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MBA em Gestão Estratégica de Negócios

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Apresentação em tema: "MBA em Gestão Estratégica de Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão Estratégica de Negócios
Disciplina: Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Prof.: Érico Pagotto

2 Ciclo de vida do produto
MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto Conceito de Preço Conceito de Promoção Conceitos de Praça (canais de distribuição) Ciclo de vida do produto

3 MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto:
"Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo" (KOTLER, 2000, p. 416) Tangíveis ou intangíveis Linhas de produtos

4 MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Preço
O preço de um produto é aquilo que a empresa espera receber em troca de um bem, um serviço ou uma ideia". (NICKELS E WOOD, 1999, p. 222)

5 MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Do Objetivo da empresa: Vender Ter lucro Combater a concorrência Expor a marca/ bem EXEMPLO: Nissan

6 MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Da Demanda: Alta ou baixa Compra única ou frequente Elástica/ inelástica

7 MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Dos Custos: Fixos Variáveis

8 MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Conceito de Praça Compreende os pontos de venda e os canais de distribuição de um determinado produto ou serviço. Compreende também, em sentido amplo, a logística de abastecimento do mercado em que uma empresa atua.

9 MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Conceito de Promoção A promoção é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo. - propaganda - publicidade - venda pessoal - promoção de vendas - relações públicas

10 PUBLICIDADE: Tornar público, mediante pagamento ou não. PROPAGANDA: PROPAGAção de produtos, serviços, marcas, ou ideias. É a publicidade voltada à venda, geralmente paga.

11 Quais podem ser os OBJETIVOS de uma propaganda?
Informar Persuadir Lembrar Reforçar Posicionar

12 INFORMAR

13 PERSUADIR

14 PERSUADIR

15 LEMBRAR

16 REFORÇAR

17 Pepsi POSICIONAR

18 PROMOÇÃO Prof. Érico Pagotto -

19 O que é promoção? Campanha de incentivo às vendas: Consumo
Amostra - Brinde - Prêmios Cupom - Garantias - Displays Comércio Desconto - bonificação por exposição Troca de favores Para equipe de vendas Concursos para vendedores - bônus extra

20 Cuidado com promoções! “Viciam” o consumidor
Tem efeito apenas no curto prazo Podem “queimar” a marca PREFIRA: Trocar de praça Vender pela internet Investir em propaganda

21 EVENTOS Prof. Érico Pagotto -

22 Evento: Melhor oportunidade de criar uma EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA para o cliente.

23 VANTAGENS de um evento:
Cria identificação com um estilo de vida do cliente Aumenta conscientização sobre o produto Amplia a dimensão corporativa Amarra compromissos Entretém e recompensa clientes e colaboradores Aumenta a divulgação (e as vendas!)

24 RP (relações públicas) Prof. Érico Pagotto -

25 Relações Públicas são... O que faz um RP:
...ações de comunicação da empresa com seus stakeholders. O que faz um RP: - Relações com a imprensa Publicidade de um produto Comunicação corporativa (interna e externa) Lobby com políticos e autoridades Aconselhamento aos dirigentes da empresa PROMOVE E PROTEGE A EMPRESA

26 Assessoria de imprensa
Apoia lançamentos / reposicionamento de produtos Captação do interesse de um determinado público Influenciar grupos-alvos específicos Apoio em situações de crise Construção da imagem corporativa Espaço na mídia

27 FERRAMENTAS de um RP corporativo:
Publicações Eventos (próprios ou de terceiros) Notícias: Criação de pautas Oportunidades de entrevistas Apresentações em público Prestação de serviços de utilidade pública Identidade com a mídia: Postura, discurso Identidade visual

28

29 Responsabilidade Social
Normas legais e sociais Propaganda enganosa Código do consumidor Preconceito Idade Gênero Bairrismo Etnia

30

31 Responsabilidade Social
Politicamente correto Hyundai

32 MÓDULO 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Ciclo de vida do produto

33 Ciclo de Vida do Produto
MATURIDADE CRESCIMENTO INTRODUÇÃO DECLÍNIO Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Maioria posterior Retardatários

34 Ciclo de Vida do Produto e os 4 P´s
MATURIDADE CRESCIMENTO INTRODUÇÃO DECLÍNIO Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Maioria posterior Retardatários PRODUTO: Básico Extensão Diversificação Matar ou deixar morrer PREÇO: Alto Penetração Competitivo Baixo PRAÇA: Poucas Alta Alta Seletiva (só as lucrativas) PROMOÇÃO: Alta Diminuir Mudar o foco Pouca ou nenhuma

35 Ciclo de Vida do Produto: lucros

36 4 P’s de serviços PESSOAS: recrutamento, seleção, treinamento, CHA
PROCESSOS: visa gerar padrão de qualidade PROVA FÍSICA: tangibiliza o serviço PRODUTIVIDADE: são os indicadores

37 EXERCÍCIO: 4 P’s de Serviços
Escolha um dos serviços abaixo. Escreva 4 parágrafos de sugestões para o dono do estabelecimento, sendo cada parágrafo voltado a um dos 4 P’s de serviços. Numa folha à parte: Coloque nome / RA Indique o SERVIÇO Exercício em dupla TEMPO: 15 min Hotel Fábrica de software Agência de propaganda Clínica de acupuntura Banco Escritório de engenharia Shopping center Salão de cabeleireiro Advogado Bar

38 Texto – Fonte Arial Normal – Máx. 14pt / Mín
Texto – Fonte Arial Normal – Máx.14pt / Mín.12pt – Preto – Centralizado


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