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Maintaining the Nuclear Option in Latin America
LAS ANS SYMPOSIUM 2005 Maintaining the Nuclear Option in Latin America Rio de Janeiro – Brazil 13-16 June 2005
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O Sistema de Qualidade e a Certificação ISO na Produção de Radiofármacos para uso em Medicina
Dra Elaine Bortoleti de Araújo Centro de Radiofarmácia – IPEN-CNEN/SP
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Qualidade na Produção de Radiofármacos
NBR-ISO GARANTIA CONTROLE DE QUALIDADE BPF OMS DA QUALIDADE RDC-210 (2003) ANVISA REGISTRO DOS PRODUTOS
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CENTRO DE RADIOFARMÁCIA – CR - IPEN
1998 – ISO 9002:1994 – Modelo de sistema da qualidade para garantia da qualidade em produção, instalação e serviço Escopo da certificação: produção, controle de qualidade e distribuição de radiofármacos TRANSIÇÃO 2002 – ISO 9001:2000 – Sistema de Gerenciamento da Qualidade – Requisitos Escopo da certificação: produção, controle de qualidade, distribuição e projeto* *pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, melhoria de processos, desenvolvimento de celas, equipamentos, etc
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Requisitos Regulamentares
ISO X BPF BPF Resolução RDC /08/2003 Requisitos Regulamentares O cumprimento das BPF está dirigido à diminuição dos riscos inerentes à qualquer produção farmacêutica, os quais não podem ser detectados através da realização de ensaios nos produtos terminados. Riscos: contaminação cruzada, contaminação por partículas e troca ou mistura de produto NBR-ISO Especifica requisitos* para um Sistema de Gestão da Qualidade, complementares aos requisitos para produtos. Está focada na eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade em atender aos requisitos dos clientes e requisitos regulamentares aplicáveis * requisitos: genéricos, sem considerar o tipo de produto
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(ABNT) NBR 14919 – Sistema de gestão da qualidade – Setor farmacêutico
ISO + BPF (ABNT) NBR – Sistema de gestão da qualidade – Setor farmacêutico Requisitos específicos para a aplicação da NBR ISO 9001:2000 em conjunto com as boas práticas de fabricação para indústria farmacêutica (BPF)
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Boas Práticas de Fabricação de Fármacos
Instalações/Infra-estrutura Documentação (especificações, registros, procedimentos) Equipamentos Responsabilidades gerenciais; farmacêutico responsável Materiais/Qualificação de fornecedores Contrato de fabricação/análise Validação/Revalidação/Controle alterações Reclamações Sanitização e higiene Recolhimento de produtos Prevenção de contaminação cruzada Pessoal (treinamento, saúde, vestuário, conduta) Estudos de estabilidade Auto-inspeção e auditoria
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Auxiliar na Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade
ISO Auxiliar na Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Processos: 1. Requisitos de documentação 2. Responsabilidade da direção 3. Gestão de recursos 4. Realização do produto 5. Medição, análise e melhorias
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Sistema de Gestão da Qualidade – Processos
ISO Sistema de Gestão da Qualidade – Processos Requisitos de documentação Manual de Qualidade – o escopo Controle de documentos Controle de registros
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REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO
DOCUMENTOS INTERNOS Planejamento estratégico:Plano Negócio e Ação Manual de Qualidade – BPF Planos: Calibração, Manutenção, Segurança, Validação Procedimentos Gerenciais (PG) Operacionais (PO) Instrução de Trabalho (IT) Formulários (FM) Registros – rastreabilidade do processo e produto DOCUMENTOS EXTERNOS BPF, farmacopéias, Normas CNEN, etc
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Documentação: Atualização constante
SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO DO CR Documentos CR 112 Produção 192 Controle Qualidade 110 Radioproteção 149 TOTAL 675 Obsoletos 2195 PRODUTOS DISTRIBUÍDOS PELO CR-IPEN Moléculas marcadas 10 Radioisótopos primários Gerador Mo-Tc 1 Reagentes liofilizados 14 TOTAL 35
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Controle de Documentos
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Controle de Documentos
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Controle de Documentos
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Sistema de Gestão da Qualidade – Processos
ISO Sistema de Gestão da Qualidade – Processos 2. Responsabilidade da direção Comprometimento da direção Política da qualidade Objetivos da qualidade Foco no cliente Responsabilidades e autoridades Garantia da disponibilidade de recursos Análise crítica pela direção
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Sistema de Gestão da Qualidade – Processos
ISO Sistema de Gestão da Qualidade – Processos 3. Gestão de recursos Humanos: número adequado; capacitação; treinamento Infra-estrutura – atendimento a requisitos regulamentares Ambiente de trabalho adequado à realização do produto
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Sistema de Gestão da Qualidade – Processos
ISO Sistema de Gestão da Qualidade – Processos 4. Realização do produto Planejamento Comunicação c/ cliente Projeto e desenvolvimento, Aquisição Produção/validação processos Identificação e rastreabilidade Preservação do produto
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BPF: REQUISITOS DE PESSOAL
Responsabilidade – Legal - Técnica (farmacêutico) Grupos diferentes para produção e controle Programa de Treinamento e Capacitação Programa de Conscientização ISO e BPF
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BPF: REQUISITOS INFRA-ESTRUTURA
Plano de Manutenção Preventiva Sistema Manutenção Corretiva Plano de Calibração Programa de Validação equipamentos e Instalações do processo Equipamentos, processos, limpeza, software, métodos analíticos
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Procedimentos assépticos Higiene pessoal e saúde Vestimentas adequadas
BPF: SALAS LIMPAS Controle ambiental Procedimentos assépticos Higiene pessoal e saúde Vestimentas adequadas Controle de contaminação cruzada fluxo Áreas classificadas de acordo com processo
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BPF: OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES
Aquisição: matéria-prima e MEA qualificação e avaliação fornecedores Plano de recebimento Armazenamento adequado Situação de Inspeção e ensaio Rastreabilidade – processos e produto
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Sistema de Gestão da Qualidade – Processos
ISO Sistema de Gestão da Qualidade – Processos 5. Medição, análise e melhoria Satisfação cliente Auditoria interna Controle de produto não conforme Análise de dados Melhoria contínua (ações corretivas e preventivas)
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TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADE Análise crítica do sistema
Trabalhador Cliente (SAC) Auditor Ações Corretivas Ações Preventivas Sugestões de melhoria RNC Registro e acompanhamento Análise crítica do sistema Melhoria contínua do sistema
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Sistema Informatizado para registro e acompanhamento de NC e SM
TNCMC Sistema Informatizado para registro e acompanhamento de NC e SM
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Todas as reclamações de clientes são atendidas
TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADE Todas as reclamações de clientes são atendidas SAC - pronto atendimento (telefone, FAX, ) Transcrição da NC no Sistema eletrônico TNCMC Setor técnico entra em contato com cliente Estudo de determinação de causa e plano de ação para solução do problema Sistemática para recolhimento de produtos
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VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE Análise crítica do Sistema
Auto-inspeção verificação requisitos BPF Auditorias verificação requisitos ISO + BPF Interna Externa Análise crítica do Sistema
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OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Dra Elaine Bortoleti de Araújo
Gerente Adjunta para Garantia da Qualidade Centro de Radiofarmácia – IPEN-CNEN/SP
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