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Complexos Empresariais Integrados

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Apresentação em tema: "Complexos Empresariais Integrados"— Transcrição da apresentação:

1 Complexos Empresariais e Programa de Incentivo à Certificação e Acreditação em Sergipe (PROINC)

2 Complexos Empresariais Integrados

3 Complexos Empresariais Integrados
Os Complexos Empresariais Integrados são espaços de produção e gestão de negócios multissetoriais, que refletem a personalidade da região; No projeto, estão incluídas as discussões atuais sobre os modelos de desenvolvimento localizados, as estratégias espaciais de desenvolvimento local e a proposta da Secretaria de Estado do Desenvolvi-mento Econômico e da Ciência e Tecnologia - SEDETEC.

4 Complexos Empresariais Integrados
Novo arranjo empresarial, levando em consideração experiências exitosas de desenvolvimento, assim como as particularidades locais; O modelo de desenvolvimento e industrialização proposto será concebido por meio de um ambiente que permita uma interface entre empresas, os setores industriais, os governos locais e a comunidade; A cooperação entre essas instâncias deverá respeitar as dimensões econômica e territorial local/regional.

5 Complexos Empresariais Integrados
Características Áreas de 14,5 hectares; 19,8 hectares e 38 hectares reservadas para os complexos de acordo com as potencialidades de cada território; Galpões para micro, pequenas e médias empresas; Infra-estrutura (ruas asfaltadas, água, esgoto, telecomunicações); Participação de instituições financeiras apoiadoras do projeto.

6 Complexos Empresariais Integrados
Características Implantação de Centros para comercialização de produtos e oferta de serviços (contabilidade, informática, consultoria, etc.); Participação de instituições de apoio aos empresários (Sebrae, Senai, Sesi etc.); Gestão baseada no modelo de “Condomínio de Usuários”; Implantação de um Centro Vocacional Tecnológico - CVT, com salas de aula, laboratórios e um auditório.

7 Complexos Empresariais Integrados
Ações planejadas Melhorar as principais vias de acesso e escoamento da produção; Incentivar o investimentos em hospedagem (hotéis e pousadas) no entorno do complexo; Ter a presença de serviços municipais e estaduais (segurança, saúde, educação, limpeza etc).

8 Complexos Empresariais Integrados
Ações planejadas Planejamento do crescimento urbano no entorno do complexo, com a reserva de uma área para implantação de uma “área residencial” para os trabalhadores do complexo; Previsão para criação de uma área pública de lazer; Proposta de crescimento sustentável, respeitando o meio-ambiente e sempre que possível com uso de energias renováveis.

9 Complexos Empresariais Integrados

10 Complexos Empresariais Integrados Partido Arquitetônico

11 Centros Vocacionais Tecnológicos - CVT
Unidades de ensino profissionalizante e de serviços tecnológicos; Centros de popularização de C&T; Capacitação tecnológica da população adulta fora da escola e de alunos do ensino médio; Despertar da vocação dos jovens; Aproveitamento das oportunidades regionais; Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) em formação e serviços; Concebidos de acordo com as especializações produtivas das localidades (APL).

12 Programa de Incentivo à Certificação e Acreditação em Sergipe (PROINC)

13 ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO
PROINC OBJETIVOS Contribuir com o desenvolvimento local sustentável; Incentivar Certificações e Acreditações e conseqüentemente a melhoria da gestão das Organizações sergipanas, com aumento da QPC. ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO Promover a Normalização, Certificação e Acreditação em Gestão da Qualidade, Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Responsabilidade Social nas Organizações de Sergipe.

14 PROINC JUSTIFICATIVAS
Necessidade de aperfeiçoar o modelo de gestão das organizações sergipanas para atender o objetivo; Atender as demandas prioritárias identificadas pelo MCS - Movimento Competitivo Sergipe e Gera Ação, através de pesquisas e seus Fóruns de Lideranças.

15 PROINC PRODUTOS PRETENDIDOS
Ampliar o número de certificações e acreditações; Formar “massa crítica” no conhecimento das especificações e requisitos contidos nas Normas; Melhorar o desempenho das organizações para atender aos anseios das partes interessadas (clientes, força de trabalho, acionistas e proprietários, fornecedores e a sociedade – definição da FNQ) .

16 PROINC AÇÕES PROPOSTAS
Mobilizar: pessoas e organizações para a importância das acreditações e certificações via artigos técnicos, seminários, congressos, entrevistas, visitas técnicas, definição de grupos de empresas afins etc.; Capacitar: pessoas e organizações no Sistema de Acreditação e Certificação nas Normas de Gestão da Qualidade, Ambiental, Saúde, Segurança e Responsabilidade Social, SGI (cursos sobre as Normas, formação de auditores internos e Lead Assessor, disseminação das Normas, MBAs, etc.); Certificar/Acreditar: reduzir barreiras para a certificação; aportar recursos nas organizações para certificação e acreditação; definir regras de pré-qualificação de organizações via Normas; disseminar e estimular ações de metrologia; identificar ativos em Sergipe ligados a certificação (laboratórios de aferição etc.)

17 PROINC REALIZAÇÃO SEDETEC MCS PATROCINADORES
Petrobras, Estado da Arte, Gera Ação, Prominp/Rede Petrogas/SE, Rede Metrológica SE, FAPITEC, SEBRAE, CJE, FIES, Petrobras, Fórum Empresarial, Sociedade Semear, ACESE e Júnior Achievement.

18 Tema Estratégico: Gestão
PROINC/SE – Programa de Incentivo à Certificação e Acreditação em Sergipe PADRINHO: Marcel M. Fortes EQUIPE: Marta Romilda, Ana Nunes, Márcio Monteiro, Marcos Wandir, Ricardo Santana, Roberto Diniz, Sudanês Pereira, Cláudia Xavier, Aládio Souza Rosemeire Souza, Jackline Andrade. Tema Estratégico: Gestão Coordenador: MCS. Custo Estimado: R$ ,00 por Empresa. Início: Janeiro de 2008. Fonte de Recursos: Sistema S, Petrobras, SEDETEC etc. Final Previsto: Dezembro de 2010.

19 Jorge Santana de Oliveira


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