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Gestão Estratégica de Pessoas - O processo de Certificação Ocupacional

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica de Pessoas - O processo de Certificação Ocupacional"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica de Pessoas - O processo de Certificação Ocupacional
1º FÓRUM NACIONAL EM GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇAO PÚBLICA Gestão Estratégica de Pessoas - O processo de Certificação Ocupacional 4 DE JUNHO DE 2008

2 AGENDA CHOQUE DE GESTÃO Segunda Geração 2007-2010
Estado para Resultados Gestão Estratégica de pessoas Ampliação da Profissionalização dos Gestores Públicos

3 Princípios do Estado para Resultados
- Compromissos - Estratégia de Desenvolvimento

4 Compromissos Básicos Qualidade Fiscal Gestão Eficiente Resultados
Equilíbrio fiscal como pressuposto da ação governamental Elevação do investimento estratégico, simplificação e descomplicação Gestão Eficiente Ênfase setorial: qualidade e produtividade do gasto setorial e atendimento ao cidadão Resultados Monitoramento e avaliação: desempenho do Governo mensurado pela evolução dos indicadores finalísticos Governança: Coordenação de Governo por Áreas de Resultados Incentivos: acordo de resultado do órgão contratualiza as Áreas de Resultado

5 Estratégia de Desenvolvimento
Integração Territorial Competitiva Sustentabilidade Ambiental Equidade e Bem-estar Perspectiva Integrada do Capital Humano Investimento e Negócios Rede de Cidades Estado para Resultados

6 Mapa Estratégico

7 ESTADO PARA RESULTADOS
MINAS: O MELHOR ESTADO PARA SE VIVER PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO – 2007/2023 Perspectiva Integrada do Capital Humano Investimento e Negócios Integração Territorial Competitiva Rede de Cidades Eqüidade e Bem-estar Sustentabilidade Ambiental QUALIDADE FISCAL QUALIDADE E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA QUALIDADE E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA ESTADO PARA RESULTADOS ÁREAS DE RESULTADOS Educação de Qualidade Investimento e Valor Agregado da Produção Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva Rede de Cidades e Serviços Vida Saudável Inovação, Tecnologia e Qualidade Qualidade Ambiental Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce Protagonismo Juvenil Logística de Integração e Desenvolvimento Defesa Social DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PESSOAS INSTRUÍDAS, SAUDÁVEIS E QUALIFICADAS CIDADES SEGURAS E BEM CUIDADAS EQÜIDADE ENTRE PESSOAS E REGIÕES JOVENS PROTAGONISTAS EMPRESAS DINÂMICAS E INOVADORAS

8 Estratégia Governamental:
PMDI - PPAG VISÃO: Tornar MG o melhor estado para se viver REULTADOS PARA A SOCIEDADE Á R E A S D E R E S U L T A D O PROJETOS ESTRUTURADORES CADERNOS: Metas e estratégia de implementação (por Secretaria) Projeto Estruturador – Ampliação da Profissionalização dos gestores Público Estrutura Governamental e Modelo de gestão: GOV/VICE AR – 1ª Etapa Sistema Operacional Secretaria Secretaria Secretaria Secretaria Secretaria AR – 2ª Etapa Equipes da Secretaria, unidades vinculada e subordinadas Equipes da Secretaria, unidades vinculada e subordinadas Equipes da Secretaria, unidades vinculada e subordinadas Equipes da Secretaria, unidades vinculada e subordinadas Equipes da Secretaria, unidades vinculada e subordinadas Gestão de Pessoas: ADI e Prêmio PRÊMIO PRÊMIO PRÊMIO PRÊMIO PRÊMIO Metas por equipe Metas por equipe Metas por equipe Metas por equipe Metas por equipe

9 Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos
Objetivo Profissionalizar a gestão pública por meio da seleção, avaliação e desenvolvimento de gestores (gerentes) públicos, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Administrações direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Escopo Mapeamento das competências gerenciais. Organização de programas de seleção de gestores públicos, incluindo processos de certificação. Estabelecimento de programas de formação e desenvolvimento gerencial. Desenvolvimento de metodologia de avaliação de desempenho gerencial, com base em competências e resultados.

10 Ação: Mapeamento das competências básicas dos gestores públicos
Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos Ações – Produtos – Meta 2007 Ação: Mapeamento das competências básicas dos gestores públicos Ação: Mapeamento das competências básicas dos gestores públicos PRODUTO META 2007 Perfil de competências gerenciais básicas desenhado 1 Ação: Programa de desenvolvimento profissional para gerentes PRODUTO META 2008 Gerente capacitado 600

11 Mapeamento das competências básicas dos gestores públicos
Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos Mapeamento das competências básicas dos gestores públicos DIAGRAMA DO PROCESSO DE MAPEAMENTO E VALIDAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS GESTORES PÚBLICOS PRODUTO 1 2 3 4 5 FASES MONTAGEM DO FOCUS GROUP PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENHO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS WORKSHOP DE VALIDAÇÃO SCPRH AJUSTES VALIDAÇÃO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS AJUSTES CARGO GERENCIAL COM PERFIL DE COMPETÊNCIAS DESENHADO E VALIDADO DESENVOLVIMENTO Indicação Superintendência Alta Administração Plano de trabalho Grupo Focado (1) Grupo de Análise Contributiva (2) Grupo Consultivo dos Gestores (3) SCPRH Grupo Focado CERTIFICAÇÃO AVALIAÇÃO

12 Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos
PERFIL DE COMPETÊNCIAS DOS GESTORES PÚBLICOS VISÃO SISTÊMICA COMPETÊNCIA TÉCNICA COMPARTILHAMENTODE INFORMAÇÕES E DE CONHECIMENTOS ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS GESTÃO DE PESSOAS LIDERANÇA DE EQUIPES CAPACIDADE INOVADORA

13 Gerente avaliado pela nova metodologia 600
Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos Ações – Produtos – Meta 2007 Ação: Desenvolvimento e aplicação de metodologia de avaliação de desempenho de gestores públicos PRODUTO META 2009 Gerente avaliado pela nova metodologia 600 Ação: Certificação Ocupacional Ação: Certificação Ocupacional PRODUTO META 2008 Processo de certificação ocupacional realizado 5

14 CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL
Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Certificação Ocupacional busca mensurar as capacidades e o potencial de desempenho de indivíduos aptos a compor bancos de potenciais orientados aos cargos de recrutamento amplo, com livre nomeação e exoneração, considerados estratégicos pelo Estado.

15 CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL
Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL O objetivo é dotar o Poder Executivo de um mecanismo eficiente de recrutamento e alocação de pessoas que comprovadamente possuam as capacidades técnicas e comportamentais adequadas aos cargos escolhidos.

16 ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO Escolha da função a ser referência no processo (Funções Estratégicas) Mapeamento das competências projetadas essenciais à função, cujo produto é o Mapa de Elementos Normativos da mesma Criação do Comitê Técnico de Certificação Publicação do Edital de Certificação – Filtro de candidatos à Certificação Aplicação dos Exames (exame de conhecimentos, dinâmica situacional e entrevista individual) Publicação da lista de pessoas certificadas.

17 Utilização do Mapa de Elementos Normativos
Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos Utilização do Mapa de Elementos Normativos Capacitação: o mapa mostra as áreas de conhecimento, bem como os comportamentos a serem desenvolvidos pelos profissionais, servindo como base para a formação dos cursos e outras ações; Provimento: usado no Processo de Certificação, o Mapa é a ferramenta principal na construção dos exames; Avaliação: o Mapa é um excelente referencial técnico para a avaliação de desempenho, uma vez que possibilita enxergar a função em toda sua plenitude.

18 Premiação por Resultados Avaliação de Desempenho
Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Provisão Premiação por Resultados Desenvolvimento Avaliação de Desempenho

19 Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos
BALANÇO Certificação de dirigentes máximos das unidades de planejamento, gestão e finanças: Primeiro processo: 607 inscrições; 300 selecionadas; 105 certificadas Segundo processo 490 inscrições; 250 selecionadas; 31 certificados. Processos em andamento: Diretor das Gerências Regionais de Saúde (SES) Diretor de Atendimento Sócio-educativo (SEDS) Diretor de Recursos Humanos

20 Subsecretário de Gestão de Minas Gerais
Obrigado Frederico Melo Subsecretário de Gestão de Minas Gerais


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