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Análise de concorrência e estratégia criativa para segmento PJ

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Apresentação em tema: "Análise de concorrência e estratégia criativa para segmento PJ"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de concorrência e estratégia criativa para segmento PJ
Junho/2011

2 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

3 Bancos Analisados

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5 Sites PJ Seções dentro do site bb.com.br divididas por porte de empresa. Empresa Empresarial Corporate O posicionamento de “Todo seu” não é mencionado em nenhum dos três sub-sites. Todos os sites utilizam seus banners para divulgar produtos e serviços que encaminham para seções dentro do próprio site que explicam melhor os benefícios. Os banners do Empresarial e Corporate são os mesmos. Todos os sub-sites possuem destaque para conteúdos de Esporte e Cultura. Não existe esforço em mídias sociais específico para PJ. Porém em todas as homes dos sites é divulgado os canais de twitter do BB: Dentro do canal BB no youtube estão os filmes PJ , mas estão misturados com os filmes de varejo.

6 Principais aprendizados
Digital Investimento: 2009 – R$ ,00 2010 – R$ ,00 Anúncio Digital: Dois esforços online em 2010, ambos alinhados à campanha.offline: Banco que traz vantagens para sua empresa Empreendedores Sites e Redes Sociais: Os Sites de PJ do BB tem visual diferente, até o logo BB muda de cor. Existe um esforço maior para mostrar a presença do site em redes sociais. Esporte e Cultura O posicionamento “todo seu” ou mesmo “é do Brasil” não é explicitamente mencionado nos sites. Observações: A campanha digital nem sempre segue o mesmo período da offline, podendo estender por um período de tempo maior.

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8 Sites PJ Dentro do site do Itaú seções específicas para:
Pequenas Empresas Médias Empresas Sites especiais: Grandes Empresas ( Clientes Institucionais ( Sites PJ O posicionamento de “Feito para sua empresa” está na página de PJ e vem acompanhado da frase: o Itaú oferece atendimento personalizado para cada ´perfil de pessoa jurídica. Nas seções PMEs banner da destaque para dicas do Itaú para as empresas. O Site do ItaúBBA não segue a linha da comunicação offline. Possuí uma linguagem mais séria. O Itaú Institucionais é um site para o relacionamento com clientes de Fundos de Pensão, Seguradoras e Resseguradoras, Corretoras de Valores, Confederações, Federações, Associações, entre outros. Também existe um site de Consultoria Empresarial focado para PME desenvolvido em parceria entre Itaú e Microsoft. Oferece serviço de consultoria gratuita, consultores das duas companhias estão à disposição dos participantes do programa para esclarecimento de dúvidas Tecnológicas e Financeiras.. Não há link ou aviso sobre nenhuma rede social no site do Itaú ou em seus hotsites, apesar de o Banco possuir alguns perfis na rede (nenhum focado em PJ)

9 Principais aprendizados
Digital Investimento: 2009 – R$ ,00 2010 – R$ ,00 Anúncio Digital: Utilizou para anunciar unicamente um produto ou serviços para PJ. E também fez um esforço como suporte para a campanha principal Sites e Redes Sociais: A Seção pessoa jurídica do site do Itaú remete à campanha offline “feito para sua empresa” suportado por produtos e serviços. Já o site para grandes empresas é ItaúBBA com outra roupagem e linguagem que não remete à comunicação offline. Também há um esforço específico para relacionamento com Clientes Institucionais e um estreitamento de relacionamento com o PME através de consultorias gratuitas online. Não há esforços para redes sociais com foco em PJ. Observações: Digital é a única plataforma que o Itaú utiliza para anunciar produtos e serviços (mídia segmentada)

10 Sites PJ Dentro do site da Caixa seções específicas para:
Micros e Pequenas Empresas Médias e Grandes Empresas Áreas especiais para empresas: APL, Construção Civil, Empreendedor Individual, Empresários Lotéricos, Franquias, Portal da Compra, Pregão Eletrônico e Turismo. As seções ficam dentro do site mãe e tem explicações dos produtos e serviços. Banner destaca crédito. Não segue a linha da comunicação offline. No site não é mencionado a participação em mídias sociais. Embora a Caixa possua diversas contas no twitter e facebook, nenhuma é dedicada exclusivamente à PJ. Blog especial para empreendedores. Dicas de empreendedorismo e notícias sobre o mercado e economia. Atualizado diariamente Posts podem ser compartilhados nas mídias sociais

11 Principais aprendizados
Digital Investimento: 2009 – R$ ,00 2010 – R$ ,00 Anúncio Digital: Três esforços digitais sempre alinhados à comunicação offline. Sites e Redes Sociais: O Site da caixa não está alinhado com sua comunicação offline. Segue uma linha mais simples de visualização, sem sites externos. Porém criou conteúdos especiais para nichos de empresas como: APL, Construção Civil, Empreendedor Individual, Empresários Lotéricos, Franquias, Portal da Compra, Pregão Eletrônico e Turismo. O Blog dos Empreendedores é um site especial com conteúdo feito por jornalistas em parceria com o Sebrae e a Endeavor. Tom utilizado é professoral. Não há uma interação direta (espaço para relacionamento). Twitter e Orkut são espaços para divulgação do blog. Os Posts apenas podem ser compartilhados nas mídias sociais. Observações: Campanha 2009: “A caixa abre as portas para ajudar sua empresa a crescer” foi repetida apenas no ambiente digital em 2010 aumentando sua periodicidade.

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13 Sites PJ Seção dentro do site do HSBC chamada: Para sua empresa. Não há segmentação em tipos ou tamanhos de empresas, apenas uma sub-aba para corporate banking. Segue o mesmo conceito da comunicação offline PJ: Conhecer o mundo é essencial para encontrar novas oportunidades. Destaque para simuladores: contas a receber, contas a pagar, giro fácil. Não há link ou aviso sobre nenhuma rede social no site do HSBC ou em seus hotsites. o Banco possuí perfis na rede sem foco em PJ.

14 Principais Aprendizados
Digital Investimento: 2009 – R$ ,00 2010 – R$ ,00 Anúncio Digital: Esforços no digital alinhados à comunicação offlline e ao posicionamento da marca. Sites e Redes Sociais: O site de PJ fica dentro do site de HSBC e traz a mesma linguagem da comunicação offline, reforçando ainda mais a imagem de banco globalizado. Diferentemente dos outros bancos, não há uma segmentação por porte de empresa. Apenas uma sub-aba para corporate banking. Não há esforços em redes sociais específico para PJ.

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16 Sites PJ Dentro do site do Santander seção Pessoa Jurídica:
Pequenas e Médias Empresas (faturamento anual de até R$30 milhões) Empresas (faturamento anual de R$30 a R$ 150 milhões) GB&M (Santander Global Banking & Markets – Clientes Corporativos) Os banners seguem a linha da campanha: “Vamos fazer juntos? “ Todos os sites tem conteúdos diversificados de produtos e serviços. Não há link dentro da Página Inicial de Pessoas Jurídicas para nenhuma rede social. Embora haja um twitter específico para o Projeto Valor das Ideias que sustenta o posicionamento adotado pós fusão com banco real. Embora o conceito Valor das Idéias vá além de PJ, apoiar as idéias inovadoras dos clientes tem haver com empreendedorismo do Banco. Foi criado um blog para esta campanha que é interligado com o twitter. E também um portal específico para o empreendedor onde há interação.

17 Principais Aprendizados
Digital Investimento: 2009 – Não Mencionado 2010 – R$ ,00 Anúncio Digital: Esforços no digital alinhados à comunicação offline e ao posicionamento da marca. Sites e Redes Sociais: O Site de PJ fica dentro do site do Santander. Os banners anunciando produtos e serviços seguem a mesma linha da comunicação offline com a chamada: “vamos fazer juntos?”. Há um esforço para tangibilizar o conceito “valor das idéias” no ambiente online com blog e twitter.. Vídeos demonstram histórias reais. Conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais. Há uma comunidade criada no Ning para que haja uma interação, porém não está funcionando. Também há o Portal Santander Empreendedor onde há interação com o empreendedor por meio de fóruns e perguntas e respostas, uma parte de conteúdo e a agenda onde o Santander estará apoiando eventos. Além de avaliação gratuita do Negócio por especialistas.

18 Conclusões

19 Aprendizados Gerais Digital Investimento: Existe grande diferença de investimento dos players. Por exemplo em o Banco do Brasil se destaca com R$ ,00 contra apenas R$ 6.520,00 do Bradesco segundo o Ibope Monitor. Anúncio Digital: Em sua grande maioria o Digital é utilizado como reforço da comunicação off-line, tendo a possibilidade de criação de hotsites para explicar melhor a campanha. Exceto Itaú que foca grande parte de sua comunicação digital em produtos e serviços que não foram anunciados no off. Sites e Redes Sociais: As redes sociais como Facebook, Orkut, Youtube e Twitter em sua maioria são usadas pelos bancos de forma institucional, ainda não há um movimento exclusivo para PJ. Os sites de PJ são bem parecidos com tom tutorial, foco em produto e serviço e segmentações similares. Percebemos algumas movimentações importantes: Santander – Blog “valor das idéias” – comunidade e conteúdos exclusivos da campanha; Portal Santander Empreendedor – interação e participação. Caixa – Conteúdos especiais para nichos de empresas e Blog dos Empreendedores. Itaú - Esforço específico para relacionamento com Clientes Institucionais - área restrita e site de consultoria financeira empresarial focado para PME em parceria com Microsoft.

20 ANÁLISES ESPECIAIS

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22 Multimídia - Videoteca
Página com vídeos-palestras feitas pela Endeavor, onde o Santader entra como patrocinador Master. A lista de outros apoiadores: O internauta pode pontuar os vídeos que mais gosta, ver a data em que foi postado e a quantidade de visualizações. Os vídeos acompanham a palestra em slideshow.

23 Agenda Agenda dos principais eventos de diversos setores. O usuário pode filtrar por categoria ou fazer uma busca direta. Página sem parceiros.

24 Kit Empresas Uma área com conteúdo informativo em diversos setores para pequenas e médias empresas, Seção incorporada ao site. Trata-se do projeto do SME (Small and Medium Enterprise) Department do World Bank Group e está disponível em vários idiomas por meio de parceiros espalhados pelo mundo. No Brasil o Santander foi o escolhido para fornecer o conteúdo do site em português.

25 Avaliação do Negócio Avaliação completa do Plano de Negócios feita por especialistas do Santander. Tutorial dinâmico traz vídeo com instruções de como utilizar o serviço. Área sem parcerias.

26 Glossário Glossário com os principais termos de negócios para auxiliar os empreendedores e pequenos empresários. Área sem parcerias.

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28 Consultoria Online Serviço de consultoria para micro, pequenas e médias empresas criado em parceria com a Microsoft. A ferramenta oferece orientação financeira e tecnológica gratuitamente. No começo o internauta escolhe entre as opções: comércio, indústria e serviços, depois, após um cadastro rápido, responde a questões sobre redução de custos, sustentabilidade, produtividade, segurança, mobilidade e conquista e retenção de clientes. As respostas são analisadas por uma equipe de consultores do Banco Itaú e da Microsoft, e o usuário recebe dicas e orientações por , com foco no crescimento financeiro sustentável e de longo prazo.  No final o usuário pode votar sobre o que achou da consultoria on-line e ver o que os demais usuários votaram. Sites PJ

29 Sites PJ Últimos Posts / Extreme Makeover O link para os últimos posts levam para a página da revista Pequenas Empresas Grandes negócios, onde se tem mais informação sobre o que é o Extreme Makeover: Há quatro anos, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, deu início a um projeto capaz de mobilizar milhares de leitores: o Extreme Makeover Tecnológico e Financeiro. A ideia é transformar radicalmente três pequenas empresas mexendo na base do seu sucesso: as áreas tecnológica e financeira. A proposta é mostrar a cada uma dessas empresas como ter uma gestão moderna e eficiente, afinada como o futuro e claro, com alta lucratividade. Já aconteceram 5 Extreme Makeover  - uma parceira entre a Editora Globo, o Banco Itaú e a Microsoft do Brasil.

30 Sites PJ Depoimentos Contém apenas um vídeo com depoimentos de pessoas que participaram do Extreme Makeover 4.

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32 Sites PJ Blog Blog especial para empreendedores feito com conteúdo jornalístico. Dois jornalistas são responsáveis por alimentar o site. Parceria de conteúdo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Dicas de empreendedorismo e notícias sobre o mercado e economia. Atualizado diariamente Posts podem ser comentados e compartilhados nas mídias sociais

33 PROPOSTA ESTRATÉGICA

34 PJ Varejo (80% até R$ 500 mil anuais) Abordagem: Didatismo
Retomando a Proposta Estratégica PJ Varejo (80% até R$ 500 mil anuais) Abordagem: Didatismo Posicionar-se como um coach para as dúvidas e soluções do dia a dia. Empresas / Corporate Abordagem: Parceria e exposição Posicionar-se como um banco próximo e que promove seus grandes clientes.

35 OPORTUNIDADES

36 Oportunidades - Análise Concorrência
Há um potencial enorme para Bradesco dentro do segmento PJ Varejo de utilizar a plataforma on-line não apenas como espaço de mídia ou informação didática e sim como relacionamento - proposta ageisobar. (Alguns players já começam a tomar iniciativa, em especial o Santander, mas ainda há espaço para Bradesco). Oportunidade de criar um canal de relacionamento para o empreendedor (professoral) + Corporate (parceira) no mesmo ambiente – ambiente digital permite isto. Possibilidade de promover a agenda de eventos Bradesco, aumentando a visitação e promovendo a marca. Oportunidade de promover o site nos eventos já parceiros de Bradesco e utilizar o espaço de mídia para promover grandes clientes.

37 PROPOSTA CRIATIVA

38 MAPA MACRO DO PORTAL

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40 ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO - HOME PAGE

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42 LAYOUT PRELIMINAR HOME PAGE

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44 Obrigado


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