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Projeto de Educação à Distância para Universidades

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Apresentação em tema: "Projeto de Educação à Distância para Universidades"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Educação à Distância para Universidades

2 Quem Somos Empresa do grupo Edumed, especializada em projetos de uso tecnologias de informação e comunicação em educação Fundada e coordenada por um grupo de pesquisadores da UNICAMP em 2000 Experiência de 13 anos em EaD usando Web, plataformas LMS, videoconferência, satélites, etc. Grandes clientes (Universidade Bandeirante, Universidade Anhangüera, Microlins)

3 Oportunidades da EAD para IES
Substituição de 20% da carga horária a distância em todos os cursos presenciais Regime de dependência a distância Oferta de cursos a distância Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais entre os campus Cursos fechados para empresas Universidade corporativa (treinamento interno)

4 Vantagens da EAD para a IES
Grandes ganhos de escala: Alta escalabilidade das soluções baseadas na Web e em satélite Um professor de altissima qualidade dá aulas para várias salas simultâneas Transmissão de cursos que ainda não existem em outros campus Reutilização de conteúdos em vários formatos (satélite, Internet, impressos, DVD e CD-ROMs) Expansão do número de campus e de alunos com investimentos menores Compartilhamento e redução de custos

5 Vantagens da EAD para a IES
Criação de campus fora de sede com maior rapidez e sem burocracia do MEC Permite campus menores, que não teriam viabilidade econômica no modelo presencial Expansão em nível nacional e internacional Solução do problema de saturação de mercados onde atua Criação de novos cursos no modelo a distância

6 Soluções EduLogica Ensino via WWW e Internet (Ambiente Virtual de Aprendizado – AVA) Plataformas LMS (Learning Management System): TelEduc e Moodle Classe Virtual (áudio e vídeo via Internet) Ensino Telepresencial por Videoconferência Transmissão via Satélite (EPCIS) Transmissão via rede terrestre dedicada Rede Wireless para todo o campus

7 AVA Ambiente Virtual de Aprendizado via Web
Solução AVA Ambiente Virtual de Aprendizado via Web

8 Ambiente Virtual de Aprendizagem
O que é: servidor com software especializado com todas as ferramentas e recursos necessários para ministrar um curso totalmente pela Web Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, ) Aprendizado independente e colaborativo

9

10 Ferramentas e Recursos
Livros eletrônicos Wikis Lições interativas Páginas em HTML Arquivos PDF, PPT, etc. Páginas de links Áudios e vídeos Tarefas, trabalhos com correção Calendário Fóruns de discussão Enquetes Chats Mural de avisos Diário e Portfólio Perfil do aluno Questionários de avaliação, provas

11 Leitura (PDF) Glossário Fórum Prova

12 Classe Virtual em Tempo Real
Video stream Chat audio texto

13 Ambiente Virtual de Aprendizagem
Cursos Puramente Presenciais Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via Cursos Mistos ou Puramente Remotos Mais: Comunicação síncrona (chat) Gerenciamento acadêmico on-line Avaliação on-line

14 Estratégia gradativa rumo à EAD
Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância

15 Campus Virtual Todos os docentes e discentes serão cadastrados e terão uma senha de acesso Carregamento semestral automático da árvore de cursos e disciplinas no ambiente virtual, juntamente com ementas, docentes e alunos matriculados em cada uma Docentes serão treinados presencialmente para usar o ambiente virtual, inclusive carregamento de materiais, interatividade e gestão Discentes serão treinados semi-presencialmente para usar o ambiente virtual adequadamente Docentes carregarão slides, apostilas, artigos, questionários, exercícios e provas, links na Internet, etc. para servir de apoio a distância e poderão interagir com os alunos fora de classe Tutores especialmente contratados e treinados, com menor custo, auxiliarão o grosso das atividades no site

16 Estratégia de implantação
Análise, desenvolvimento, planejamento e implantação completa e integrada Implantação da plataforma AVA e da rede satelital Implantação dos polos remotos próprios e conveniados Consultoria especializada e transferência de know-how do Instituto Edumed de Campinas por 12 meses.

17 EPCIS Ensino Presencial Conectado Interativo Via Satélite
Solução EPCIS Ensino Presencial Conectado Interativo Via Satélite

18 Cursos por Videoconferência
Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Classe sintetizada: um professor pode transmitir interativamente para várias salas ao mesmo tempo Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

19 Plataforma Integrada EPCIS
Plataforma Web/Internet para suporte on-line ao ensino e aprendizagem (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) Plataforma de vídeo digital interativo via satélite Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Integração total entre as duas plataformas Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição

20 Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro pilares:
Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância

21 Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro competências:
Capacitação do discentes Capacitação dos docentes e tutores Trabalho de equipe multidisciplinar Avaliação múltipla e permanente

22 Satélite Bidirecional
Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP Modem 360E TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet Modem 360E TV VCR IRD Downlink: satélite Uplink: satélite

23 Grupo Fechado de Usuários
Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários

24 Centro de Geração de Conteúdo
O CGC pode ter vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores cresce gradativamente respondendo à demanda O CGC conta com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

25 Área atingida pelo satélite

26 Estúdio de geração de aulas por TV
Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas

27 Recursos audiovisuais
Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

28 Unidade de Recepção TV Internet Sala multiuso Sala de computadores
Videoconferência Sala multiuso Sala de computadores

29 Computador de videoconferência
Microfone TV Webcam Monitor de vídeo PC Mouse

30 Metas da implantação Implantação de um Núcleo de Educação a Distância, com profissionais especializados Implantação de um ambiente virtual de aprendizado (IES Virtual) para ensino via Internet Implantação de um sistema de TV digital interativa via satélite (IES Sat) para ensino telepresencial

31 Organograma do Projeto
Coordenação Geral Assessoria Coordenação Educacional Coordenação Técnica Administração Design Instrucional Operações de Informática Secretaria Criação Gráfica Operações de TV Gestão do Projeto Treinamento e Suporte Operações de Satélite Divulgação Operações LMS Centro de Contato Análise e Relatório Operações Docentes

32 Exemplo: Graduação Carga didática total: 3.200 h em 4 anos
Atividades telepresenciais: h em classe Atividades à distância: 600 horas em classe e h pela rede Atividades presenciais: 600 horas

33 Atividades iniciais Capacitação do NEAD
Desenvolvimento dos cursos de capacitação de docentes e de tutores Implantação piloto do regime de dependência a distância Desenvolvimento de um curso semipresencial de treinamento dos docentes dos cursos tecnológicos de gestão em técnicas e recursos didáticos Implantação da rede satelital

34 Atividades futuras Substituição de 20% da carga didática atual pela modalidade a distância em todos os cursos Adoção universal da DP a distância Implantação das atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais curriculares e extracurriculares intercampi Cursos fechados para empresas Universidade corporativa

35 Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento
Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância Defesas de teses

36 Outras aplicações Seminários de desenvolvimento administrativo, docente, etc. Transmissão de congressos, convenções virtuais Lançamento de novos projetos e serviços Grupos de foco

37 Novas Disciplinas Iniciais
Informática para usuários (presencial) Técnicas de estudo e aprendizado Internet e Web para apoio ao ensino Pesquisa e organização bibliográfica

38 Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD EduLogica Educação e Tecnologia
Instituto Edumed Tel. (019) Cel. (081)


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