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AULA TÉCNICA 67 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M
INJETORES, CANISTER E MÓDULO DIS ATUADORES: SCOPINO TREINAMENTOS

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5 Já tivemos aula sobre: SENSORES LAMBDA E DETONAÇÃO.
Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 07 ATUADORES.

6 E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA *
VÁLVULA EGR LINEAR ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO * 04 INJETORES * COMANDO A/C * MÓDULO DIS * FASE * CANISTER * POSIÇÃO BORBOLETA * ELETROVENTILADOR VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA SENSOR MAP * AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR * CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

7 INJETORES SÃO AS ELETROVÁLVULAS COMANDADAS PELA ECU, QUE PERMITEM A PASSAGEM DO COMBUSTÍVEL NA QUANTIDADE EXATA, CALCULADA PELO TEMPO DE ABERTURA DE SUA VÁLVULA. SÃO OS PRINCIPAIS ATUADORES DO SISTEMA, E TEMOS 01 INJETOR POR CILINDRO, SISTEMA MULTIPONTO.

8 A ECU COMANDA O SINAL

9 PONTA DO INJETOR

10 DETALHES OS INJETORES SÃO VÁLVULAS DO TIPO NF, NORMALMENTE FECHADA, SENDO QUE POSSUI UMA MOLA QUE QUANDO A SUA BOBINA INTERNA NÃO ESTÁ ENERGIZADA ESTA MOLA FECHA A VÁLVULA, E NÃO É INJETADO COMBUSTÍVEL. ESTÃO POSICIONADOS NO COLETOR DE ADMISSÃO BEM PRÓXIMO ÀS VALVULAS DE ADMISSÃO.

11 LOCALIZAÇÃO

12 O INJETOR

13 O INJETOR A ECU CALCULA O TI, TEMPO DE INJEÇÃO, QUE É O TEMPO EM ms, MILISEGUNDOS, E ENVIARÁ PULSO NEGATIVO, DE FORMA INDIVIDUAL, PARA CADA UM DOS INJETORES, POIS TEMOS NO MULTEC M A INJEÇÃO MULTIPONTO SEQUÊNCIAL. A ALIMENTAÇÃO POSITIVA (TENSÃO DA BATERIA) É VIA RELÉ PRINCIPAL.

14 PINOS LIGAÇÕES: INJETOR 1 => PINO C4 INJETOR 2 => PINO C3
OBS. ATENÇÃO A MAL CONTATO NO CONECTOR CENTRAL DO VÃO DO MOTOR.

15 MAL CONTATO

16 VALORES A LIMPEZA DO INJETOR DEVE SER FEITA POR SISTEMA DE ULTRASOM ENTRE A km. RESISTÊNCIA TI 12,0 à 13,0 ohms 2,0 à 4,0 ms

17 DICA O TEMPO DE INJEÇÃO DEVE ESTAR OSCILANDO O TEMPO TODO, MESMO EM MARCHA LENTA. COMO O ACESSO A ESTES INJETORES É DIFÍCIL, VALE A PENA SEMPRE FAZER OS TESTES NA MÁQUINA DE LIMPEZA ANTES DE REMONTÁ-LOS. ATENÇÃO ESPECIAL Á APLICAÇÃO DE ACORDO COM O MOTOR.

18 MÓDULO DIS NO SISTEMA MULTEC M, TEMOS UMA BOBINA DUPLA ACOPLADA A UM MÓDULO DE POTÊNCIA, CHAMADO DE MÓDULO DIS, DE SISTEMA DE IGNIÇÃO DIRETA. NESTE ATUADOR, TEMOS A ECU CONTROLANDO O PONTO E ÂNGULO DE PERMANÊNCIA DO SISTEMA DE IGNIÇÃO.

19 MÓDULO DIS

20 FUNÇÃO FIXO NA LATERAL DO CABEÇOTE, O MÓDULO DIS OU SIMPLESMENTE BOBINA DE IGNIÇÃO É A PEÇA QUE TRANSFORMA A BAIXA TENSÃO DA BATERIA EM ALTA TENSÃO REQUERIDA NAS VELAS. ATRAVÉS DO MÓDULO AMPLIFICADOR DE SINAL, TEMOS OS ENROLAMENTOS PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO.

21 OS PINOS PINO A => D14 PINO B => C14 PINO C => MASSA
PINO D => F19 – POSITIVO PRIMÁRIO= NÃO MEDE SECUNDÁRIO= 6000 ohms

22 CANISTER

23 DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, A VÁLVULA DE PURGA DO CANISTER, COMANDADA PELA ECU PELO PINO A13, PARA RESPIRO E LIMPEZA DO CARVÃO ATIVADO, A LIGAÇÃO É FEITA PELA ELETROVÁLVULA AO COLETOR DE ADMISSÃO EM ROTAÇÕES INTERMEDIÁRIAS COM O MOTOR AQUECIDO.

24 PERGUNTA O QUE DANIFICA A BOBINA ?

25 RESPOSTA ALTA TENSÃO REQUERIDA VELAS CABOS DE VELAS ALTA TEMPERATURA

26 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 69/ AULA 09 - Atuadores CORSA 16V Instrutor Scopino 


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