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Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.

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1 Prof. MSc. Cláudio Cabral

2  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que a diferencia das outras empresas.  Reflete a mentalidade predominante na empresa.

3  Artefatos - são símbolos da cultura, como: cerimônias, uniformes, lemas, fatos, padrões, etc.  Valores- modelam comportamentos através de políticas e regras.  Crenças- são sentimentos dominantes na empresa, são pressupostos.  Histórias- são contos do passado que justificam os comportamentos atuais.  Rituais- eventos que reforçam valores

4  Símbolos materiais- arquitetura, objetos simbólicos que definem o grau de semelhança ou diferença entre as pessoas e exprimem o tipo de comportamento desejado. Comunicação não verbal.  Linguagem- termos singulares para descrever objetos, eventos e pessoas. A comunicação escrita e não-verbal estão inclusas, bem como a maneira de se vestir.

5  Por que se mudaria a cultura organizacional de uma empresa?  É possível mudar a cultura de uma empresa?  Como se poderia mudar a cultura?

6  Deve-se mudar (com critério) a cultura de uma empresa para que ela possa de adaptar às mudanças do mercado e se adequar às inovações necessárias à sua sobrevivência (Kissil, 1998).  A mudança da cultura deve ser gradativa, mas constante, de forma a que a empresa responda rapidamente as exigências do mercado.

7  Objetivos e valores comuns e claros – comunicar a todos das mudanças e como cada um deve contribuir.  Imagem – boa qualidade de produtos e serviços percebidos pelos cliente e colaboradores da empresa.  Integração- colaboradores e fornecedores comprometidos com resultados. Gestores honestos e com boa comunicação.

8  Cultura de aprendizado- a empresa deve fomentar o aprendizado individual e coletivo na busca de novos conhecimentos que ajudem na adaptação organizacional.  Flexibilidade- incentivo à novas idéias.  Desempenho- resultados com consistência de médio e longo prazo.

9  As ferramentas de mudança cultural devem ser do conhecimento de todos e aplicadas de cima para baixo, pois o envolvimento da alta direção é fundamental em qualquer mudança.  Deve-se ter uma boa estratégia de comunicação (interna e externa) sobre as mudanças e objetivos desejados.  Ter ciência de que as mudanças ocorrem de dentro para fora, ou seja, primeiro as pessoas devem acreditar no valor das mudanças.

10  Adaptativas- São empresas maleáveis, inovadores e flexíveis;  Conservadoras- conservação de tradições, idéias e valores. Mudam com dificuldade e a muito longo prazo.  Fortes- valores compartilhados com intensidade entre as pessoas que influenciam muito os novos ingressantes na empresa.  Fracas- cultura facilmente mutável, com valores internos ainda em formação. Normalmente empresas jovens.

11  Para a implementação de qualquer projeto e mudança é necessário levar em conta a cultura organizacional da empresa.  A cultura organizacional ideal é forte o suficiente para manter seus valores e flexível a ponto de se adaptar rapidamente às demandas do mercado.

12 No contexto da sua empresa, responda: a) Cite e explique 02 (dois) elementos formadores da Cultura Organizacional; b) Descreva como é a Cultura da sua organização; c) Informe e explique qual o tipo de Cultura Organizacional (adaptativa, conservadora, forte e fraca) da sua empresa; d) Como você mudaria a Cultura Organizacional da sua empresa? Que ferramentas usaria?

13 Obrigado Até a próxima aula


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