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Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos

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Apresentação em tema: "Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos"— Transcrição da apresentação:

1 Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
Planejar a campanha estratégica Objetivos estratégicos Perspectivas de valor do BSC Introdução Financeira Cliente Processos Internos Aprendizagem e Crescimento

2 Missão + Visão = Estratégias
Estudo de Caso:

3 Temas estratégicos Estudo de Caso:

4 Planejar a campanha estratégica
Através de 6 etapas para criação de valor: Definir a lacuna de valor para os acionistas e stakeholders caminho a ser percorrido => visão do presente para o futuro Redimensionar a proposição de valor para os clientes identificar novas fontes de valor => novos mercados Estabelecer o horizonte de tempo para obter resultados sustentáveis especificar em que tempo futuro cada objetivo estratégico deverá ser cumprido => ordem de serviço x comunicado

5 Planejar a campanha estratégica
continuação: Identificar os poucos temas estratégicos críticos demonstrar as lacunas de valor para os stakeholders foco nos objetivos financeiros Identificar e alinhar os ativos intangíveis identificar as lacunas existentes no capital intelectual alinhamento da equipe Identificar e financiar os programas estratégicos avaliar os investimentos financeiros, humanos e de infra-estrutura focando o cronograma estabelecido

6 Objetivos estratégicos
Estudo de Caso:

7 Perspectivas do BSC Financeira

8 Objetivo Mostrar se as escolhas estratégicas estão contribuindo para:
elevação do valor da empresa no mercado geração do valor econômico aumentar a riqueza dos acionistas e stakeholders Enfoque nos ativos intangíveis: satisfação dos clientes inovação dos produtos retenção de talentos

9 Diálogo entre acionistas e a sociedade
O que a empresa significa para os acionistas? Por que os consumidores tem interesse na sobrevivência da empresa? 3. Qual o grau de interesse dos investidores externos em alocar recursos na empresa? 4. Qual a motivação dos colaboradores da empresa?

10 Diálogo entre acionistas e a sociedade
Por que é importante para o fornecedor ter a empresa como cliente? Qual o valor que a empresa representa junto ao mercado numa futura aquisição? 7. Que benefícios a empresa proporciona à comunidade?

11 O que o acionista espera do BSC

12 Gestão baseada em valor

13 Método do Fluxo de Caixa Livre
Definição: O valor de uma empresa é o valor presente dos fluxos de caixa livres dos ativos atualmente existentes, somados ao valor presente das oportunidades existentes. O fluxo de caixa livre é definido como sendo o montante que está à disposição dos acionistas da empresa. Logo, é igual ao fluxo de caixa das operações da empresa, menos os investimentos adicionais que se fizerem necessários em capital de giro ou nos ativos de longo prazo.

14 Método do Fluxo de Caixa Livre

15 Custo Médio Ponderado de Capital - CPMC

16 Valor da Empresa

17 Método do Valor Econômico Agregado - EVA
Definição: É uma metodologia de gestão de negócios que tem por finalidade medir o valor da riqueza criada por um empreendimento. De acordo com o EVA, a riqueza somente é materializada quando a empresa cria um valor que supera os seus custos operacionais e também cobre o custo do capital empregado no negócio. Logo, o EVA se baseia em algo que conhecemos há muito tempo: o que realmente chamamos de lucro, o dinheiro que sobra para remunerar o capital próprio…

18 Método do Valor Econômico Agregado - EVA
Definição: É uma metodologia de gestão de negócios que tem por finalidade medir o valor da riqueza criada por um empreendimento. De acordo com o EVA, a riqueza somente é materializada quando a empresa cria um valor que supera os seus custos operacionais e também cobre o custo do capital empregado no negócio. Logo, o EVA se baseia em algo que conhecemos há muito tempo: o que realmente chamamos de lucro, o dinheiro que sobra para remunerar o capital próprio…

19 Método do Valor Econômico Agregado - EVA

20 Valor de Mercado Adicionado da Empresa - MVA

21 Contribuições do EVA e MVA
Selecionar os objetivos da perspectivas financeiras, procurando minimizar o erro na avaliação dos objetivos, evitando comprometer o sucesso do projeto. Avaliar os objetivos não-financeiros, procurando valorizar a contribuição como valor agregado, tais como: satisfação dos clientes diferenciação de produtos inovação de produtos investimentos na infra-estrutura de tecnologia da informação Orientar a escolha de objetivos financeiros geradores de valores: aumentar a taxa de retorno sobre o capital investido investir capital adicional em projetos com retorno superior ao custo de capital descontinuar operações deficitárias, reduzindo riscos competitivos

22 Método do CFROI Retorno sobre o Investimento Base Caixa
Definição: É expressado pela taxa interna de retorno dos fluxos de caixa (entradas e saídas de capital) de todos os projetos que a empresa está implementando no momento. Compara os fluxos de caixa após o imposto de renda, ajustados pela inflação, disponíveis para os investidores da empresa, com os investimentos brutos ajustados pela inflação feitos por esses investidores. Apresenta-se em termos percentuais.

23 Método do CFROI Retorno sobre o Investimento Base Caixa

24 Novos métodos: TSR e TBR

25 Método TSR Retorno Total do Acionista
Definição: Tem por finalidade medir a taxa de retorno que os investidores obtêm pela sua participação acionária na empresa, ao longo do tempo. É expressado pelo retorno dos dividendos obtidos (medidos em termos do valor presente dos fluxos de caixa), mais o ganho do capital obtido pela valorização das ações no período.

26 Método TSR Retorno Total do Acionista

27 Método TBR Retorno Total do Negócio
Definição: Calcula a taxa de retorno do valor gerado por um negócio, num dado horizonte de tempo. É influenciado pelos seguintes fatores: a lucratividade dos ativos existentes o crescimento do negócio os fluxos de caixa livres custo de capital

28 Método TBR Retorno Total do Negócio

29 Método CVA Valor Agregado Base Caixa
Definição: Tem como finalidade medir o lucro econômico, baseado nos fluxos de caixa e não no lucro contábil. É obtido pela subtração dos custos de capital, de terceiros e próprios, do lucro operacional. Logo, é medido como o fluxo de caixa operacional menos a depreciação e menos a despesa de capital sobre o investimento bruto.

30 Método CVA Valor Agregado Base Caixa

31 Direcionadores da Gestão Baseada em Valor
Definição: São indicadores-chave de desempenho de uma organização, construídos a partir da estratégia competitiva, que possuem grande potencial para gerar valor econômico agregado. Apresentam-se de forma dinâmica, mudando ao longo do tempo, de acordo com a evolução do ciclo da empresa.

32 Direcionadores da Gestão Baseada em Valor
Principais direcionadores de natureza financeira: custo de capital crescimento em vendas margem de lucro operacional alíquota de imposto de renda base caixa investimento incremental em ativos fixos investimento incremental em capital de giro tempo de duração do crescimento em valor

33 Ciclo de Vida da Empresa

34 Valor da Empresa Micro e Macro direcionadores

35 Medição do Valor das Estratégias
Afirmação: Na maioria das empresas os componentes de crescimento futuro representam a maior parte do valor de mercado da empresa. Por quê? Pois o que já se produz é mais fácil ser imitado pelo concorrente, já a inovação é “caixa preta”, “fórmula não revelada”, fruto de P&D, algo que as empresas não investem; logo, passa a ter valor agregado maior.

36 Medição do Valor das Estratégias

37 Valor da Empresa e das Estratégias

38 Geração do Valor Econômico Agregado

39 Indicadores Financeiros

40 Objetivos Estratégicos

41 Exemplos:

42 Matriz do Mapa Estratégico - Financeiro

43 Mapa Estratégico - Financeiro

44 Mapa Estratégico - BSC

45 Pensamentos “Todo mundo recebe um volume tão grande de informações o dia todo que acaba perdendo o bom senso.” Gertrude Stein “Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem Por quê? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo Por que não?” George Bernard Shaw


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