Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
3
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
4
AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA
TEMA DE HOJE: MULTÍMETRO 3 - FINAL SCOPINO TREINAMENTOS
5
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
6
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
7
JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE MULTÍMETRO 2
Nesta aula veremos: A ÚLTIMA AULA SOBRE MULTÍMETRO 3
8
RECAPITULANDO
9
FUNÇÕES NO MULTÍMETRO JÁ VIMOS VÁRIAS FUNÇÕES, CONSIDERADAS BÁSICAS NO MULTÍMETRO AUTOMOTIVO. AGORA VEREMOS MAIS DETALHES DESTA FERRAMENTA BÁSICA E MUITO ÚTIL NO DIA A DIA DA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA.
10
O MULTÍMETRO AUTOMOTIVO
11
FUNÇÃO ROTAÇÃO UTILIZADA PARA SE MEDIR A RPM DO MOTOR, PODE OU NÃO TER A PINÇA PARA MEDIÇÃO ATRAVÉS DE CABOS DE IGNIÇÃO. EM VEÍCULOS COM DISTRIBUIDOR LIGAR A PINÇA NO CABO DA BOBINA, EM SISTEMAS DIS (SEM DISTRIBUIDOR) LIGAR EM UM DOS CABOS DE IGNIÇÃO E MULTIPLICAR POR 2 O VALOR ENCONTRADO.
12
MEDIÇÃO DA RPM DIS
13
SEM A PINÇA NO MULTÍMETRO SEM A PINÇA DE INDUTÂNCIA, PODEMOS TAMBÉM MEDIR A ROTAÇÃO ATRAVÉS DO PRIMÁRIO DA BOBINA DE IGNIÇÃO, BASTANDO LIGAR A GARRA PRETA À MASSA, E A GARRA VERMELHA NO TERMINAL 1 OU NEGATIVO DA BOBINA DE IGNIÇÃO, SELECIONANDO O NÚMERO DE CILINDROS NO MULTÍMETRO.
14
SELECIONAR CILINDROS
15
TESTE NA BOBINA
17
ÂNGULO DE PERMANÊNCIA ESTE TESTE É UTILIZADO EM SISTEMAS ONDE A IGNIÇÃO NÃO É CONTROLADA POR UMA UNIDADE ELETRÔNICA. SERVE PARA TESTAR O ÂNGULO DE PERMANÊNCIA DA BOBINA, QUE SIGNIFICA DIZER O TEMPO EM QUE ELA ESTÁ SENDO ENERGIZADA (CARREGADA), É IGUAL AO TEMPO EM QUE O PLATINADO ESTÁ FECHADO.
18
ÂNGULO DE PERMANÊNCIA
19
ÂNGULO DE PERMANÊNCIA DEVEMOS SELECINAR A ESCALA RESPECTIVA AO NÚMERO DE CILINDROS DO MOTOR, E ATERRAR A GARRA PRETA, UTILIZAR A VERMELHA NO TERMINAL 1 (NEGATIVO) DA BOBINA NA ROTAÇÃO RECOMENDADA. NESTE TESTE DESCOBRIMOS FALHAS NA REGULAGEM DE PLATINADOS OU NA IGNIÇÃO ELETRÔNICA (ABERTURA DAS ARANHAS).
20
TEMPERATURA
21
TEMPERATURA HÁ TAMBÉM A FUNÇÃO TEMPERATURA EM MUITOS MULTÍMETROS, ONDE ATRAVÉS DE UMA PINÇA ESPECIAL, PODEMOS MEDIR DE VÁRIAS FORMAS A TEMPERATURA EM GRAUS CELSIUS. ESTE TESTE FACILITA ALGUNS PROCEDIMENTOS EM SENSORES E NO MOTOR EM ATÉ CERCA DE 1000 ºC .
22
CUIDADOS FINAIS
23
CUIDADOS FINAIS LEMBRE-SE QUE TODA FERRAMENTA PRECISA DE CUIDADOS ESPECIAIS, QUE DEVEMOS SEMPRE LER COM ATENÇÃO O MANUAL DE OPERAÇÕES DO EQUIPAMENTO, E QUE ESTES APARELHOS DEVEM SER UTILIZADOS COMO ATALHOS PARA UMA CONCLUSÃO DO TÉCNICO QUE O UTILIZA. SEMPRE RACIOCINE BEM, E TENHA UM OBJETIVO PARA ALCANÇAR.
24
PERGUNTA É CONSIDERADO NEGATIVO TODA A LATARIA DO VEÍCULO ?
25
RESPOSTA SIM. É O QUE CHAMAMOS DE MASSA, OU SEJA TODA A CARROÇARIA E PARTES METÁLICAS DO VEÍCULO, ESTÃO, NORMALMENTE LIGADOS AO TERMINAL NEGATIVO DA BATERIA.
26
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: / 44 ELÉTRICA E ELETRÔNICA BATERIA 1 Instrutor Scopino
27
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.