Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictorhugo Enos Alterado mais de 9 anos atrás
1
Prof. MSc. Cláudio Cabral
2
Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo. Refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que a diferencia das outras empresas. Reflete a mentalidade predominante na empresa.
3
Artefatos - são símbolos da cultura, como: cerimônias, uniformes, lemas, fatos, padrões, etc. Valores- modelam comportamentos através de políticas e regras. Crenças- são sentimentos dominantes na empresa, são pressupostos. Histórias- são contos do passado que justificam os comportamentos atuais. Rituais- eventos que reforçam valores
4
Símbolos materiais- arquitetura, objetos simbólicos que definem o grau de semelhança ou diferença entre as pessoas e exprimem o tipo de comportamento desejado. Comunicação não verbal. Linguagem- termos singulares para descrever objetos, eventos e pessoas. A comunicação escrita e não-verbal estão inclusas, bem como a maneira de se vestir.
5
Por que se mudaria a cultura organizacional de uma empresa? É possível mudar a cultura de uma empresa? Como se poderia mudar a cultura?
6
Deve-se mudar (com critério) a cultura de uma empresa para que ela possa de adaptar às mudanças do mercado e se adequar às inovações necessárias à sua sobrevivência (Kissil, 1998). A mudança da cultura deve ser gradativa, mas constante, de forma a que a empresa responda rapidamente as exigências do mercado.
7
Objetivos e valores comuns e claros – comunicar a todos das mudanças e como cada um deve contribuir. Imagem – boa qualidade de produtos e serviços percebidos pelos cliente e colaboradores da empresa. Integração- colaboradores e fornecedores comprometidos com resultados. Gestores honestos e com boa comunicação.
8
Cultura de aprendizado- a empresa deve fomentar o aprendizado individual e coletivo na busca de novos conhecimentos que ajudem na adaptação organizacional. Flexibilidade- incentivo à novas idéias. Desempenho- resultados com consistência de médio e longo prazo.
9
As ferramentas de mudança cultural devem ser do conhecimento de todos e aplicadas de cima para baixo, pois o envolvimento da alta direção é fundamental em qualquer mudança. Deve-se ter uma boa estratégia de comunicação (interna e externa) sobre as mudanças e objetivos desejados. Ter ciência de que as mudanças ocorrem de dentro para fora, ou seja, primeiro as pessoas devem acreditar no valor das mudanças.
10
Adaptativas- São empresas maleáveis, inovadores e flexíveis; Conservadoras- conservação de tradições, idéias e valores. Mudam com dificuldade e a muito longo prazo. Fortes- valores compartilhados com intensidade entre as pessoas que influenciam muito os novos ingressantes na empresa. Fracas- cultura facilmente mutável, com valores internos ainda em formação. Normalmente empresas jovens.
11
Para a implementação de qualquer projeto e mudança é necessário levar em conta a cultura organizacional da empresa. A cultura organizacional ideal é forte o suficiente para manter seus valores e flexível a ponto de se adaptar rapidamente às demandas do mercado.
12
No contexto da sua empresa, responda: a) Cite e explique 02 (dois) elementos formadores da Cultura Organizacional; b) Descreva como é a Cultura da sua organização; c) Informe e explique qual o tipo de Cultura Organizacional (adaptativa, conservadora, forte e fraca) da sua empresa; d) Como você mudaria a Cultura Organizacional da sua empresa? Que ferramentas usaria?
13
Obrigado Até a próxima aula
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.