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Um operador multinacional

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Apresentação em tema: "Um operador multinacional"— Transcrição da apresentação:

0 A PT e o combate à pobreza, ao desemprego e à exclusão
LIS LIS A PT e o combate à pobreza, ao desemprego e à exclusão Henrique Granadeiro Lisboa, 18 de Abril de 2009

1 Um operador multinacional
LIS LIS Agenda Um operador multinacional Visão de futuro As redes de futuro 1

2 A PT estabeleceu metas ambiciosas para o próximo triénio
Objectivo Metas 2011 100 milhões de clientes Crescer clientes 2/3 Aumentar exposição ao negócio internacional das receitas totais Reforçar liderança em todos os segmentos do mercado doméstico #1 Apresentar desempenho superior em termos de retorno accionista e resultados financeiros e operacionais 1º Quartil A Portugal Telecom é um operador internacional de grande projecção assente numa capacidade de inovação tecnológica avançada e numa qualidade de serviço impar. A PT está presente em 5 continentes com uma base de clientes de 70 milhões, um crescimento de 15 milhões (+28% YoY) face a 2007 Tem cerca de 32 mil colaboradores No ano fiscal de 2008, a PT atingiu 6,7 mil milhões de euros de receitas, um crescimento de 9,5% face a 2007 O mercado internacional representa aproximadamente 50% das receitas, um aumento de 5 p.p. face a 2007 Posicionar a PT como uma referência na sustentabilidade em Portugal e nos países onde operamos 2

3 A PT tem mais de 70 milhões de clientes em todo o mundo
70,4 A PT tem mais de 70 milhões de clientes em todo o mundo Elevado crescimento do número de clientes … … suportou o forte crescimento de receitas Total de clientes PT Milhões Receitas da PT Milhões de euros +28% +10% +7% 70,4 6.734 6.734 +16% 6.148 15% Portugal 5.765 21% África 50% Portugal 3% África 64% Brasil 47% Brasil 2006 07 2008 2008 2006 07 2008 2008 Multinacional geograficamente diversificada com presença em 14 países

4 A estratégia da PT aposta em três mercados-chave: Portugal, Brasil e África
Alavancas de crescimento Portugal Internacional Residencial PMEs Corporate Pessoal Brasil África Televisão Banda larga móvel e SVAs* Móvel Serviços convergentes F-M Soluções IT/SI e outsourcing Convergência Fixo Reforçar posição competitva Eficiência e cash-flow Crescimento Escala Inovação como factor crítico de sucesso Mercado doméstico Consolidação de uma transformação organizativa orientada a: (1) enfoque no cliente, (2) servir as necessidades específicas de cada segmento e (3) capturar as oportunidades de um processo de convergência entre Fixo e Móvel. Criação de 4 segmentos de negócio Residencial: consolidar liderança no mercado com base na TV do futuro (meo) PMEs e SoHo: liderança destacada do segmento com base numa oferta única convergente Fixo e Móvel (Office Box) Corporate: aprofundamento do relacionamento com os clientes actuais alavancando soluções integradas e costumizadas de TI/SI e serviços de outsourcing Pessoal: liderança na banda larga móvel Objectivos no doméstico centram-se na capacidade de reforçar a liderança e posição competitiva em todos os segmentos em paralelo com um esforço de maximização da eficiência operacional Mercado internacional Maximizar o valor estratégico dos activos internacionais da PT, reforçando a aposta no Brasil e em África Enfoque na excelência operacional e comercial de todos os activos assegurando partilha de melhores práticas Enfoque na eficiência assegurando partilha de melhores práticas * SVA: Serviços de Valor Acrescentado (p.ex., internet no telemóvel)

5 O lançamento da oferta de TV tem potenciado a transformação do negócio residencial
Oferta inovadora Estratégia multi-plataforma Comunicação disruptiva Extensa rede de distribuição e instalação Serviços interactivos (baseados em DVR, EPG e true VoD), HD ready STB e uma oferta com mais de 110 canais TV IPTV Satellite TDT Disponibilidade de uma oferta multi-plataforma de TV na televisão, no móvel e no PC, assegurando uma experiência similar e completa ao utilizador Alavancagem na rede de distribuição com cobertura nacional (fixo e móvel) e na vasta e capacitada equipa de instalação e manutenção Marca Meo com níveis de recordação comprovada sem precedentes

6 % Seguindo uma estratégia multi-plataforma a PT assegurará a cobertura total do país com TDT em 2010 Um serviço melhor e mais avançado… … e um investimento de grande ambição da PT Percentagem de população coberta por tecnologia TDT Proposta PT Caderno de encargos ANACOM Novas funcionalidades… 5 canais nacionais + 1 canal em cada região autónoma EPG, Pausa TV e DVR Barra de programação Portal TV (com notícias, tempo, etc) Anúncio de switch-off analógico pelo estado Data para switch-off analógico da CE Início transmissões com cobertura em 8-10 localidades … e melhor qualidade 100% 100% 100% 100% Canais transmitidos com qualidade digital, imune a problemas de recepção 1 canal em HD, partilhado pelos operadores. Possibilidade de Som Dolby Digital 85% 85% 100% 80% 80% Antecipação pela PT de 100% de cobertura nacional em 16 meses 30% 0% 0% A lei de Moore previa a duplicação da capacidade computacional de 18 em 18 Meses. Esta relação também pode ser aplicada ao crescimento na capacidade de transmissão de dados. A Lei de Moore, da autoria de um dos fundadores da Intel, Gordon E. Moore, previa que a capacidade de processamento dos transístores seria duplicada de 18 em 18 meses A Lei de Edholm, de Phil Edholm, CTO da Nortel, afirma que as velocidades de transmissão da rede fixa e móvel crescem em iguais curvas exponenciais, sendo que a velocidade da rede móvel segue o percurso da velocidade da rede fixa com um atraso de tempo previsível Hossein Eslambolchi, ex-presidente da AT&T Labs, afirmou em 2004 que as velocidades de transmissão das redes de Telecomunicações estão a aumentar de acordo com a Lei de Moore, i.e. duplicam a cada 18 meses Abr-29 Dez-09 Jun-10 Dez-10 Jun-11 Dez-11 Abr-12 Dez-12

7 O Meo é hoje um caso de referência a nível europeu
101 O Meo é hoje um caso de referência a nível europeu O Meo apresenta um ritmo de crescimento acelerado… … evidenciando uma performance best-in-class em termos de penetração no ano de lançamento Net adds de TV Milhares Percentagem de clientes ADSL com serviço TV Percentagem. 2008 Meses desde lançamento* 40,0 11 13,0 16 10,0 34 +248% 68 28 57** +93% 27 39 3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08 N.d. * PT – 4/2008 (re-lançamento); BelgaC – 07/2003; TLSN – 11/2007; KPN – 05/2006; FT – N.d.; TEF – 2004; SC – 11/2006; BT – 12/2006; TI – 12/2005 ** Assumindo lançamento em meados de 2004 Fonte: Relatório dos Operadores; Press Clippings

8 O sucesso do Meo tem sido chave para a inflexão do negócio fixo
-117 O sucesso do Meo tem sido chave para a inflexão do negócio fixo Crescimento de receitas rede fixa Percentagem YoY Net adds* de RGUs de retalho Milhares -3,6 -5,7 2T07 3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08 4T06 1T07 2T07 3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08 * Excluindo o impacto da limpeza de base de dados em Dez 07 (4T07) de 103 mil clientes relacionados com pré-pagos inactivos

9 A estratégia da TMN tem-se baseado em quatros pilares
Banda Larga Móvel Banda larga móvel Ofertas convergentes Ofertas convergentes Velocidade de 7,2 Mbps para download e 1,4 Mbps para upload com controlo de uso através de SMS de alerta Processo de instalação rápido e intuitivo Conta de com 1GB, antivírus e anti-spam Oferta integrada: Solução global de serviços e equipamentos de voz e dados Simplicidade: Preço de adesão de 150€ por posto de trabalho, com factura única Conveniência: Um único interlocutor personalizado Estratégia especifica orientada segmentos de mercado (p.ex., jovens) Oferta: promoções micro-segmentadas e oferta especifica Distribuição: actividades targeted e parcerias com entidades com appeal a cada segmento Imagem: comunicação enfocada Acima de 90% de cobertura 3G (pop.) Boa qualidade de cobertura em cerca de 97% das áreas urbanas Boa qualidade de cobertura em cerca de 88% das estradas nacionais Projecto piloto baseado em HSPA+ que disponibiliza velocidades até 21 Mbps A PT lidera a criação de uma nova era digital que irá transformar o modo como vivemos e interagimos com os outros, destacando-se Casa do Futuro: pela primeira vez em Portugal foi possível alugar um filme em qualquer hora sem sair de casa através do serviço Vídeo-on-Demand do Meo Educação do Futuro: a PT já distribuiu mais de 300 mil portáteis a alunos e professores em Portugal, fazendo com que o nosso país apresente uma das taxas mais elevadas de penetração de banda larga móvel na Europa. O sucesso da banda larga móvel e de programas como o e-escolas e novas oportunidades tem tido um impacto significativo na aproximação de Portugal ao resto da União Europeia no indicador de penetração de computadores portáteis na população, com uma redução da diferença de 8% em 2005 para apenas 1% em 2008. Saúde do Futuro: a PT criou o primeiro centro de saúde do futuro em Portugal. Este centro de saúde permite, entre outras coisas, a possibilidade de pedir receitas (mais de 100 pedidos/mês já recebidos actualmente) e consultar receituário; aceder a resultados de exames médicos e análises com visualização dos mesmos em formato digital; pedir documentos via portal (mais de 40 pedidos/Mês) Posto de trabalho do futuro: a PT lançou o primeiro serviço convergente fixo-móvel para Pequenas e Médias empresas integrando numa única oferta telefone e internet fixo e móvel, assim como o hardware (PC + telemóvel + router + pen USB) e um atendimento único e convergente Liderança em todos os segmentos Liderança em todos os segmentos Qualidade de referência Qualidade de referência

10 “Rápida convergência”
2,5% Forte crescimento da banda larga móvel tem potenciado a convergência com a união europeia Aumento considerável da penetração de pc portátil Forte crescimento na penetração de banda larga móvel Gap de Portugal vis-à-vis a EU* na penetração de computadores portáteis Pontos percentuais Percentagem dos lares detentores de placa de banda larga móvel 2008E Percentagem da população com pc portátil “Sem convergência” “Rápida convergência” 8,7%** 6,5%** 6,3%** 3,6%(2) 2004 2005 2006 2007 2008E Média 11,9* 11,9% * 10 países (Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Suiça, Holanda, Reino Unido, Itália, Portugal, Finlândia e Áustria) ** Países sem dados actualizados da Comissão Europeia (Pyramid, Fevereiro de 2009) Nota: Dados de lares e população de WMM e Yankee group, excepto lares para a Finlândia (instituto de estatística da Finlândia) Fonte: Pyramid; Yankee Group; Comissão Europeia, 14th Report on the Implementation of the Telecommunications Regulatory Package; WMM

11 A TMN regressou a um crescimento sólido das suas receitas de billing
4,6 A TMN regressou a um crescimento sólido das suas receitas de billing Billing ∆ Year-on-year. Percentagem 6.8 7.1 7.4 4.6 4.1 1.9 1.6 0.4 -2.8 -2.7 -3.8 -4.8 1T 2T 3T 4T 1T 2T 3T 4T 1T 2T 3T 4T 2006 2007 2008 Margem EBITDA % 43.8 44.0 43.0

12 1.364 A Vivo demonstrou uma forte performance operacional como resultado do turnaround Crescimento de clientes com disseminação da tecnologia GSM… … com consolidação da margem EBITDA Educação Clientes e peso de clientes GSM* + 3G Milhões EBITDA** e margem EBITDA** Milhões de reais. Percentagem 68% 62% 56% 43% 34% 30% 30% 27% 28% 24% 23% 22% 21% 21% 11% 1% 1T07 2T07 3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08 1T07 2T07 3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08 * Inclui Telemig desde o 2T08 ** Excluíndo impactos extraordinários; 100% IFRS

13 12 A nível internacional, a PT tem apresentado um sólido ritmo de crescimento Elevado crescimento do número de clientes no mercado internacional… … que se reflecte nas receitas geradas pelo negócio internacional e seu peso nas receitas da PT Total de clientes PT Milhões Peso nas receitas do negócio internacional Milhões de euros TACC +21% +17% 15% +20% 70,4 50% 45% 40% 442 4% Africa e outros* 38% 403 348 55,2 2.037 2.105 2.463 3.039 45,9 47,4 Vivo Doméstico 2005 2006 2007 2008 18% Peso do negócio internacional nas receitas do operador Percentagem. 2008 50% de peso das receitas do internacional Internacional 2005 2006 2007 2008 Ø 40 * Consolidação proforma usando a percentagem do capital detida pela PT Source: Pyramid Research; World Market Monitor; Business Monitor International

14 A PT estabeleceu metas ambiciosas para o próximo triénio
Objectivo Metas 2011 100 milhões de clientes Crescer clientes 2/3 Aumentar exposição ao negócio internacional das receitas totais Reforçar liderança em todos os segmentos do mercado doméstico #1 Apresentar desempenho superior em termos de retorno accionista e resultados financeiros e operacionais 1º Quartil A Portugal Telecom é um operador internacional de grande projecção assente numa capacidade de inovação tecnológica avançada e numa qualidade de serviço impar. A PT está presente em 5 continentes com uma base de clientes de 70 milhões, um crescimento de 15 milhões (+28% YoY) face a 2007 Tem cerca de 32 mil colaboradores No ano fiscal de 2008, a PT atingiu 6,7 mil milhões de euros de receitas, um crescimento de 9,5% face a 2007 O mercado internacional representa aproximadamente 50% das receitas, um aumento de 5 p.p. face a 2007 Posicionar a PT como uma referência na sustentabilidade em Portugal e nos países onde operamos 14

15 Um operador multinacional
LIS LIS Agenda Um operador multinacional Visão de futuro As redes de futuro 15

16 No futuro a PT continuará a materializar a sua visão para a mudança da forma como vivemos…
ILUSTRATIVO Em casa… Comunicação Video-chamada e tele-conferência em alta definição Helpdesk remoto Acesso a conteúdos Conteúdo HD e 3D Música arquivada e disponível em toda a casa a partir de qualquer equipamento Vídeos HD e jogos interactivos online Domótica Controlo remoto de equipamentos domésticos Gestão do consumo energético Armazenamento na rede de imagens e vídeos para partilha e acesso remoto Capacidade de processamento e acesso a ferramentas residentes na rede Internet Em qualquer lugar… Acesso móvel no PC ou equipamentos móveis a: Conteúdos multimédia armazenados remotamente Televisão Internet e outros serviços de dados Location based services Segurança e Automação do Lar Monitorização por vídeo Gestão dos recursos habitacionais

17 … e como trabalhamos No escritório… Colaboração
ILUSTRATIVO Colaboração Tele-presença, mitigando a necessidade de transporte Aplicações de partilha e colaboração simultânea de documentos e ideias Optimização Facturação electrónica, diminuindo consumo de papel e energia consumida pela rede de distribuição Optimização das linhas de produção, através de software de desenho e simulação de processos Movimentação inteligente de mercadorias, recorrendo à comunicação crescente entre máquinas (Machine-2-Machine) Internet Armazenamento na rede de dados Suporte informático remoto Utilização de Software as a Service (SaaS) Fora do escritório… Acesso móvel (Laptop, PDA ou POS móveis) Sistemas CRM da empresa Documentos, dados e software Sistema de pagamentos Gestão remota Monitorização por vídeo de instalações Acesso a condições/status de elementos exteriores geograficamente dispersos

18 8 O mundo em rede coloca uma pressão crescente na necessidade de largura de banda Largura de banda necessária para serviço rápido e eficaz Mbps Crescente necessidade de largura de banda (up e down) “Connecting places and people” “Sharing info” “Networking” >200 Web browsing Download de ficheiro de 5 MB Multi-streaming de vídeo Backup remoto HDTV (multi-room) Entrete-nimento Caracte- rísticas 3D Tecnologias de compu-tação remotas

19 % A largura de banda oferecida tem aumentado de forma exponencial, prevendo-se a continuidade desta tendência Largura de banda fixa máxima real na Europa Lei de Edholm Largura de banda Mbps “A velocidade de conexão irá crescer a um ritmo exponencial” Phil Edholm (CTO Nortel), 2004 1,000 100 10 “A velocidade de conexão irá crescer de acordo com a lei de Moore: multiplica por 2 cada 18 meses" Hossein Eslambolchi(Presidente AT&T Labs), 2004 1 Escala logaritmica 0.1 0.01 0.001 0.0001 1982 84 86 88 90 92 94 96 98 00 02 04 06 08 10 12 14 16 A lei de Moore previa a duplicação da capacidade computacional de 18 em 18 Meses. Esta relação também pode ser aplicada ao crescimento na capacidade de transmissão de dados. A Lei de Moore, da autoria de um dos fundadores da Intel, Gordon E. Moore, previa que a capacidade de processamento dos transístores seria duplicada de 18 em 18 meses A Lei de Edholm, de Phil Edholm, CTO da Nortel, afirma que as velocidades de transmissão da rede fixa e móvel crescem em iguais curvas exponenciais, sendo que a velocidade da rede móvel segue o percurso da velocidade da rede fixa com um atraso de tempo previsível Hossein Eslambolchi, ex-presidente da AT&T Labs, afirmou em 2004 que as velocidades de transmissão das redes de Telecomunicações estão a aumentar de acordo com a Lei de Moore, i.e. duplicam a cada 18 meses Fonte: Websites; Corporate Angels

20 Um operador multinacional
LIS LIS Agenda Um operador multinacional Visão de futuro As redes de futuro 20

21 A fibra óptica é uma solução de futuro que responde às necessidades largura de banda (up e download)
Existem três tecnologias principais de banda Larga fixa… …sendo a plataforma de fibra a que apresenta maior potencial futuro Descrição Ano de lançamento comercial xDSL Família de tecnologias providenciando transmissão digital de dados sobre par de cobre 1993 Fibra B-PON G-PON* WDM-PON 10G-PON* E-PON* Cabo DOCSIS 2.0 DOCSIS 3.0* DOCSIS Standard que permite transmissão de dados sobre um sistema de televisão por cabo 1997 Cobre PSTN ADSL ADSL2+ VDSL HDSL FTTx Arquitectura de rede usando fibra óptica para substituir parte ou a totalidade da rede de cobre tradicional 1999 Velocidade 10 100 1 10 20 50 100 400 1 4 10 Kbps Mbps Gbps Nota: Taxa de contenção máxima de 10:1, assumindo penetração de 50%

22 As tecnologias de acesso móvel têm evoluído paralelamente à tecnologia de redes fixas
Existem três tecnologias principais de banda larga móvel… … sendo a LTE a tecnologia de futuro Lançamento comercial 4G Descrição LTE GSM/ GPRS GSM: standard global de arquitectura e protocolos GPRS: evolução para conceito always-on 1992 2000 3G UMTS HSPA HSPA+ UMTS/ HSPA/ HSPA+ UMTS: maiores débitos e novos serviços HSPA: velocidades até 14Mbps HSPA+: tecnologia MIMO* até 42Mbps 2004 2006 2009 2G GSM GPRS LTE LTE: evolução da tecnologia GSM e UMTS para redes 4G através da modulação OFDMA** 201x 10 170 384 14 21 42 300 kbps Mbps Velocidade * Multiple Input and Multiple Output ** Orthogonal Frequency-Division Multiple Access

23 Os principais operadores mundiais estão já na fase de desenho e implementação de projectos de fibra óptica NÃO EXAUSTIVO (casas passadas/ casas conectadas) FTTC/ VDSL (17 milhões/ 213 mil) (2 milhões/ 27 mil) (10 milhões/ 500 mil) (3 milhões/ 12 mil) Decisão estratégica Desenho e implementação Optimização FTTH Saudi (12 milhões/ 900 mi) (45 milhões/ 10,5 milhões) (12 milhões/ 2,9 milhões) (n.d./ 650 mil) * * PT em fase de Piloto

24 100,0% O investimento em redes de fibra óptica depende, em grande medida, do sucesso comercial do operador ESTIMATIVA Estimativa da repartição de custo total de ligação GPON a um lar (euros) Custo de rede representa 40%* do custo total de acesso… … estando os restantes 60% concentrados no cliente Necessidade de enfoque na capacidade comercial Oferta de conteúdos Set-Top-Boxes de última geração Customer care de excelência 35% 100% 25% 5% 35% Directo por casa passada (materiais + MDO) Alocado de rede core Directo (drop de cliente) Equipamento (ONT, gateway, STB e homeway) Total O custo do acesso a 1 lar encontra-se concentrado na construção do acesso final e menos no desenvolvimento inicial da rede (necessidade de investimento em equipamento para o lar como ONT, homewiring, homegateway, set-top-boxes e licença de plataforma TV) O elevado investimento no acesso final ao lar coloca pressão na “máquina comercial” dos operadores e na necessidade de desenvolver uma oferta de conteúdos distintiva e customer-care de excelência Nota: cenário calculado com base em penetração de 50% da rede instalada (ie, custos de desenvolvimento da rede encontram-se divididos por 50% dos lares passados) Casas passadas Cliente * Considera penetração de 35% de casas passadas

25 O investimento em fibra terá um contributo decisivo para a competitividade e sustentabilidade do país Dimensão Descrição Alavancas O Projecto Fibra da PT será um marco no desenvolvimento económico e social do País e colocará Portugal na liderança a nível Europeu e Mundial Promover uma economia mais produtiva e competitiva a nível internacional Concorrência baseada na inovação tecnológica e consequente desenvolvimento acelerado de novos serviços, permitindo: Maior eficiência e eficácia operacional das empresas com a acesso a produtos e serviços inovadores Criação de novos modelos de negócio Economia Contribuir de forma significativa para um melhor ambiente e um maior bem-estar social Promover uma nova era em áreas chave de actuação social: educação, saúde e Estado “Carbon positive sector”, mais que compensando as suas emissões de CO2, através Tecnologia com menor consumo de energia e recursos Impacto indirecto na eficiência de outros sectores Sustentabili-dade Económica Impacto directo: Criação de até 2 milhões novos empregos na UE e 900 mil milhões de euros de PIB Formação de mão-de-obra em novas tecnologias Criação de um cluster de conhecimento no deployment de redes de fibra óptica Impacto indirecto Inovação de produtos e serviços de nova geração para os consumidores e empresas Maior produtividade e eficácia operacional Criação de novas empresas e modelos de negócio Impacto em Portugal Até 3,6 milhões de lares com acesso a fibra óptica em todo o país Concorrência baseada na inovação tecnológica Dimensão do investimento potencial a 3 anos comparável à da construção de 45 estádios de futebol ou 750 km de auto-estrada Maior capacidade de atracção de novas empresas (face a geografias concorrentes) Social Educação: Partilha de conhecimento entre alunos, comunidade académica e responsáveis de educação atrávés da ligação de escolas com redes de alta velocidade e criação de plataformas on-line Educação a alunos com mobilidade reduzida via e-learning Saúde: Monitorização remota de pacientes com capacidade de mobilidade reduzida Poupança de custos por virtualização de consultas e melhor triagem de pacientes Partilha de informação sobre pacientes entre serviços de saúde Gestão on-line de marcação Estado: Virtualização de interacção dos cidadãos com o estado (p.ex., Finanças, Loja do Cidadão online, etc.) Optimização na prestação de serviços pelo estado (p.e.x, através da virtualização de processos no Ministério da Justiça) Ambiental Redução de consumo das redes FTTx contribui para redução de emissões PT 2020 em 2% (i.e., redução de 3,5 Mton CO2, o equivalente a cerca de 50 mil carros) Impacto indirecto compensa o aumento de consumo esperado das TIC

26 Maior qualidade nos cuidados médicos prestados
A PT tem já hoje em desenvolovimento projectos estruturantes baseados em fibra óptica NÃO EXAUSTIVO Educação Saúde Instrumento Descrição Desenvolvimento da educação colaborativa Ligação de escolas Rede privada de alta velocidade para ligar escolas entre si, à Internet (100 escolas já estão ligadas a 100 Mbps) Plataforma de Conteúdos Disponibilização de conteúdos, colaboração online e acesso remoto a soluções administrativas Criação de um sistema de saúde coordenado e eficiente Rede de Saúde Digital Ligação em fibra óptica a 100 Mbps de toda a cadeia de valor, permitindo um único processo clínico electrónico por utente Centros de Saúde do Futuro Modernização de centros com sistemas virtuais, aumentando qualidade de serviço e eficiência Objectivo Melhor aproveitamento escolar Maior qualidade nos cuidados médicos prestados

27 Em síntese… A PT é um operador multinacional com um histórico de referência na inovação e na execução A visão de futuro da PT para o negócio em Portugal assenta numa estratégia de desenvolvimento agressivo de uma rede de acesso em fibra óptica A continuará a oferecer aos seus clientes os melhores serviços disponíveis a nível mundial suportados em tecnologias de ponta


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