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Planejamento Estratégico PGQP Ciclo

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico PGQP Ciclo"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico PGQP Ciclo 2004 - 2005

2 Avaliação das Organizações
Estratégias do PGQP Articulação Cultura da EXCELÊNCIA FASE 1 FASE 2 Comunicação COMPETITIVIDADE Capacitação Avaliação: Prêmios/Reconhecimentos E D U C A Ç Ã O E M G E S T Ã O Mobilização Avaliação das Organizações Treinamento Resultados Desdobramentos

3 PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MACROFLUXO DIRECIONAMENTO DO CONSELHO VISÃO / MISSÃO VALORES 2- ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos - Reflexão, negócio e missão PGQP POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO INTENÇÃO ESTRATÉGICA FCS SUPORTE PELOS COMITÊS BSC – MAPA ESTRATÉGICO Indicadores e projetos ALINHAMENTO E DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO GESTÃO ESTRATÉGICA E DAS OPERAÇÕES (ciclo de controle)

4 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas (1)
A liderança produz mudanças. Essa é a sua principal função Cabe aos líderes: - Estabelecer direção, desenvolver uma visão e estratégias para o futuro do negócio; - Alinhar pessoas – fazê-las compreender, aceitar e seguir a direção escolhida; - Motivar e inspirar as pessoas segundo suas necessidades, aspirações e valores. ( Kotter – A force for Change, 1990 ) (1)Guaragna - Processo Simplificado com base na prática Copesul

5 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas
PRINCÍPIOS PARA OBTEÇÃO DE SUCESSO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1 - Visão de Processo. O Planejamento Estratégico é um processo e não uma atividade. Assim, é construído por ações coordenadas e inter-funcionais. 2 - Intuição e análise. São ambas necessárias e se complementam na definição dos cenários, estratégia e planos. Executivos de linha precisam participar. 3 - Visionar. Ambição e ousadia no estabelecimento da visão de futuro. O futuro deve ser o desejável, não o possível. 4 - Questionamento do status quo. Abertura para a identificação de descontinuidades, aproveitando situações emergentes. Não ficar preso ao que é feito, simplesmente por que se está fazendo.

6 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas
5 - Foco e prioridade. Definição do posicionamento estratégico: o que e por que fazer e o que não fazer. Comunicar o foco 6- Alinhamento do presente com o futuro. O futuro é construído com as ações do presente. É preciso dar significado às pessoas para obter adesão interna, comprometimento e energia. 7- Criação da Inteligência Empresarial. Os líderes e gestores devem ser capazes de entender a dinâmica do negócio e perceber em tempo hábil as mudanças nos cenários e no ambiente que serviram como base às definições estratégicas. 8 - Postura pró-ativa. Os líderes e gestores devem atuar na busca dos objetivos, refletir sobre a propriedade das estratégias e realizar mudanças com base no aprendizado.

7 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas
O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E SUAS ETAPAS INPUTS Fornece uma visão do negócio, mercado/clientes, aspectos internos e externos à organização e outros fatores relevantes, apresentados sob forma de cenários e análises com o objetivo de desenvolver e elevar o nível de consciência e o conhecimento dos líderes e gestores acerca do momento presente do PGQP e identificar possibilidades futuras. As conclusões mais importantes são consolidadas pelo grupo, denominando-se de crenças ou hipóteses de base: afirmativas que o grupo acredita serem mais prováveis de se tornar verdade. Para o ciclo 2004 os temas contemplam os seguintes aspectos: - Qualidade/ Competitividade : Conceitos e cenários e Estratégias Nacionais - Desempenho e Governança Corporativa cujos detalhamentos e resultados encontram-se no Workshop de Planejamento.

8 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas
VISÃO, MISSÃO VALORES Explicita os valores (princípios fundamentais), a missão ( razão de ser ) e a visão (sonho – onde chegar) da organização PGQ, moldando comportamentos e orientando as decisões. Nessa etapa também são identificados os Fatores Críticos de Sucesso – FCS : em que devemos nos concentrar para que a organização PGQP alcance a visão desejada.

9 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO Explicita a opção estratégica da organização PGQP frente aos elementos identificados nos inputs e na intenção estratégica expressa pela visão. O posicionamento estratégico é uma escolha: o que o PGQP se propõe a fazer diferente para ser a melhor opção aos clientes/mercado. A sua base é uma clara e inequívoca proposta de valor a cada segmento de clientes desejado. O posicionamento precede a definição dos objetivos e projetos estratégicos. Ao final dessa etapa obtém-se a intenção estratégica que é expressa pela missão, visão, valores e posicionamento estratégico.

10 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas
OBJETIVOS, INDICADORES e METAS E PROJETOS ESTRATÉGICOS Os objetivos são as grandes linhas de atuação de longo prazo que, no conjunto, levarão ao alcance da visão. No conjunto devem contemplar todos os elementos do posicionamento estratégico. Os indicadores e as metas devem permitir acompanhar os resultados desejados para o objetivo Os projetos estratégicos são a forma final pela qual as ações se materializam. Estas ações podem levar a melhorias ou mudanças radicais em processos, criar novos produtos, desenvolver competências ou tecnologias ou empreender ações de cunho institucional de influencia nas relações externas, entre outros. No conjunto devem contemplar todos os objetivos estratégicos. Um projeto pode atender a mais de um objetivo.

11 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas
(Continuação) Os objetivos, indicadores e metas e os projetos estratégicos são definidos com base na metodologia do BSC – Balanced Scorecard, se utilizando do Mapa Estratégico segundo as perspectivas de resultado, clientes, processos e aprendizado/inovação, construindo as relações de causa e efeito e mapeando os projetos e processos internos que devem ser empreendidos. Tão importante quanto os projetos são os processos que tem impacto na estratégia, os quais devem ter desempenho com foco na excelência, visando suporta a proposta de valor oferecida aos clientes.

12 Ciclo do Planejamento Estratégico - O processo e suas etapas
GESTÃO E APRENDIZADO Tão importante quanto a concepção estratégica é o acompanhamento da adequação das estratégias às mudanças no ambiente, o grau de realizações dos projetos e os resultados obtidos nos indicadores. Periodicamente o Comitê Q e SE visitam o Mapa Estratégico e preparam a análise crítica a ser realizada pelo Comitê Executivo em Reuniões de Avaliação Estratégica – RAE, programadas durante o ano.

13 Entradas para o Workshop de Planejamento 2004
Os seguintes conteúdos foram analisados para subsidiar o posicionamento estratégico: Tema: Qualidade e Competitividade - Inovação e Competitividade - Prof. Luiz Paulo Bignetti - Cadeias e Arranjos Produtivos -Prof. Francisco Kliemann - Fatores-chaves WEF - Joal Teitelbaum - Educação em Gestão - FPNQ - Ana Rutta - Serviço Público - Luiz Pierry - Movimentos Estratégicos - MBC - Fernando Mattos - Gerenciamento de grupos de alto nível - Miguel Griva

14 Entradas para o Workshop de Planejamento 2004
Os seguintes conteúdos foram analisados para subsidiar o posicionamento estratégico: Tema: Desempenho e Governança - Reflexões sobre problemas passados - Ana Rutta e Luiz Pierry - Pesquisa de satisfação com segmentação - Luiz Pierry - Desempenho do sistema e seus resultados no Estado Claus Süffert e Paulo Lomando - Desempenho dos Comitês Setoriais e Regionais Décio Shnack e Irene Szyska - Sustentação financeira - Eduardo Guaragna e Paulo Tigre - Desenvolvimento de parcerias estratégicas - Edgar Bertschinger

15 Entradas para 3º Fórum de Planejamento do PGQP com os Comitês - 2004
Os seguintes conteúdos foram analisados para subsidiar o Planejamento Estratégico: - Informações sobre o Processo de Planejamento do PGQP - Apresentação da proposta de Missão, Visão e Posicionamento Estratégico - Construção do Mapa Estratégico - Análise de Indicadores Globais - Identificação de Projetos - Grupos de trabalhos formados a partir do mapa, visando a geração de idéias para sustentar os objetivos e estratégias do BSC - Apresentação dos resultados dos grupos

16 MISSÃO E VISÃO MISSÃO - Promover a competitividade do Estado e a qualidade de vida das pessoas, através da busca da Excelência em Gestão. VISÃO - Ser referência mundial na promoção da competitividade da sua região. META PRINCIPAL - Ser o melhor Estado do País em Competitividade e Qualidade de Vida, segundo os indicadores do WEF e do IDH, até o ano de 2007.

17 MATRIZ SWOT Pontos fortes - Credibilidade e marca PGQP
- Capacidade de mobilização de pessoas - Liderança do Presidente - Recursos na SE - Reconhecimento nacional e internacional - Sistema de Avaliação e Premiação - Realização de eventos qualificados - Competência no que faz

18 MATRIZ SWOT Pontos fracos - Oportunidades de melhoria para:
- Aumentar a mobilização das organizações - Aumentar o nível de desempenho dos Comitês - Incrementar a capacidade de auto-sustentação financeira - Melhorar a formação de novos líderes - Melhorar a capacidade de realização de projetos estratégicos - Aumentar a atração de executivos das organizações - Melhorar o entendimento sobre o valor adicionado aos segmentos de clientes - Incrementar o relacionamento de organizações com Termo de Adesão - Desenvolver competências para atuar no tema competitividade

19 MATRIZ SWOT Oportunidades
- Manifestação de interesse do governo estadual em evoluir na gestão - Aceitação dos produtos do PGQP - Maturidade dos Fóruns dos Programas Estaduais - Relevância do tema competitividade na agenda nacional - Reconhecimento do papel do MBC e FPNQ pela sociedade - Responsabilidade social corporativa como tema em ascensão. - Estimular a adoção de estratégias coletivas

20 MATRIZ SWOT Ameaças - Perda de lideranças
- Ser rotulado como Programa de melhoria e não de busca de competitividade - Não evoluir - Evasão das empresas aderidas - Não disponibilização de produtos e serviços inovadores.

21 FCS - Fatores críticos de sucesso
Representatividade na comunidade Credibilidade dos produtos ofertados Credibilidade e expressão das lideranças Motivação para o voluntariado Uso de tecnologias de gestão de vanguarda Capacitação e desempenho da Rede de Comitês Disponibilizar resultados na linguagem executiva Qualificação de profissionais que atuam em nome do PGQP Comunicação ágil, objetiva e confiável Capacidade de adicionar valor a todas as partes interessadas

22 Posicionamento Estratégico - 5 Eixos
Gestão de Clientes Gestão de Operações Imagem e Credibilidade Inovação e Crescimento Pessoas e Recursos

23 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão com os Clientes Buscar a fidelização dos atuais clientes e a adesão de novos, principalmente pequenas e médias empresas, pelo entendimento e atendimento claro das suas necessidades em termos de tecnologia de gestão, oferecendo produtos e serviços adequados aos segmentos e a maturidade de cada organização, segundo uma relação custo x benefício atraente. Para tal é fundamental: - Aprimorar o entendimento dos principais requisitos dos clientes, segundo a segmentação e nível de maturidade de cada grupo de modo a ofertar os produtos adequados. - Dispor de “Produtos velhos para empresas novas e produtos novos para empresas velhas”

24 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão das Operações Conduzir os processos com foco nos segmentos de clientes, desenvolvendo e integrando atividades que de fato agreguem valor às organizações ao longo da cadeia de valor, contemplando todas as etapas desde a identificação das necessidades até os serviços pós-venda. Para tal é fundamental: - Que os Comitês tenham claramente definidos o seu papel na cadeia de valor e possuam estrutura de trabalho que dê suporte a este papel - Que haja instrumentos de desenvolvimento de lideranças e de substituição, quando necessário, nos Comitês.

25 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Inovação e Crescimento Estimular e mobilizar as lideranças empresariais, do governo e os formadores de opinião para a inovação e competitividade, visando criar uma nova cultura empresarial e valor na sociedade. Para tal é fundamental: - O domínio dos fatores relevantes nesses dois temas, sua disseminação e desenvolvimento de ações coordenadas nessa direção. - Motivar a sociedade, através dos formadores de opinião, para os resultados da qualidade, produtividade e competitividade. - Crescer consistentemente pela adesão de novas organizações que estejam conscientes dos benefícios e das suas obrigações para com o Programa. - Buscar tecnologias de gestão de vanguarda, priorizando a sua aplicação coletiva pelos segmentos de clientes. - Priorizar o crescimento pela adesão de PME (pequenas e médias empresas) através das suas empresas clientes ou através dos núcleos regionais.

26 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Imagem e Credibilidade - Valorizar a ética, a transparência e integridade em todas as ações e relações. - Manter sempre presente o propósito nobre da instituição como forma de manter os diferentes tipos de voluntariado - Garantir a governança e independência da Entidade PGQP.

27 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Recursos Financeiros Buscar o auto-sustentação financeira como fator indispensável à manutenção das atuais atividades e como condição necessária para o crescimento. Para tal é fundamental: - Buscar o equilíbrio entre os produtos e serviços já oferecidos, levando em consideração os estratégicos, objetivando o resultado global positivo. - O desenvolvimento de projetos/produtos diferenciados e focados na auto-sustentação financeira - Buscar fontes de financiamento, assim como a emissão de leis de incentivo a gestão

28 Atributos de satisfação das partes interessadas
Organizações com T.A. Valor adicionado pelo PGQP Lucro-rentabilidade Exercício da cidadania - papel na comunidade Imagem institucional Colaboradores que atuam no PGQP Participação Oportunidades de crescimento Reconhecimento Melhoria de remuneração no mercado Realização pessoal

29 Atributos de satisfação das partes interessadas
Gestores ( Conselho, S.E., Comitês ) Sustentabilidade do Programa Imagem do Programa - ética Reconhecimento do PGQP na comunidade Realização pessoal Oportunidades de crescimento para suas organizações Sociedade ( pessoas no Estado ) Qualidade no dia a dia Transparência Auto-estima / orgulho de ser gaúcho Competência da entidade PGQP

30 Atributos de satisfação das partes interessadas
Fornecedores Continuidade nas relações com o PGQP Desenvolver parcerias Critérios transparentes na seleção/recomendação feita pelo PGQP às organizações Associados pessoas físicas Desenvolvimento e capacitação profissional Empregabilidade Relacionamento com os pares Sentimento de pertencer a uma comunidade Oportunidade de exercício da responsabilidade social

31 Ser referência mundial na promoção da competitividade da sua região
Processos Mercado Sociedade Promover o desenvolvimento profissional Desenvolver Cadeias, Regiões, APL’s com base nas vocações existentes Fidelizar atuais, atrair novas ( média e pequena empresa/org.) e fortalecer o uso de Tecnologias de Gestão Dispor de tecnologias de gestão adequadas aos segmentos de clientes e ao nível de maturidade Conhecer e disponibilizar as tecnologias de gestão Buscar tecnologias de gestão de vanguarda para uso coletivo Motivar o voluntariado Mobilizar lideranças para Inovação e Competitvidade Gestão com os Clientes Desenvolver sistema de informações para a Competitividade Melhorar a gestão dos Comitês Assegurar a credibilidade dos serviços prestados em nome do PGQP Inovação e Crescimento Gestão Operacional Aprimorar a gestão do Sistema PGQP com foco na melhoria dos Processos e na Cadeia de Valor para segmentos Elevar a capacidade de influência nas questões de QPC Disseminação do uso de tecnologias de gestão, Benchmarking e Cultura da Excelência Imagem e Credibilidade Recursos Financeiros Manter o propósito nobre da instituição Buscar a auto-sustentação financeira Informação sobre resultados Credibilidade Avaliação e desenvolvimento Governança Org. Privadas, Públicas e 3º setor Cadeias, Regiões, APL’s Pessoas Físicas Certificação Educação Rede relacionamento Desenvolver a Atrair novos Clientes conscientes Massificar Informações sobre os resultados Excelência no desempenho dos Processos Fundamentais Capacitar a rede comitês Capital Humano Rev. 07 14/06/04 Competitividade e Produtividade Produtos apropriados à maturidade da gestão Reconhecimento Educação em gestão Desenvolver alianças estratégicas Estratégias de MKT e Comunicação Recursos Técnicos Desenvolver Lideranças e Plano de Sucessão no âmbito do Programa Promover a competitividade do Estado e a qualidade de vida das pessoas Ser referência mundial na promoção da competitividade da sua região Aprendizado e Sustentação

32 Ser referência mundial na promoção da competitividade da sua região
Indicadores IDH - RS Promover a competitividade do Estado e a qualidade de vida das pessoas Rev. 07 14/06/04 Sociedade Ind. competitividade WEF - RS No. Voluntários envolvidos em projetos do prog. Org. Privadas, Públicas e 3º setor % org com + 100 pontos /total TA Cadeias, Regiões, APL’s Pessoas Físicas Sociedade Desenvolver Cadeias, Regiões, APL’s com base nas vocações existentes Elevar a capacidade de influência nas questões de QPC Fidelizar atuais, atrair novas (média e pequena empresa/org.) e fortalecer o uso de Tecnologias de Gestão Promover o desenvolvimento profissional % cadeias avaliadas/mapeadas No. de pessoas c/ adesão PGQP citação na mídia Mercado Competitividade e Produtividade Produtos apropriados à maturidade da gestão Reconhecimento Educação em gestão Avaliação e desenvolvimento Governança Certificação Educação Rede relacionamento Informação sobre resultados Credibilidade % MPE c/ TA em relação ao total MPE Disseminação do uso de tecnologias de gestão, Benchmarking e Cultura da excelência No. de lideranças c/sucessores preparados Inserção na mídia Gestão com os Clientes Imagem e Credibilidade Assegurar a credibilidade dos serviços prestados em nome do PGQP Manter o propósito nobre da instituição Massificar Informações sobre os resultados Desenvolver Estratégias de MKT e Comunicação Desenvolver a Governança Dispor de tecnologias de gestão adequadas aos segmentos de clientes e ao nível de maturidade Índice de maturid. das empresas % satisfação com credenciados % satisfação com credenciados %satisfação das org. c/ atuação dos voluntários Índice de maturid. das empresas Processos Receita com venda de produtos Gestão Operacional Inovação e Crescimento Melhorar a gestão dos Comitês Aprimorar a gestão do Sistema PGQP com foco na melhoria dos Processos e na Cadeia de Valor para segmentos Atrair novos Clientes conscientes Buscar tecnologias de gestão de vanguarda para uso coletivo Mobilizar lideranças para Inovação e Competitvidade No. de empresas c/ tecnologia de ponta % org novas que participam no SA No. de comitês e presidentes vermelhos % de satisf.das org. c/TA segmentado pela maturidade No. de lideres mobilizados Excelência no desempenho dos Processos Fundamentais No. de tecnologias disponib. Aprendizado e Sustentação No. de lideranças c/sucessores Recursos Técnicos Resultado operacional Capital Humano Recursos Financeiros Capacitar a rede comitês Conhecer e disponibilizar as tecnologias de gestão Desenvolver Lideranças e Plano de Sucessão no âmbito do Programa Motivar o voluntariado Buscar a auto-sustentação financeira No. de informações disponibilizadas Desenvolver sistema de informações para a Competitividade % item 6.2 do GAMA Desenvolver alianças estratégicas No. de alianças No. Voluntários envolvidos em projetos do prog.

33 Projetos Estratégicos
P01 - Desenvolver Programa de Melhoria da Gestão na Administração Pública P03 - Plano de Marketing e comunicação para clientes-alvo P06 - Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento P13 - Elevar receitas P02 - Garantir a qualidade dos serviços realizados em nome do PGQP P16 - Garantir a evolução do modelo de gestão e dos resultados do PGQP P04 - Adequar a AQRS à legislação vigente P10 - Reforçar a atuação nacional do PGQP através da parceria com a ASQ

34 Projetos Estratégicos
P07 - Alinhar os processos de gestão da Secretaria Executiva P14 - Desenvolvimento de fornecedores P08 - Mobilizar para Inovação e Competitividade P09 - Formação de lideres, plano de carreira para voluntariado e reconhecimento P12 - Mobilizar a sociedade para a Qualidade e Competitividade P15 - Avaliação e reconhecimento de outros modelos de gestão P05 - Ampliar a rede de contatos internacionais P11 - Desenvolver e avaliar e reconhecer cadeias, arranjos, clusters e APL´s

35 Projetos Estratégicos
Projeto: P –01 Título: Desenvolver Programa de Melhoria da Gestão na Administração Pública Descrição: Desenvolver Programa da Qualidade com Produtos e conteúdos adequados ao porte e ao nível de maturidade da gestão, incluindo sistemas de reconhecimentos. Os Programas devem considerar a continuidade das práticas independentemente da situação político-partidária. Para tal deve enfocar a capacitação e motivação da força de trabalho do quadro permanente. Projeto: P – 02 Título: Garantir a Qualidade dos Serviços realizados em nome do PGQP Descrição: Ampliar a oportunidade de capacitação das organizações, assim como desenvolver um sistema de reclamação quanto aos serviços prestados em nome do PGQP, e prover processo atendimento. Estes serviços prestados englobam também os trabalhos de franqueados, avaliadores, examinadores e credenciados. Inserir pesquisa de satisfação nos serviços prestados por consultorias em nome do PGQP, garantindo a confidencialidade das respostas e definir critérios para tratamento, visando garantir a qualidade do serviço e a credibilidade do PGQP.

36 Projetos Estratégicos
Projeto: P – 03 Título: Plano de marketing e comunicação para clientes-alvo e para pessoas físicas Descrição: Desenvolver Plano de Marketing segmentado por clientes alvo e maturidade, deixando clara a proposta de valor do PGQP para a organização Desenvolver plano de benefícios e ações de marketing visando atrair e manter pessoas físicas como associadas do PGQP Desenvolver um sistema de comunicação de tal forma que englobe todos os meios de comunicação. Projeto: P – 04 Título: Adequar AQRS à Legislação Descrição: Adequar O PGQP às exigência de legislação, compatibilizando com as necessidades de flexibilidade de gestão e possibilidade de prestação de serviços ao governo.

37 Projetos Estratégicos
Projeto: P – 05 Título: Ampliar a rede de contatos internacionais Descrição: Ampliar a rede de contatos internacionais visando maior facilidade de acesso à tecnologias de gestão adequadas às necessidades das organizações gaúchas e fortalecer o papel do PGQP no cenário internacional. Projeto: P – 06 Título: Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento Descrição: Redefinir o processo de estruturação dos comitês e sua forma de atuação, atuando em: forma de criação, estrutura organizacional compatível com os clientes e características do Comitê, vinculação com entidades de classe, perfil da liderança, elegibilidade, avaliação e formação das lideranças e sua capacitação na gestão com foco no desempenho e no atendimento às necessidades segundo segmentação de clientes. Considerar a formação de um gestor vinculado à SE, atuando nos Comitês.

38 Projetos Estratégicos
Continuação do Projeto P - 06 Definir e implementar padrão de gestão à luz das melhores práticas existentes nos Comitês, alinhadas às necessidades de atendimento aos clientes segundo segmentação. Avaliar sistematicamente o desempeno com base no GAMA e utilização de avaliadores externos aos Comitês. Estabelecer sistema de reconhecimento compatível com as avaliações. Projeto: P – 07 Título: Alinhar os processos de gestão da SE Descrição: Alinhar os processo de gestão da SE à cadeia de valor para cada segmento, considerando o nível de maturidade e de responsividade às solicitações.

39 Projetos Estratégicos
Projeto: P – 08 Título: Mobilizar para a inovação e Competitividade Descrição: Desenvolver eventos com conteúdos práticos e conceituais para as lideranças empresariais e governamentais sobre a importância da Inovação para a Competitividade e outros fatores que tem relevância na competitividade das empresas e do Estado, incluindo aspectos sobre concepção de estratégias, design, marketing e formas de beneficiamento da cadeia de valor. Projeto: P – 09 Título: Formação de lideres, plano de carreira para voluntariado e reconhecimento Descrição: Identificar líderes potenciais para assumir papel de liderança nos Comitês e em papéis ou atividades-chave ao sucesso do Programa. Estruturar programa de formação de lideranças e desenvolver programa de formação. Desenvolver sistema que oriente a evolução, a formação (profissionalização) e o reconhecimento do voluntário do PGQP, de modo a prepará-lo para assumir desafios no Programa e a manter a sua motivação para a causa. .

40 Projetos Estratégicos
Projeto: P – 10 Título: Reforçar a atuação nacional do PGQP através da parceria com a ASQ Descrição: Desenvolver projetos que reforcem o reconhecimento, de fato, da representação do PGQP, no âmbito nacional. Atuar como gestor e promotor das certificações no país. Projeto: P – 11 Título: Desenvolver, avaliar e reconhecer Cadeias e Arranjos Produtivos Locais Descrição: Desenvolver metodologia para mapear, avaliar, desenvolver e reconhecer cadeias e arranjos produtivos locais, validando num piloto. .

41 Projetos Estratégicos
Projeto: P – 12 Título: Mobilização da Sociedade para a Qualidade e Competitividade Descrição: Desenvolver ações planejadas e sistematizadas junto aos meios de comunicação visando elevar o nível de consciência da sociedade para a importância da qualidade e da competitividade como fatores fundamentais à melhoria da qualidade de vida da população. Projeto: P – 13 Título: Elevar receitas Descrição: Identificar formas de valorização dos produtos e serviços do GQP e seu reconhecimento pelos clientes-alvo de forma a possibilitar um preço justo. .

42 Projetos Estratégicos
Projeto: P – 14 Título: Desenvolvimento de Fornecedores Descrição: Desenvolvimento de um sistema de gestão em fornecedores de empresas que tem Termo de Adesão, alinhados com suas necessidades, desenvolvendo e integrando atividades que de fato agreguem valor às organizações ao longo da cadeia de valor. Projeto: P – 15 Título: Avaliação e Reconhecimento de outros modelos de gestão Descrição: Identificar e desenvolver processos que avaliem as organizações conforme o seu sistema de gestão, independentemente do sistema. Estabelecer também um sistema de reconhecimento compatível com as avaliações. .

43 Projetos Estratégicos
Projeto P-16 Título: Garantir a evolução do modelo de gestão e dos resultados do PGQP. Descrição: Realizar avaliação do modelo de gestão com base nos Critérios de Excelência do PNQ, identificando oportunidades de melhoria, priorizando projetos visando a submissão ao PNQ em 2007 .

44 Matriz de correlação dos projetos e Estratégias do Mapa (BSC)


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