Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
2
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB ATUADORES
ELETROINJETORES SCOPINO TREINAMENTOS
3
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.
4
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
5
Já tivemos aula sobre: BOMBA DE COMBUSTÍVEL.
Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB ELETROINJETORES.
6
ACELERADOR ELETRÔNICO
DIAGRAMAÇÃO INTERRUPTOR DE ÓLEO * E C U IAW 4SF 4AFB REDE CAN SONDA LAMBDA * ACELERADOR ELETRÔNICO ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO * 04 INJETORES * PRESSOSTATO A/C * BOBINAS 1 e 2 INTERRUPTOR DE FREIO * CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * ELETROVENTILADOR VSS – VELOCIDADE * ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA * MAP+TEMPERATURA DO AR * AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 IMOBILIZADOR
7
ELETROINJETORES DANDO SEQUÊNCIA NAS AULAS SOBRE ATUADORES, OU SEJA, SINAIS DE SAÍDA, VAMOS ABORDAR O MAIS CONHECIDO DESTES ATUADORES, OS ELETROINJETORES, CONHECIDOS TAMBÉM POR BICOS INJETORES. NESTES SISTEMAS DO NOVO PÁLIO TEMOS SEMPRE SISTEMAS MULTIPONTO.
8
MULTIPONTO
9
FUNÇÕES OS ELETROINJETORES, SÃO ELETROVÁLVULAS DO TIPO NF, NORMALMENTE FECHADA, COMANDADAS PELA ECU, QUE EXCITANDO A SUA BOBINA INTERNA, PROVOCA O LEVANTAMENTO DA VÁLVULA DE AGULHA, LIBERANDO A PASSAGEM DO COMBUSTÍVEL AO COLETOR DE ADMISSÃO.
10
LOCALIZAÇÃO
11
FUNCIONAMENTO PARA O CONTROLE DE SEU FUNCIONAMENTO, A ECU CONTROLA O PULSO NEGATIVO, DE FORMA EXTREMAMENTE PRECISA, EM ms MILISEGUNDOS, SEGUINDO O SEU MAPEAMENTO INTERNO, E ALTERANDO O TEMPO TODO O TI (TEMPO DE INJEÇÃO), PARA ADEQUAÇÃO DA MISTURA AR+COMBUSTÍVEL.
12
TRAVA DE FIXAÇÃO E ANÉIS
13
PRESSÃO DO SISTEMA A PRESSÃO DO SISTEMA QUE É DE 3,5 bar, CONTROLADO PELO REGULADOR DE PRESSÃO, E O TEMPO EM QUE O INJETOR PERMANECE ABERTO É QUE DETERMINAM A VAZÃO DO COMBUSTÍVEL INJETADO EM FORMA DE SPRAY NO COLETOR DE ADMISSÃO. A ECU DETERMINA O TI PARA A REAL VAZÃO NECESSÁRIA.
14
PRESSÃO DE TRABALHO
15
DICA OS ELETROINJETORES SOMENTE DEVEM SER LIMPOS EM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS, E NÃO PODEM SER TESTADOS COM TENSÃO DIRETA E CONTÍNUA DA BATERIA, LEMBRANDO QUE O MESMO FUNCIONA NO VEÍCULO SEMPRE EM FORMA DE PULSO, SENDO ENERGIZADO E CORTADO EM SEQUÊNCIA.
16
INJETOR FLEX PARA CONTER AS PROPRIEDADES DE APLICAÇÃO DE BICOMBUSTÍVEL, ALÉM DE TRATAMENTO SUPERFICIAL CONTRA A CORROSÃO, FOI ALTERADA A VAZÃO DE COMBUSTÍVEL, OU SEJA, É UTILIZADA UMA MÉDIA ENTRE A VAZÃO DOS INJETORES DE VEÍCULOS MOVIDOS A GASOLINA E A ÁLCOOL.
17
TUBO DISTRIBUIDOR
18
TESTE E LIMPEZA O TESTE DE VAZÃO DOS INJETORES DEVE SER FEITO EXTERNAMENTE, ASSIM COMO A LIMPEZA POR SISTEMA DE ULTRASOM. JÁ A MEDIÇÃO DE SUA RESISTÊNCIA ELÉTRICA PODE SER MEDIDA COM O MULTÍMETRO E DEVE SER DE 14 A 20 Ohms. A LIMPEZA É RECOMENDADA A CADA km OU AO OCORRER FALHAS.
19
PINAGEM SISTEMA 4SF: SISTEMA 4AFB: INJETOR 1= PINO 79 DA ECU 71
20
CUIDADO COM OS CONECTORES
21
DICA OS ELETROINJETORES SÃO ACIONADOS NA PARTIDA DE FORMA SEMI-SEQUÊNCIAL, E EM POUCOS SEGUNDOS A ECU DETERMINA QUEM É O 1º OU 4º CILINDRO, PARA ENTÃO TORNAR O MAPEAMENTO NA SEQUÊNCIA DO TEMPO DE ADMISSÃO, DESTA FORMA, O SISTEMA TORNA-SE MAIS EFICAZ E MENOS POLUENTE.
22
O TEMPO DE INJEÇÃO É O MESMO NOS QUATRO INJETORES ?
PERGUNTA O TEMPO DE INJEÇÃO É O MESMO NOS QUATRO INJETORES ?
23
RESPOSTA NÃO. A ECU FAZ O CONTROLE INDIVIDUAL INJETOR POR INJETOR, DE ACORDO COM SINAIS RECEBIDOS COMO SONDA LAMBDA E DE DETONAÇÃO.
24
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 33/2008 NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEX AULA 11 Instrutor Scopino
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.