Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( )
2
Teoria da Burocracia baseia-se na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos, visando atingir a máxima eficiência . Max Weber ( ): como as organizações fazem para se perpetuar nos ambientes em que estão operando? O que as mantém em funcionamento?. aspectos essenciais (características da burocracia): ênfase na forma; especialização da tarefa e competência; regras e normas; responsabilidades definidas e registro. segundo Max Weber, a burocracia é a forma mais racional, eficiente e lógica de organização, as regras e as normas são a sua essência. tudo está previsto através de normas e regulamentos que fundamentam e constituem a legislação escrita da organização.
3
ORGANIZAÇÃO FORMAL BUROCRÁTICA
Organização ligada por normas escritas; Busca de máxima eficiência da organização; Separação da propriedade e da administração; A organização é vista como eficiente.
4
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Caráter legal das normas e regulamentos; Hierarquia da autoridade; Caráter formal das comunicações; Caráter racional da divisão do trabalho; Impessoalidade nas relações; Rotinas e procedimentos estandardizados; Abordagem de sistema fechado.
5
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
6
DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA
Exagerado apego às normas e procedimentos; Foco no formalismo e no papelório; Procedimentos como fim, não como meio; Dificuldades no atendimento ao cliente.
7
DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA
8
CONCLUSÃO O motivo da criação da burocracia foi tornar a atividade do administrador contratado previsível, eliminando a variável “comportamento humano” do negócio.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.