A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metacontingências em “Walden Two”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metacontingências em “Walden Two”"— Transcrição da apresentação:

1 Metacontingências em “Walden Two”
Glenn, S.S. (1986). Metacontingencies in Walden Two. Behavior Analysis and Social Action, 5(1,2), p Disponível em: files.wordpress. com/2008/ 09/glenn pdf. Acesso em 20 abr Apresentação elaborada para a disciplina Tópicos III, Departamento de Psicologia, UFSCar.

2 O estudo da cultura Várias práticas culturais trazem prejuízos à vida das pessoas – escassez de recursos naturais, criminalidade, produção de lixo, analfabetismo. Apesar do desenvolvimento científico e tecnológico, temas pouco explorados pela Análise do Comportamento.

3 O estudo da cultura e a Análise do Comportamento
“Assim como as características genéticas que surgem como mutações são selecionadas ou rejeitadas por suas consequências, também as novas formas de comportamento são selecionadas ou rejeitadas pelo reforço. Há ainda uma terceira espécie de seleção que se aplica às práticas culturais.” (Skinner, 1953, p ). A possibilidade de estudo da cultura sob a perspectiva da Análise do Comportamento foi lançada por Skinner (1953) – “Ciência e comportamento humano”.

4 Metacontingências em Walden Two
Conceito de metacontingências (Glenn, 1988): unidade de análise para o estudo do comportamento social humano. Metacontingências como contingências individuais entrelaçadas, em que todas elas juntas produzem um mesmo resultado a longo prazo. Envolvem consequências socialmente determinadas. Contingências entrelaçadas: contingências individuais que afetam outras contingências individuais. A ocorrência delas, em longo prazo, produz consequências para a comunidade.

5 Metacontingências em Walden Two
Diferenças entre contingências e metacontingências 1) Contingências Nível operante Relações funcionais são estabelecidas entre o ambiente e o organismo que se comporta. Consequências operam sobre o próprio organismo. 2) Metacontingências Relações funcionais entre classes de operantes. Consequência a longo prazo comum a todos os operantes. São mediadas por contingências socialmente organizadas.

6 Metacontingências em Walden Two
O comportamento verbal como ligação fundamental entre contingências e metacontingências: Comportamento governado verbalmente como forma de antecipar a consequência de longo prazo. Reforçamento social até que as consequências de longo prazo entrem em operação.

7 Metacontingências em Walden Two
Metacontingências conflitantes Processos culturais operam nas sociedades de maneira concomitante Contingências cerimoniais x contingências tecnológicas

8 Metacontingências em Walden Two
Contingências cerimoniais Envolvem comportamentos mantidos por reforços sociais derivados das agências de controle que os provêm. Independem de mudanças ambientais que beneficiam as pessoas que se comportam. Impedem a evolução do comportamento operante. Mantêm-se por si sós.

9 Metacontingências em Walden Two
Contingências tecnológicas Envolvem comportamentos que são mantidos por mudanças não-arbitrárias no ambiente. Reforços que participam dessa contingência têm utilidade para quem se comporta. Asseguram mudanças. Dependem de uma consequência de longo prazo efetiva, regras bem formuladas e monitoramento dos resultados de seguir as regras.

10 Metacontingências em Walden Two
Processos cerimoniais e tecnológicos em Walden Two Controle aversivo exercido pelas agências de controle é abolido. Igualdade econômica. Reforçadores interpessoais contingentes ao comportamento interpessoal. Reforçadores sociais derivam dos seus efeitos de longo prazo do comportamento sobre a comunidade. Uso dos processos tecnológicos.

11 Metacontingências em Walden Two
Contingências e metacontingências em Walden Two Comportamentos mantidos por controle tecnológico. Engajar-se no próprio comportamento como reforçador intrínseco. Todos os indivíduos têm a possibilidade de entrar em contato com as mesmas contingências. O trabalho de organizar, administrar não produz privilégios como os produzidos por contingências cerimoniais.

12 Metacontingências em Walden Two
O governo em Walden Two Diferentemente do usual, o governo não é uma agência de controle cerimonial. Pessoas que trabalham no ato de governar – planejadoras – trabalham pelas mesmas consequências de longo prazo de que todos fazem parte. Governo com poucas regras – não há necessidade de regular as relações dos indivíduos/grupos. Problema dos governos tradicionais: concentração do controle cerimonial; negligência quanto à importância da mudança.

13 Metacontingências em Walden Two
Do Egito à Terra Prometida Desafios de se planejar uma cultura em que operem contingências tecnológicas.


Carregar ppt "Metacontingências em “Walden Two”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google