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PublicouRenan Araujo Alterado mais de 9 anos atrás
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Prof. MSc. Cláudio Cabral
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Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização. Sua Função é criar uma boa relação e imagem favorável junto a seus públicos.
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A comunicação empresarial tem aumentado a complexidade em função da(o): Aceleração da tecnologia. Trabalho com diferentes públicos,conteúdos e linguagens. Segmentação das mídias (jornais, TV, revistas, Internet)
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a) Busca de Informação – rotineira e não rotineira b) Troca de informações- interações grupais. c) Definições de problemas- mapeados em relatórios, reuniões. d) Avaliações de alternativas- análise de fatores para: se promover a cumplicidade e concordância na empresa. e) Decisão – escolha da ação. Consideram-se : informações, poder, influência, papéis,etc.
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Falta de confiança entre os gerentes; Má coordenação e Indefinição de papéis; Dificuldade de identificar as causas da má comunicação; Fatores políticos
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a) Boa imagem institucional b) Capacitação dos colaboradores- técnicas de comunicação interna para melhorar o atendimento. c) Atender exigências dos clientes: criação de 0800, SAC, CRM, Ouvidoria, etc d) Relacionamento eficaz com órgãos de governo e) Atenção a assuntos sindicais e ecológicos
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Pesos dos aspectos da comunicação: Voz+ Dicção = 38% da comunicação Expressão Corporal: 55% da comunicação Palavras : 7% da comunicação
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O Cliente é influenciado por diversos fatores
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É A ADAPTAÇÃO DA MENSAGEM AO PÚBLICO ALVO. “Para que haja compreensão da mensagem” Deve-se ter cuidado com as Barreiras a Comunicação eficaz.
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Jargão - Linguagem técnica que dificulta a compreensão da mensagem. Gíria Profissional Ruídos Físicos - mau cheiro, má iluminação, etc. Culturais – linguagens regionais,diferenças sociais. Psicológicos- fala agressiva, impaciência, antipatia,
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Filtragem Preconceitos: Racial, Sexual, Social.
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Egocentrismo Mecanismos de defesa Emoções Manipulação da informação
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Feedback significa- Retroalimentação que ajuda no processo para mudança do comportamento. Informa como a atuação do profissional está afetando outras pessoas. -Feedback de Revisão de Desempenho. -Instrumentos que fornecem feedback: caixa de sugestão, pesquisas de opinião, serviços de ouvidoria. – Elemento que completa o círculo da comunicação.
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O objetivo do feedback deve ser o de ajudar a outra pessoa a poder fazer alguma coisa de forma diferente no futuro, ou seja, melhorar habilidades e comportamentos.
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Ser específico e não Genérico Descrever a situação Aplicável Oportuno Objetivo
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1) Descreva como é o processo de comunicação na sua empresa. 2) Quais são as principais barreiras à boa comunicação? 3) Como poderia melhorar o feedback na sua empresa?
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Obrigado Até a próxima aula
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