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FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz.

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1 FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento
Prof.º Fábio Diniz

2 Competências a serem DESENVOLVIDAS
conhecer a elaboração, características e funcionalidades um plano de negócios.

3 Temas da Aula de Hoje Sumário executivo; Missão, Visão e Valores;
Estrutura Organizacional; Organograma (modelos); Mercado Concorrente; Fornecedores (transformando-os em parceiros); Análise estratégica;

4 Temas da Aula de Hoje Plano Operacional; Layout;
Processos Operacionais; Plano Financeiro; Custos Fixos, Ponto de Equilíbrio, Indicadores Ponto de Equilíbrio, Indicadores; Plano de Marketing.

5 Sumário Executivo É um resumo do Plano de Negócio. Não se trata de uma introdução ou justificativa, e sim, de uma apresentação contendo os pontos mais importantes. É a primeira parte, mas só será elaborado após a conclusão do Plano.

6 Sumário Executivo DEVERÁ CONTER:
Enunciado do Projeto (dados do empreendimento – Empreendedores, Endereço, CNPJ...); Os produtos, Serviços e a Tecnologia (setor da atividade); O Mercado Potencial;

7 Sumário Executivo Elementos de Diferenciação; Projeção de Vendas;
Rentabilidade e Projeções Financeiras (capital social); Necessidades de Financiamento (fonte de recursos).

8 Sumário Executivo DICAS:
Deve ser capaz de comunicar, esclarecer e cativar o leitor. Leitura leve! Incluir informação suficiente para que os investidores possam ver o potencial por trás de sua empresa sem ter que ler todo o plano. Não deve ultrapassar mais do que 4 laudas.

9 Missão É a razão de existir da organização!;
Deve responder a pergunta: “Estou no mercado para quê?”; Orienta tudo e a todos nas organizações; Deve ser clara, simples, objetiva e, de preferência, pequena.

10 Exemplo de Missão “Fazer as pessoas felizes.”
: “Fazer as pessoas felizes.” “Realizar o sonho dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total dos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.”

11 Visão A Visão representa o objetivo, o sonho, a meta da organização, o que ela pretende conquistar em um determinado período de tempo. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir.

12 Exemplo de Visão : “Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenda às necessidades de todas as classes sociais nos mercados em que atuamos, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil.“

13 Valores Articulação entre a Missão e a Visão;
Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos os colaboradores; Representa o suporte ético e moral da empresa.

14 Exemplo de Valor : “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança das partes.”

15 Estrutura Organizacional
Como estão divididas, organizadas e coordenadas as atividades de uma organização. Organograma (gráfico que representa estrutura formal da empresa): Permitir boa interpretação dos componentes da organização (Fácil visualização e leitura); Ser Flexível (adaptável às mudanças). Modelos variados (de acordo com planejamento).

16 Modelo de Organograma (1)

17 Modelo de Organograma (2)
Estrutura Linear: Corresponde a uma estrutura simples. Comum em empresas pequenas. Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação.

18 Modelo de Organograma (3)
Estrutura Funcional: É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe.

19 Mercado Concorrente Quem são seus principais concorrentes?
Onde estão localizados? Qual o porte dos seus concorrentes? Qual o percentual de cada um no mercado atualmente?  Como é a qualidade dos seus concorrentes?

20 Transforme Fornecedores em Parceiros
O mercado fornecedor é formado pelas empresas e pessoas que fornecem algum produto ou serviço para que sua empresa possa fabricar e vender seus produtos. É interessante desenvolver um relacionamento próximo com os fornecedores, pois bons fornecedores podem ser excelentes parceiros para as empresas.

21 Plano de Marketing Documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Deve ser entendido como um complemento ao Plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.

22 Plano de Marketing Segundo Philip Kotler, o Plano de Marketing deve:
- Determinar Fatores Chave de Sucesso; - Analisar Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças); - Analisar Ambiente Interno (Pontos Fortes e Fraquezas); - Formulação de Metas;

23 Plano de Marketing Formulação de Programas;
4P's Marketing (Produto/Preço/Praça/Propaganda); - Implementação; - Feedback; - Sistema de Controle e Avaliação; - Atualização do Plano.

24 Análise de SWOT Forças: Quais são os pontos fortes da sua empresa.
Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Forças: Quais são os pontos fortes da sua empresa. Fraquezas: Onde seus concorrentes são melhores que você ou os pontos que sua empresa ainda não tem domínio completo.

25 Análise de SWOT Oportunidades: Traçar estratégias para acompanhar e transformar efetivamente toda oportunidade em negócios e resultados. Ameaças: É preciso que você empreendedor saiba quais são ameaças para traçar estratégias de como receber o menor impacto possível, ou ainda melhor, como transformar essa ameaça numa oportunidade de crescer no seu negócio.

26 Análise de SWOT

27 Video VIDEO: Análise de SWOT

28 Plano Operacional Layout: Aumento da produtividade;
Diminuição do desperdício e do retrabalho; Maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas; Melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas.

29 Exemplo de Layout

30 Plano Financeiro Investimento Fixo: São todos os bens a serem comprados para a abertura da empresa. Capital de Giro: É o montante de recursos (matéria prima, mercadorias, financiamentos das vendas e pagamento das despesas) necessário para o funcionamento da empresa.

31 Plano Financeiro Investimentos Pré-Operacionais: Serão os gastos feitos antes da empresa iniciar suas atividades (reformas, taxas referentes à empresa para registrá-la, treinamento de pessoal, divulgação, etc.). Custos de Comercialização: Gastos com impostos e comissões de vendedores.

32 Plano Financeiro Faturamento Mensal: Poderá ser definido por meio dos concorrentes diretos e de quanto os seus clientes estariam dispostos a pagar. Também é possível realizar projeções futuras, multiplicando a quantidade de produtos pelo preço de venda.

33 Indicadores de Viabilidade
Ponto de Equilíbrio: Onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas). Neste ponto o resultado é igual a zero. Rentabilidade e Lucratividade: Rentabilidade é quanto sua empresa lucra anualmente para cada Real investido. Lucratividade é quanto sua empresa lucra para cada produto faturado.

34 Indicadores de Viabilidade
Rentabilidade = Lucro Líquido /Investimento Total *100 Lucratividade = Lucro Líquido / Receita Total *100 Prazo de Retorno do Investimento = Investimento Total / Lucro liquido

35 ATIVIDADE - Elaborar um Plano de Negócios!!!

36 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!)

37 DATA E HORÁRIO DA ENTREGA
Atividade DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FÓRUM. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTÁ SENDO AVALIADA

38 Dúvidas Acesse o Fórum de dúvidas e discussões
Chat: 05/09/13 das 20:00 às 21:30.


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