Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Apresentação do Professor
Apresentação da Turma
3
Business Intelligence
4
Temas a serem abordados no curso:
Inteligência Organizacional Business Intelligence Data Warehouse Modelagem Multidimensional ETL Data Mining CPM
5
Inteligência Organizacional
Da Transformação do Indivíduo para a Inteligência Organizacional Mudanças Transformações Inteligência Cultura
6
Mudança
7
Transformações Agente de Mudanças
Transformações no nível-macro da Organização
8
Inteligência Inteligência = Desempenho em aprender + Habilidade de aplicar o que aprendeu. Aprender = Mudar de conduta... Com o intuito de atingir competências apropriadas para o alcance de um objetivo.
9
Teoria das inteligências múltiplas
Howard Gardner Universidade de Harvard Lógico-Matemática Lingüística Espacial Cinestésico-Corporal Musical Interpessoal Intrapessoal 8. Naturalista 9. Existencial
10
Aprender APRENDER = FORMAR COMPETÊNCIAS Informação Saber O QUÊ
Saber PORQUÊ Está facilmente a disposição (quase sempre) Conhecimento Habilidade Atitude Técnica Capacidade Saber COMO Dá mais trabalho: “contextualização” Querer Fazer Identidade Determinação Depende de cada pessoa e varia de indivíduo para indivíduo.
11
Aprendizado através de modelos mentais compartilhados Conteúdo
(Informação) Presencial Virtual A inteligência humana trabalha na conexão Organização = conexões humanas
12
Hierarquia da Inteligência (pirâmide do Conhecimento)
13
Proto-Fato Fatos “Pré-fato”, anterior ao fato. Requer observação.
Acontecimento, ocorrência.
14
Dados Elementos não interpretados, observações coletadas ou características. Ex.: - Hoje é quinta. - 70% dos casos. - 90 Km/h. - 17 graus celsius.
15
Informação Dados que possuem significado sob determinado contexto.
- 17 graus celsius no Rio de Janeiro. - 90 Km/h é a velocidade das rajadas de vento.
16
Conhecimento Interpretação formal das relações entre dados e informação. Informação organizada. Ex.: - Se a temperatura é de 17 graus celsius, no Rio de Janeiro, e estamos no inverno, então é provável que chova. - Rajadas de ventos com velocidade de 90 Km/h pode significar um ciclone extratropical.
17
Sabedoria Integração e evolução de múltiplos domínios de conhecimento ao longo do tempo. Permite prever tendências e o desenvolvimento de novas teorias. Ex.: - Face à velocidade dos ventos e das variações de temperatura, é possível estabelecer uma relação que possibilite prever as necessidades de energia para aquecer os edifícios da cidade.
18
Cultura cultura familiar - aquela que é mantida com relações próprias e pessoais, sendo também hierárquica. cultura empresarial - associada muitas vezes a práticas e comportamentos intrínsecos à empresa que determinam a forma e as prioridades com que as coisas são efetuadas dentro da mesma.
19
Cultura A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Normas, regulamentos, costumes, tradições, símbolos, estilos de gerência, tipos de liderança, políticas administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho. Tecnologia (instrumentos e processos utilizados) Máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de trabalhos. Caráter (Manifestação dos indivíduos) Participação, criatividade, grupos informais, medo tensão, apatia, agressividade, comodismo.
20
Inteligência Organizacional
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu. Def.: Capacidade coletiva disponível em uma organização para identificar situações que justifiquem iniciativas de aperfeiçoamento, conceber, projetar, implementar e operar os sistemas aperfeiçoados, utilizando recursos intelectuais, materiais e financeiros.
21
Inteligência Organizacional
Processo (dinâmico) Interativa, agregadora e uma complexa coordenação das inteligências humanas e de máquinas dentro da organização. Produto (estático) Totalidade da informação estruturada, sintetizada e direcionada para um objetivo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.