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UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA INTERCULTURAL.

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA INTERCULTURAL."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA INTERCULTURAL

2 Universidade Federal de Goiás Povos participantes do Curso da Licenciatura Intercultural ◦ Karajá 3.000 pessoas (MT,TO,GO) 29 - universitários ◦ Javaé 850 pessoas (TO) 05 - universitários ◦ Xerente 3000 pessoas (TO) 21 - universitários ◦ Tapirapé 600 pessoas (MT) 18 - universitários ◦ Gavião 587 pessoas (MA) 2 - universitários ◦ Tapuio 280 pessoas (GO) 07 - universitários ◦ Apinajé 700 pessoas (TO) 06 - universitários ◦ Krahô – 1.500 pessoas (TO) 05 – universitários ◦ Guarani – 01 universitário

3 Região Etnoeducacional ◦ O Curso de Licenciatura atende aos povos indígenas que se situam na região Araguaia-Tocantins. ◦ Vivem nessa região os Xerente, os Karajá, os Apinajé, os Ava-canoeiro, os Tapirapé, os Javaé, os Tapuio, os Krikatxi, os Gavião, entre outros.

4 Organização do Curso O Curso da Licenciatura desenvolve-se por meio de três modalidades de encontros anuais, a saber: ◦ Estudos presenciais na UFG, que acontecem nos meses de janeiro/fevereiro e julho/agosto; ◦ Estudos presenciais nas aldeias, que têm por objetivo favorecer a interação dos docentes do curso de Licenciatura Intercultural com as comunidades indígenas. Essa convivência tem por propósito subsidiar o diálogo entre os conhecimentos específicos produzidos pelos povos indígenas e os ditos científicos ou universais; e ◦ Estudos presenciais nos Pólos/sede, que têm por objetivo a articulação teoria e prática como base de construção de um projeto político pedagógico baseado na realidade sociocultural e sociolingüística.

5 Eixos do Projeto Pedagógico Diversidade e Sustentabilidade, definidos com base na realidade das sociedades indígenas, no reconhecimento da diferença étnica, na situação em que cada comunidade vive e no seu relacionamento com outros povos.

6 Objetivo Geral Formar e habilitar professores indígenas em Licenciatura Intercultural, para lecionar nas Escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com vistas a atender à demanda das comunidades indígenas no que toca à formação superior de seus professores, nas áreas de concentração de CIÊNCIAS da LINGUAGEM, CIÊNCIAS da NATUREZA e CIÊNCIAS da CULTURA.

7 Proposta Curricular Matriz de Formação Básica Matrizes de Formação Específica (CIÊNCIAS da LINGUAGEM, CIÊNCIAS da NATUREZA e CIÊNCIAS da CULTURA) As matrizes são compostas de temas contextuais e estudos complementares

8 Princípios Pedagógicos Transdisciplinaridade e interculturalidade, entendidos aqui de forma dialógica, tanto no que se refere à relação entre as diferentes culturas quanto à interação entre as várias áreas do saber. Nesse sentido, as áreas de conhecimento das diferentes ciências estarão relacionadas umas com as outras, sem separar, por exemplo, matemática de geografia, língua de história, literatura de arte.

9 Matriz de Formação Básica do Professor TEMAS REFERENCIAIS ÁREAS DE CONHECIMENTO TEMAS CONTEXTUAISCH IdentidadeCiências da NaturezaCultura e Trabalho 500 ConflitoCiências da linguagemCultura e Comércio AutonomiaCiências da CulturaEcologia do Cerrado Alteridade Línguas Indígenas e o Português Brasileiro I e II Interculturalidade Homem, Natureza e Meio- Ambiente SustentabilidadeEstudos Complementares Diversidade e diferençaPortuguês Intercultural Melhoria de vidaInglês Intercultural Informática

10 Organização do Curso Carga horária de 3.600 horas, distribuída da seguinte forma: ◦ Estudos presenciais na UFG 2.100 horas ◦ Estudos em Terras Indígenas 500 horas Seminários de pesquisa 200 horas ◦ Estágio Supervisionado 400 horas ◦ Prática como Componente Curricular 400 horas

11 Pesquisa As pesquisas a serem desenvolvidas pelos professores indígenas, durante o curso, terão início na Matriz de Formação Básica e continuarão nas Específicas. Têm por propósito subsidiar o diálogo entre os conhecimentos específicos produzidos pelos povos indígenas e os ditos científicos ou universais, favorecendo, assim, a realização, na prática, da transdiciplinariedade e da interculturalidade.

12 Linhas de pesquisa Educação Indígena e Educação Escolar; Meio Ambiente e Auto-sustentação; Políticas Lingüísticas e Ensino Bilíngüe; Arte, Tradição e Mercado; Políticas Indigenistas, Interculturalidade e Movimentos Indígenas; Os trabalhos de conclusão de curso, requisito obrigatório para obtenção do título, serão desenvolvidos em uma das linhas de pesquisa acima definidas, e avaliados pelo professor orientador.

13 OBRIGADA PELA ATENÇÃO


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