A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVENTOS: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E TIPOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVENTOS: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E TIPOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 EVENTOS: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E TIPOLOGIA
Profa. Regina A H de Moraes

2 I) Conceitos básicos EVENTO é
acontecimento; vem do termo ‘eventual’, portanto, é qualquer acontecimento que foge à rotina, com alguma finalidade, previamente programado para reunir um grupo de pessoas. acontecimento criado com a finalidade específica de alterar a história da relação organização-público, em face das necessidades observadas. atividade dinâmica, cuja ação do profissional se realiza mediante a pesquisa, o planejamento, a coordenação, o controle e a implantação de um projeto, visando atingir seu público-alvo com medidas concretas e resultados projetados.

3 II) Classificação Os eventos são agrupados de acordo com os seguintes critérios: Dimensão Macroevento Evento de grande porte Evento de médio porte Evento de pequeno porte Data Fixa Móvel Esporádica

4 Perfil dos Participantes
(ou Público-Alvo) Aberto (ou Geral) Fechado (Dirigido e Específico) Áreas de Interesse Artístico, Científico, Cultural, Cívico, Desportivo, Folclórico, Lazer, Promocional, Religioso, Turístico

5 Dimensão (tamanho, alcance):
MACROEVENTOS: ocupam todo o parque hoteleiro de uma ou várias cidades, mobilizam milhares de pessoas em sua organização e operação, envolvem entidades privadas e públicas, assim como exigem divulgação em âmbito internacional. Ex.: COPA DO MUNDO, JOGOS OLÍMPICOS e FORUM SOCIAL MUNDIAL EVENTOS DE GRANDE PORTE: envolvem grande número de participantes e público de milhares de pessoas, beneficiando toda a área de turismo e hotelaria local. Governos dos Estados e Prefeituras fornecem apoio estratégico nas áreas públicas de segurança, transporte e saúde. Ex.: FEIRA NACIONAL DO ARTESANATO do SEBRAE (Expominas), SALÃO ANUAL DO AUTOMÓVEL (SP), CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA DE BH e COMIDA DI BUTECO

6 EVENTOS DE MÉDIO PORTE: grande alvo da maior parte das empresas que se dedicam à organização de eventos, quase sempre são de origem privada e podem atingir um grande público. São feiras, exposições, seminários setoriais, congressos, etc., que ocorrem em diversos pontos do país e utilizam apenas 1 centro de exposições ou convenções, facilitando a participação da população regional. Ex.: UNILAR (Expominas), SALÃO DO LIVRO DE BH (Serraria Souza Pinto), CASA COR e congressos regionais de medicina ou científicos Observação: Eventos de caráter particular também podem se transformar em eventos de grande ou médio porte, dependendo da dimensão que o evento toma publicamente.

7 EVENTOS DE PEQUENO PORTE: compõem a maioria dos eventos no mundo inteiro, podendo ser de caráter empresarial, público ou privado, mas sempre de um setor ou segmento definido, com presença reduzida de participantes. Ex.: celebrações de aniversários de formatura de uma turma de colégio ou universidade, convenções regionais de vendas de uma empresa, eventos particulares como casamento, 15 Anos ou Bodas de Prata ou Ouro, inaugurações, pequenos shows

8 Data: Eventos com data fixa: data de realização invariável. Realizam-se todos os anos no mesmo dia ou com periodicidade determinada. Ex.: solenidades de 7 de Setembro, festas de santos padroeiros das cidades, BIENAL DO LIVRO (a cada 2 anos no Rio ou SP), FIT (a cada 2 anos em BH), COPA DO MUNDO (de 4 em 4 anos), Banda MOLE (último sábado antes dos feriados do Carnaval) Eventos com data móvel: acontecem sempre, mas com data variável de acordo com os interesses do calendário da cidade ou da entidade promotora. Ex.: Carnaval, Semana Santa, FEIRA DO EMPREENDEDOR DO SEBRAE (Expominas) Eventos com data esporádica: acontecem em função de fatos extraordinários, porém previstos e programados. Ex.: cerimônias do Vaticano, quando da morte ou nomeação de um Papa, funerais de um Presidente quando ainda no cargo (Tancredo Neves)

9 Perfil dos Participantes:
ABERTO (ou Geral): para clientela não definida, limitada apenas em função da capacidade do local de realização. Em alguns casos, a idade também é fator de restrição. Ex.: desfile de escolas de samba (Rio de Janeiro), Festa do N. S. do Bonfim (Salvador), encenação da Paixão de Cristo (Pernambuco). FECHADO: DIRIGIDO – restrito ao público que possui afinidade com o tema. Ex.: Salão do Automóvel (produtores, comerciantes, usuários, colecionadores), exposições agropecuárias, feiras de calçados ou de moda ESPECÍFICO – direcionado a público claramente definido em função do interesse ou envolvimento com a área da atividade em questão. Ex.: congressos da área médica, seminários de educação ou meio ambiente, encontros de filatelia

10 Áreas de Interesse: Artístico: relacionado a qualquer manifestação e arte ligada À MÚSICA, PINTURA, POESIA, LITERATURA, etc Científico: trata de assuntos referentes às CIÊNCIAS naturais e biológicas, etc Cultural: ressalta os aspectos de determinada cultura para conhecimento geral ou promocional Cívico: trata de assuntos ligados à pátria Desportivo: ligado a qualquer tipo de evento do setor esportivo, independente da sua modalidade Folclórico: relacionado a manifestações de culturas regionais de um país ou região, abordando lendas, tradições, hábitos e costumes típicos Lazer: proporciona entretenimento ao seu participante Promocional: promove um produto, pessoa, empresa, entidade ou governo, quer seja através de promoção da imagem ou apoio ao mkt Religioso: trata de assuntos religiosos, seja qual for a crença Turístico: explora os recursos turísticos de uma região ou país, por meio de viagens ou eventos para conhecimento profissional ou pessoal

11 III) Tipologia Os eventos, conforme as características e peculiaridades que apresentam, podem ser classificados em diversos tipos. Os tipos mais comuns de eventos são: Brainstorming / Brunch / Colóquio / Conclave / Concurso Conferência / Congresso / Competição / Convenção / Coquetel Debate / Desfile de moda / Encontro / Entrevista coletiva / Exposição / Feira / Festa / Festival / Fórum / Happy hour Inauguração / Jornada / Leilão / Megaevento / Mesa-redonda Mostra / Oficina / Painel / Palestra / Roda de negócios / Salão Semana / Seminário / Show / Simpósio / Vídeo ou Teleconferência Visita ou Open day / Workshop

12 PARA REFLETIR: Quando vamos a uma festa de aniversário, a um churrasco na casa de amigos, a uma feira de livros, a um seminário, estamos participando de eventos. Eventos reúnem grupos de pessoas em torno de um OBJETIVO COMUM. O crescimento do interesse em torno de eventos cria oportunidades para profissionais preparados para as funções de PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, o que representa hoje em dia uma expansão significativa do mercado de trabalho.


Carregar ppt "EVENTOS: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E TIPOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google