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Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP.

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1 Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP Maio/2013

2 Brasil: universidade temporã Brasil: Cadeiras de Ed Superior (1806) Cursos Jurídicos (1827)  1ª univ. 1920 São domingos: 1538 UNAM: 1553 Em 1822 (América espanhola: 26 ou 27 universidades)  USP (1934): Um novo modelo (Ensino, pesquisa e formação de professores)

3 Ano Participação percentual da matrícula por rede 55,9 49,5 38,7 30,2 44,1 50,5 61,3 69,8 1,0 3,5 8,1 15,1 0 10 20 30 40 50 60 70 80 1960197019912002 0,0 2,0 4,0 6,0 8,0 10,0 12,0 14,0 16,0 Taxa de escolarização bruta da população de 18 a 24 anos PúblicaPrivadaTaxa de escolarização bruta (%) Fonte: MEC/Inep. Evolução da Taxa de escolarização bruta e do peso público x privado 2008: 22%

4 Tabela 1 – Taxa de Escolarização Bruta na educação superior Países selecionados – 2000 Obs: Brasil (2002) = 15% 2008: 22%

5 Gráfico 2 – Participação percentual da matrícula na rede pública na educação superior em alguns países selecionados – 2000

6 Gráfico 4 – Evolução do Número de Inscritos/Vaga em vestibular e outros processos seletivos na educação superior de graduação presencial, por rede – Brasil – 1974/2008

7 Número de vagas oferecidas e ingressos na educação superior de graduação presencial, por rede, segundo alguns cursos selecionados Brasil – 2002

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10 Em 2008, 50% do professores do ensino médio recebiam até R$ 1.208

11 Pensando, elaborando e implementando um Projeto Pedagógico Projeto: "intenção de uma transformação do real guiada por uma representação do sentido dessa transformação e levando em conta as condições dessa realidade“ (Castoriadis apud Azanha). “O projeto pedagógico da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas aconteçam e dentre elas o seguinte: tomada de consciência dos principais problemas da escola, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. Nada mais, porém isso é muito e muito difícil. [Porque] não há geralmente, a tradição de um esforço coletivo para discutir, analisar e buscar soluções no âmbito das escolas.” (José Mário Pires Azanha) Elementos de um PP (ou PPP): -Diagnóstico (ouvir os diferentes segmentos) -Definição de objetivos e estratégias -Definição de responsabilidades -Avaliação

12 Um rápido olhar sobre a legislação: CF: Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:.. V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; LDB: Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I - elaborar e executar sua proposta pedagógica; Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino

13 LDB: Art. 9º A União incumbir-se-á de:.. VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós- graduação; VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; § 1º Na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por lei. Art. 17. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem: I - as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal;.. IV - os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

14 LDB: Art. 43. A educação superior tem por finalidade: I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento (..)e colaborar na sua formação contínua; III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos (..) através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos (..) VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade (..) VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão (..) da criação cultural e da pesquisa científica (..).

15 Um olhar sobre alguns cursos: * Dados preliminares

16 PeríodoFDRPFDSPUNESPUFMG Obrig.Opt.Obrig. Opt.Obrig. Opt.Obrig. Opt. 1º31245020 2º3222720 33224350204 432185204 5 241750204 6 21204 7 144150202 8 124320 91 6442826 102266140(?) Total250 (208+42) 240 (159+81) 250 (242+8)245 (187+58) Analisando a carga horária de alguns cursos de Direito (preliminar) Conclusão: Pequena diferença na carga horária total.

17 Pontos a serem considerados: -Que profissional queremos formar: autônomo? Reflexivo? crítico? - Que demandas o curso deve atender? Dos Alunos, do mercado, do Executivo, da ‘sociedade’ (interesses conflitantes) que a financia via impostos. -O ensino na carreira docente (RDIDP): Articular o ensino com a pesquisa e a extensão. Ensino pesa pouco ou quase nada na avaliação docente.

18 Questões práticas: Distribuição da CH nos semestres; Distribuição entre obrigatórias e optativas Uso dos créditos-trabalho Uso das AACCs Que tempo (de leitura e estudo) o aluno precisa para, de fato, acompanhar as disciplinas obrigatórias e optativas; Tempo para iniciação científica; Tempos para atividades de extensão; Tempo para formação cultural e humanística (viver a universidade: Centro acadêmico, teatro, música etc)

19 PERFIL DO CALOURO do campus – 2013 (Pcarp)


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