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PublicouPietra Pombo Alterado mais de 10 anos atrás
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Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Ambiente de Marketing O ambiente de marketing de uma empresa consiste em atores e forças que afetam a capacidade de desenvolver e manter relacionamentos bem-sucedidos com seus clientes. O ambiente de marketing oferece tanto oportunidades como ameaças, e as empresas bem-sucedidas sabem que são vitais a observação e adaptação constantes às mudanças do ambiente. MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
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Ambiente de Marketing O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes: a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente — forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
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O Microambiente das Empresas
Ambiente de Marketing O Microambiente das Empresas A tarefa de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, o sucesso dessa tarefa depende de outros atores do microambiente da empresa: A Empresa; Os Fornecedores; Os Intermediários; Os Clientes; Os Concorrentes; Os Públicos. MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
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O Macroambiente das Empresas
Ambiente de Marketing O Macroambiente das Empresas A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa: Ambiente econômico; Ambiente natural; Ambiente político; Ambiente sócio-cultural; Ambiente tecnológico. MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
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Comportamento do Consumidor
Comportamento do consumidor são as atividades físicas, mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de produtos e serviços para satisfação de necessidades e desejos. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
O comportamento do consumidor pode ser influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Fatores Culturais • Cultura • Subcultura • Classe social Fatores Sociais • Grupos de referência • Família • Papéis/ posições sociais Fatores Pessoais • Idade e estágio de ciclo de vida • Ocupação • Condições econômicas • Estilo de vida • Personalidade Fatores Psicológicos • Motivação • Percepção • Aprendizagem • Crenças e atitudes COM PRA DOR Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
Quem Compra? Ocupação Condições econômicas Estilo de Vida Personalidade Estágio do Ciclo de Vida da Família Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
Quem Compra? Consumidores levados pelo costume; Consumidores racionais; Consumidores motivados por preço; Consumidores impulsivos; Consumidores emocionais; Consumidores novos. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
Quem Compra? As pessoas assumem até 5 papéis na hora de decidir uma compra: 1. Iniciador 2. Influenciador 3. Decisor 4. Comprador 5. Usuário Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
Como Compra? Estágios da tomada de decisão 1. Reconhecimento de necessidade 2. Busca de informação 3. Avaliação de alternativas pré-compra 4. Compra 5. Consumo 6. Avaliação de alternativas pós-compra 7. Despojamento ou descarte Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
O que Compra? PRODUTOS BENS NÃO-DURÁVEIS Produtos descartáveis de uso freqüente (fósforo, vela, algodão). BENS DURÁVEIS Produtos com vida útil mais longa e cuja compra não é freqüente (aparelhos eletrônicos). SERVIÇOS Alto grau de intangibilidade, geralmente, “consumidos” no momento da compra (massagem terapêutica, educação). Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
O que Compra? Produtos • Tangíveis: algo físico (arroz, pilha, carro...) • Intangíveis: não palpável (conceitos, idéias...) • Duráveis: geladeira, roupas... • Não duráveis: sabão, carne... • Genéricos: produto físico + principal benefício (sal, aço...) • Ampliados: produto genérico + benefícios status produto genérico transporte (intangível) carro (tangível) produto ampliado conforto segurança Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
O que Compra? CLASSES DE PRODUTOS Bens de Conveniência Bens básicos de sobrevivência, consumidos com frequência, corriqueiros (jornal, feijão, remédio...), necessita-se de pouco esforço para obtê-los. Bens de Compra Comparada O consumidor exerce maior esforço para a compra, exige comparação de preço e benefício (mobília...) Bens de Uso Especial A compra ocorre com pouca frequência e exige esforço além do comum (jóias, carros novos, imóveis...) Bens de Demanda Negativa O consumidor precisa entender a necessidade de aquisição (seguros de carro, de saúde) Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
O que Compra? Serviços . Intangibilidade: mesmo apresentando também atributos tangíveis; . Perecibilidade: muito maior em serviços do que em produtos, por exemplo, uma sessão de cinema; . Inseparabilidade: quem presta o serviço deve necessariamente estar em contato com quem o recebe, não podendo o serviço ser guardado para uso posterior; . Variabilidade: não se sabe exatamente o resultado final, só é possível estimar como será a prestação do serviço; . Qualidade: emitida através de sinais dos benefícios a serem oferecidos (confiabilidade, presteza, empatia, garantia). Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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Comportamento do Consumidor
Por que Compra? Objetivos dos compradores industriais obtenção de lucro! Objetivos do compradores individuais satisfação de necessidades! Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
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