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Planejamento Organizacional Integrado

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Apresentação em tema: "Planejamento Organizacional Integrado"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Organizacional Integrado
Professor Leonardo Werneck Aula 11 – Planejamento Estratégico Etapas do Planejamento Formal na prática. Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico. Exercício.

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8 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico

9 Visão Empresarial A visão empresarial é algo que pode ser pensado como um cenário, uma intuição, um sonho ou uma vivência, acima dos objetivos específicos de uma empresa e que lhes servem de guia. Ter visão não significa apenas conhecer as tendências, significa “ver o que ainda não existe”. A visão empresarial envolve: Uma construção de forma participativa, começando do alto através do líder da empresa; Envolvimento dos desejos de onde se quer chegar compreendendo temas como: valores, desejos, vontades, sonhos e ambições; Divulgação após a definição, para todos os membros da organização

10 Visão Empresarial A visão tem que externar um estado futuro, possível e desejável da organização, precisando ser clara, atraente e viável. Ser reconhecida como uma empresa inovadora e a melhor fornecedora de produtos e serviços que atendam ou excedam as expectativas dos clientes. Ser um banco em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.

11 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico

12 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico
Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os assuntos não controláveis pela empresa) Ponto fraco é uma situação inadequada da empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente enquanto perdura. Ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculo a sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que conhecida em tempo hábil.

13 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico

14 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico
“Liderança no Custo Total consiste em atingir a liderança no custo total de uma indústria por meio de um conjunto de políticas funcionais orientadas para esse objetivo básico (...) uma posição de baixa custo produz para a empresa retornos acima da média em sua indústria apesar da presença de intensas forças competitivas(...)” “Diferenciação é diferenciar o produto ou o serviço pela empresa , criando algo que seja considerado único no Âmbito de toda a indústria (...) a diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para obter retornos acima da média em uma indústria por que ela cria uma posição defensável para enfrentar as cinco forças competitivas(...)” “Enfoque é focar um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico (...) toda a estratégia de enfoque visa atender muito bem o alvo determinado, e cada política funcional é desenvolvida levando isso em conta (...)” (Porter, Michael, Estratégia Competitiva, 2004)

15 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico

16 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico
Definir tarefas estratégicas. Articular em linguagem simples o que deve ser feito numa empresa específica para criar ou sustentar uma vantagem competitiva. Definir tarefas estratégicas para ajudar os funcionários a entender como eles contribuem para a organização. Isso também pode redefinir relações entre as partes da organização. Avaliar capacidades da organização. Avaliar a capacidade da organização de implementar tarefas estratégicas. Uma força-tarefa (tipicamente) entrevista funcionários e parentes para identificar questões específicas que ajudem ou prejudiquem uma implementação eficaz. Os resultados são resumidos para os gerentes de alto nível.

17 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico
Desenvolver uma agenda para a implementação. A gerência decide como ela mudará o seu padrão de administração, como interdependências críticas serão administradas, quais habilidades e indivíduos serão necessários em papéis-chave e quais estruturas, medidas, informações e recompensas poderão finalmente sustentar o comportamento especificado. Uma declaração de filosofia da empresa, comunicada em termos de valores, é o resultado natural desse processo. Plano de implementação. A equipe dos principais gerentes, a força-tarefa de funcionários e outros desenvolvem o plano de implementação. A equipe dos principais gerentes monitora o progresso. A força-tarefa de funcionários tem a função de fornecer informações sobre como os outros na organização estão respondendo às mudanças.

18 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico

19 Etapas para Implantação do Planejamento Estratégico
Um sistema de controle estratégico deve apoiar os administradores na avaliação do processo da organização com respeito à sua estratégia e, quando existirem discrepâncias, realizar ações corretivas. Deve também encorajar operações eficientes consistentes com capacidade de flexibilidade para mudanças. Um indicador de desempenho deve ser desenvolvido pela organização, assim como um sistema de informação e mecanismos para monitorar o progresso. É importante que haja dentro do controle algum tipo de orçamento para estabelecer limites de gastos, mas este orçamento não deve limitar a capacidade de flexibilidade de adaptação do projeto estratégico.

20 Ferramentas de apoio a Implementação da Estratégia e Controle Estratégico.
METODOLOGIA 5W2H

21 GRÁFICO DE ISHIKAWA ou “ESPINHA DE PEIXE”
Ferramentas de apoio a Implementação da Estratégia e Controle Estratégico. GRÁFICO DE ISHIKAWA ou “ESPINHA DE PEIXE”

22 Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
FONTE DE CONSULTA Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologia, Práticas 22ª edição – Editora Atlas. Fontes: HSM Management nº 7 – março/abril James C. Collins e Jerry I. Porras Porter, Michael, Estratégia Competitiva, 2004 O Processo de Planejamento Estratégico. Silvestre Prado de Souza Neto. Publicação CEDERJ.


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