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Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP

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Apresentação em tema: "Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP
06/10/2011 1 1

2 Gerenciamento da Integração do Projeto
Amora Cristina/ Anália Lima / Artur Costa / Flávio Dantas / Henrique Oliveira Centro de Informática | UFPE 06/10/2011 2

3 de processos de gerenciamento.
Definição O Gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. 06/10/2011 3

4 Integração no Projeto conflitantes e gerenciamento de dependências
Integração inclui ações para promover unificação, consolidação, articulação com o objetivo principal de gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas e atender aos requisitos. O gerenciamento da integração do projeto requer que sejam feitas escolhas sobre alocação de recursos, concessões entre objetivos e alternativas conflitantes e gerenciamento de dependências mútuas entre as áreas de conhecimento. 06/10/2011 4

5 Processos Interagindo
A necessidade do Gerenciamento da integração do projeto fica evidente em situações onde processos distintos interagem. Ex: Atraso no cronograma (tempo) -> mudanças em escopo Plano de contingência (riscos) -> mudanças em custo O Gerenciamento da integração do projeto também inclui as atividades necessárias para gerenciar documentos e assegurar consistência no plano de gerenciamento do projeto e entregas. 06/10/2011 5

6 Processos para Integração
Desenvolver o termo de abertura do projeto Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 3. Orientar e gerenciar a execução do projeto 4. Monitorar e controlar o trabalho do projeto 5. Realizar o controle integrado de mudanças 6. Encerrar o projeto ou fase 06/10/2011 6

7 Desenvolver o termo de abertura do projeto
Processo de desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas. 06/10/2011 7

8 Atividades Estabelece uma parceria entre a organização executora e a organização solicitante; Inicia o projeto formalmente; Identificação do gerente de projetos; A assinatura do iniciador no termo de abertura autoriza o projeto; Realiza-se uma análise de necessidades, business case, ou descrição da situação que o projeto tratará. Exemplos de iniciador de projeto: um patrocinador, um escritório de projetos ou um comitê diretivo de portfólio. O termo de abertura conecta o projeto à estratégia e ao trabalho em progresso da organização executora 06/10/2011 8 8

9 Fluxo Falatando alguma imagem aqui (anália). 06/10/2011

10 Relacionamentos 06/10/2011

11 Entradas Declaração do trabalho do projeto (DT)
- É uma descrição narrativa dos produtos e serviços a serem fornecidos pelo projeto. - Para projetos internos: o iniciador produz a DT com base nos requisitos das necessidades dos negócios, produtos, ou serviços. - Para projetos externos: a DT pode ser recebida do cliente como parte de um documento de licitação (solicitação de proposta, solicitação de informações, solicitação de preços, parte de um contrato). 06/10/2011 11

12 Entradas A declaração de trabalho informa: Necessidade de negócios
Baseada numa demanda de mercado, avanço tecnológico, requisito legal, ou regulamentação de governo Descrição do escopo do produto Documenta as características do produto que o projeto estará encarregado de criar Plano estratégico Todos os projetos devem dar suporte aos objetivos estratégicos da organização 06/10/2011 12

13 Entradas 2. Business Case
Fornece informações necessárias do ponto de vista de um negócio, para determinar se o projeto justifica ou não o investimento. É criado como um resultado de um ou mais fatores, tais como: Demanda de mercado Necessidade organizacional Solicitação do cliente Avanço tecnológico Requisito legal Necessidade social 06/10/2011 13

14 Entradas 3. Contrato 4. Fatores ambientais da empresa
É uma entrada se o projeto estiver sendo realizado por um cliente externo. 4. Fatores ambientais da empresa Padrões governamentais, industriais / Infra-estrutura organizacional / condições do mercado 5. Ativos de processos organizacionais Processos organizacionais padronizados / Modelos / Informações históricas e lições aprendidas 06/10/2011 14

15 Ferramentas e Técnicas
Opinião especializada Aplicada a qualquer detalhe técnico e de gerenciamento durante esse processo. Exemplos de fontes: • Consultores; • Partes interessadas, inclusive clientes ou patrocinadores; • Associações profissionais e técnicas; • Grupos industriais; • Especialistas no assunto; • Escritório de projetos 06/10/2011 15

16 Saídas Termo de abertura do projeto
Propósito ou justificativa do projeto; • Objetivos mensuráveis do projeto e critérios de sucesso relacionados; • Requisitos de alto nível; • Descrição do projeto em alto nível; • Riscos de alto nível; • Resumo do cronograma de marcos; • Resumo do orçamento; • Requisitos para aprovação do projeto; • Gerente do projeto, responsabilidade, nível de autoridade designados ; • Nome e autoridade do patrocinador ou outra(s) pessoa(s) que autoriza o termo de abertura do projeto. 06/10/2011 16

17 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
Processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. O plano de gerenciamento do projeto define como o mesmo é executado, monitorado e controlado e encerrado. O conteúdo do plano de gerenciamento do projeto variará dependendo da área de aplicação e complexidade do mesmo. O plano de gerenciamento é desenvolvido através de uma série de processos integrados até o encerramento do projeto. Esse processo resulta num plano de gerenciamento do projeto que é progressivamente laborado através de atualizações, controladas e aprovadas pelo processo Realizar o controle integrado de mudanças (Seção 4.5). 06/10/2011 17 17

18 Atividades Define Processos integrados até o encerramento do projeto
Execução; Monitoramento,; Controle; Encerramento. Processos integrados até o encerramento do projeto 06/10/2011 18 18

19 Fluxo 06/10/2011 19 19

20 Relacionamentos 06/10/2011 20

21 Entradas Termo de abertura do projeto
Saídas dos outros processos de planejamento Linhas de base e Planos auxiliares; Atualizações dos documentos; As saídas de muitos dos processos de planejamento descritos nos Capítulos 5 até 12 são integradas para criar o plano de gerenciamento do projeto. Quaisquer linhas de base e planos auxiliares de gerenciamento que sejam saídas de outros processos de planejamento são entradas para este processo. Além disso, atualizações a esses documentos podem requerer atualizações ao plano de gerenciamento do projeto. 06/10/2011 21 21

22 Entradas Fatores ambientais da empresa
Padrões governamentais ou industriais; Sistema de informações; Estrutura e cultura organizacionais; Infraestrutura; Administração de pessoal. Os fatores ambientais da empresa que podem influenciar o processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto incluem, mas não estão limitados, a: • Padrões governamentais ou industriais; • Sistema de informações do gerenciamento de projetos (por exemplo, uma ferramenta automatizada, como um software para elaboração de cronogramas, um sistema de gerenciamento de configuração, um sistema de coleta e distribuição de informações ou interfaces Web para outros sistemas online automatizados); • Estrutura e cultura organizacionais; • Infraestrutura (por exemplo, equipamentos e instalações existentes) e • Administração de pessoal (por exemplo, diretrizes para contratações e demissões, revisões de desempenho de empregados, e registros de treinamento). 06/10/2011 22 22

23 Entradas Ativos de processos organizacionais
Diretrizes padrão, instruções de trabalho, critérios de avaliação de propostas e critérios de medição de desempenho; Modelo de plano de gerenciamento do projeto; Controle de mudanças; Arquivos passados; Informações histórias e bases de conhecimento. Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar o processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto incluem, mas não estão limitados, a: • Diretrizes padrão, instruções de trabalho, critérios de avaliação de propostas e critérios de medição de desempenho; • Modelo de plano de gerenciamento do projeto—Elementos do plano de gerenciamento do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não estão limitados, a: Diretrizes e critérios para adequação do conjunto de processos padrão da organização para satisfazer as necessidades específicas do projeto e Diretrizes para o encerramento do projeto ou requisitos como validação de produtos e critérios de aceitação; • Procedimentos de controle de mudanças, inclusive os passos para modificação dos padrões, políticas, planos e procedimentos oficiais da empresa, ou quaisquer documentos do projeto que serão modificados e como essas mudanças serão aprovadas e validadas, • Arquivos de projetos passados (por exemplo, escopo, custo, cronograma e linhas de base da medição de desempenho, calendários do projeto, diagramas de rede do cronograma do projeto, registros de riscos, ações de resposta planejadas e impacto de risco definido), • Informações históricas e bases de conhecimento de lições aprendidas • Bases de conhecimento de gerenciamento de configuração, contendo versões e linhas de base de todos os padrões, políticas, procedimentos oficiais da empresa e quaisquer documentos de projetos. 06/10/2011 23 23

24 Ferramentas e Técnicas
Opinião especializada Adequação do processo; Detalhes técnicos e de gerenciamento; Recursos e níveis de habilidade; Documentação; Durante o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, a opinião especializada é usada para: • Adequar o processo para atender às necessidades do projeto; • Desenvolver detalhes técnicos e de gerenciamento para serem incluídos no plano de gerenciamento do projeto; • Determinar recursos e níveis de habilidades necessárias para executar o trabalho do projeto; • Determinar o nível de gerenciamento de configuração a ser usado no projeto e • Determinar quais documentos do projeto estarão sujeitos ao processo formal de controle de mudanças. 06/10/2011 24 24

25 Saídas Plano de gerenciamento de projetos Ciclo de vida;
Adequações feitas pela equipe; Forma de execução do trabalho; Gerenciamento de mudanças; Gerenciamento de configuração; Necessidades e técnicas para comunicação entre as partes interessadas; O plano de gerenciamento do projeto integra e consolida todos os planos de gerenciamento auxiliares e linhas de base dos processos de planejamento, incluindo, mas não estando limitado a: • O ciclo de vida selecionado para o projeto e os processos que serão aplicados a cada fase; • Resultados das adequações feitas pela equipe de gerenciamento do projeto como a seguir: Processos de gerenciamento de projeto selecionados pela equipe de gerenciamento do projeto, Nível de implementação de cada processo selecionado, Descrições das ferramentas e técnicas a serem usadas para efetuar aqueles processos, e Como os processos selecionados serão utilizados para gerenciar o projeto específico, inclusive as dependências e interações entre esses processos, e as entradas e saídas essenciais. • Como o trabalho será executado para completar os objetivos do projeto; • Um plano de gerenciamento de mudanças que documenta como as mudanças serão monitoradas e controladas; • Um plano de gerenciamento de configuração que documenta como o gerenciamento de configuração será realizado; • Como a integridade das linhas de base da medição do desempenho será mantida; • Necessidades e técnicas para comunicação entre as partes interessadas e • Revisões chave de gerenciamento do conteúdo, abrangência e melhor momento para facilitar o tratamento de questões em aberto e decisões pendentes. 06/10/2011 25 25

26 Saídas Plano de gerenciamento de projetos Pode ser em nivel
Resumido ou detalhado Composto de um ou mais planos auxiliares; Futuras Modificações: Realizar controle integrado de mudanças; O plano de gerenciamento do projeto pode ser em nível resumido ou detalhado e pode ser composto de um ou mais planos auxiliares. Cada plano auxiliar é detalhado até o ponto requisitado pelo específico projeto. Uma vez que o plano de gerenciamento tenha sido estabelecido, somente pode ser modificado quando uma solicitação de mudança é gerada e aprovada através do processo Realizar o controle integrado de mudanças. Frequentemente o escopo, o cronograma e a linha de base de custos serão combinados numa linha de base de medição de desempenho que é usada como uma linha de base geral do projeto com a qual o desempenho integrado pode ser comparado. A linha de base de medição de desempenho é usada para medições de valores agregados. 06/10/2011 26 26

27 Orientar e gerenciar a execução do projeto
Processo de realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos. Executar as atividades para realizar os objetivos do projeto; 06/10/2011 27 27

28 Atividades Definir as entregas; Capacitar membros de equipe;
Administrar recursos; Implementar padrões e métodos planejados; Comunicação do projeto; Gerar dados do projeto; Solicitar ou incluir mudanças no projeto; Gerenciar Riscos; Gerenciar vendedores e fornecedores; Documentação e utilização de lições aprendidas e atividades de melhoria. Orientar e gerenciar a execução do projeto é o processo de realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos. Essas atividades incluem, mas não estão limitadas a: • Criar as entregas do projeto; • Formar, treinar e gerenciar os membros da equipe designados para o projeto; • Obter, gerenciar e usar recursos, inclusive materiais, ferramentas, equipamentos e instalações; • Implementar os padrões e os métodos planejados; • Estabelecer e gerenciar os canais de comunicação do projeto, tanto externos como internos à equipe do projeto; • Gerar dados do projeto, tais como custo, cronograma, progresso técnico e da qualidade e informações sobre o andamento do projeto para facilitar previsões; • Emitir solicitações de mudanças e adaptar mudanças aprovadas no escopo do projeto, planos, e ambiente; • Gerenciar riscos e implementar atividades de resposta a riscos; • Gerenciar vendedores e fornecedores e • Coletar e documentar lições aprendidas e implementar as atividades de melhorias nos processos aprovados. 06/10/2011 28 28

29 Atividades Requer a implementação de mudanças aprovadas, incluindo:
Ação corretiva; Ação preventiva; Reparo de defeito. O gerente de projetos, juntamente com a equipe do projeto, orienta o desempenho das atividades planejadas e gerencia as diversas interfaces técnicas e organizacionais que existem dentro do projeto. O processo Orientar e gerenciar a execução do projeto é diretamente afetado pela área de aplicação do projeto. Entregas são produzidas como saídas de processos realizados para completar o trabalho planejado e agendado no plano de gerenciamento do projeto. As informações sobre o desempenho do trabalho e a situação atual de finalização das entregas e o que já foi alcançado, são coletadas como parte da execução do projeto e são alimentadas no processo de relatório de desempenho. As informações sobre o desempenho do trabalho serão utilizadas também como entrada no grupo de processos de monitoramento e controle. Orientar e gerenciar a execução do projeto também requer a implementação de mudanças aprovadas, incluindo: • Ação corretiva. Orientação documentada para que o trabalho do projeto seja executado de modo que seu desempenho futuro esperado fique de acordo com o plano de gerenciamento. • Ação preventiva. Uma orientação documentada para a realização de uma atividade que pode reduzir a probabilidade de consequências negativas associadas aos riscos do projeto. • Reparo de defeito. A identificação documentada formalmente de um defeito em um componente do projeto com a recomendação para reparar o defeito ou substituir completamente o componente. 06/10/2011 29 29

30 Fluxo 06/10/2011 30 30

31 Relacionamentos 06/10/2011 31

32 Entradas Plano de gerenciamento do projeto;
Solicitações de mudanças aprovadas Agendamento para implementação; Ampliam ou limitam o escopo; Podem modificar políticas, procedimentos, custos, etc. Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Como parte do processo Realizar o controle integrado de mudanças, o andamento de um controle indicará que algumas mudanças foram aprovadas e outras não. As solicitações aprovadas são agendadas para implementação pela equipe do projeto. Essas, autorizadas e documentadas, ampliam ou limitam o escopo. Também podem modificar políticas, planos de gerenciamento de projetos, procedimentos, custos ou orçamentos, ou revisar cronogramas. Podem ainda, requerer a implementação de ações preventivas ou corretivas. Fatores ambientais da empresa Cultura e estrutura organizacional; Infraestrutura; Administração de pessoal; Tolerância a riscos; Sistemas de informações utilizados. Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar o processo de Orientar e gerenciar a execução do projeto incluem, mas não estão limitados, a: • Diretrizes padronizadas e instruções de trabalho; • Requisitos de comunicação que definem os meios de comunicação permitidos, retenção de registros e requisitos de segurança; • Procedimentos de gerenciamento de questões e defeitos que definem controles de questões e defeitos, identificação e resolução de questões e defeitos, e acompanhamento de itens de ação; • Banco de dados para medição de processos usado para coletar e disponibilizar dados de medição de processos e produtos; • Arquivos de projetos passados (por exemplo, escopo, custo, cronograma e linhas de base da medição de desempenho, calendários do projeto, diagramas de rede do cronograma do projeto, registros de riscos, ações de resposta planejadas e impacto de risco definido) e • Banco de dados para gerenciamento de questões e defeitos contendo o andamento histórico de questões e defeitos, resolução de questões e defeitos, e resultados de itens de ação. 06/10/2011 32 32

33 Entradas Ativos de processos organizacionais
Diretrizes padrão e instruções de trabalho. Requisitos de comunicação, de registros e de segurança; Banco de dados para medição de processos; Arquivos passados; Informações histórias e bases de conhecimento. Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar o processo de Orientar e gerenciar a execução do projeto incluem, mas não estão limitados, a: • Diretrizes padronizadas e instruções de trabalho; • Requisitos de comunicação que definem os meios de comunicação permitidos, retenção de registros e requisitos de segurança; • Procedimentos de gerenciamento de questões e defeitos que definem controles de questões e defeitos, identificação e resolução de questões e defeitos, e acompanhamento de itens de ação; • Banco de dados para medição de processos usado para coletar e disponibilizar dados de medição de processos e produtos; • Arquivos de projetos passados (por exemplo, escopo, custo, cronograma e linhas de base da medição de desempenho, calendários do projeto, diagramas de rede do cronograma do projeto, registros de riscos, ações de resposta planejadas e impacto de risco definido) e • Banco de dados para gerenciamento de questões e defeitos contendo o andamento histórico de questões e defeitos, resolução de questões e defeitos, e resultados de itens de ação. 06/10/2011 33 33

34 Ferramentas e Técnicas
Opinião especializada usada para acessar as entradas necessárias para orientar e gerenciar a execução do plano de gerenciamento do projeto. Sistema de informações do gerenciamento de projetos. A opinião especializada é usada para acessar as entradas necessárias para orientar e gerenciar a execução do plano de gerenciamento do projeto. Essa opinião e especialização são aplicadas a todo detalhe técnico e de gerenciamento durante esse processo. Essa competência é fornecida pelo gerente de projetos e a equipe de gerenciamento através de conhecimento especializado ou treinamento. Competência adicional é disponibilizada por outras fontes, inclusive: • Outras unidades dentro da organização; • Consultores; • Partes interessadas, inclusive clientes ou patrocinadores e • Associações profissionais e técnicas. O sistema de informações do gerenciamento de projetos, parte dos fatores ambientais da empresa, proporciona acesso a uma ferramenta automatizada, tal como um software para agendamentos, um sistema de gerenciamento de configuração, um sistema de coleta e distribuição de informações, ou interfaces Web para outros sistemas online automatizados usados durante o trabalho de orientação e gerenciamento da execução do projeto. 06/10/2011 34 34

35 Saídas Entregas; Informações sobre o desempenho do trabalho:
Situação das entregas; Progresso do cronograma; Custos incorridos. Solicitações de mudança; Atualizações do plano de gerenciamento do projeto e dos documentos do projeto; .1 Entregas Uma entrega aprovada é qualquer produto, resultado ou capacidade para realizar um serviço exclusivo e verificável e que deve ser produzido para concluir um processo, uma fase ou um projeto. Informações sobre o desempenho do trabalho: As informações das atividades do projeto são rotineiramente coletadas durante o progresso do mesmo. Essas podem estar relacionadas a vários resultados de desempenho incluindo, mas não limitados a: • Situação das entregas; • Progresso do cronograma e • Custos incorridos. Solicitações de mudanças: Quando questões são encontradas enquanto o trabalho do projeto está sendo executado, solicitações de mudanças são emitidas que podem modificar políticas ou procedimentos, escopo, custo ou orçamento, cronograma ou qualidade do mesmo. Outras solicitações de mudanças abrangem ações preventivas ou corretivas necessárias para prevenir impactos negativos posteriormente. Solicitações de mudanças podem ser diretas ou indiretas, iniciadas internamente ou externamente, e podem ser opcionais ou legalmente/contratualmente obrigatórias, e podem incluir: • Ação corretiva. Orientação documentada para que o trabalho do projeto seja executado de modo que seu desempenho futuro esperado fique de acordo com o plano de gerenciamento do projeto. • Ação preventiva. Uma orientação documentada para a realização de uma atividade que pode reduzir a probabilidade de consequências negativas associadas aos riscos do projeto. • Reparo de defeito. A identificação formalmente documentada de um defeito em um componente do projeto com a recomendação para reparar o defeito ou substituir completamente o componente. • Atualizações. Mudanças em documentações formalmente controladas, planos, etc., para refletir idéias ou conteúdos modificados ou adicionais. .4 Atualizações do plano de gerenciamento do projeto Os elementos do plano de gerenciamento do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não estão limitados, a: • Plano de gerenciamento dos requisitos; • Plano de gerenciamento do cronograma; • Plano de gerenciamento dos custos; • Plano de gerenciamento da qualidade; • Plano de gerenciamento dos recursos humanos; • Plano de gerenciamento das comunicações; • Plano de gerenciamento dos riscos; • Plano de gerenciamento das aquisições e • Linhas de base do projeto. .5 Atualizações dos documentos do projeto Documentos do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não estão limitados, a: • Documentos dos requisitos; • Registros de projeto (questões, premissas, etc.); • Registro dos riscos e • Registro das partes interessadas. 06/10/2011 35 35

36 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
Processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. O monitoramento é um aspecto do gerenciamento executado do início ao término do projeto. Ele inclui a coleta, medição e distribuição das informações de desempenho e a avaliação das medições e tendências para efetuar melhorias no processo. 06/10/2011 36 36

37 Atividades Acompanhamento, revisão e ajuste
Comparação: Desempenho real vs. plano de gerenciamento do projeto Monitoramento das mudanças implementadas Fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e as informações sobre o cronograma atual Monitoramento dos riscos do projeto Do início ao término do projeto 1. Identificação, análise e acompanhamento de novos riscos e o monitoramento de riscos existentes, garantindo que sejam identificados, que o seu acompanhamento seja reportado 1.4 Monitoramento dos riscos do projeto com o objetivo de que os riscos estejam sendo identificados e que os planos de resposta a riscos adequados estejam sendo executados e que os planos apropriados de resposta a riscos sejam implementados; 1. Monitoramento da execução das mudanças aprovadas conforme ocorrem. 06/10/2011 37 37

38 Atividades Coleta, medição e distribuição das informações
Recebimento de informações sobre desempenho do trabalho Determinações de ações corretivas ou preventivas ou replanejamento Avaliação do desempenho com o objetivo de solicitar ações corretivas e preventivas 1. Manutenção de uma base de informações precisas e oportunas a respeito do produto(s) do projeto e suas relativas documentações do início ao término do projeto; 1. Fornecimento de previsões para a atualização do custo e informações do cronograma atuais e 1. Fornecimento de informações para dar suporte ao relatório de andamento, medição de progresso e previsão; 06/10/2011 38 38

39 Fluxo 06/10/2011

40 Relacionamentos 06/10/2011 40

41 Entradas Relatórios de desempenhos Situação atual
Realizações significativas no período Atividades agendadas Previsões Questões diversas Os relatórios devem ser preparados através das atividades de detalhamento, realizações, marcos, questões identificadas e problemas da equipe do projeto. Relatórios de desempenho podem ser utilizados para relatar as informações chave, inclusive, mas não limitadas a(o): 06/10/2011 41 41

42 Entradas Fatores ambientais da empresa
Padrões governamentais ou industriais Sistema de autorização de trabalho da empresa Tolerância a riscos das partes interessadas Sistema de informações do gerenciamento de projetos Os fatores ambientais da empresa que podem influenciar o processo Monitorar e controlar o trabalho do projeto incluem, mas não estão limitados, a: 1. Padrões governamentais ou industriais (por exemplo, padrões de agências reguladoras, padrões de produtos, qualidade e manufatura); 4. Sistema de informações do gerenciamento de projetos (por exemplo, um conjunto de ferramentas automatizadas, como um software para elaboração de cronogramas, um sistema de gerenciamento de configuração, um sistema de coleta e distribuição de informações ou interfaces Web para outros sistemas online automatizados). 06/10/2011 42 42

43 Entradas Ativos de processos organizacionais
Requisitos de comunicação da organização Procedimentos de controles financeiros Procedimentos de gerenciamento de questões e defeitos Procedimentos de controle de risco Bancos de dados para medição de processos Bancos de dados de lições aprendidas Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar o processo Monitorar e controlar o trabalho do projeto incluem incluem, mas não estão limitados, a: 2. Procedimentos de controles financeiros (por exemplo, relatório de tempo, códigos de contabilidade, revisões de gastos e desembolsos e cláusulas de contrato padrão); 4. Procedimentos de controle de risco, incluindo categorias de riscos, definição de probabilidade e matriz de probabilidade e impacto 5. Bancos de dados para medição de processos usado para disponibilizar dados de medição de processos e produtos 06/10/2011 43 43

44 Ferramentas e Técnicas
Opinião especializada A opinião especializada é usada pela equipe de gerenciamento do projeto para interpretar as informações fornecidas pelos processos de monitoramento e controle. O gerente de projetos, em colaboração com a equipe, determina as ações necessárias para assegurar que o desempenho do projeto alcance as expectativas. 06/10/2011 44

45 Saídas Solicitação de mudanças Ação corretiva
Uma diretriz documentada para que o trabalho do projeto seja executado. Ação preventiva Uma orientação documentada para a realização de uma atividade. Reparo de defeito A identificação formalmente documentada de um defeito. Como resultado das comparações dos resultados planejados com os reais, solicitações de mudança que podem expandir, ajustar ou reduzir o escopo do projeto ou produto podem ser emitidas. As mudanças podem causar impacto no plano de gerenciamento, documentos ou entregas de produto. Mudanças podem incluir, mas não estão limitadas, ao seguinte: Ação corretiva. Uma diretriz documentada para que o trabalho do projeto seja executado de modo que seu desempenho futuro esperado fique de acordo com o plano de gerenciamento. • Ação preventiva. Uma orientação documentada para a realização de uma atividade que pode reduzir a probabilidade de consequências negativas associadas aos riscos do projeto. • Reparo de defeito. A identificação formalmente documentada de um defeito em um componente do projeto com a recomendação para reparar o defeito ou substituir completamente o componente. 06/10/2011 45 45

46 Saídas Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
Plano de gerenciamento do cronograma Plano de gerenciamento dos custos Plano de gerenciamento da qualidade Linha de base do escopo Linha de base do cronograma Linha de base do desempenho de custos Elementos do plano de gerenciamento do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não estão limitados, a: 06/10/2011 46 46

47 Saídas Atualizações dos documentos do projeto Previsões
Relatórios de desempenho Registro das questões Documentos do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não estão limitados, a: 06/10/2011 47 47

48 Realizar o controle integrado de mudanças
- "é o processo de revisão de todas as solicitações, aprovação e gerenciamento de mudanças em entregas, ativos de processos organizacionais, documentos de projeto e plano de gerenciamento do projeto"; - É conduzido do início ao fim do projeto;

49 Realizar o controle integrado de mudanças
- Mudança solicitada por qualquer das partes interessadas / Registradas por escrito; - Comitê de controle de mudanças (CCM); - Projetos por contratos necessitam aprovação dos clientes;

50 Fluxo

51 Relacionamentos

52 Atividades Do gerenciamento de mudanças:
-Influenciar os fatores que tentam evitar o controle integrado de mudanças; -Revisar, analisar e aprovar as solicitações de mudança imediatamente; -Gerenciar as mudanças aprovadas;

53 Atividades - Manter a integridade das linhas de base;
- Revisar, aprovar ou rejeitar todas as ações corretivas e preventivas recomendadas; - Coordenar as mudanças através de todo o projeto; - Documentar o impacto completo das solicitações de mudança;

54 Atividades Do gerenciamento de configuração:
-Identificação da configuração; -Registro da situação da configuração; -Verificação e auditoria da configuração;

55 Entradas Entradas: -Plano de gerenciamento do projeto;
-Informações sobre o desempenho de trabalho; -Solicitações de mudança; -Todos os processos de Monitoramento e controle -Fatores ambientais da empresa; -Ativos de Processos Organizacionais

56 Ferramentas Técnicas -Opinião especializada;
-Reuniões de controle de mudanças;

57 Saídas - Atualizações do andamento de solicitação de mudança;
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto; - Atualizações dos documentos do projeto;

58 Encerrar o projeto ou fase
Processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase. O gerente revisará todas as informações prévias dos encerramentos de fases anteriores, assegurando que todo o trabalho do projeto está completo e que o mesmo alcançou seus objetivos. Já que o escopo é medido em comparação com o plano de gerenciamento, o gerente revisará o documento para garantir a conclusão antes do encerramento do projeto. O processo Encerrar o projeto ou fase determina os procedimentos para investigar ou documentar os motivos de ações realizadas se o mesmo é encerrado antes da sua conclusão. 06/10/2011 58 58

59 Atividades Satisfazer a conclusão ou critérios de saída para a fase ou o projeto; Transferir os produtos, serviços ou resultados do projeto para a próxima fase ou produção e/ou operações; Coletar registros do projeto ou da fase; Esse processo inclui algumas atividades… 1 - ações e atividades necessarias para satisfazer ; 06/10/2011 59

60 Atividades Auditar o sucesso ou fracasso do projeto;
Coletar lições aprendidas e arquivar informações do projeto para o uso futuro da organização. Ativos de processos organizacionais 06/10/2011 60

61 Fluxo 06/10/2011 61

62 Relacionamentos 06/10/2011 62

63 Entradas Plano de gerenciamento do projeto; Entregas aceitas
As entregas que foram aceitas através do processo Verificar o escopo. Ativos de processos organizacionais Diretrizes ou requisitos de encerramento do projeto ou fase; Informações históricas e base de conhecimento de lições aprendidas. (por exemplo, registros e documentos do projeto, todas as informações e documentação de encerramento do projeto, informações a respeito dos resultados prévios tanto das decisões de seleção de projetos como das informações de desempenho de projetos, além de informações do esforço realizado no gerenciamento dos riscos do projeto). 06/10/2011 63

64 Ferramentas Técnicas Opinião especializada
Aplicada quando as atividades de encerramento administrativo são executadas. Deve asseguram que o encerramento do projeto ou fase é feito com os padrões apropriados. 06/10/2011 64

65 Saídas Transição de produto, serviço ou resultado final
transição que o projeto foi autorizado a produzir Atualizações de ativos de processos organizacionais Arquivos de projeto plano de gerenciamento do projeto, escopo, custo, cronograma ou calendários do projeto, registros de riscos, documentação de gerenciamento de mudança, ações planejadas de resposta a riscos e impacto de risco. Arquivos de projeto. Documentação resultante das atividades do projeto 06/10/2011 65 65

66 Saídas Atualizações de ativos de processos organizacionais (continuação) Documentos de encerramento de projeto ou fase Documentação formal indicando a conclusão do projeto ou fase e a transferência das entregas do projeto concluído ou fase concluída. Informação histórica lições aprendidas; Questões e riscos; Técnicas utilizadas. Durante o encerramento, o gerente de projetos revisará a documentação de fases anteriores e de aceitação do cliente a partir da verificação do escopo (Seção 5.4) e do contrato (se aplicável), assegurando de que todos os requisitos foram concluídos antes da finalização do encerramento. s lições aprendidas são transferidas à base de conhecimento para o uso em projetos ou fases futuros 06/10/2011 66 66

67 Dúvidas 06/10/2011 67

68 Questões 1. A primeira fase do projeto de transferência de tecnologia militar em um país do norte da África que você está gerenciando está se encerrando, quando um secretário do ministério de defesa lhe requisita uma mudança na próxima fase do projeto, uma vez que as condições mudaram. Sua avaliação da mudança mostra que esta vai alterar completamente os principais objetivos do projeto. Se for tomada a decisão de aceitar essa mudança, qual documento deve ser alterado primeiro? A) O plano de gerenciamento do projeto B) A EAP C) O termo de abertura D) A declaração do escopo 06/10/2011 68

69 Questões 2. Ao estudar as lições aprendidas de outros projetos de sua organização, você verifica que a maioria dos gerentes de projeto têm tido dificuldade em manter a integridade das linhas de base do projeto. Parece que algumas mudanças não aprovadas para liberação foram incorporadas aos resultados do projeto e algumas mudanças aprovadas nunca foram efetivamente implantadas. Você não deseja que estes problemas ocorram em seu projeto, desse modo decide que o seguinte processo deve receber maior atenção em seu projeto: A) Controle Integrado de Mudanças B) Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto C) Sistema de Gerenciamento de Configuração D) Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto 06/10/2011 69

70 Questões 3. A Prefeitura de uma pequena cidade decide construir um hospital, porém não tem nenhum dado associado ao número de leitos necessários. Estes dados são importantes porque ajudarão a determinar o prazo para terminar obra. A Prefeitura resolve então fazer algumas pesquisas e os dados levantados são incorporados às projeções e ao planejamento. O que a Prefeitura recém criou? A) Desenvolvimento da equipe B) Contratação da equipe de funcionários C) Premissas D) Restrições 06/10/2011 70

71 Questões 4. Um gerente de projeto passou alguns dias para criar um documento de várias páginas que ele chamou de abertura do projeto. O documento deveria ter sido emitido pelo patrocinador do projeto. O promotor considerou que o documento descomunal e pediu um documento condensado. Qual dos seguintes não é normalmente um elemento do Termo de Abertura do Projeto? A) O nível de autoridade do gerente de projeto B) Conta de controle detalhado e descrições dos pacotes de trabalho C) A necessidade de negócio que o projeto foi realizado para atender D) Riscos de alto nível 06/10/2011 71

72 Questões 5. A integração eficaz do projeto normalmente requer ênfase em: A) As carreiras pessoais dos membros da equipe. B) Atualizações oportunas ao Plano do Projeto. C) Comunicação eficaz nos pontos chaves de interface. D) Controle interno. 06/10/2011 72

73 Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP
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