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TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Os Processos Administrativos A Função Coordenação e o Gerenciamento dos Recursos de Transformação. Prof. Mauri C. Soares Academia Ensino Superior – São Roque Data: 24/03/06 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

2 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ORGANIZAÇÃO AMBIENTE EXTERNO RECURSOS HUMANOS MATERIAIS FINANCEIROS SAIDAS BENS SERVIÇOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO CONTROLE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

3 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
ORGANIZAÇÕES SÃO ENTIDADES SOCIAIS. SÃO ORIENTADAS POR METAS. SÃO PROJETADAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADES. SÃO ESTRUTURADAS E COORDENADAS. SÃO INTERLIGADAS AO AMBIENTE EXTERNO. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

4 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES
DIVISÃO DO TRABALHO E COORDENAÇÃO. SINERGIA FUNÇÕES ESTRUTURA EFICIÊNCIA – EFICÁCIA PERENIDADE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

5 EXCELÊNCIA = EFICÁCIA + EFICIÊNCIA
EFICÁCIA - fazer o que deve ser feito EFICIÊNCIA - fazer da melhor maneira possível EXCELÊNCIA É FAZER O QUE DEVE SER FEITO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

6 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
OBJETIVOS DE UMA ORGANIZAÇÃO COM FINS LUCRATIVOS REALIZAR LUCROS PARA SEUS DONOS OU ACIONISTAS. FORNECER BENS E SERVIÇOS AOS CLIENTES. PROVER RENDA PARA SEUS FUNCIONÁRIOS. AUMENTAR O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE CADA UM DOS ENVOLVIDOS. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

7 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
É O PROCESSO DE TRABALHAR COM PESSOAS E RECURSOS PARA REALIZAR OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS. “O administrador é toda pessoa da organização que é capaz , através de sua ação, de afetar significativamente os resultados de uma área de responsabilidade e assegurar sua contribuição para a consecução das finalidades empresariais”. ARANTES, N. – Sistemas de Gestão Empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válidas – São Paulo: Atlas, 1998. AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PLANEJAR COORDENAR LIDERAR CONTROLAR TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

8 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAR É ESPECIFICAR OS OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS E DECIDIR ANTECIPADAMENTE AS AÇÕES APROPRIADAS QUE DEVEM SER EXECUTADAS PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS. COORDENAR É REUNIR E ORGANIZAR OS RECURSOS HUMANOS, FINANCEIROS E FÍSICOS, DE INFORMAÇÕES E, OUTROS, NECESSÁRIOS A REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

9 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
LIDERAR É ESTIMULAR AS PESSOAS A SEREM GRANDES EXECUTORES. E DIRIGIR, MOTIVAR E COMUNICAR-SE COM OS COLABORADORES, INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO. LIDERAR ENVOLVE O CONTATO DIÁRIO E PRÓXIMO COM AS PESSOAS, AJUDANDO A GUIA-LAS E A INSPIRA-LAS. CONTROLAR É MONITORAR PERMANENTEMENTE O PROCESSO TODO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

10 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Gerenciamento dos Recursos e elementos de Transformação: Requer o cumprimento de todas as fases de um processo administrativo: Organização / Coordenação Direção / Liderança Controle Planejamento Decisão sobre os objetivos. Definição de Planos para alcançá-los. Programação de atividades. Recursos de atividades para atingir os Objetivos. Atribuição de autoridade e responsabilidade. Preenchimento dos cargos. Comunicação, liderança e motivação do Pessoal. Direção para os objetivos. Definição de padrões para medir desempenho, corrigir desvios e garantir que o planejamento seja realizado. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

11 OS FOCOS DA ADMINISTRAÇÃO
VELOCIDADE QUALIDADE INOVAÇÃO CUSTO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

12 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
OS FOCOS DA ADMINISTRAÇÃO QUALIDADE AS EXPECTATIVAS DE UM CLIENTE SOBRE UM PRODUTO OU SERVIÇO DEVEM SER ATINGIDAS OU SUPERADAS. CUSTO OS BENS E SERVIÇOS DEVEM CONTER VALORES A PRECOS QUE OS CLIENTES ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR INOVAÇÃO EMPENHO PERMANENTE PARA CRIAR NOVOS BENS E SERVIÇOS COMPETITIVOS VELOCIDADE VELOCIDADE E PRESTEZA EM TODAS ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

13 OS NIVEIS DA ADMINISTRAÇÃO
ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

14 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRADORES ESTRATÉGICOS HORIZONTE DE LONGO PRAZO OBJETIVOS E PLANOS DA EMPRESA ÊNFASE NA SOBREVIVÊNCIA E NA EXCELÊNCIA INTERAÇÃO COM O AMBIENTE EXTERNO ADMINISTRADORES TÁTICOS HORIZONTE TEMPORAL MENOR OBJETIVOS E ATIVIDADES MAIS ESPECÍFICOS COORDENAÇÃO DOS RECURSOS ADMINISTRADORES OPERACIONAIS SUPERVISÃO DAS OPERAÇÕES ELO ENTRE ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

15 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
AS HABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO HABILIDADES TÉCNICAS CAPACIDADE DE DESEMPENHAR TAREFAS ESPECIALIZADAS QUE ENVOLVEM CERTO MÉTODO OU PROCESSO. HABILIDADES INTERPESSOAIS E DE COMUNICAÇÃO INFLUENCIAM O MODO COMO O ADMINISTRADOR TRABALHA COM AS PESSOAS. HABILIDADES CONCEITUAIS E DE DECISÃO ENVOLVEM O RECONHECIMENTO DE QUESTÕES COMPLEXAS E DINÂMICAS, O EXAME DE FATORES NUMEROSOS E CONFLITANTES QUE INFLUENCIAM ESSAS DECISÕES E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ESSAS HABILIDADES DEVERÃO SER TANTO MAIORES QUANTO MAIORES FOREM AS RESPONSABILIDADES DO ADMINISTRADOR. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

16 AMBIENTE DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
GERENCIAR É RELACIONAR AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO COM AS HABILIDADES ADMINISTRATIVAS HABILIDADES TÉCNICAS INTERPESSOAIS E DE COMUNICAÇÃO CONCEITUAIS E DE DECISÃO FUNÇÕES PLANEJAR COORDENAR LIDERAR CONTROLAR AMBIENTE DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

17 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Os Processos Administrativos: Algumas Definições: Processo: é qualquer fenômeno que apresente mudança contínua no tempo ou qualquer operação ou tratamento contínuo. O conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos. O processo não é coisa parada, estática: é móvel, não tem um começo, nem fim, nem seqüência fixa de eventos. Os elementos dos processo agem uns sobre os outros; cada um afeta todos os demais. CHIAVENATO, I. – Teoria Geral da Administração – Vol.I - 6ª Ed.- Rio de Janeiro: Campus, 1999. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

18 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Os Processos Administrativos: Algumas Definições: Processo: é o conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Essa transformação deve agregar valor na percepção dos clientes do processo e exige um certo conjunto de recursos. Os recursos podem incluir pessoal, finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas, numa seqüência de etapas e ações sistemáticas. O processo poderá exigir que a seqüência de etapas seja documentada por meio de especificações, de procedimentos e de instruções de trabalho, bem como que as etapas de medição e controle sejam adequadamente definidas. FPNQ – Fundação Prêmio Nacional da Qualidade. Critérios de Excelência São Paulo: FPNQ, 2004 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

19 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Processos relativos ao produto. Processos diretamente relacionados à criação de valor para os clientes. Estão associados, diretamente, tanto à manufatura de bens como a prestação de serviços necessários para atender as necessidades dos clientes e da sociedade. Compreendem, normalmente, os processos de projeto, processos de produção (fabricação de bens ou prestação de serviços), processos de execução e de entrega do produto (expedição, transporte e distribuição de bens ou conclusão de um serviço) e os processos-fim ou finalísticos. Processos de apoio. Processos que dão suporte aos processos relativos ao produto (projeto, produção e entrega de produtos) e que são usualmente projetados em função de necessidades relacionadas à estrutura e aos fatores internos à organização. Os processos de apoio dependem do perfil e do ramo de atividades da organização, podendo incluir, dentre outros, pesquisa e desenvolvimento, manutenção e utilidades, vendas, marketing, controle da qualidade, suprimentos, logística, desenvolvimento da tecnologia da informação. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

20 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A função administrativa não é uma entidade separada, mas uma parte integral de uma entidade maior formada de várias funções que estão relacionadas umas com as outras, ... Planejamento Organização Controle Direção TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

21 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Bibliografia: ARANTES, N. – Sistemas de Gestão Empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válida -São Paulo: Atlas, 1998 CHIAVENATO, I. – Introdução à Teoria Geral da Administração – Vol.I 6ªEd.: Rio de Janeiro: Campus – 2000 FPNQ – Fundação Prêmio Nacional da Qualidade.Critérios de Excelência São Paulo: FPNQ, 2004 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO


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