Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Reconhecimento do curso de Psicologia 2012.1
2
Processo de avaliação - contexto
SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) Abertura do Ensino Superior à rede privada Expansão dos cursos de graduação ( )
3
Processo – ciclo avaliativo
Autorização (visita de avaliação) Reconhecimento (visita de avaliação) ENADE (Prova) Se o desempenho do ENADE for baixo, nova visita de avaliação / Renovação de reconhecimento
4
Visita de supervisão Quando há diligência em avaliação, e determinação de mudanças a serem realizadas pela IES Mediante denúncia de irregularidade ; orientações em:
5
Situação do curso Como todo o curso em funcionamento, já é autorizado (Parecer/despacho N /2006 da SESu); docto. N. 272 de 19/06/2006) Processo Como todo curso, no período de formação das primeiras turmas
6
A comissão / a visita Composta por professores de IES, públicas ou particulares; não são funcionários do MEC Dura efetivamente dois dias Intenso trabalho interno no exame de documentos Visita às instalações Reuniões com direção, coordenação, professores, estudantes e funcionários
7
O que é observado Três dimensões:
Organização didático-pedagógica (40%) Corpo docente (35%) Infraestrutura (25%)
8
Organização didático-pedagógica
Articulação entre o curso e a Faculdade Autoavaliação Atuação do coordenador Objetivos do curso Perfil do egresso Número de vagas Conteúdos curriculares Metodologia Estímulo a atividades acadêmicas Estágios e práticas profissionais Atividades complementares
9
Corpo docente Composição do NDE Titulação do NDE
Regime de trabalho do NDE Titulação/formação do coordenador Regime de trabalho do coordenador Colegiado do curso Titulação do corpo docente Regime de trabalho do corpo docente Tempo de experiência do corpo docente Número de vagas por hora de trabalho docente Alunos por turma em disciplina Número de disciplinas por docente Pesquisa e produção científica
10
Instalações físicas Sala de professores/sala de reuniões
Gabinetes de trabalho para professores Salas de aula Acesso a computadores Registros acadêmicos Livros da bibliografia básica Livros da bibliografia complementar Periódicos Laboratórios especializados Infraestrutura e serviços dos laboratórios
11
Requisitos legais normativos (sim ou não)
Cumprimento das Diretrizes Curriculares Estágio supervisionado Disciplina de LIBRAS Carga horária mínima do curso Acessibilidade TCC NDE
12
O que acontece depois? A comissão faz uma reunião final com a direção e a coordenação do curso Finaliza o relatório e dá o conceito (de 1 a 5), em mais ou menos uma semana Se houver algum problema (inconcordância da Faculdade, problema técnico no relatório...) o relatório é examinado pela CTAA do INEP, que encaminha o caso Se a nota for maior o igual a 3, o curso e reconhecido. Se for menor, o INEP indica o que deve ser mudado no curso, e é realizada nova visita de avaliação
13
O que perguntam aos estudantes
Opiniões gerais sobre o curso Opiniões sobre apoio extra classe (CeMAPP) Se há monitoria, se alguém é monitor... Se há pesquisa, se alguém participa de projeto de pesquisa... Se há extensão universitária Se há apoio à realização/participação de eventos Opiniões sobre a infraestrutura Conhecimento e participação no processo de autoavaliação do curso Se há ouvidoria, se conhece a CPA
14
O que perguntam aos professores
Opiniões gerais sobre a Faculdade Políticas voltadas aos docentes (PCD, capacitação docente etc.) Conhecimentos sobre o PDI e PPC CPA e Colegiado Atenção às dificuldades de aprendizagem (CeMAPP) Opiniões sobre a infraestrutura e o sistema acadêmico Opiniões sobre o apoio à pesquisa e participação em eventos
15
O que vocês precisam saber sobre o curso
Objetivos e aspectos gerais do projeto Orientação humanista, atenta à responsabilidade social do psicólogo (consoante com tendências nacionais contemporâneas, sistema conselhos etc.) Compromisso com a formação ética e intelectual
16
PPC Generalista. Estágios do núcleo comum abrangentes, vinculados à disciplinas. Ênfases amplas, com escolha flexível: Processos educativos em multicontextos/Saúde e qualidade de vida. Disciplinas: obrigatórias, optativas e de ênfase.
17
Desenho curricular
19
Fluxograma do Curso de Psicologia – 4.800* h
1ºsemestre 480H 2ºsemestre 480H 3ºsemestre 480H 4ºsemestre 480H 5ºsemestre 480H 6ºsemestre 480H 7ºsemestre 460H 8ºsemestre 440H 9ºsemestre 440H 10ºsemestre 380H Psic. ciência e prát. Prof 80h História da Psicologia 80h Introdução à Psicanálise I 80h Introdução à Psicanálise II 80h Psicologia e Proc. Educ. I 60h + 40h Psicologia e Proc. Educ. II h Fund. de Psico- farmacologia. 80h Seminários de Ética 60h Seminários Multidisciplin. 60h Seminários de Pol. públicas 60h Psicologia do Desenvolv. I 40+20h Psicologia do Desenvolv. II h Psicologia do Desenvolv. III 40h Psicologia, corpo e Subjetividade 40h Abordagens Fenom. Exist. em Psicologia 80h Psicologia Do trabalho/das Organizações I 60h+40h Psicologia Do trabalho/das Organizações II 60h+40h Estágio em Psicoterapia I 20h Estágio em Psicoterapia II 20h Estágio em Psicoterapia III 20h Evolução e Genética do Comportamento 60h+20h Neurociências I 60+20h Neurociências II 40+20h Técnicas de Exame em Psicologia I 60h+20h Técnicas de Exame em Psicologia II 60h+20h Personalidade, Indivíduo e Cultura 80h Orientação e Planejamento Profissional 40+20h Disciplina de Ênfase I h Disciplina de Ênfase II h Optativa I 40h Introdução à Filosofia 60h Análise Experimental do comportamento 40h+40h Introdução ao Behaviorismo 80h Introd. à Leitura de Jung 40h Pesquisa em Psicologia I 60h+20h Pesquisa em Psicologia II 40h+20h Pesquisa em Psicologia III 40h+20h TCC I 20+80h TCC II 20+80h Optativa II 40h Sociedade e Cultura I 60h Sociedade e Cultura II 40h Psicologia Social I h Psicologia Social II 60+20h Processos Psicos. em S. mentaI l h Processos Psicos. em S. mentaI Il h Teorias e técnicas psicoterápicas I 80h Teorias e técnicas psicoterápicas II 80h Teorias e técnicas psicoteráp. III 80h Avaliação e Acolhimento em Psicologia 80h+20h Fundamentos do Trab. Acadêmico 60h Estatística 60h Novas Tecnologias h Estágio de Ênfase I 120h Estágio de Ênfase II 120h Estágio de Ênfase III 120h Processos Psicológicos Básicos 60h+20h Psicologia e Processos Grupais 40h Psicologia Institucional 40h Psicologia Comunitária 60h+20h PSP-1 h PSP – 2 h PSP – 3 h PSP – 4 h Disciplinas compartilhadas com outros cursos Obs: para informações sobre pré-requisitos e optativas, consulte o desenho curricular * A carga horária deste fluxograma representa horas de 50 minutos. Atividades Complementares – 200h
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.