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Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Missão.

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2 Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Missão Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Visão

3 Análise de Cenários Forças Impulsoras (cenários externos)
Articulação com o MBC por meio da participação no ConPI Articulação com FPNQ, coordenadora da Rede de Prêmios Estaduais Públicos e Privados Existência de prêmios estaduais e setoriais consolidados Importância da palavra produtividade associada à qualidade Maior sensibilidade das organizações para a adoção das melhores práticas de gestão Geração de parcerias Existência de The World Economical Forum e American Society Quality Existência de prêmios setoriais e estaduais inconsistentes tecnicamente Existência de prêmios de qualidade de fachada, podendo retirar credibilidade dos prêmios que efetivamente são consistentes. Ambientes econômico-financeiros de incertezas Desgaste da palavra qualidade Recursos humanos capacitados em modelo de gestão reconhecido nacionalmente restritos a algumas regiões do país Poucas lideranças envolvidas nos estados/ setores Consciência e comprometimento dos membros Capacidade de mobilização e articulação Abrangência e estrutura em rede Competência e habilidade dos membros Alinhamento a modelo de gestão reconhecido nacionalmente Valores associados as características agregadoras e de responsabilidade pública Captação de recursos Divulgação das ações Sistematização de processos Criação de orçamento consolidado Forças Impulsoras (cenários externos) Forças Restritivas (cenários externos) (cenários internos) Pontos Fortes Oport. de Melhoria (cenários internos)

4 Posicionamento Estratégico
Clientes Articular com MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação Viabilizar e valorizar os PESQPC Disseminar as melhores práticas de gestão Processos Sistematizar os processos de Gestão Comunicar/divulgar Captar recursos para as ações Responsabilidade Pública Consolidação e crescimento Pessoas Estímulo à capacitação de lideranças e profissionais

5 Posicionamento Estratégico
Aplicação de métodos de gestão no funcionamento do Fórum Difusão de métodos de gestão e cases de sucesso/ práticas inovadoras adotadas Definição de Projetos e disponibilização de estrutura para a participação dos Programas Estaduais e Setoriais Estímulo ao desdobramento dos projetos definidos pelo MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação

6 Fatores Críticos de Sucesso
Articulação institucional Identificação de Lideranças Entidade Sede e Estrutura mínima Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Motivação para o voluntariado Comprometimento de lideranças Capacidade de comunicação Uso de tecnologia de gestão

7 Mapa do Negócio ÓRGÃOS REGULADORES ESTRATÉGICOS CLIENTES PRODUTO
MBC, FNQ, Gespública,Gera Ação, Governos, Federações INMETRO, SEBRAE CLIENTES Programas Estaduais e Setoriais existentes Programas Estaduais e Setoriais potenciais MBC FNQ Gespública Gera Ação Fórum QPC Disseminação de informações e orientações Participação em eventos Reuniões periódicas Elaboração de documentos técnicos e institucionais Articulação para novos programas Coordenação Geral Secretaria executiva Captação de recursos PRODUTO Informações Orientações Agenda nacional a organizar Alinhamento Incentivar a criação e manutenção de programas Fornecedores Parceiros - MBC, Organizações setoriais e estaduais. Apoio estratégico e tático dos Programas Estaduais e Setoriais, FNQ RETORNO DE INFORMAÇÕES Atas Avaliação Pesquisas Relatório Reconhecimento FORNECEDOR/ CONCORRENTES/ CLIENTE MBC, FNQ Prêmios setoriais e gerais inconsistentes tecnicamente

8 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Consolidação/ Crescimento Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Sistematizar processos internos Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Estimular voluntariado Promover o uso de tecnologias de gestão Sustentação

9 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Consolidação/ Crescimento Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Sistematizar processos internos Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Estimular voluntariado Promover o uso de tecnologias de gestão Sustentação

10 Priorização dos Projetos

11 Presença média nos fóruns
NOME DO PROJETO REALIZAÇÃO DOS FÓRUM QPC 01 EQUIPE: Helder, Bergamini, Gustavo, Salete, Marcel, Maria Elisa, Afonso, Alvaro, Pierry, Abasolo OBJETIVO: PADRINHO: Criar condições para a expansão da participação dos Estados/Setores e Movimentos da qualidade nacional no Fórum QPC, objetivando aumentar a representatividade do Fórum, fortalecendo a troca das experiências e aproximação entre os diversos Programas instalados no Brasil Indicador Presença média nos fóruns Prazo 2 trimestres AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: PÚBLICO-ALVO Representantes das Federações, Associações Setoriais e Governo; Lideranças de órgãos representativos de classes locais; Responsáveis por Programas e Movimentos Estaduais da Qualidade; Municípios com Programa de Q&P em andamento; Representantes de ONGs, lideranças locais e da sociedade civil; Órgão representativo da Qualidade e Produtividade local. Definição da agenda de encontros do Fórum QPC para 2006 (data e local) Mapeamento dos movimentos participantes (atuais e desejados) Entendimento / levantamento das principais barreiras à participação de todos Planejamento de ações para sobrepor as barreiras mapeadas Executar e acompanhar os planos (exemplo o caso do patrocínio das passagens). DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Realização dos 05 Fóruns QPC programados para 2006, com no mínimo 15 Programas representados em cada encontro.

12 NOME DO PROJETO CRIAÇÃO DE UMA REDE DE CONEXÃO DOS PROGRAMAS ESTADUAIS E SETSETORIAIS DE QPC 03 EQUIPE: MBC + Noé(PR), Álvaro (BA), Gazzaneo (FIESP), Luciana (SC), Abasolo (SP) OBJETIVO: PADRINHO: Implementar uma ferramenta via web, que facilite o desenvolvimento, a troca de experiência entre os PES, dê visibilidade aos PES e suas práticas, servindo de uso da sociedade como forma de se aproximar dos PES, conhecer e trocar conhecimentos, em especial no meio acadêmico. Na implementação desse recurso, o MBC apoiará os PES com sua infra-estrutura. Indicador Cronograma de implementação Prazo 4 trimestres AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: PÚBLICO-ALVO Definição do escopo do modelo do web site a ser implantado Desenvolvimento do web site Implementação de conteúdo do web site Treinamento dos PES no uso da ferramenta Apoio na atualização e manutenção da ferramenta (constante) Alocação de recursos técnicos aos PES (computador) Federações, Associações Setoriais e Governo; Programas e Movimentos Estaduais da Qualidade; Municípios com Programa de Q&P em andamento; ONGs, lideranças locais e da sociedade civil; Órgão representativo da Qualidade e Produtividade local. DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Implantação do web site com conteúdo de pelo menos 20 PES Alocação de recurso técnico (computador) em pelo menos 20 PES

13 11 EQUIPE: SISTEMATIZAR OS PROCESSOS DO FÓRUM PADRINHO:
NOME DO PROJETO SISTEMATIZAR OS PROCESSOS DO FÓRUM 11 EQUIPE: OBJETIVO: PADRINHO: Mapear e documentar os processos que dão apoio à estrutura do fórum de forma a buscar uma otimização (oportunidades de melhoria) dos mesmos, assim como perenizá-los, dando maior sustentabilidade para o movimento Indicadores processos documentados Prazo 1 trimestre AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: PÚBLICO-ALVO Mapear / documentar os processos existentes; Analisar oportunidades de melhoria; Validar as melhorias; Desenvolver plano de implementação; Ajustar o mapeamento dos processos; Documentar e disseminar. Representantes das Federações, Associações Setoriais e Governo; Lideranças de órgãos representativos de classes locais; Responsáveis por Programas e Movimentos Estaduais da Qualidade; Municípios com Programa de Q&P em andamento; Representantes de ONGs, lideranças locais e da sociedade civil; Órgão representativo da Qualidade e Produtividade local. DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Processos documentados

14 Macro-plano inicial

15 Planejamento e Gestão da Estratégia – Próximos Passos
CA FOCO DE HOJE Tradução da Estratégia Definição dos Projetos Execução Acompa- nhamento e Controle

16 DIAGNÓSTICO Novembro/2005
UF MOV. PRÊMIO MA PI CE RN PB PE AL SE BA UF MOV. PRÊMIO AM AC RO RR AP PA TO DIAGNÓSTICO Novembro/2005 UF MOV. PRÊMIO DF GO MT MS UF MOV. PRÊMIO ES RJ SP MG Movimento Estadual Prêmio de MPE Consolidado > 5 ciclos, Parceiros e Sebrae em Consolidação > 2 ciclos, Sebrae e Parceiros em Estruturação 1 ciclo e C/Previsão 2º (Sebrae) Incipiente 1 ciclo e S/Previsão do 2º (Sebrae) Não há ações Não há ciclos UF MOV. PRÊMIO PR SC RS

17 Mobilização Setorial

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19 INTEGRAÇÃO DO MOVIMENTO NACIONAL DE QPC

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