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Fórum QPC MISSÃO: Promover, fortalecer e integrar Programas Estaduais e Setoriais de QPC, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

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2 Fórum QPC MISSÃO: Promover, fortalecer e integrar Programas Estaduais e Setoriais de QPC, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil e a qualidade de vida de seus cidadãos. VISÃO: Ser o principal impulsionador dos Programas Estaduais e Setoriais de QPC na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil.

3 Mapa do Negócio ÓRGÃOS REGULADORES ESTRATÉGICOS CLIENTES PRODUTO
MBC, FNQ, Gespública,Gera Ação, Governos, Federações INMETRO, SEBRAE CLIENTES Programas Estaduais e Setoriais existentes Programas Estaduais e Setoriais potenciais MBC FNQ Gespública Gera Ação Fórum QPC Disseminação de informações e orientações Participação em eventos Reuniões periódicas Elaboração de documentos técnicos e institucionais Articulação para novos programas Coordenação Geral Secretaria executiva Captação de recursos PRODUTO Informações Orientações Agenda nacional a organizar Alinhamento Incentivar a criação e manutenção de programas Fornecedores Parceiros - MBC, Organizações setoriais e estaduais. Apoio estratégico e tático dos Programas Estaduais e Setoriais, FNQ RETORNO DE INFORMAÇÕES Atas Avaliação Pesquisas Relatório Reconhecimento FORNECEDOR/ CONCORRENTES/ CLIENTE MBC, FNQ Prêmios setoriais e gerais inconsistentes tecnicamente

4 Análise de Cenários Forças Impulsoras (cenários externos)
Articulação com o MBC por meio da participação no ConPI Articulação com FPNQ, coordenadora da Rede de Prêmios Estaduais Públicos e Privados Existência de prêmios estaduais e setoriais consolidados Importância da palavra produtividade associada à qualidade Maior sensibilidade das organizações para a adoção das melhores práticas de gestão Geração de parcerias Existência de The World Economical Forum e American Society Quality Existência de prêmios setoriais e estaduais inconsistentes tecnicamente Existência de prêmios de qualidade de fachada, podendo retirar credibilidade dos prêmios que efetivamente são consistentes. Ambientes econômico-financeiros de incertezas Desgaste da palavra qualidade Recursos humanos capacitados em modelo de gestão reconhecido nacionalmente restritos a algumas regiões do país Poucas lideranças envolvidas nos estados/ setores Consciência e comprometimento dos membros Capacidade de mobilização e articulação Abrangência e estrutura em rede Competência e habilidade dos membros Alinhamento a modelo de gestão reconhecido nacionalmente Valores associados as características agregadoras e de responsabilidade pública Captação de recursos Divulgação das ações Sistematização de processos Criação de orçamento consolidado Forças Impulsoras (cenários externos) Forças Restritivas (cenários externos) (cenários internos) Pontos Fortes Oport. de Melhoria (cenários internos)

5 Posicionamento Estratégico
Clientes Articular com MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação Viabilizar e valorizar os PESQPC Disseminar as melhores práticas de gestão Processos Sistematizar os processos de Gestão Comunicar/divulgar Captar recursos para as ações Responsabilidade Pública Consolidação e crescimento Pessoas Estímulo à capacitação de lideranças e profissionais

6 Posicionamento Estratégico
Aplicação de métodos de gestão no funcionamento do Fórum Difusão de métodos de gestão e cases de sucesso/ práticas inovadoras adotadas Definição de Projetos e disponibilização de estrutura para a participação dos Programas Estaduais e Setoriais Estímulo ao desdobramento dos projetos definidos pelo MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação

7 Fatores Críticos de Sucesso
Articulação institucional Identificação de Lideranças Entidade Sede e Estrutura mínima Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Motivação para o voluntariado Comprometimento de lideranças Capacidade de comunicação Uso de tecnologia de gestão

8 Missão: Promover, fortalecer e integrar programas estaduais e setoriais de QPC, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil e a qualidade de vida de seus cidadãos. Visão: Ser o principal impulsionador dos programas estaduais e setoriais de QPC na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover a qualidade, a produtividade e a competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Consolidação, crescimento e consistência dos programas de qualidade Promoção de Resultados nos Setores Prioritários da Rede QPC Gestão e Relacionamento Estimular criação / desenvolvimento e fortalecimento de programas regionais e setoriais Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Articular a viabilização e coordenar a implementação das soluções Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Estimular cooperação e integração entre os programas Apoio no desenvolvimento de produtos Coordenar a permanente identificação e priorização de oportunidades e necessidades Liderar o desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas Buscar parcerias e estabelecer redes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Estimular voluntariado Promover o uso de tecnologias de gestão Sustentação

9 Missão: Promover, fortalecer e integrar programas estaduais e setoriais de QPC, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil e a qualidade de vida de seus cidadãos. Visão 2010: Ser o principal impulsionador dos programas estaduais e setoriais de QPC na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil. Financeira Promover a articulação entre os membros do fórum Promover a QPC no país e a qualidade de vida dos cidadãos Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Consolidação, crescimento e consistência dos programas de qualidade Promoção de Resultados nos Setores Prioritários da Rede QPC Gestão e Relacionamento Articular a viabilização e coordenar a implementação das soluções Estimular criação / desenvolvimento e fortalecimento de programas estaduais e setoriais Estimular cooperação e integração entre os programas e as premiações Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações Apoio no desenvolvimento de produtos Coordenar a permanente identificação e priorização de oportunidades e necessidades Liderar o desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas Buscar parcerias e estabelecer redes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Estimular voluntariado Promover o uso de tecnologias de gestão Sustentação

10 Planejamento e Gestão da Estratégia Próximos Passos
C A FOCO DE HOJE Redefinição da Estratégia Definição dos Projetos Execução Acompanhmento e Controle Avaliação

11 Macro Plano PROGRAMAS/PROJETOS Capacitação dos gestores dos PESQPC
2007 2008 3 T 4T 1T 2T 3T 1 Capacitação dos gestores dos PESQPC 2 Avaliação pelos critérios dos 500 pontos 3 Caravanas da Qualidade 4 Disponibilizar aplicativos / SWs 5 Reunião anual dos presidentes dos conselhos dos programas estaduais 6 Plano de comunicação interna 7 Desenvolver instrumentos de avaliação de APLs 8 Desenvolvimento e criação de novos programas 9 Promover integração dos prêmios MPEs com os Programas Estaduais 10 Desenvolver ambiente de Benchmark 11 Definir / desenvolver projetos / produtos para setores prioritários 12 Plano de comunicação e Marketing 13 Promover a integração dos núcleos do GESPÚBLICA com os programas estaduais 14 Implementação de algumas experiências pilotos de integração região X setor para avaliar desdobramento e o modelo de governança 15 Estabelecer e divulgar manual de procedimentos

12 Macro Plano PROGRAMAS/PROJETOS Capacitação dos gestores dos PESQPC
2007 2008 3 T 4T 1T 2T 3T 1 Capacitação dos gestores dos PESQPC 2 Avaliação pelos critérios dos 500 pontos 3 Caravanas da Qualidade 4 Disponibilizar aplicativos / SWs 5 Reunião anual dos presidentes dos conselhos dos programas estaduais 6 Plano de comunicação interna 7 Desenvolver instrumentos de avaliação de APLs 8 Desenvolvimento e criação de novos programas 9 Promover integração dos prêmios MPEs com os Programas Estaduais 10 Desenvolver ambiente de Benchmark 11 Definir / desenvolver projetos / produtos para setores prioritários 12 Plano de comunicação e Marketing 13 Promover a integração dos núcleos do GESPÚBLICA com os programas estaduais 14 Implementação de algumas experiências pilotos de integração região X setor para avaliar desdobramento e o modelo de governança 15 Estabelecer e divulgar manual de procedimentos

13 Macro Plano PROGRAMAS/PROJETOS Capacitação dos gestores dos PESQPC
2007 2008 3 T 4T 1T 2T 3T 1 Capacitação dos gestores dos PESQPC 2 Avaliação pelos critérios dos 500 pontos 3 Caravanas da Qualidade 4 Disponibilizar aplicativos / SWs 5 Reunião anual dos presidentes dos conselhos dos programas estaduais 6 Plano de comunicação interna 7 Desenvolver instrumentos de avaliação de APLs 8 Desenvolvimento e criação de novos programas 9 Promover integração dos prêmios MPEs com os Programas Estaduais 10 Desenvolver ambiente de Benchmark 11 Definir / desenvolver projetos / produtos para setores prioritários 12 Plano de comunicação e Marketing 13 Promover a integração dos núcleos do GESPÚBLICA com os programas estaduais 14 Implementação de algumas experiências pilotos de integração região X setor para avaliar desdobramento e o modelo de governança 15 Estabelecer e divulgar manual de procedimentos

14 04 EQUIPE: DISPONIBILIZAR APLICATIVOS / SWs PADRINHO: Pierry
Sônia – ES; Celielza – SE; Freitas - GO. EQUIPE: NOME DO PROJETO DISPONIBILIZAR APLICATIVOS / SWs 04 PADRINHO: Pierry OBJETIVO: Disponibilizar aplicativos de software para clientes dos Programas. - Indicador Software disponível na rede de Portais Prazo Dez/2007 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: Disponibilizar aplicativo de software do convênio FNQ x Petrobrás; Divulgar aplicativo nos eventos dos Programas; Identificar existência de outros aplicativos para gestão dos programas e divulgá-los. STATUS DAS EXECUÇÕES - DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO Dezembro/2007 INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Software disponível na Rede de Portais.

15 Macro Plano PROGRAMAS/PROJETOS Capacitação dos gestores dos PESQPC
2007 2008 3 T 4T 1T 2T 3T 1 Capacitação dos gestores dos PESQPC 2 Avaliação pelos critérios dos 500 pontos 3 Caravanas da Qualidade 4 Disponibilizar aplicativos / SWs 5 Reunião anual dos presidentes dos conselhos dos programas estaduais 6 Plano de comunicação interna 7 Desenvolver instrumentos de avaliação de APLs 8 Desenvolvimento e criação de novos programas 9 Promover integração dos prêmios MPEs com os Programas Estaduais 10 Desenvolver ambiente de Benchmark 11 Definir / desenvolver projetos / produtos para setores prioritários 12 Plano de comunicação e Marketing 13 Promover a integração dos núcleos do GESPÚBLICA com os programas estaduais 14 Implementação de algumas experiências pilotos de integração região X setor para avaliar desdobramento e o modelo de governança 15 Estabelecer e divulgar manual de procedimentos

16 N° de empresas atingidas nos projetos
EQUIPE: a definir NOME DO PROJETO DEFINIR / DESENVOLVER PROJETOS/PRODUTOS PARA SETORES PRIORITÁRIOS 11 PADRINHO: Pierry OBJETIVO: Promover a geração de resultados e melhoria de gestão das organizações nos setores definidos como prioritários e promover a mobilização de organizações. Indicador N° de empresas atingidas nos projetos Prazo Março/2008 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Credenciar produtos de qualidade no mercado; Levar aos Estados projetos para serem desenvolvidos, tais como: Setor Público: MG / Gespública; Educação: RJ / SP Saúde: RS Fornecedores: RS / BA / ES Terceiro Setor: RS / AM Gestão de Inovação: BA / MBC Turismo: BA / RJ APL’s: A definir; Tecnologia de Informação: A definir 3. Para cada projeto: elaborar arquitetura, identificar metodologia e apresentar resultados práticos alcançados com a metodologia aplicada. - DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO Até Março/2008 INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: 500 organizações atingidas nos projetos.

17 Macro Plano PROGRAMAS/PROJETOS Capacitação dos gestores dos PESQPC
2007 2008 3 T 4T 1T 2T 3T 1 Capacitação dos gestores dos PESQPC 2 Avaliação pelos critérios dos 500 pontos 3 Caravanas da Qualidade 4 Disponibilizar aplicativos / SWs 5 Reunião anual dos presidentes dos conselhos dos programas estaduais 6 Plano de comunicação interna 7 Desenvolver instrumentos de avaliação de APLs 8 Desenvolvimento e criação de novos programas 9 Promover integração dos prêmios MPEs com os Programas Estaduais 10 Desenvolver ambiente de Benchmark 11 Definir / desenvolver projetos / produtos para setores prioritários 12 Plano de comunicação e Marketing 13 Promover a integração dos núcleos do GESPÚBLICA com os programas estaduais 14 Implementação de algumas experiências pilotos de integração região X setor para avaliar desdobramento e o modelo de governança 15 Estabelecer e divulgar manual de procedimentos

18 Manual de Procedimentos
EQUIPE: Sônia – ES; Celielza – SE; Freitas - GO. 15 NOME DO PROJETO ESTABELECER E DIVULGAR MANUAL DE PROCEDIMENTOS PADRINHO: Pierry OBJETIVO: Indicador Orientar a implantação de uma estrutura de governança e gestão nos Programas Estaduais e setoriais. N° de Programas com Manual de Procedimentos Prazo Dezembro/2007 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: Elaborar o Manual de procedimentos; Validar o Manual; Disponibilizar aos Programas. STATUS DAS EXECUÇÕES - DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO Dezembro/2007 INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: 23 Programas Estaduais com Manual de Procedimentos

19 PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Projeto: PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PMG-AP

20 Poderes Executivos: Federal Estadual Municipal
CLIENTES Poderes Executivos: Federal Estadual Municipal Meta: 200 organizações (2008 e 2009)

21 PERFIL DO CLIENTE A imagem do serviço público (Executivo) é de ineficiência e inoperância por: Estrutura departamentalizada Funcionários sem treinamento e desmotivados Instalações inadequadas Falta de equipamentos ou de recursos financeiros e humanos Excesso de burocratização Procedimentos e fluxos que não privilegiam a rapidez e a eficiência.

22 PMG-AP: Programa de Melhoria da Gestão na Administração Pública
METODOLOGIA PMG-AP: Programa de Melhoria da Gestão na Administração Pública Objetivo: melhoria da gestão dos serviços públicos alinhada com padrões nacionais e internacionais.

23 Gestão Pública Fundamentos

24 Critérios de Aceitação
CARACTERÍSTICA DA METODOLOGIA Base do PMG Gerenciamento de Processos DIRETRIZES POLÍTICAS PÚBLICAS GESTÃO MEDIÇÃO ANÁLISE CRÍTICA NECESSIDADES REQUISITOS Partes Interessadas PRODUTOS Partes Interessadas FALHAS INTERNAS INSATISFAÇÃO FALHAS EXTERNAS MELHORIAS PROCESSO ATIVIDADES RECURSOS PROCEDIMENTOS Pessoal Métodos de Trabalho Equipamentos Critérios de Aceitação Local Capital

25 PROCESSOS DE EXECUÇÃO FINANCEIRA
Processos de Realização PROCESSOS DE EXECUÇÃO FINANCEIRA PROCESSOS DE REALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS PROCESSOS DE APOIO

26 MACRO PROCESSO Sensibilização e Adesão Convite aos gestores
1 2 3 4 5 Sensibilização e Adesão Convite aos gestores Capacita-ção Base Estratégi-ca Gestão de Processos 6 7 8 9 10 Projetos / Programas Portal/ TI Ritual de Acompanhamento Avaliação da Gestão Reconheci-mentos

27 Apoio Entidades Nacionais e Programas Estaduais
ARQUITETURA DO PROJETO - GOVERNANÇA Líder de Governo Apoio Entidades Nacionais e Programas Estaduais Comitê Gestor Secretarias Departamentos

28 ARQUITETURA DO PROJETO - GOVERNANÇA

29 ENAP – Escola Nacional de Administração Pública
PRODUTOS FORMATADOS EXISTENTES Symnetics / Macroplan, INDG / Consultorias, GESPUBLICA / MEG ENAP – Escola Nacional de Administração Pública Prêmios Estaduais

30 CONCEPÇÃO DA ESTRATÉGIA
Evolução do Processo Mapa Estratégico Programas de Governo - PPA Portal de Gestão Visão Sistêmica Indicadores ESTRATÉGIA ESTRUTURA PLANEJAMENTO DA ESTRATÉGIA ACOMPANHAMENTO DA ESTRATÉGIA MEDIÇÃO DA ESTRATÉGIA 4 1 3 EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA 2

31 EXEMPLOS METODOLÓGICOS
Modelo de Gestão Prefeitura de Porto Alegre ESTRUTURAÇÃO PLANO DE GESTÃO Visão Sistêmica de Governo Programas Estratégicos - PPA Programas de Governo alinhados à estratégia e às necessidades da sociedade ACOMPANHAMENTO E GESTÃO PROGRAMAS 1 PROGRAMAS 2 PROGRAMAS 3 Portal da Prefeitura Ferramenta de Gestão PROGRAMAS 4 PROGRAMAS 5 PROGRAMAS 6 Indicadores PROGRAMAS 7 PROGRAMAS 8 Estratégia de Governo Alinhamento dos desafios da Prefeitura PROGRAMAS 9 PROGRAMAS n

32 ARQUITETURA DO PROJETO - GOVERNANÇA
Articulação Governo – Programa Estadual Modelo de Gestão Programas Estruturantes GMR GMD Racionalização das Estruturas Administrativas Modernização da Gestão por Órgão de Governo Fatores Críticos de Sucesso

33 Diretrizes Estratégicas de Governo
Melhorar substancialmente a qualidade dos serviços públicos de saúde, educação, segurança pública, habitação e saneamento Agenda Estratégica Visão de Futuro Estratégias de Longo Prazo Construir um novo padrão de desenvolvimento econômico sustentável, gerador de oportunidades de trabalho Em 2020 a população gaúcha tem a melhor qualidade de vida da América Latina, com oferta de oportunidade de trabalho para todos e de serviços públicos de excelência, particularmente no campo educacional. O Rio Grande do Sul consolida um novo patamar de desenvolvimento socioeconômico e cada vez mais se diferencia pela crescente inovação tecnológica de suas empresas, o elevado nível educacional da população e o uso racional de seus recursos naturais Estimular a criação de um ambiente de inovação tecnológica e empreendedorismo Desenvolver e manter um ensino de excelência, tendo como referência padrões internacionais Promover o desenvolvimento da infra-estrutura econômica, por meio da integração de ações públicas e privadas, para ampliar a competitividade sistêmica Promover o uso racional dos recursos naturais Ampliar a capacidade de inovação tecnológica gaúcha Reduzir as desigualdades regionais por meio de programas especiais junto às regiões deprimidas, estimulando as suas vocações econômicas e culturais Reduzir a pobreza, erradicar a indigência e promover o desenvolvimento social e a redução das desigualdades Consolidar o equilíbrio fiscal e desenvolver a gestão pública orientada para resultados Fomentar o desenvolvimento do esporte e da cultura Oferecer ensino fundamental e médio de qualidade, com redução da repetência e da evasão escolar Modernizar a gestão da receita do Estado Intensificar a atração e promoção de investimentos privados ambientalmente sustentáveis Melhorar os níveis de aprendizagem, atuando intensivamente sobre a estrutura e agentes de ensino Iniciar a reforma do sistema previdenciário estadual Aumentar a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio Assegurar que nenhuma criança fique sem saber ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental Racionalizar a despesa com esforço compartilhado entre todos os Poderes e reestruturar a dívida pública com a União Implantar o Plano Estadual de Irrigação e otimizar os usos múltiplos da água Ampliar e diversificar as oportunidades de acesso a cursos profissionalizantes de nível médio e a cursos tecnológicos de nível superior Implantar um modelo de gestão pública pautado em resultados Promover o turismo com ênfase na infra-estrutura e no turismo sustentável Implantar sistemas de atendimento às famílias abaixo da linha da pobreza com abordagem integrada Modernizar os serviços públicos Aumentar a eficiência dos órgãos reguladores ambientais e fortalecer os instrumentos de planejamento e gestão ambiental e de recursos hídricos Estimular o empreendedorismo, associativismo e parcerias com o terceiro setor Implantar remuneração relacionada ao desempenho institucional Ampliar os investimentos na infra-estrutura econômica e superar os principais gargalos de transporte Orientar e ampliar o acesso ao sistema de saúde pública por intermédio do Programa de Saúde da Família Atrair e promover investimentos nas regiões em apoio aos sistemas de produção local com base em planejamento estratégico Focalizar o atendimento integral de saúde nos primeiros anos de vida e na terceira idade Ampliar a capacidade e a regionalização da prestação de serviços de saúde especializada Desenvolvimento econômico sustentável: mais e melhores empregos para os gaúchos Desenvolvimento social: mais qualidade de vida para todos Finanças e gestão pública: um estado a serviço do cidadão Priorizar a diversificação da matriz energética, com ênfase nas energias renováveis Viabilizar o acesso da sociedade à cultura Estimular a conexão de novos domicílios à rede de esgotamento sanitário e ampliar as estações de tratamento Promover condições básicas de habitabilidade em parceria com municípios e organismos sociais Intensificar a prevenção à violência e à criminalidade Reduzir a criminalidade Reformar o sistema prisional Estimular a prática de esporte com foco nos jovens Oferecer perspectivas de futuro promissoras à juventude gaúcha Eixo

34 Visão Geral do Projeto

35 Modernização da Gestão Pública
Programas Estruturantes Revisão de Estruturas 10 Órgãos Grandes Grupos de Despesa: Educação, Saúde e Segurança Equilíbrio Fiscal e Modernização da Gestão Pública The INDG have the goal to assist the governament to achieve the financial adjustment and modernization of the public administration. We have tree big foccus . Modernization of the public administration; Reduction of expenses; Revenue Increase; In the Modernization of the public administration we are working in twenty and five Process to reproject (main processes of expenses) and ten organizacional reorganization of 10 departments; Other point is a system to valuation the public works . The objective is to enable the public server to develop its activities better In the focus of qualification and control of the expenses we are implementing the GMD in the main public departaments In the focus of increase of the revenue we are improving the combat systems the tax evasion the internal processes

36 ARQUITETURA DO PROJETO - GOVERNANÇA
AVALIAÇÃO ANUAL DE GOVERNO Líder: Governador Coordenação: Secretário de Planejamento/ Gestão Composição: Governador e Secretários. Obs: excepcionalmente dirigentes dos Órgãos poderão ser convidados, quando necessário. REUNIÕES TRIMESTRAIS DE AVALIAÇÃO DO GOVERNO POR EIXOS Líder: Governador Coordenação: Secretário de Planejamento /Gestão Composição: Governadora, Secretário Executivo das Câmaras Setoriais, Secretários envolvidos nos respectivos eixos de Governo, Coordenadores executivos dos Programas Obs: excepcionalmente convidados específicos podem ser chamados. REUNIÕES DE GESTÃO ESTRATÉGIA DA SECRETARIA Líder: Secretário Coordenação: Assessor de Gestão/Planejamento da respectiva Secretaria Composição: Secretário da Pasta, Diretores da Secretaria, principais cargos-chave com responsabilidade gerencial e respectivos Gerentes de Programas

37 Taxonomia empregada Nível Estratégico Programas Estruturantes
11 Programas Estruturantes, sendo que 10 Programas com forte impacto nas Diretrizes Estratégicas Nível Estratégico Programas Estruturantes 43 Projetos Estruturantes, sendo que: 27 Projetos com forte impacto nos Programas Estruturantes 11 Projetos com médio impacto nos Programas Estruturantes 5 Projetos com baixo impacto nos Programas Estruturantes Nível Tático Projetos Estruturantes 147 Ações Estruturantes, sendo que: 84 Ações com forte impacto nos Projetos Estruturantes 47 Ações com médio impacto nos Projetos Estruturantes 13 Ações com baixo impacto nos Projetos Estruturantes Obs.: 3 Ações com conteúdo em definição Nível Operacional Ações Estruturantes

38 Análise de Suficiência dos Projetos
27 Projetos com alto grau de contribuição para os respectivos programas estruturantes. 11 Projetos com médio grau de contribuição para os respectivos programas estruturantes. 5 Projetos com baixo grau de contribuição para os respectivos programas estruturantes.

39 Exemplo de Metas do Projeto
“Auxiliar o Governo do Estado do Rio Grande do Sul a reduzir qualitativamente suas despesas em no mínimo R$ 330 milhões em 17 meses.” Qualidade do Gasto GMD: R$ 90 milhões IPE Saúde: R$ 80 milhões Sistema de Compras: R$ 60 milhões Racion. Estrut. Adm.: R$ 100 milhões

40 Projetos/Produtos do PMG-AP
EXEMPLOS METODOLÓGICOS Projetos/Produtos do PMG-AP PMG - AP Prestação de serviços técnicos especializados para órgãos públicos, visando a execução do PMG – AP, através da implementação de projetos, observados parâmetros estabelecidos em plano de trabalho específico, previamente definido, sem ônus financeiro para o erário público. Projetos / Produtos que integram o PMG – AP: GMR / GMD (17 meses) Gestão Pública de Resultados (12/24 meses) Gestão Estratégica e Gestão de Processos (12/24 meses) Gestão de Processos - PMG Indicadores-Chaves e Solução de Problemas Críticos Implementando Sistemas de Gestão Normativos

41 Projetos/Produtos do PMG-AP
EXEMPLOS METODOLÓGICOS GESTÃO PÚBLICA DE RESULTADOS: PROGRAMA INICIAL (Conteúdo para implementação) Diagnóstico básico (visita de consultores) Workshop de sensibilização (fundamentos modernos de Gestão) Elaboração de plano de ação (1ª Etapa) Direcionadores estratégicos: PPA / L.D.O / L.O.A Formação de equipes por áreas e/ou projetos Capacitação e treinamento Implementação de ferramentas gerenciais necessárias Gerenciamento de projetos e processos Desenvolvimento de indicadores Pesquisa de satisfação com usuários e partes interessadas Elaboração de planejamento estratégico (2ª etapa) Mapa estratégico Indicadores de medições (estratégicas e organizacionais) Aplicação do sistema de avaliação da gestão Giro do PDCA (melhoria contínua)

42 RESULTADOS Prefeitura de Porto Alegre/RS – Resultado Orçamento Consolidado Governo do Estado RS – Ganho com arrecadação Prefeitura de Erechim/RS – Aumento da Receita SEDAI/RS – Sistema de Gestão por Indicadores

43 Carteira de Programas Estruturantes
Nome do Programa Estruturante: Ajuste Fiscal Status do Programa Estruturante: Secretário Responsável pelo Programa Estruturante: Aod Cunha de Moraes Jr Coordenador Executivo do Programa Estruturante: Ricardo Englert Justificativa do Programa Estruturante: Em dezembro de 2006, o Estado apresentava um déficit orçamentário de R$ 899 milhões e um investimento de apenas 5% da receita corrente líquida. O déficit orçamentário previsto inicialmente para 2007 era de R$ 2,4 bilhões, evidenciando a grave crise financeira do Estado e o risco de colapso na oferta de serviços públicos para o cidadão gaúcho. O saneamento econômico e financeiro do Estado é fundamental para a promoção do bem-estar da sociedade. Objetivo Programa Estruturante: Alcançar o equilíbrio fiscal estrutural, possibilitando a ampliação da capacidade de investimentos públicos e a qualificação da prestação de serviços do Estado à sociedade. Público-Alvo Programa Estruturante: Sociedade gaúcha Parcerias: Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade-PGQP, Governo Federal e Banco Mundial Valor do Programa Estruturante: R$ 89,3 milhões Meta(s) do Programa Estruturante (em 2010): Superávit orçamentário de R$ 86 milhões Investimento/Receita Corrente Líquida: 10% Projetos associados ao Programa Estruturante: “Receita para Crescer” - Modernização da Receita “Fazendo mais com menos” - Racionalização da Despesa Criação de Fundo de Previdência Complementar para Novos Servidores. Diretrizes Estratégicas Impactadas pelo Programa Estruturante: 27 - Modernizar a gestão da receita do Estado 28 - Iniciar a reforma do sistema previdenciário estadual 29 - Racionalizar a despesa com esforço compartilhado entre todos os Poderes e reestruturar a dívida pública com a União Regiões Funcionais Beneficiadas pelo Programa Estruturante: Todas Data de Início: jan/2007 Data de Término : dez/2010

44 Carteira de Projetos Nome do Projeto:
“Receita para Crescer” - Modernização da Receita Programa Estruturante Associado: Ajuste Fiscal Status do Projeto: Justificativa: Constituindo um dos eixos fundamentais do atual governo, o alcance do equilíbrio fiscal estrutural é condição necessária e indispensável para que o Estado possa readquirir condições de cumprir suas funções essenciais de prestação de serviços à Sociedade, inclusive retomando sua capacidade de investimentos. Neste sentido, para a realização do ajuste fiscal, é imprescindível o desenvolvimento de ações que possibilitem a maximização do ingresso de receitas próprias, seja pela aproximação da receita efetiva da receita potencial, seja pela elevação do potencial de receita tributária através de medidas que busquem equiparar a carga tributária estadual sobre o PIB ao nível da média nacional das unidades da Federação.   Objetivo do projeto: Maximizar o ingresso de receitas próprias, implantando o ICMS eletrônico e aprimorando e intensificando a fiscalização setorial, mecanismos para a cobrança de devedores e a conscientização fiscal. Público-Alvo do projeto: A sociedade gaúcha Meta(s) do Projeto (em 2010): Arrecadação do ICMS: R$ 800 milhões Custo do Projeto: R$ 54 milhões Parcerias: Gerente de Projeto: Ivo Estevão Luft Júnior Ações Associadas: Elevação do patamar da arrecadação tributária: SUPER-META. Responsáveis pelas Ações: Ivo Estevão Luft Júnior Estratégias Impactadas pelo projeto: 27 - Modernizar a gestão da receita Estado Regiões Funcionais Beneficiadas pelo projeto : Todas Data de Início do Projeto: 01/08/2007 Data de Término do Projeto: 31/12/2010

45 Carteira de Ações Nome da Ação: Elevação do Patamar da Arrecadação – SUPER-META Programa Estruturante Associado: Ajuste Fiscal Projeto Associado: Modernização da Receita - “Receita para Crescer” Justificativa: Para o ajuste fiscal estrutural do Estado faz-se necessária a Modernização da Receita Estadual que propiciará a maximização do ingresso de receitas próprias, seja pela aproximação da receita efetiva da receita potencial, seja pela elevação do potencial de receita tributária através de medidas que busquem equiparar a carga tributária estadual sobre o PIB ao nível da média nacional das unidades da Federação.   Status da Ação: Objetivo da Ação: Maximizar o ingresso de receitas próprias, implantando o ICMS eletrônico e aprimorando e intensificando a fiscalização setorial, mecanismos para a cobrança de devedores e a conscientização fiscal. Custo da Ação: R$ Meta(s) da Ação: Arrecadação com o ICMS (em R$ milhões): Em 2007 = Em 2008 = Em 2009 = Em 2010 = Responsável pela Ação: Ivo Estevão Luft Junior Parcerias: Público-Alvo da Ação: A sociedade gaúcha Regiões Funcionais Beneficiadas pela Ação: Todas Data de Início da Ação: jul/2007 Data de Término da Ação: dez/2010

46 Priorização dos Programas Estruturantes

47 Priorização dos Programas Estruturantes
Critério “Grau de Estabilidade e Segurança das Fontes de Financiamento” Baixo Médio Alto Critério “Capacidade de Mobilizar Recursos de Parceiros” Grau de Risco envolvido na estruturação e execução do Programa alto médio Segurança Modernização da Gestão Ajuste Fiscal Educação/ Irrigação Infra-Estrutura Emancipar Saneamento Saúde Inovação e Emprego / AgroNegócio baixo Agosto de 2007 entre outubro de 2008 e julho de 2010 Agosto de 2010 em diante Tempo que o Programa necessita para entregar (gerar) resultados significativos

48 Carteira de Projetos* 11 Programas 43 Projetos
A etapa de priorização dos Projetos Estruturantes não está concluída por falta do resultado da priorização dos projetos junto aos secretários a ser realizada internamente, sem o apoio da Symnetics. * Eventuais comentários (no formato texto explicativo, com fundo amarelo) nos templates denotam que até a data do fechamento deste relatório não houve um consenso final entre o parecer técnico da Symnetics e a(s) Secretaria(s) envolvida(s).

49 Análise 1: Suficiência dos Programas / Projetos X Diretrizes Estratégicas de Governo – Avaliação Secretários-adjunto e técnicos Diretrizes Estratégicas não atendidas pelos programas estruturantes apresentam média e baixa prioridade

50 Análise 2: Suficiência dos Programas / Projetos X Diretrizes Estratégicas de Governo – Avaliação Força Tarefa Diretriz Estratégicas (de baixa importância) não atendidas pelos programas estruturantes

51 Eixo Finanças e Gestão Pública
Carteira de Ações Eixo Finanças e Gestão Pública 2 Programas Estruturantes 8 Projetos 19 Ações * Eventuais comentários (no formato texto explicativo, com fundo amarelo) nos templates denotam que até a data do fechamento deste relatório não houve um consenso final entre o parecer técnico da Symnetics e a(s) Secretaria(s) envolvida(s).

52 Análise de Suficiência das Ações

53 Programa de Melhoria da Gestão em Instituições Hospitalares

54 Objetivos Promover nos hospitais filantrópicos...
...o aumento da satisfação do cliente; ...a melhoria da gestão; ...o aumento da produtividade e qualidade através da melhoria dos processos; ...a cultura da melhoria contínua; ...a sinergia com ganho setorial; ...a capacitação, o engajamento e a motivação da equipe;

55 No RS.... Etapas Desenvolvimento do conteúdo do projeto;
Piloto (Hospital Ernesto Dorneles); Indicação dos hospitais e cronograma do trabalho;

56 No RS....

57 Resultados no RS Evento Carga Horária Nº de Eventos
Nº de Participantes Planej. Realiz. Ferramentas de Qualidade(*) 16 horas 2 126 Planejamento Estratégico 8 horas 8 144 Seminário Kaizen 204 Semana Kaizen Blitz 40 horas 50 49 436 Pós Kaizen 0,5 dia 296 Módulo Processo 24 horas 288 Módulo Financeiro 187 (*) Para Facilitadores

58 Modelo Gestão Estratégica Gestão Operacional Gestão da Informação 58

59 Comissão de Coordenação
GOVERNANÇA Comissão de Coordenação Coord.:CMB Programas Estaduais Federações Santas Casas Hospital âncora Hospital Gestor Facilitador

60 No Brasil.... Região 1 Região 2 Região 3 Região 4 Região 5 Região 6

61 Região Estado Nº de Hospitais Sub-regiões
1 Piaui 2 Maranhão Ceará 8 Pernambuco 3 Paraíba Alagoas Rio Grande do Norte 5 Bahia 9 Sergipe 4 Amazonas Pará Goiás Mato Grosso Mato Grosso do Sul Tocantins Minas Gerais 52 Espírito Santo 12 Rio de Janeiro 10 6 São Paulo 47 Paraná 15 7 Rio Grande do Sul 50 Santa Catarina

62 Cronograma Janeiro Fevereiro Agosto Dezembro
Carnaval Congresso Nacional CMB Evento de lançamento do programa Encerramento do projeto Inicio das atividades 2° quinzena de Fevereiro a 1° quinzena de Dezembro 40 semanas

63 Treinamento dos Programas Estaduais
Objetivo: Apresentar o projeto, detalhando o conteúdo de cada fase; Revisar todos os conceitos que compõem o projeto; Duração: 8 horas; Local: São Paulo;

64 Formação dos Consultores Multiplicadores
Objetivo: Capacitar os consultores nos conteúdos de cada módulo do projeto; Duração: 16 horas; Local: São Paulo e Salvador; OBS: Nem todos os consultores capacitados atuarão no projeto; 64

65 Perfil dos Consultores
Experiência em Gestão por Processo; Visão sistêmica; Desejável experiência no setor de saúde; Experiência na coordenação de equipe; Capacidade em comunicar-se; Disponibilidade para viagens; Disciplina para cumprimento de padrões;


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