A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA
REUNIÃO DE PAIS I FEVEREIRO / 2015

2 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA
O CApDHC caracteriza-se como uma instituição de ensino experimental modelo, campo de demonstração, de estudos e pesquisas, visando a atingir padrão e excelência. Empregar-se-á uma metodologia que favoreça a construção do saber por cada aluno em especial, onde ele possa ter condições de construir, consolidar e aprofundar os conhecimentos necessários a sua formação acadêmica e conseqüentemente a sua inserção na vida competitiva da sociedade moderna. Como apoio metodológico utilizar-se-ão todos os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis. FILOSOFIA O CApDHC tem como filosofia proporcionar ao indivíduo a aquisição de conhecimentos necessários ao desenvolvimento da inteligência crítica, de habilidades, de tomada de decisão, de competência na resolução de problemas e necessários à formação de valores que ressaltem a consciência das responsabilidades do cidadão e da convivência democrática.

3 PROPOSTA PEDAGÓGICA No ENSINO FUNDAMENTAL, com duração de nove anos de escolaridade, conforme Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, com alteração introduzida pelas Leis nº /05 e 11274/96, que estabelece a idade de 6 anos para ingresso no Ensino Fundamental, são atendidas crianças e pré-adolescente, variando em conteúdo e método segundo as fases de desenvolvimento dos alunos, tendo por objetivo proporcionar-lhes uma formação fundamental básica, com ênfase no desenvolvimento de inteligência crítica, de habilidades, de tomada de decisão e de resolução de problemas, e despertando-lhes a noção de suas responsabilidades como cidadão e a vocação para o trabalho. O ENSINO MÉDIO destina-se à formação integral do adolescente e tem por objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos e habilidades já adquiridos, aprimorar o indivíduo como pessoa humana e como ser social e possibilitar o prosseguimento de estudos.

4 O CApDHC E OS PILARES DA EDUCAÇÃO
A comissão internacional sobre educação para o século XXI elaborou um relatório para UNESCO [Organização das Nações Unidas pela Educação e Cultura]. o relatório está publicado em forma de livro no Brasil com o título, educação: um tesouro a descobrir, o qual trata no capítulo 4 da discussão sobre os quatro pilares da educação. Nossa Escola associada a UNESCO, traduz através das áreas de conhecimento e ações didático-pedagógicas os pilares propostos pelo referido relatório. I- ATUAÇÃO SOBRE OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER A CONHECER: prazer de compreender, de descobrir. APRENDER A FAZER: pôr em prática os seus conhecimentos. APRENDER A VIVER JUNTOS: louvar a idéia de ensinar a não-violência, suscitar a equidade social. APRENDER A SER: elaborar pensamentos autônomos e críticos para formular os seus próprios juízos de valor, o autoconhecimento.

5 II. PROMOVER ATRAVÉS DE AÇÕES DIDÁTICAS A INTER-RELAÇÃO ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO
A- CIÊNCIAS HUMANAS: História; Geografia, Filosofia; Sociologia; Artes; dentre outras disciplinas. B- CIÊNCIAS DA NATUREZA: Ciências; Biologia; Química; Física; Ed. Física; dentre outras disciplinas. C- LINGUAGEM E SEUS CÓDIGOS: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira; dentre outras disciplinas. D- CIÊNCIAS EXATAS: Matemática; Desenho Geométrico; Geometria; dentre outras disciplinas.

6 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A- TRIMESTRALMENTE I. PROVA DISCIPLINAR (PD) – VALOR 0 A 10 II. PROVA MULTIDISCIPLINAR (PM) – VALOR 0 A 10 III. MÉDIA DE TRABALHO (MTr) – VALOR 0 A 10 TESTE 0 (zero) a 5 (cinco) + ATIVIDADES DIÁRIAS – (0) zero a 5 (pontos)

7 ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
PROVA DISCIPLINAR - QUESTÕES DIVERSIFICADAS 1- OBJETIVAS 2- DISCURSIVAS / DISSERTATIVAS PROVA MULTIDISCIPLINAR - QUESTÕES OBJETIVAS 1- QUESTÕES NOS MOLDES DE VESTIBULAR E/OU COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DE UNIVERSIDADES – ADAPTADAS A GRADE CURRICULAR DA SÉRIE/ESTUDO COMPOSIÇÃO DA MTr - ATIVIDADES DIÁRIAS COMPOSTAS DE: 1-EXERCÍCIOS DE AULA E CASA PESQUISAS SEMINÁRIOS 4-ESTUDOS DIRIGIDOS 5-TESTES TRIMESTRAIS TESTE RELÂMPAGO 7-EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ARGUIÇÃO SIMILARES

8 SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS
B- AO ALUNO COM APROVEITAMENTO INFERIOR A 6,O SERÁ OFERECIDO EM CADA TRIMESTRE: I. AULAS DE REFORÇO [opcional / custo adicional] II. REAVALIAÇÃO TRIMESTRAL [validada para aproveitamento MENOR que 6,0] ** OBTENDO MÉDIA ANUAL INFERIOR, O ALUNO ESTARÁ EM RECUPERAÇÃO FINAL [ANUAL]. *** SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO FINAL EM ATÉ 5 DISCIPLINAS. C- PROGRESSÃO PARCIAL: I. O ALUNO QUE NÃO ALCANÇAR A MÉDIA 6,0 NA RECUPERAÇÃO FINAL TERÁ DIREITO A PROGRESSÃO PARCIAL EM ATÉ 2 [duas] DISCIPLINAS.

9 AÇÕES PEDAGÓGICAS E CULTURAIS
I. Páscoa Solidária – Abril II. Momento Informal -Abril [3ª Série -EM] - Outubro [9º Ano – EF] III. Desafios do Conhecimento – Maio/Setembro IV. Encontro Literário – Junho V. Culminância do Projeto – Novembro VI. Momento Solene – Dezembro [3ª Série EM] VII. Festa da Conquista - Dezembro *** Datas Comemorativas [Geral]

10 ROTINA ESCOLAR – ALUNO(A) E FAMÍLIA
IMPORTANTE ! PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE USO DIÁRIO DO UNIFORME MQTERIAIS ALHEIOS A ROTINA E SCOLAR USO DA CARTEIRINHA ESCOLAR RESPONSABILIDADE QUANTO AO USO DO UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL DE ESTUDO USO DA AGENDA CUMPRIMENTO DAS TAREFAS DIÁRIAS ACOMPANHAMENTO AOS OBJETIVOS PROPOSTOS EM CADA DISCIPLINA PARA UMA BOA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES ATENDIMENTO E CUMPRIMENTO DOS HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA [EM SITUAÇÕES ADVERSAS COMUNICAR DEVIDAMENTE À COORDENAÇÃO]

11 NOVO ESPAÇO FÍSICO CAPDHC - SG
BLOCO C I- COORDENAÇÃO / SOE : II- DIREÇÃO: [BLOCO A] ***** OBRIGADA


Carregar ppt "COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google