“Para saber algo sobre uma pessoa, para conhecê-la,precisamos sobretudo,ouvi-la,escutá-la(...)É um foco presente em todos os trabalhos;é a estratégia.

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2 “Para saber algo sobre uma pessoa, para conhecê-la,precisamos sobretudo,ouvi-la,escutá-la(...)É um foco presente em todos os trabalhos;é a estratégia básica da ação do psicólogo. O psicólogo se coloca então como intermediador das relações interpessoais,como um intérprete que procura aproximar pessoas que falam ‘línguas diferentes’.Na verdade falam de ‘lugares diferentes’!” ( Eugênio Paes campos/2010)

3 Que papéis o profissional de psicologia essencialmente ocupa?

4  Regulamentação da profissão Lei 4.119 de 27/08/1962  1954... Assoc.Brasileira dos Psicólogos Prática exercida essencialmente por pedagogos Instituições /doença mental  Golpe 1964...psicologia comunitária visando a manipulação das massas, convertendo à pratica pelo Estado.  1992...I Encontro de coordenadores de Curso de Formação de Psicólogos

5  Consciência política de cidadania e o compromisso com a realidade social e com a qualidade de vida;  A atitude de construção do conhecimento, enfatizando uma postura crítica, investigadora e criativa,fomentando a pesquisa em um contexto de ação-reflexão-ação, bem como viabilizando a produção técnico-científica;  O compromisso de ação profissional cotidiana,baseada em princípios éticos, estimulando a reflexão permanente desses fundamentos;  O sentido de universidade,contemplando a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino,pesquisa e extensão;

6  A formação básica pluralista, fundamentada na discussão epistemológica, visando à consolidação de práticas profissionais,conforme a realidade sociocultural,adequando o currículo pleno e cada agência formadora no contexto regional;  Uma concepção de Homem, compreendido em sua integralidade e sua dinâmica de suas condições concretas de existência;  Práticas de interlocução entre os diversos segmentos acadêmicos, para a avaliação permanente do processo de formação. (jornal do CRP,set-out 1994)

7 “Contribuições educacionais, científicas e profissionais específicas da psicologia para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento das doenças, na identificação da etiologia e diagnósticos relacionados à saúde, doença e suas disfunções,bem como no aperfeiçoamento do sistema de políticas de saúde” ( J.D.Matarazzo,1980)

8 Papel ativo junto às demais especialidades!

9  Abandonar enfoques centrados em um indivíduo abstrato e a-histórico, tão freqüentes na psicologia clínica tradicional!  Revisar a (de) formação acadêmica / saúde pública  Diante das anteriores inserções nas equipes de saúde por hora tímidas e isoladas que muitas vezes preparavam os pacientes para se submeterem a cirurgias,amputações, e demais cenas do contexto hospitalar OUSAR NOVAS PROPOSTAS!

10 Então... O psicólogo passa a se inserir no setor da saúde e aos poucos delineia melhor a importância de seus serviços e promove a inserção do “saber Psi” nos corredores dos serviços variados de saúde, pública e privada! No sentido Inverso, precipita revisões sistemáticas na sua formação e prática. Passa a ser necessário cada vez mais, que conheça as demais áreas da saúde, E VALORIZE A COMPLEMENTARIDADE.

11  Interseção de saberes;  ATUAR apontando, discutindo sobre os atravessamentos presentes no encontro entre usuários do sistema de saúde e o profissional que os assiste;  Valorizar o senso comum na construção do saber...o descarte da polarização entre a ciência e o senso comum;  Partir do princípio que há múltiplos sentidos possíveis/ Do sofrimento, saúde, felicidade...  Essencialmente

12 “O julgamento ético não pode ter somente por base regras, mas deve ser nutrido por uma vida vivida de forma suficientemente intensa para criar simpatia por tudo que é humano.” (Elma L.C.P.Zoboli)

13 Definição de saúde: “estado de completo bem-estar Físico,mental,social e espiritual não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”.

14  Nem todos os indivíduos sadios acham-se isentos de doença;  Nem todos os isentos de doença são sadios;  Saúde não é o oposto lógico de doença; Cria-se uma demanda onde todas as instituições acadêmicas e científicas supostamente deveriam saber o que é, como se mede, e como se promove a tal “saúde” !

15 reação a uma acentuada medicalização da vida social; promoção de uma medicina preventiva, com acessibilidade de informações ;

16 organização de atividades dirigidas à transformações dos comportamentos dos indivíduos, sem encerrá-los em estereótipos previstos por uma sociedade higienista; proporcionar reflexões que apontem melhorias nas condições de vida dos indivíduos,seja no trabalho,educação,lazer,etc.

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20 Bennett e Murphy (1999) Lembram que a psicologia tem um papel a desempenhar nos programas dirigidos, quer à mudança individual quer à social ou ambiental, fornecendo teorias orientadas para a promoção e educação para a saúde! A Psicologia tem como premissa... Agir em todos os espaços possíveis,fazendo brecha,movimento, nas cenas cotidianas,nas relações, nos projetos, nas instâncias diversas do sistema de saúde.

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26 Psicologia da saúde Psicologia social Os indivíduos são contextualizados Não há polarização entre ciência e senso comum Le Bon : “É possível individualizar o coletivo” A busca do conhecimento no cotidiano. Atravessamentos

27 “Doutores de quê?” Do lugar do saber ao não saber! Prática instaurada no entre, com e não no sobre... Sair do lugar do especialista, e deixar de pensar a clínica pelas pontas; adotar uma prática interventora ! “O indivíduo constrói as saídas munido de informações”

28 Somos profissionais que inauguram... Procuramos ( fazemos ) propostas, espaços, oportunidades onde os indivíduos, sujeitos de sua história possam (re)conhecer a possibilidade de deslocar-se... Do óbvio,do que foi cristalizado.

29 “ É um pesquisador... um profissional que circula na complexidade e transita dos microprocessos de produção de sentido às questões institucionais e políticas.

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