A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II
Aula 1- A área de cargos e salários

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA:
A área de Cargos e Salários e a sua importância na hierarquia ; As rotinas da área de Cargos e Salários; Principais desafios; Contexto salarial: O papel de Cargos e Salários; Os profissionais de Cargos e Salários O Network “Interno e Externo”; Porque implantar um Plano de Cargos e Salários; A visão organizacional.

3 OBJETIVO DESSA AULA: Conhecer as principais características e produtos de uma Área de Cargos e Salários, Desenvolver no aluno a familiarização com o contexto de uma Área de Cargos e Salários. Conhecer as principais competências exigidas para o profissional que pretende atuar nessa área.

4 O QUE SERÁ ABORDADO NESSA AULA
A área de Cargos e Salários tem sua importância cada vez mais reconhecida, em um momento que grandes empresas a utilizam, como apoio em atividades de grande complexidade, envolvendo análises e cálculos avançados, devido ao perfil do profissional que nela atua. O momento atual evidencia a preocupação das grandes empresas em ter um Plano de Cargos e Salários bem definido e alinhado com as necessidades da organização, na busca do desempenho do empregado, como impulsão para o alcance dos resultados desejados. A disciplina Seminários de Práticas de RH II, pretende levar o aluno a desenvolver, de forma contextualizada, o conhecimento dos principais conceitos e práticas que definem bem uma área de Cargos e Salários.

5 A ÁREA DE CARGOS E SALÁRIOS – INTRODUÇÃO:
A disciplina "Seminário de RH II" pretende levar o aluno a produzir avaliações das principais práticas envolvendo a Administração de Cargos e Salários, dentro da visão curricular definida para o curso. A contextualização das principais atribuições de Cargos e Salários também será abordada, a fim de permitir a melhor compreensão do ambiente que está inserido o profissional desta área.

6 A ÁREA DE CARGOS E SALÁRIOS
Com relação ao profissional desta área, no mundo real, o Analista responsável pela administração dos cargos e dos salários das empresas pode, ao mesmo tempo, ser também responsável pela gestão dos programas de remuneração, pela gestão dos benefícios, pela produção dos indicadores de RH, pelo suporte às negociações sindicais e pelo apoio às gerências, em todos os níveis.

7 A ÁREA DE CARGOS E SALÁRIOS
É essencial, nesse sentido, que o aluno do curso de Gestão de Recursos Humanos compreenda que o desenho dos cargos depende de um conjunto complexo de variáveis. Por questões didáticas estamos apresentando, na aula 1, essa visão mais ampla do papel do Analista, seja ele de Cargos & Salários, de Remuneração ou de Recursos Humanos.

8 IMPORTÂNCIA DE SUA POSIÇÃO NA HIERARQUIA ORGANIZACIONAL
Em muitas organizações, a área de Cargos e Salários divide com os demais órgãos de RH o mesmo nível hierárquico.  As suas atividades e produtos oferecidos atendem e contribuem com os demais processos de RH, possibilitando o melhor conhecimento dos cargos, da competitividade salarial e das melhores práticas de mercado referentes aos salários, benefícios e demais remunerações.

9 AS ROTINAS DA ÁREA DE CARGOS E SALÁRIOS
Análise das movimentações de pessoal: São as análises realizadas nos processos encaminhados para área, que envolvem as movimentações com alterações de cargos e/ou salário, comumente conhecidas como: Promoções; Méritos; Transferências; Reclassificações.

10 Criação de novos cargos:
Estudos Salariais: São os estudos solicitados pelas diversas áreas da organização, com o objetivo de resolver conflitos entre as funções e seus ocupantes. Criação de novos cargos: Consiste a aplicar todo o processo de criação de cargo, já estabelecido na implantação do PCS, tais como: Elaboração da descrição do novo cargo Avaliação através do “Manual de Avaliação”. Enquadramento no nível correspondente da “Tabela Salarial”, com a respectiva faixa salarial.

11 Auditoria de cargos: É a auditoria realizada para verificar a existência ou alteração de um novo cargo, bem como verificar também, a adequação de um empregado indicado ao cargo pretendido.

12 Auxílio nas negociações sindicais:
Auditoria de cargos: É a auditoria realizada para verificar a existência ou alteração de um novo cargo, bem como verificar também, a adequação de um empregado indicado ao cargo pretendido. Auxílio nas negociações sindicais: A área de Cargos e Salários prestará todas as informações necessárias para a área Jurídico-trabalhista no que se refere às informações salariais e relatórios de custo decorrente de alterações coletivas de salário. Em muitos casos, o próprio profissional de Cargos e Salários representa a empresa em mesas de negociações sindicais.

13 Relatórios de indicadores gerenciais:
Por possuir profissionais com conhecimentos estatísticos, geralmente, a elaboração de relatórios contendo os principais indicadores de desempenho de RH é de responsabilidade da área de C&S. Políticas e estudos de novos benefícios: São políticas e estudos realizados, aproveitando-se do conhecimento, por parte dos profissionais dessa área, das principais práticas de mercado, na concessão de benefícios aos empregados. 

14 Elaboração do orçamento de RH:
Caberá geralmente à área de cargos e salários a elaboração do orçamento de despesas com pessoal, aproveitando a sua expertise na elaboração de relatórios gerenciais e no conhecimento das rotinas, que envolvem toda a área de RH.

15 PRINCIPAIS DESAFIOS Estabelecer políticas de administração de cargos e salários que possibilitem o equilíbrio entre as diversas funções existentes em uma organização. Descrever todas as funções existentes na organização, possibilitando assim, estabelecer a real importância de cada cargo dentro da organização.

16 Manter a competitividade da empresa, através do conhecimento das melhores práticas de mercado, no que diz respeito às remunerações, evitando assim a perda de talentos essenciais para o negócio.  Alinhar todas as práticas salariais ao momento econômico/financeiro, no qual a empresa está inserida, possibilitando assim adequação aos custos orçamentários e aos resultados esperados.

17 CONTEXTO SALARIAL: O PAPEL DE CARGOS E SALÁRIOS
A área de Cargos e Salários responde pela composição da remuneração total de cada empregado, estabelecendo métodos, realizando pesquisas e escolhendo dentre as melhores práticas de mercado a melhor estratégia de remuneração que atenda as perspectivas do negócio. REMUNERAÇÃO FIXA Responsabilidade de C&S Definir a metodologia que será seguida para o cálculo do valor do salário a ser pago ao empregado. Os sistemas abaixo são os mais conhecidos, no estabelecimento do valor absoluto de cada cargo: Sistema de remuneração funcional Sistema de remuneração por habilidades Sistema de remuneração por competências

18 Responsabilidade de C&S
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL Responsabilidade de C&S Pesquisar e escolher as melhores práticas de remuneração variável, adequadas à cultura da empresa e alinhadas aos objetivos e metas organizacionais, onde temos: Prêmios Gratificações Bonificações Participação nos Lucros ou Resultados Distribuição de ações, etc ... BENEFÍCIOS Responsabilidade de C&S Pesquisar e escolher as melhores práticas de benefícios, adequadas à cultura da empresa e alinhadas aos objetivos e metas organizacionais, onde há: Alimentação, Transporte, Seguro de Vida, Seguro Saúde, Clube recreativo, Creche, etc ...

19 OS PROFISSIONAIS DE CARGOS E SALÁRIOS
O perfil do Analista de Cargos & Salários vem se modificando ao longo dos anos, podendo ainda variar de Organização para Organização. O tamanho da empresa, a forma como as áreas foram estruturadas, entre outros aspectos, influenciam no título, na posição hierárquica, na abrangência de suas funções, nos requisitos básicos e nas responsabilidades. Em Organizações de menor porte é comum - nos dias de hoje - observarmos o título de Analista de Recursos Humanos. Nesses ambientes é possível encontrar o Analista de Recursos Humanos com um perfil mais "generalista".

20 Em Organizações maiores, no entanto, geralmente há processos mais estruturados e com maior grau de complexidade e de formalidade. Nesses ambientes é mais comum encontrarmos profissionais "especialistas" nos diversos subsistemas de gestão de Recursos Humanos. Por isso, encontram-se, por exemplo, Analistas de Remuneração, Analistas de Benefícios ou Analistas de Remuneração & Benefícios.

21 No contexto do curso, optou-se por disciplinas especializadas e direcionadas para a Administração de Cargos & Salários, Remuneração Estratégica, Gestão de Benefícios, Relações Trabalhistas & Sindicais, Métricas em Recursos Humanos, entre outras. Nas empresas, no entanto, estes temas técnicos podem ser organizados de formas diferentes, o que - por sua vez - influencia no título do cargo, na abrangência das funções e no perfil do ocupante. Por se tratar de uma área que estabelece principalmente, os métodos e parâmetros de composição da remuneração que serão utilizados pela empresa, esta necessita de profissionais altamente qualificados para o emprego de todas as técnicas necessárias.  O nível do profissional exigido para essa área deve estar diretamente relacionado ao grau de dificuldade dos trabalhos de sua responsabilidade.

22 Todo o profissional deve ter conhecimento matemático suficiente para a realização de cálculos estatísticos de média e grande complexidade. O conhecimento avançado na elaboração de quadros estatísticos com a utilização de planilhas eletrônicas. É de fundamental relevância para o profissional que queira atuar na área de C&S,  A análise de questões corporativas envolvendo a relação entre funções pressupõe a necessidade de um poder de raciocínio amplo, com excelente conhecimento da cultura organizacional. 

23 O posicionamento em questões que podem afetar a relação empregado x empregador exige um profissional com algum conhecimento da legislação trabalhista.   No aspecto comportamental, o profissional de Cargos e Salários deve manter uma postura sempre ética, pois tem acesso a informações que podem afetar o ambiente interno da organização.

24 O NETWORK “INTERNO” E “EXTERNO”
Vale salientar a importância da network, para uma área que lida com informações confidenciais e estratégicas, no que diz respeito ao que o mercado pratica para valorizar os seus empregados.  Geralmente existe uma rede de informações, de empresas do mesmo ramo de atividade, para a troca de informações salariais ou extra-salariais, em pesquisas de oficiais, ou até mesmo em contatos diários.

25 Quando um profissional de Cargos e Salários ocupa uma nova posição, entra em contado com todas as empresas que farão parte do seu novo ciclo de contatos, a fim de apresentar-se e tornar a troca de informações mais segura. Internamente, ou seja, dentro da organização, a rede de relacionamento também é importante, pois é desta que o profissional de Cargos e Salários conseguirá as informações necessárias para diagnosticar e planejar suas ações para a manutenção da Política de Cargos e Salários.

26 POR QUE IMPLANTAR UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
O momento de cada empresa, sua saúde financeira, o clima interno e sua competitividade junto ao mercado concorrente são pontos que fortalecem e justificam a implantação de um Plano de Cargos e Salários.

27 A VISÃO ORGANIZACIONAL
A visão do contexto mercadológico no qual a empresa está inserida é uma das premissas para a consolidação da importância da área de Cargos e Salários.  Ter conhecimento de todas as possibilidades do mercado, para apoiar estrategicamente a empresa no alcance de seus resultados, através do estabelecimento de políticas voltadas para o desempenho de cada funcionário, A realização destas ações requer o conhecimento da organização, seus processos e seus objetivos. A Área de Cargos e Salários oferece à Administração de RH ferramentas necessárias para a sua consolidação como órgão estratégico na obtenção das metas e resultados organizacionais.

28 NESSA AULA VOCÊ: Identificou as principais características de uma área de Administração de Cargos e Salários; Conheceu as principais rotinas de uma área de Cargos e Salários; Aprendeu sobre a importância da Administração de Cargos e Salários e sua contribuição na gestão de RH.

29 TESTANDO SEU CONHECIMENTO
1 - Em uma área de Cargos e Salários existem várias rotinas que são executadas e que ajudam a compreender bem a importância dessa atividade. Como chamamos a atividade que verificar a existência ou alteração de um novo cargo? ( ) Estudos salariais ( ) Auditoria de cargos ( )Análise das movimentações de pessoal ( )Criação de novos cargos 2 – Podemos classificar como um desafio da Área de Cargos e Salários: ( ) Avaliar o desempenho de todos os colaboradores ( ) Descrever todas as funções existentes na organização ( ) Treinar todos os talentos da organização ( ) Definir a missão e a visão da organização

30 3 – No contexto salarial, qual o papel da área de Cargos e Salários?
( ) Responder pela composição da remuneração total de cada empregado ( ) Responder pela seleção de novos talentos ( ) Responder pelo treinamento de novos colaboradores ( ) Responder pelo pagamento de todos os colaboradores BOM ESTUDO!


Carregar ppt "SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google