A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estruturas inovadoras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estruturas inovadoras"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas inovadoras
Organização, Sistemas e Métodos CESF – 3º Período Julio Morais

2 Principais Características
Baixo nível de formalização Estrutura flexível e dinâmica quanto à resposta ao ambiente externo. Multiplicidade de comando Dupla ou ate mesmo múltipla subordinação. Diversificação elevada O profissional adequado para uma estrutura inovadora é aquele que conhece um número maior de áreas técnicas, embora não seja tão especializado em uma específica.   Comunicação horizontal e diagonal Estruturas inovadoras tendem a se utilizar da comunicação horizontal e diagonal. Utilização de forma avançada de departamentalização

3 Estrutura por Projeto A estrutura com base em projeto envolve a formação de equipes especializadas de vida limitada, necessárias à consecução de uma meta especifica. É um grupo de atividades que tem duração estimável e finita. Projeto – é um conjunto de elementos que permite avaliar, quantitativa e qualitativamente, as vantagens ou desvantagens da aplicação dos recursos de qualquer natureza, para produção de bens e serviços.

4 Características Os objetivos e prazos são bem definidos;
Requer flexibilidade organizacional; Prazo relativamente curto, sendo, portanto, estrutura de natureza temporária.

5 Vantagens Unidade de direção, voltada para o objetivo único, que é o desenvolvimento do projeto. Comunicação informal; O gerente controla todos os recursos de que necessita, possui maior autonomia e autoridade.

6 Desvantagens Não é bem aceita pela organização permanente;
Os meios são duplicados, pois para cada projeto existe uma subestrutura funcional; Insegurança no emprego (caráter temporário); Ao se afastar para o projeto, o profissional pode perder o seu lugar na estrutura permanente.

7 Modelo

8 Estrutura Matricial É uma estrutura mista que combina a estrutura funcional com as estruturas com base em projetos. A Matriz é uma combinação de estruturas.

9 Características É multidimensional, por se utilizar características de estruturas permanentes, por funções e pro projetos. É permanente, sendo temporários apenas os grupos de cada projeto; É flexível.

10 Vantagens Equilíbrio de objetivos, pela atenção dispensada tanto às áreas funcionais quanto às coordenações dos projetos; Desenvolvimento do trabalho em equipe; Elimina mão-de-obra ociosa; Elimina extensas cadeias hierárquicas.

11 Desvantagens Insucesso na obtenção de coordenação de funções;
Insegurança entre os membros do projeto, porque suas equipes são dispensadas após o término do projeto; Pode haver situação de conflito entre os chefes de grupos funcionais e os gerentes de projeto.

12 Modelo

13 Estrutura Virtual As organizações virtuais são chamadas de não territoriais ou não físicas pelo fato de dispensarem escritórios convencionais, prédios e instalações físicas. Virtual significa algo que é possível ou suscetível de realizar, algo em potencial, existente apenas como faculdade.

14 Características Organização extremamente simples;
Alta flexibilidade e agilidade; As organizações são totalmente assentadas na tecnologia de informação;

15 Estruturas Híbridas Nas grandes organizações, nem sempre é possível adotar um único tipo de estrutura departamental para todos os níveis hierárquicos. Na realidade, as grandes organizações tem uma mistura de formas estruturais, elas são organizações híbridas, pois adotam diferentes tipos departamentalização: a funcional, por produtos, por clientes, por projeto etc.

16 Estruturas Híbridas Grandes organizações quase sempre apresentam estruturas híbridas com um ou mais tipos de estrutura no nível institucional, outros no nível intermediário e outros ainda no nível operacional. Geralmente, ocorre que nenhum tipo especifico de departamentalização consegue envolver todas as características necessárias para a estrutura de uma organização.

17 Outros modelos

18 Outros modelos

19 Personograma

20 Quadro de Responsabilidade

21 Funcionograma


Carregar ppt "Estruturas inovadoras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google