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Principais Aspectos da Avaliação

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Apresentação em tema: "Principais Aspectos da Avaliação"— Transcrição da apresentação:

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2 Principais Aspectos da Avaliação

3 SARESP Informações Julgamento Decisão Ação
Finalidade e desenho da avaliação Instrumentos de avaliação Treinamento das equipes envolvidas SARESP Divulgação dos resultados Aplicação da avaliação Uso dos resultados Melhoria do ensino Informações Julgamento Decisão Ação

4 Abrangência da Avaliação

5 ** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI
Rede de Ensino Aluno Turma Escola Estadual 53.441 5.024 ETE* 18.556 492 170 Municipal ** 29.289 3.267 Particular*** 53.127 1.774 204 Total 84.996 8.665 Base de dados: 30 de agosto/2013 – SEE/Cadastro de alunos * Centro Paula Souza ** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI

6 Calendário das Provas Data Prova Anos/ Série 26/11 Língua Portuguesa
2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 5º ano EF Língua Portuguesa e Matemática 7º e 9º anos EF e 3a série EM

7 Data Prova Anos/ Série 27/11 Matemática 2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 7º e 9º anos EF e 3a série EM Ciências Ciências Humanas (Geografia e História)

8 Horário de Início das Aulas
Horário das Provas Horário de Início das Aulas Período de Aplicação Turmas que iniciam entre 6h45 e 10h59 Manhã Turmas que iniciam entre 11h e 16h59 Tarde Turmas que iniciam a partir das 17h Noite Turmas de horário integral

9 Duração das provas para o aluno: 3h
Permanência mínima: 1º dia: 2h 2º dia: 1h e 30 minutos Alunos c/necessidades educacionais especiais e alunos que farão Redação: acrescentar 1 hora.

10 Instrumentos Avaliação Orientação Controle Manuais Formulários e SIS
Cadernos de Provas e Folhas de Respostas Questionários de Contexto Avaliação Orientação Manuais Controle Formulários e SIS

11 Instrumentos de Avaliação

12 Referenciais das Provas do SARESP
Habilidades Conteúdos Competências Por disciplina e ano/série avaliadas Matrizes de Referência para a Avaliação Currículo do Estado de São Paulo – SEE Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs

13 Itens pré-testados: habilidade avaliada, adequação da linguagem (enunciado, alternativas, suporte do item) ao ano/série avaliada, grau de dificuldade e de discriminação do item. Novidade para 2013: resultados do 3º EF na mesma escala do 5º EF à 3ª EM.

14 Cadernos de Provas 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa Matemática

15 Características das provas:
Questões abertas 2 Cadernos de Provas diferentes por turno (manhã e tarde) e área avaliada LP: 6 questões (2º EF) e 8 (3º EF) MAT: 15 questões (2º EF e 3º EF)

16 Exemplar do Caderno de Prova do Professor: LP e MAT e por turno
Folhas de Respostas pré-identificadas separadas do Caderno de Prova Serão utilizadas no trabalho de correção das provas

17 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM
Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas (Geografia e História)

18 Características das provas:
Questões objetivas de múltipla escolha Diferentes Cadernos de Provas: 26 Cadernos para LP e MAT 21 Cadernos para Geografia/História 7º e 9º EF e 3ª EM: Cadernos de nº ímpar começam com LP e Cadernos de nº par com MAT; esse mesmo procedimento ocorre com Geo e Hist

19 Caderno de Prova e Folha de resposta são pré-identificados com o nome do aluno.
Folha de resposta é parte integrante do Caderno de Prova – última capa do Caderno de Prova.

20 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM
Cadernos de Redação 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Gêneros avaliados: Carta de leitor – 5º ano EF Narrativa de aventura – 7º ano EF Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM

21 Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino.
Caderno de Prova e Folha da Redação são pré-identificados com o nome do aluno.

22 Cadernos de Provas Especiais 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

23 Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13)
Versão em braile - (267 provas) Ampliada - ( provas) Nº turmas: envolvendo todas as rede de ensino Por ano/série e disciplina Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13)

24 Aplicação das Provas 2º e 3º anos EF
Professores do 1º, 2º e/ou 3º ano EF da escola trocando de turma.

25 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Professores trocando de escola (Convocação – Rede Estadual). Escolas municipais e particulares que não comportem a troca de professores de escola: Professores de turma, ano/série diferentes e, preferencialmente, de disciplinas diferentes.

26 Durante a realização da prova, somente o aplicador e os alunos devem permanecer na sala de aula. Exceção: outro professor para auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais.

27 Correção das Provas

28 2º e 3º EF – correção descentralizada
Provas: L. Portuguesa e Matemática: PCOPs de Ciclo I Professores coordenadores Professores do Ciclo I Roteiros de Correção – LP e MAT/Vídeo Apresenta as orientações para correção das provas e transcrição das respostas dos alunos.

29 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Prova de Redação: Vunesp Provas objetivas:

30 Questionários de Contexto
Coletar informações sobre características socioeconômicas dos pais e alunos e perfil da gestão escolar realizar estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.

31 Questionários de Pais e Alunos e folhas de respostas: 3 tipos
2º, 3º e 5º anos EF 7º e 9º anos EF 3ª série EM Aplicação: respondido em casa pelos pais e alunos Informativo aos diretores Devolução somente das Folhas de Respostas lacradas

32 Questionários da Equipe Escolar: (somente para a rede estadual)
Diretor Professor coordenador Professores das áreas avaliadas Aplicação: on-line em plataforma web no site da SEE

33 Instrumentos de Orientação

34 Agenda de Trabalho Destinada aos coordenadores de avaliação e diretores de escola.

35 Características da avaliação.
Calendário das provas. Instrumentos da avaliação. Estrutura das equipes. Cronograma do Saresp (ações de capacitação e principais atividades). Relação dos municípios participantes. Resolução do Saresp.

36 Manual de Orientação Destinado aos coordenadores de avaliação, diretores de escolas, agentes Vunesp e apoios regionais.

37 Três partes: Orientações: etapas do processo avaliativo, atribuições das equipes, materiais destinados aos treinamentos e à aplicação, processamento e divulgação dos resultados.

38 Logística: procedimentos operacionais e de logística e cronograma.
Suporte e Comunicação: plantão para esclarecimentos de dúvidas e contatos.

39 Manual do Aplicador

40 Destinado aos aplicadores – 3 tipos:
2º EF 3º EF 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM

41 Detalha as atribuições do aplicador e os procedimentos de aplicação das provas.
Anexos: modelos de folhas de respostas, formulário de controle da aplicação, termo de compromisso e sigilo do aplicador e lista de presença.

42 Manual do Sistema Integrado do Saresp
Destinado ao agente Vunesp, fiscal, coordenador de avaliação, apoio, diretor de escola e aplicador. Detalha o Sistema Integrado do SARESP (SIS) para cada um de seus usuários.

43 Instrumentos de Controle

44 Instrumentos de Controle
Sistema Integrado do Saresp – on-line Cadastro e alocação de todos os colaboradores envolvidos na avaliação; Controle do recebimento e devolução de materiais de aplicação;

45 Registra o Plano de Aplicação das Provas – a ser elaborado pela DE/SME –, detalha por ano/série, turma, o nome dos aplicadores e local de aplicação; Controla on-line a aplicação das provas (por meio de planilhas/ questionários);

46 Relatórios gerenciais para acompanhamento de todas as etapas envolvidas na avaliação;
Disponibiliza materiais para download; Relatório Regional de Acompanhamento da realização da Avaliação (novo).

47 Instrumentos de Controle
Carta de apresentação do fiscal Autoriza e comprova a presença do fiscal na escola.

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49 Formulário do fiscal Registra as atividades desenvolvidas pelo fiscal durante a aplicação das provas.

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51 Termo de compromisso e sigilo do aplicador
Preenchido e assinado pelo aplicador antes do início das provas.

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53 Formulários de controle da aplicação – 2º e 3º anos EF
Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

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55 Formulários de Controle da Aplicação – 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM
Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

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57 Formulário de observação dos pais
Coleta opinião dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a aplicação das provas – cinco pais por período/escola.

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59 Lista de presença dos alunos por turma
Preenchida com o nome dos alunos, nº do Registro do Aluno (RA) e nº do Caderno de Prova.

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61 Multiplicação das vídeos
Ações de Treinamento Videoconferências Centralizadas Dimensões técnico-operacionais – (Coordenadores das DE e SME-Polo) Uso dos Aplicativos do SIS – (Diretores) Aplicação das provas do 2º e 3º EF Correção das provas do 2º e 3º EF Multiplicação das vídeos

62 Videoconferências Descentralizadas regionais Retransmissão das videoconferências: Dimensões técnico-operacionais Aplicação e correção das provas do 2º e 3º EF c/suporte dos manuais e vídeo de treinamento

63 Presencial Descentralizadas – Escolas Divulgação do Saresp Procedimentos e preparação para aplicação Retomada dos procedimentos de aplicação das provas (diretores e fiscais em todos os períodos da escola ) c/suporte dos manuais e vídeos

64 Presencial Descentralizadas – Vunesp c/suporte dos manuais e vídeos Apresentando o Saresp definindo papéis Procedimentos e preparação para o desenvolvimento dos trabalhos Preparação para a aplicação das redes municipais Preparação dos fiscais

65 Aplicação dos Questionários dos Pais e Alunos

66 Atividade Responsável Data Recebimento dos questionários entregues pela Vunesp DE/SME-Polo 15 a 18 de outubro Retirada dos questionários Escola e SME 21 de outubro Aplicação dos questionários (respondidos em casa) Escola 22 a 28 de outubro Devolução para a escola das folhas de respostas lacradas preenchidas pelos pais e alunos Alunos/Pais 29 a 31 de outubro Entrega das folhas de respostas lacradas para a DE/SME-Polo 1º a 4 de novembro Recolhimento das folhas de respostas lacradas na DE/SME-Polo Vunesp 5 a 8 de novembro

67 Aplicação dos Questionários da Equipe Escolar
Rede Estadual Aplicação escalonada Datas Diretores de escola, professores coordenadores e professores dos 2º, 3º e 5º anos EF 18 de outubro a 1º de novembro Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História – 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM 2 a 14 de novembro Repescagem para todos 15 a 20 de novembro

68 Material de Treinamento
Caixa por escola Manuais: Orientação; Aplicador; Fiscal; SIS Agenda de Trabalho Vídeo de Treinamento

69 Material de Prova Caixas por Escola e por dia de aplicação Indicação de 1º e 2º dias de aplicação com tarja colorida

70 1º dia – azul 2º dia - vermelho
Caixas com Material de Aplicação das Provas 1º dia – azul 2º dia - vermelho

71 Identificação das caixas
Escola Rede de Ensino Estadual – letra “E” Municipal – letra “M” Particular – letra “P” Paula Souza (ETE) ‐ letra “S” Códigos de controle Conteúdo da caixa Código de barra

72 Provas Especiais 1- Braile: embalada em pacote plástico, devidamente identificado, armazenado em caixa específica (exemplar do Caderno de Prova). 2- Ampliada: embalada em pacote plástico específico, devidamente identificado, armazenado na caixa da escola.

73 Identificação dos Pacotes com Cadernos de Provas e Cadernos de Redação
Folha de Rosto Colorida por ano/série

74 Folha de Rosto

75 Conteúdo das Caixas com Material de Aplicação
Planilha de controle de recebimento de material (1 por dia de aplicação - 1ª caixa da Escola de cada dia) Pacote com Instrumentos de Controle (1ª caixa da Escola do 1º dia de aplicação) Pacotes de provas por turma

76 Materiais de Aplicação

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78 Conteúdo do pacote de provas (5º, 7º, 9º EF e 3ª EM)
Folha de rosto Cadernos de Prova Reserva de Cadernos de Prova (3 por turma) Lista de presença Formulário de controle de aplicação 2 Pacotes plásticos identificados para devolução Instrumentos de Avaliação - Folhas de Respostas, Formulário de Controle da Aplicação e Lista de Presença Folha de Rosto - Cadernos de Prova

79 Conteúdo do pacote de provas (2º e 3º EF)
Folha de Rosto Cadernos de Prova Reserva de Cadernos de Prova (3 por turma) Exemplar da Prova do Professor Lista de presença Formulário de controle de aplicação 1 Pacote plástico para devolução Instrumentos de Avaliação – Folha de Rosto, Cadernos de Prova, Formulário de Controle da Aplicação e Lista de Presença

80 Conteúdo do pacote dos instrumentos de controle (escola)
Folha de rosto Formulário de observação dos pais Termo de compromisso e sigilo do aplicador Formulário do fiscal Pacote plástico identificado para devolução

81 Atenção Garantir na sala de aplicação a presença exclusiva do aplicador. Em hipótese alguma poderão ser utilizados Cadernos de Prova/Redação pré-identificados de alunos que faltarem no dia da aplicação.

82 Alguns Cadernos de Prova começam com questões de Língua Portuguesa e outros com questões de Matemática. A mesma sistemática é usada com os Cadernos de Prova de Geografia e História.

83 O Caderno de Redação somente será entregue ao aluno após o preenchimento da Folha de Respostas da Prova Objetiva. Depois que o aluno conferir seus dados, o aplicador destacará a Folha de Redação.

84 Todos os alunos com necessidades educacionais especiais participarão da avaliação e será oferecido a eles um tempo maior para a realização das provas.

85 Para o aluno que fará prova em braile ou ampliada, haverá no pacote da turma o Caderno de Prova original, pré-identificado. O aplicador deverá proceder da seguinte maneira:

86 Prova ampliada: destacar a Folha de Respostas do Caderno de Prova original, utilizá-la para transcrever as respostas do aluno e acondicioná-la no pacote da turma.

87 Prova em braile: destacar a Folha de Respostas do Caderno de Prova original, utilizá-la para transcrever as respostas do aluno e acondicioná-la no pacote da turma. O Caderno de Prova especial deverá voltar na mesma embalagem que fora enviado (pacote/caixa).

88 Análise das Ocorrências
Data de reaplicação – analisada caso a caso. Turmas com número de alunos maior que o número de Cadernos de Prova (incluindo os reservas) – programar outra atividade. (Consultar o SIS)

89 Os materiais de aplicação devolvidos fora do prazo – não serão processados.
Verificação cuidadosa dos pacotes nas escolas. Os instrumentos de controle ficarão disponíveis no SIS.

90 Pagamento dos Colaboradores
Data de pagamento: até 8 de janeiro de 2014.

91 Aplicador (atuou fora de sua sede de exercício): R$ 65,00 por período
.Fiscal: R$ 60,00 por período Diretor de escola (rede estadual): depende da distância do município/DE

92 Distâncias do Município/DE
Valor 0 a 50 km 130,00 51 a 100 km 150,00 acima de 100 km 200,00


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