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UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APRESENTAÇÃO E NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO CURSO Recife, 07 de fevereiro de 2009.

2 Corpo docente e técnico
Coordenador: Prof. Dr. José Luis Simões Vice-coordenador: Prof. Dr. Edilson Fernandes Professores convidados Prof. Dra. Tereza França Prof. Dr. Ademir Gebara Prof. MS. Azenildo Moura Prof. MS. Júlio Ricardo Profa. MS. Izabel Sena 02 professores palestrantes (Dr. Wanderlei /UFPR e Dr. Tony Honorato/UEL) SECRETARIA: Verinalda, Isis e Fábio. Webdesigner: Márcio Informações complementares: consultar site do curso

3 Alunos Por favor, se apresentem. Nome Idade (facultativo)
Escola em que trabalha Cidade Experiência na área Expectativa em relação ao curso de especialização

4 DISCIPLINAS Metodologia de Pesquisa Aplicada à Educação Física
Didática da Educação Física Escola, Estado e Sociedade História e Sociologia da Atividade Física e do Esporte Conteúdos da Educação Física Escolar: jogos, lutas, danças e ginásticas Nutrição e Obesidade na Escola: Implicações na Saúde do Aluno Educação Física Escolar: da Educação Infantil ao Ensino Médio Corporeidade e Ludicidade na escola

5 CARGA HORÁRIA 360h COMPOSIÇÃO: 08 DISCIPLINAS
Seminários de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Apresentação de artigo/projeto de pesquisa no III Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (CNEF) normas no site: ENTREGA E APRESENTAÇÕES DO TCC

6 Objetivos do curso Objetivo geral:
Proporcionar, aos profissionais que atuam com o ensino da Educação Física, oportunidades de reflexão e experimentação quanto ao aprofundamento do aprendizado da cultura corporal, das ginásticas, dos jogos, dos esportes e da recreação durante a escolarização formal. Objetivos específicos: Estimular, por parte dos profissionais, a reflexão continuada sobre aspectos epistemológicos, práticos e didáticos do aprendizado da Educação Física Escolar. Ampliar o domínio dos conceitos da cultura corporal pertinentes ao universo escolar. Discutir inovações resultantes das pesquisas em Educação Física. Acompanhar processos de sondagem de conhecimento e de intervenção de desenvolvimento da Educação Física durante o processo de escolarização formal. Propor e analisar investigações realizadas em aulas de Educação Física, tanto no desenvolvimento das disciplinas quanto para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

7 Avaliação O processo de avaliação e aprovação será formalizado pela consistência, coerência e coesão dos diferentes produtos constantes dos diversos momentos do curso: atividades das disciplinas, seminários de projetos de pesquisa e Apresentação do TCC, em uma escala de 0 a 10 (zero a dez). Para fins de aprovação, os alunos deverão obter, no mínimo, média 7,0, tanto nas disciplinas quanto no Trabalho de Conclusão de Curso. Efetivamente, haverá avaliação pelos/as alunos/as através de instrumento que indique o que foi mais significativo do curso para ele/a; contribuições do curso – aspectos positivos e negativos para sua atuação docente; o que precisa ser feito para a melhoria da formação continuada dos/as professores/as; as condições gerais do curso nos aspectos físicos e materiais. Serão solicitados aos alunos trabalhos em grupo e individuais, provas teóricas e práticas, de acordo com a metodologia empregada pelos professores. A participação no III CNEF será considerada como atividade científica vinculada ao processo de elaboração do TCC.

8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) refere-se a uma pesquisa acerca da temática do curso tomando como foco empírico um dos aspectos da prática do docente/aluno. A pesquisa será julgada por uma banca a qual será composta pelo orientador, um professor do Centro de Educação e por um convidado especialista. O trabalho deverá ser desenvolvido individualmente e seguir critérios que salvaguardem a produção de uma pesquisa acadêmica em nível de pós-graduação lato sensu. A nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso será 7,0 (sete). Serão avaliados os itens: objetivos da pesquisa relacionados a projetos de intervenção na área de Educação Física Escolar, rigor metodológico na elaboração do trabalho final, clareza na argumentação teórica e coerência textual. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos da Especialização deverá versar sobre uma temática prática do ensino e aprendizagem da Educação Física Escolar e, preferencialmente, envolverá sondagens dos conhecimentos dos alunos e intervenções mediadas pelos participantes do curso, de modo a observar possíveis avanços de compreensões da cultura corporal dos estudantes no processo de escolarização. O formato escolhido para a apresentação da TCC é o de monografia, de modo a também estimular nos participantes do curso a prática investigativa em sala de aula e a socialização de pesquisas realizadas.

9 FREQUÊNCIA E APROVAÇÃO
Freqüência mínima de 75% da carga horária da disciplina. Nota final por disciplina não inferior a 7,0. Apresentação de artigo ou projeto/pôster no III CNEF. Realização de uma pesquisa e apresentação de seus resultados escritos em forma de artigo científico e apresentação oral para uma banca composta por professores e aberta ao público em geral.

10 DOCUMENTOS E DECLARAÇÕES
SOLICITAÇÃO À SECRETARIA DO CURSO. PRAZO (05 DIAS) DIPLOMAÇÃO: APÓS CONCLUSÃO DO CURSO SERÁ ENCAMINHADO PROCESSO À PROPESQ PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO.

11 DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Discussão/reflexão sobre os recursos didáticos e as práticas de ensino na Educação Física Escolar. Bibliografia de referência: FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. Scipione, São Paulo, 1990. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez, São Paulo, 1996. PILETTI, Claudino. Didática geral. Editora Ática. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. DP&A, Rio de Janeiro, 2001. NEIRA, Marcos Garcia. Desenvolvendo Competências em Educação Física. Guarulhos: Phorte, 2001. ________. Educação Física para o Ensino Médio. Guarulhos: Phorte, 2003

12 AFINAL, O QUE É ...? O que é didática? Para que serve a didática?
Quando o professor tem didática? Existe professor sem didática? Quais os elementos centrais da didática? A Ed. Física exige uma didática específica? Por quê? Quais os recursos didáticos mais utilizados na Ed. Física Escolar? Qual sua opinião sobre esses recursos/estratégias didáticas?

13 A didática do professor de Ed. Física
A teoria do professor democrático A teoria do professor conservador A teoria do professor Capitão Nascimento A teoria do professor Revolucionário A teoria do professor “cansado” A teoria do professor amigão A didática do PROFESSOR PESQUISADOR A didática do PROFESSOR COM COMPROMISSO SOCIAL


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