Decidir para qual lado seguir diante um problema,
observando prós e contras. Como ajudar? Valorize a opinião de seu filho, ouça suas ideias e aceite seus pontos de vista.

9 INICIATIVA Como ajudar?
Apresentar soluções surpreendentes para um problema. Como ajudar? Resista com unhas e dentes à tentação de resolver o problema no lugar do seu filho.

10 HONESTIDADE Ser verdadeiro, não fazer fofoca e fugir do famoso
“jeitinho brasileiro”. Como ajudar? Ensine a seu filho que falar a verdade é sempre o melhor caminho.

11 JOGO DE CINTURA Ter uma grande capacidade de adaptação para lidar
com as mudanças. Como ajudar? Dê exemplo: não seja radical em seus pontos de vista ou atitudes.

12 MATURIDADE Mesclar uma boa dose de disciplina com um
caminhão de responsabilidade. Como ajudar? Peça a seu filho para ajudar nas pequenas tarefas domésticas e ensine a diferença entre “querer” e “precisar”.

13 Identificar as roupas da criança com o nome.
Combinados da primeira reunião: Uso do uniforme diariamente ou roupas simples e confortáveis, inclusive tênis. Identificar as roupas da criança com o nome. Enviar diariamente os materiais individuais: toalha, caneca, escova e pasta de dentes. Os pequenos podem se responsabilizar por pequenas coisas, desde que o adulto ofereça referências para isso: material identificado, responsabilidade pela mochila e seus pertences etc. As comunicações são feitas via agenda, porém, não será usada pela professora para queixas individuais. As questões necessárias, serão tratadas pessoalmente, para que os encaminhamentos pertinentes sejam feitos.

14 Evitar faltas desnecessárias;
Combinados da primeira reunião: Evitar faltas desnecessárias; A partir de 15 faltas, consecutivas ou não, a família será chamada para assinar termo de responsabilidade. Pontualidade é uma maneira de ensinar responsabilidade. Não atrasar a devolução dos livros da BEI (empréstimo na quinta-feira e devolução até a próxima quarta-feira). Parceria escola-família.

15 O que estamos aprendendo:
LOE Nome próprio e dos colegas; Alfabeto; Palavras estáveis (grupo de palavras usadas com frequência); Leitura diária pela profª. “Leitura” individual; Rodas de música, história; MATEMÁTICA Números; Sequência numérica; Quantificação; Seriação; Formas geométricas; Uso social dos números (calendário).

16 O que estamos aprendendo: CORPO E MOVIMENTO - LABI
Brincadeiras tradicionais; Ampliar as possibilidades do movimento. Conhecer novas formas de comunicação de ideias no LABI (fotografia, filmagem). NATUREZA E SOCIEDADE Cuidados com o corpo; Higiene pessoal e saúde; Conviver; Projeto Horta; ARTE IVAN CRUZ; Conhecer a obra, compreender o trabalho do artista; apreciação.

17 Hipóteses de Escrita

18 Hipótese Pré- silábico

19 HIPÓTESE PRÉ-SIlÁBICA:
CARACTERÍSTICAS: - Escrever e desenhar têm o mesmo significado; - Não relaciona a escrita com a fala; - Não diferencia letras de números; - Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada; - Supõe que a palavra representa o objeto e não o seu nome; - Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas Têm um nome pequeno (realismo nominal);  Usa as letras do nome para escrever tudo; - Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras; - Leitura global: lê a palavra como um todo.

20 Silábico sem valor sonoro

21 Silábico com valor sonoro

22 HIPÓTESE SILÁBICA:CARACTERÍSTICAS:
- Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo, - Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra. - Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema. - Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.

23 Silábico Alfabético Características:
Compreende que a escrita representa os sons da fala; Percebe da necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas; Reconhece o som das letras; Atribui o valor do fonema em algumas letras : cabelo = kblo

24 Hipótese Alfabética

25 ALFABÉTICO:CARACTERÍSTICAS - Compreende a função social da escrita: comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras; - Apresenta estabilidade na escrita das palavras; - Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba; - Procura adequar a escrita à fala; - Faz leitura com ou sem imagem; - Inicia preocupação com as questões ortográficas; - Separa as palavras quando escreve frases; - Produz textos de forma convencional.

26 OBRIGADA PELA PRESENÇA!
LER E ASSINAR O RELATÓRIO ! OBRIGADA PELA PRESENÇA! PROFª Jani


Carregar ppt "EMEB “JÚLIO DE GRAMMONT” Reunião com pais e professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google