Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO EMPRESARIAL DESENHO ORGANIZACIONAL
2
DESENHO ORGANIZACIONAL
1 – Trata da estrutura organizacional 2 – Retrata a configuração organizacional 3 – Representa os órgãos que compõem a empresa 4 – Dividido entre departamentos, divisões, equipes e cargos
3
DESENHO ORGANIZACIONAL
Requisitos fundamentais do desenho 1 – Estrutura básica 2 – Mecanismo de operação 3 – Mecanismo de divisão 4 – Mecanismo de coordenação entre as partes
4
DESENHO ORGANIZACIONAL
Características 1 – Diferenciação - Horizontal – Departamentos e divisões - Vertical – Níveis hierárquicos
5
DESENHO ORGANIZACIONAL
Observação: Quanto maior a complexidade tanto Interna quanto externa maior será A diferenciação
6
DESENHO ORGANIZACIONAL
Formalização - Existência de regras e regulamentos - Quando e quem executa as tarefas - O caráter formal impõe certo ritual dentro da organização
7
DESENHO ORGANIZACIONAL
- Quanto maior a formalização maior a presença de normas - A formalização pode ser feita através de : - Cargo - Fluxo de trabalho - Regras e regulamentos
8
DESENHO ORGANIZACIONAL
Centralização - Concentração de decisões - Pouca delegação - Concentrada no nível mais alto - Submissão dos níveis mais baixos
9
DESENHO ORGANIZACIONAL
Descentralização - Conhecimento claro da missão - Decisões compartilhadas - Aproveitamento de talentos - Caminho para a moderna gestão
10
DESENHO ORGANIZACIONAL
Integração - É o processo que facilita o encadeamento, é feita través de coordenação intra-organizacional
11
DESENHO ORGANIZACIONAL
Esquemas de integração - Hierarquia administrativa - Departamentalização - Assessoria (Staff) - Comissões e força-tarefa
12
DESENHO ORGANIZACIONAL
Regras e procedimentos Objetivos e planos Arranjo físico
13
DESENHO ORGANIZACIONAL
Tipos de Organização - Linear - Funcional - Staff
14
DESENHO ORGANIZACIONAL
LINEAR - Mais simples, a mais antiga, baseada na doutrina linear
15
DESENHO ORGANIZACIONAL
Características - Autoridade – autoridade única - Linhas formais de comunicação - Centralização das decisões - Formato piramidal
16
DESENHO ORGANIZACIONAL
Vantagens - Estrutura simples - De fácil compreensão - Para pequenas empresas - Ambiente estável
17
DESENHO ORGANIZACIONAL
Desvantagens - Rigidez e inflexibilidade - Dificulta inovação e adaptabilidade - pode tornar-se autocrático - Chefe generalista
18
DESENHO ORGANIZACIONAL
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL - Aplica o principio funcional ou principio da especialização das funções
19
DESENHO ORGANIZACIONAL
Características 1 – Autoridade dividida ou funcional - o subordinado se reporta a várias autoridades - Autoridade parcial e relativa decorrente da especialidade - Subordinação múltipla
20
DESENHO ORGANIZACIONAL
2- Linhas diretas de comunicação - Comunicação direta sem intermediário - A comunicação não segue a cadeia de comando - Maior rapidez
21
DESENHO ORGANIZACIONAL
3 – Descentralização nas decisões - Decisões delegadas aos órgãos e cargos
22
DESENHO ORGANIZACIONAL
4 - Ênfase na especialização - Fundamenta-se no principio da especialização/cargos e órgãos - Cada cargo ou órgão contribui para a organização
23
DESENHO ORGANIZACIONAL
Desvantagens - Substituição da autoridade com a diluição da autoridade de comando - Orientação de mais de um órgão ou chefe
24
DESENHO ORGANIZACIONAL
ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF Delegações de funções da organização linear que não estavam ligadas ao objetivo principal da organização
25
DESENHO ORGANIZACIONAL
Características Tipo misto e hibrido
26
DESENHO ORGANIZACIONAL
Funções do Staff - Serviços - Consultoria e assessoria - Monitoração - Planejamento e controle
27
DESENHO ORGANIZACIONAL
Vantagens - Assessoria segura e inovadora - Atividade conjunta e coordenada
28
DESENHO ORGANIZACIONAL
Desvantagens - Assessor do Staff – conhecimento técnico - Profissional de linha – prático - Assessor do Staff – idade menor e melhor formação escolar e menor experiência
29
DESENHO ORGANIZACIONAL
- Pessoal de linha – medo de perder a autoridade - Assessor do Staff – planeja recomenda e não assume responsabilidade imediata - Assessor do Staff – eleva os custos fixos - salários
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.