A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle e Manejo do Estresse

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle e Manejo do Estresse"— Transcrição da apresentação:

1 Controle e Manejo do Estresse
Flávio da Silva Borges. Aula 01

2 Conceito A palavra "Estresse" vem do inglês "Stress".
Termo inicialmente utilizado na física para traduzir o grau de deformidade sofrido por um material quando submetido a um esforço ou tensão. Hans Selye (médico) transpôs este termo para a medicina e biologia, significando esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações ameaçadoras a sua vida.

3 Utilização do termo Utilizado para definir diferentes sensações que temos. "Estou nervoso, estressado, cansado", querendo apenas enfatizar uma mesma vivência. Utiliza-se "tensão nervosa", "cansaço" e "fadiga" como sinônimos de "Estresse" para evidenciar uma conotação em comum de dificuldade, pressão e de estar desgastando mais do que deveria.

4 Interação organsimo-ambiente
Alterações sofridas no Organismo que ocorrem sob determinadas condições; As situações são determinantes para as alterações fisiológicas no organismo. Situações que sinalizam condições aversivas – respostas de luta e fuga. Situações que sinalizam condições prazeirosas – reforçadoras

5 Relações Funcionais do Estresse
Alterações Fisiológicas Alterações Cognitivas Alterações Motoras Alterações Emocionais Agente Estressor Equilíbrio

6 Síndrome da Adaptação Fase de alarme –ocorre um conjunto de mudanças fisiológicas no organismo. 2) Fase de resistência – adaptação ao estressor de forma que a resistência do organismo é aumentada e as manifestações agudas desaparecem. 3) Fase de exaustão – a resistência diminui, ocorre um desequilíbrio gerado pela incapacidade de adaptação do organismo. Ocorre queda na imunidade, o que pode agravar a maioria das doenças. Síndrome da adaptação geral constitui um conjunto de respostas produzidas em um sistema biológico que se desenvolve em três estágios em resposta a um estressor prolongado.

7 O Estresse como fator comportamental - VD
O estresse como consequência X O estresse como Causa. Variáveis que podem produzir ou mesmo eliminar o estresse. O estresse sob a ótica de um Behaviorista.

8 Condições Aversivas

9 Condições Reforçadoras

10 Estresse no Transito


Carregar ppt "Controle e Manejo do Estresse"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google