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Como fazer uma boa apresentação a investidores

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Apresentação em tema: "Como fazer uma boa apresentação a investidores"— Transcrição da apresentação:

1 Como fazer uma boa apresentação a investidores

2 APRESENTAÇÃO A INVESTIDORES
Documento escrito Plano de Negócios Plano de negócios Entrevista

3 PLANO DE NEGÓCIOS Características: Simples Objectivo Realista Completo
20 páginas

4 PLANO DE NEGÓCIOS Estrutura Sumário Executivo
Identificação do Promotor Descrição do Projecto Modelo económico-financeiro Análise SWOT Análise do mercado

5 Sumário Executivo PLANO DE NEGÓCIOS
- Menos de 500 palavras - Última parte do PN a ser escrita Estrutura - designação e área de actividade - negócio e mercado - inovação da proposta - pontos fortes e fracos - recursos humanos e financeiros - prazo previsto para “break even” - experiência relevante do promotor para o negócio

6 ENTREVISTA Aspectos a ter em conta
Na generalidade os investidores não dominam as técnicas / tecnologias associadas ao projecto Evitar pormenores excessivamente técnicos Os investidores procuram essencialmente rentabilizar as suas aplicações financeiras Antecipar o valor do projecto (quanto custa, quanto os promotores estão dispostos a investir, que montante de investimento pretendem do investidor) A tónica deve ser o negócio

7 ENTREVISTA A maioria das apresentações a um investidor devem durar menos de ½ hora O centro da atenção das pessoas começa a cair após 18 minutos Neste período o empreendedor tem de transmitir uma série de características relevantes para o investidor

8 CARACTERÍSTICAS Integridade Paixão Autoconfiança Experiência
Conhecimento (do mercado, da concorrência) Competências (técnicas, de gestão, marketing) Liderança Compromisso Realismo Capacidade de ouvir

9 PREPARAÇÃO A função dos slides é apoiar a apresentação
De preferência recorrer apenas a uma ideia por slide Usar fontes grandes e legíveis. Não usar muitas fontes ou cores diferentes O cabeçalho do slide deve sumarizar o assunto principal Não sobrecarregar o slide Usar diagramas Planear gastar 2-3 minutos por slide Animação dos slides é pouco útil

10 PREPARAÇÃO Começar a apresentação é o mais difícil
Não obstruir a projecção dos slides Enfrentar a audiência, não os slides Usar um ponteiro laser se necessário Falar alto e claramente Falar livremente (não memorise) Tentar «captar» a atenção da audiência

11 PREPARAÇÃO Seja você mesmo; Pronuncie bem as palavras;
Fale com boa intensidade; Fale com boa velocidade; Fale com bom ritmo; Use um vocabulário adequado; Cuide da gramática.

12 APRESENTAÇÕES Começar por apresentar a sua equipa 30 segundos ou menos
Guardar o detalhe da equipa para mais tarde Mencionar ligações comuns Referir fontes e outros contactos relevantes

13 O SLOGAN E O LOGO Enquadramento (diferentes formas de estruturar a linha) “[Nome] permite aos clientes/utilizadores fazerem X.” “[Nome] é a Empresa X do negócio Y.” Exemplos “We Network Networks” (Cisco) “The World’s Information in One Click” (Google) “The Computer for Everyone Else” (Apple)

14 SLOGANS E LOGOS Beauty is not enough Power for your control
Engineered to move the human spirit The ultimate Driving Machine Simply Clever Live the pleasure There is No Substitute

15 SLIDE TÍTULO Nome da empresa ou do projecto Data
Nome da entidade investidora Grafismo apropriado (logo, etc.) Slogan Opcional: qual o montante a ser solicitado nesta sessão?

16 Slide 1: PANORAMICA GERAL
2-5 destaques (high level bullets) 10 a 30 segundos de grande impacto Referir os aspectos centrais para captar a atenção para a restante apresentação Se não tiver a atenção aqui não o conseguirá mais tarde

17 Slide 2: O PROBLEMA Problema(s) essenciais a serem resolvidos
Qual é a dor? – receitas, custos, tempo, alcance de mercado Mais rápido, melhor, mais pequeno, etc. são soluções, não problemas De preferência incluir referências De clientes Analistas quando aplicável O que tem de especial? Problema deve sugerir um mercado amplo

18 Slide 3: A SOLUÇÃO Descrever o seu negócio Produto ou serviço
Benefícios essenciais “Irá ter” não “gostaria de ter” Gráfico ilustrativo Ilustração do seu produto ou serviço Captado? Se não «captou» a audiência até agora, está morto!

19 Slide 4: OPORTUNIDADE E MERCADO
Detalhes de mercado Dimensão e taxa de crescimento a 5 anos Pormenorizar o(s) seu(s) segmento(s) Demonstrar uma quota de mercado defensável Recorrer a grafismos sempre que possível

20 Slide 5: TECNOLOGIA Traduzir pontos chave do negócio para o domínio técnico Evidenciar a forma como os clientes e os fornecedores se inserem no negócio Usar gráficos animados Usar diagramas Concentrar na proposta de valor essencial!! Mostrar como irá inventar apenas elementos únicos competitivos Mostrar um caminho de desenvolvimento incremental que reduza o risco

21 Slide 6: VANTAGENS COMPETITIVAS
Equipa, relacionamentos, propriedade intelectual, novas perspectivas, domínio de perícia São apenas suas? Dão uma vantagem significativa? Qual a longevidade? Porque razão irão os clientes optar pelo produto ou serviço em proposta?

22 Slide 7: PANORAMA COMPETITIVO
Discutir concorrentes actuais e potenciais Demonstrar conhecimento do panorama A resposta “sem concorrência” → haverá mercado? Evidenciar enquadramento para diferenciar Usar atributos e dimensões centrados no cliente Reforçar as vantagens competitivas

23 Slide 8: ESTRATÉGIA DE MERCADO
Quais são os players centrais? Perfil do cliente Discutir as relações críticas entre parceiros (actuais e futuros) Descrever quem (dentro e fora) vende o produto ou serviço Como e quando irão os clientes comprar? Discutir a política de preços Descrever o que os clientes adquirem Plano de Marketing e de vendas Explicar a cadeia de valor e os ciclos de venda Comparar e contrastar com outras empresas Enfatizar validação externa

24 Slide 9: MAPAS FINANCEIROS
Apresentar projecções a 5 anos Receitas e despesas nas categorias principais Lucros antes de impostos, cash-flow operacional, necessidades de capital Identificar milestones Primeiras receitas Cash-flow positivo Barreiras competitivas tangíveis (clientes, etc.) Preparar “no bolso” slides de detalhe

25 Conhecimento profundo do modelo de negócio
O QUE ESTÁ POR DETRÁS DO SLIDE FINANCEIRO Conhecimento profundo do modelo de negócio Estar preparado para discutir aspectos chave Análise de receitas – penetração de mercado e timing Top-down (percentagens sustentáveis) Bottom-up (pipeline, receitas por cliente, validação) Análise de custos Validar com empresas comparáveis Outros (investimentos, rotações, etc.) Detalhe financeiro (DR, cash-flow, balanço, etc.)

26 Slide 10: A EQUIPA Aspectos relevantes
Incluir credenciais académicas Como é que a sua equipa trabalha em conjunto? Seja honesto – quem está faltando? Discutir o plano de admissões para colmatar essas fraquezas Relacionar com VC Enfatizar o que a equipa proporciona em particular O CEO é o membro mais crítico da equipa Demonstrar a sua competência através da apresentação

27 Slide 11: SITUAÇÃO ACTUAL
Identificar as milestones já alcançadas O que já atingiu com o dinheiro de outros investidores? Investidores gostam de eficiência e uso produtivo de recursos Apresentar uma evolução histórica Enfatizar para onde irá a partir de agora

28 Slide 12: SUMÁRIO Sumarizar os 2 ou 3 principais pontos fortes
Criar frases emblemáticas Identificar sinergias com o investidor (portfolio, domínio de perícia, etc.) Solicitar feedback Preparar para a acção Perguntar pelo processo, e o que é necessário para chegar a um acordo Próximos passos Determinar condições para uma segunda reunião Marcar/propor uma reunião de acompanhamento


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