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TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Os Processos Administrativos A Função Coordenação e o Gerenciamento dos Recursos de Transformação. Prof. Mauri C. Soares Academia Ensino Superior – São Roque Data: 24/03/06 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ORGANIZAÇÃO AMBIENTE EXTERNO RECURSOS HUMANOS MATERIAIS FINANCEIROS SAIDAS BENS SERVIÇOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO CONTROLE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
ORGANIZAÇÕES SÃO ENTIDADES SOCIAIS. SÃO ORIENTADAS POR METAS. SÃO PROJETADAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADES. SÃO ESTRUTURADAS E COORDENADAS. SÃO INTERLIGADAS AO AMBIENTE EXTERNO. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES
DIVISÃO DO TRABALHO E COORDENAÇÃO. SINERGIA FUNÇÕES ESTRUTURA EFICIÊNCIA – EFICÁCIA PERENIDADE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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EXCELÊNCIA = EFICÁCIA + EFICIÊNCIA
EFICÁCIA - fazer o que deve ser feito EFICIÊNCIA - fazer da melhor maneira possível EXCELÊNCIA É FAZER O QUE DEVE SER FEITO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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OBJETIVOS DE UMA ORGANIZAÇÃO COM FINS LUCRATIVOS REALIZAR LUCROS PARA SEUS DONOS OU ACIONISTAS. FORNECER BENS E SERVIÇOS AOS CLIENTES. PROVER RENDA PARA SEUS FUNCIONÁRIOS. AUMENTAR O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE CADA UM DOS ENVOLVIDOS. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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É O PROCESSO DE TRABALHAR COM PESSOAS E RECURSOS PARA REALIZAR OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS. “O administrador é toda pessoa da organização que é capaz , através de sua ação, de afetar significativamente os resultados de uma área de responsabilidade e assegurar sua contribuição para a consecução das finalidades empresariais”. ARANTES, N. – Sistemas de Gestão Empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válidas – São Paulo: Atlas, 1998. AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PLANEJAR COORDENAR LIDERAR CONTROLAR TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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PLANEJAR É ESPECIFICAR OS OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS E DECIDIR ANTECIPADAMENTE AS AÇÕES APROPRIADAS QUE DEVEM SER EXECUTADAS PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS. COORDENAR É REUNIR E ORGANIZAR OS RECURSOS HUMANOS, FINANCEIROS E FÍSICOS, DE INFORMAÇÕES E, OUTROS, NECESSÁRIOS A REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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LIDERAR É ESTIMULAR AS PESSOAS A SEREM GRANDES EXECUTORES. E DIRIGIR, MOTIVAR E COMUNICAR-SE COM OS COLABORADORES, INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO. LIDERAR ENVOLVE O CONTATO DIÁRIO E PRÓXIMO COM AS PESSOAS, AJUDANDO A GUIA-LAS E A INSPIRA-LAS. CONTROLAR É MONITORAR PERMANENTEMENTE O PROCESSO TODO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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Gerenciamento dos Recursos e elementos de Transformação: Requer o cumprimento de todas as fases de um processo administrativo: Organização / Coordenação Direção / Liderança Controle Planejamento Decisão sobre os objetivos. Definição de Planos para alcançá-los. Programação de atividades. Recursos de atividades para atingir os Objetivos. Atribuição de autoridade e responsabilidade. Preenchimento dos cargos. Comunicação, liderança e motivação do Pessoal. Direção para os objetivos. Definição de padrões para medir desempenho, corrigir desvios e garantir que o planejamento seja realizado. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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OS FOCOS DA ADMINISTRAÇÃO
VELOCIDADE QUALIDADE INOVAÇÃO CUSTO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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OS FOCOS DA ADMINISTRAÇÃO QUALIDADE AS EXPECTATIVAS DE UM CLIENTE SOBRE UM PRODUTO OU SERVIÇO DEVEM SER ATINGIDAS OU SUPERADAS. CUSTO OS BENS E SERVIÇOS DEVEM CONTER VALORES A PRECOS QUE OS CLIENTES ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR INOVAÇÃO EMPENHO PERMANENTE PARA CRIAR NOVOS BENS E SERVIÇOS COMPETITIVOS VELOCIDADE VELOCIDADE E PRESTEZA EM TODAS ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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OS NIVEIS DA ADMINISTRAÇÃO
ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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ADMINISTRADORES ESTRATÉGICOS HORIZONTE DE LONGO PRAZO OBJETIVOS E PLANOS DA EMPRESA ÊNFASE NA SOBREVIVÊNCIA E NA EXCELÊNCIA INTERAÇÃO COM O AMBIENTE EXTERNO ADMINISTRADORES TÁTICOS HORIZONTE TEMPORAL MENOR OBJETIVOS E ATIVIDADES MAIS ESPECÍFICOS COORDENAÇÃO DOS RECURSOS ADMINISTRADORES OPERACIONAIS SUPERVISÃO DAS OPERAÇÕES ELO ENTRE ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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AS HABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO HABILIDADES TÉCNICAS CAPACIDADE DE DESEMPENHAR TAREFAS ESPECIALIZADAS QUE ENVOLVEM CERTO MÉTODO OU PROCESSO. HABILIDADES INTERPESSOAIS E DE COMUNICAÇÃO INFLUENCIAM O MODO COMO O ADMINISTRADOR TRABALHA COM AS PESSOAS. HABILIDADES CONCEITUAIS E DE DECISÃO ENVOLVEM O RECONHECIMENTO DE QUESTÕES COMPLEXAS E DINÂMICAS, O EXAME DE FATORES NUMEROSOS E CONFLITANTES QUE INFLUENCIAM ESSAS DECISÕES E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ESSAS HABILIDADES DEVERÃO SER TANTO MAIORES QUANTO MAIORES FOREM AS RESPONSABILIDADES DO ADMINISTRADOR. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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AMBIENTE DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
GERENCIAR É RELACIONAR AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO COM AS HABILIDADES ADMINISTRATIVAS HABILIDADES TÉCNICAS INTERPESSOAIS E DE COMUNICAÇÃO CONCEITUAIS E DE DECISÃO FUNÇÕES PLANEJAR COORDENAR LIDERAR CONTROLAR AMBIENTE DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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Os Processos Administrativos: Algumas Definições: Processo: é qualquer fenômeno que apresente mudança contínua no tempo ou qualquer operação ou tratamento contínuo. O conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos. O processo não é coisa parada, estática: é móvel, não tem um começo, nem fim, nem seqüência fixa de eventos. Os elementos dos processo agem uns sobre os outros; cada um afeta todos os demais. CHIAVENATO, I. – Teoria Geral da Administração – Vol.I - 6ª Ed.- Rio de Janeiro: Campus, 1999. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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Os Processos Administrativos: Algumas Definições: Processo: é o conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Essa transformação deve agregar valor na percepção dos clientes do processo e exige um certo conjunto de recursos. Os recursos podem incluir pessoal, finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas, numa seqüência de etapas e ações sistemáticas. O processo poderá exigir que a seqüência de etapas seja documentada por meio de especificações, de procedimentos e de instruções de trabalho, bem como que as etapas de medição e controle sejam adequadamente definidas. FPNQ – Fundação Prêmio Nacional da Qualidade. Critérios de Excelência São Paulo: FPNQ, 2004 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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Processos relativos ao produto. Processos diretamente relacionados à criação de valor para os clientes. Estão associados, diretamente, tanto à manufatura de bens como a prestação de serviços necessários para atender as necessidades dos clientes e da sociedade. Compreendem, normalmente, os processos de projeto, processos de produção (fabricação de bens ou prestação de serviços), processos de execução e de entrega do produto (expedição, transporte e distribuição de bens ou conclusão de um serviço) e os processos-fim ou finalísticos. Processos de apoio. Processos que dão suporte aos processos relativos ao produto (projeto, produção e entrega de produtos) e que são usualmente projetados em função de necessidades relacionadas à estrutura e aos fatores internos à organização. Os processos de apoio dependem do perfil e do ramo de atividades da organização, podendo incluir, dentre outros, pesquisa e desenvolvimento, manutenção e utilidades, vendas, marketing, controle da qualidade, suprimentos, logística, desenvolvimento da tecnologia da informação. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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A função administrativa não é uma entidade separada, mas uma parte integral de uma entidade maior formada de várias funções que estão relacionadas umas com as outras, ... Planejamento Organização Controle Direção TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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Bibliografia: ARANTES, N. – Sistemas de Gestão Empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válida -São Paulo: Atlas, 1998 CHIAVENATO, I. – Introdução à Teoria Geral da Administração – Vol.I 6ªEd.: Rio de Janeiro: Campus – 2000 FPNQ – Fundação Prêmio Nacional da Qualidade.Critérios de Excelência São Paulo: FPNQ, 2004 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
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