A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EIXO TRANSVERSAL VALORES E “ATITUDES”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EIXO TRANSVERSAL VALORES E “ATITUDES”."— Transcrição da apresentação:

1 EIXO TRANSVERSAL VALORES E “ATITUDES”

2 EIXO TRANSVERSAL Valores e “Atitudes”
OBJETIVOS - Compreender a importância de valores e “atitudes” na profissão militar - Relacionar Valores e “Atitudes”, constantes do Eixo Transversal do Perfil, com os Elementos de Competência, Assuntos e Conteúdos dos PLANID e PLADIS - Discutir o desenvolvimento e a avaliação

3 SUMÁRIO INTRODUÇÃO VALORES E “ATITUDES”: IMPORTÂNCIA E DESENVOLVIMENTO
PRÁTICA METODOLÓGICA AVALIAÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 EIXO TRANSVERSAL VALORES E “ATITUDES”
CONCEITUAÇÃO RELEVÂNCIA DESENVOLVIMENTO

5 EIXO TRANSVERSAL VALORES
Conceituação Padrões ou critérios que orientam as atitudes, escolhas, julgamentos, ações e explicações (Rokeach, 1979; Williams, 1979) Crenças de um indivíduo ou grupo sobre o que é desejável, o que influencia a seleção de caminhos existentes, meios e objetivos da ação, ou seja, o valor instiga o comportamento Crenças prescritivas organizadas de acordo com sua relevância, que nos guiam em nossas decisões (Rokeach, 1973)

6 EIXO TRANSVERSAL VALORES
Conceituação Como objetivos conscientes, representam respostas individuais e sociais a três exigências: necessidades individuais como organismos biológicos, como agentes de interação social e como membros de grupo e organizações (Schwartz, 1994) Ocupam uma posição central na rede cognitiva que fundamenta as atitudes (Rokeach, 1968) Princípios que guiam as atitudes e comportamentos desejados (Rohan, 2000) Aspirações ideológicas mais generalizadas nas organizações (Katz & Kahn, 1978)

7 EIXO TRANSVERSAL VALORES
Relevância Os mais importantes entre eles formam o core da nossa personalidade, cultura organizacional e a base para o autoconceito Uma vez que as pessoas podem não estar conscientes dos valores que guiam o seu comportamento, é necessário expô-las aos valores relevantes para que possam agir de acordo com tais valores

8 EIXO TRANSVERSAL “ATITUDES”
Conceituação Avaliação de um objeto positiva ou negativamente Inclui três elementos: afetivo, cognitivo e comportamental (Gilovich, Keltner & Nisbett, 2006) A tendência aprendida para avaliar objetos de uma determinada maneira

9 EIXO TRANSVERSAL VALORES E ATITUDES: RELEVÂNCIA
Ambiente militar O ambiente militar é peculiar, visto que é orientado pela missão que lhe é atribuída, ou seja, estar apto para o combate e a guerra Diversos fatores estressores: experimentar risco de morte e ferimento, entre outros.

10 EIXO TRANSVERSAL VALORES E ATITUDES
Maio, G. R.; Olson, J. M. (1995). Relations between values, attitudes, and behavioral intentions: The moderating role of attitude function. Journal of Experimental Social Psychology, 31(3), A manipulação da função da atitude foi usada para verificar : a) se a função da atitude modera a força da relação entre valores e atitudes; b) o padrão das relações entre valores e atitudes; c) o papel de valores na predição de atitudes A função da atitude foi manipulada colocando-se em evidência tanto as razões utilitárias como as razões baseadas em valores para a doação de fundos para a pesquisa sobre o cancer

11 EIXO TRANSVERSAL VALORES E ATITUDES
Maio, G. R. & Olson, J. M. (1998). Values as truisms: Evidence and implications. Journal of Personality and Social Psychology, 74, Testaram a hipótese geral de que os valores são truísmos culturais, isto é, são crenças amplamente compartilhadas e raramente questionadas Foi predito e observado que analisar as razões da pessoa para adotar um valor provocaria mudança nos valores, apenas quando as pessoas não possuíam suporte cognitivo para os seus valores Assim, a fundamentação cognitiva de valores e seus sistemas parece fundamental para a sua sustentabilidade

12 EIXO TRANSVERSAL VALORES E ATITUDES: DESENVOLVIMENTO
Condicionamento Clássico Condicionamento Operante Aproximação sucessiva Reforçamento diferencial Aprendizagem Vicária Persuasão (processo simbólico em que o comunicador busca convencer pessoas a mudar suas atitudes e comportamentos, numa atmosfera de livre escolha) Autoconhecimento (Instrumentos) Evidenciação, Reflexão e Fundamentação Cognitiva Base na Experiência Relação com Resultado Favorável Repetição

13 EIXO TRANSVERSAL VALORES E ATITUDES REFERÊNCIAS
Gilovich, T., Keltner, D. & Nisbett, R. E. (2006). Social psychology. New York: Norton. Katz, D., & Kahn, R. L. (1978). Psicologia social das organizações. São Paulo: Atlas. Maio, G. R.; Olson, J. M. (1995). Relations between values, attitudes, and behavioral intentions: The moderating role of attitude function. Journal of Experimental Social Psychology, 31(3), Maio, G. R. & Olson, J. M. (1998). Values as truisms: Evidence and implications. Journal of Personality and Social Psychology, 74, Rohan, M. J. (2000). A rose by any name? The values construct. Personality and Social Psychology Review, 4, Rokeach, M. (1968). Beliefs, attitudes and values: A theory of organization and change. San Francisco: Jossey-Bass.

14 EIXO TRANSVERSAL VALORES E ATITUDES REFERÊNCIAS
Rokeach, M. (1973). The nature of human values. New York, Free Press. Rokeach, M. (1979) Introduction. Em M. Rokeach (Org.), Understanding human values: Individual and societal (pp. 1-11). New York: Free Press. Schwartz, S. H. (1994). Are there universal aspects in the structure and content of human values? Journal of Social Issues, 50, Williams, R. M. (1979). Change and stability in values and value systems: A sociological perspective. Em M. Rokeach (Org.), Understanding human values: Individual and societal (pp ). New York: Free Press.

15 COMO PRINCÍPIO ORIENTADOR DA MINHA VIDA, considero este valor:
EIXO TRANSVERSAL VALORES INSTRUMENTOS COMO PRINCÍPIO ORIENTADOR DA MINHA VIDA, considero este valor: Nada Importante Pouquíssimo Pouco Muito Importância Fundamental 1 2 3 4 5 6 1. Igualdade (oportunidades iguais para todos) 2. Poder Social (controle sobre os outros, domínio) QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS Shalom H. Schwartz; Tradução e Adaptação: Menezes & Campos, 1989

16 EIXO TRANSVERSAL Valores e “Atitudes”
PRÁTICA METODOLÓGICA -PERFIL PROFISSIOGRÁFICO -PLANID -PLADIS

17 EIXO TRANSVERSAL Valores e “Atitudes”
PRÁTICA METODOLÓGICA - CADA ESCOLA DEVE PRODUZIR UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO ATITUDINAL E DE VALORES

18 EIXO TRANSVERSAL Valores e “Atitudes”
PRÁTICA METODOLÓGICA A Instituição EB é uma forma de Ser, Pensar e Agir; Desenvolvimento de valores através de vivências reais; Desenvolvimento da capacidade de comando;

19 EIXO TRANSVERSAL Valores e “Atitudes”
PRÁTICA METODOLÓGICA APA afetiva com ênfase no discente; Grandes exercícios devem ser planejados; Avaliação atitudinal e de valores horizontal em cada atividade;

20 EIXO TRANSVERSAL Valores e “Atitudes”
PRÁTICA METODOLÓGICA - Reuniões periódicas com todos os responsáveis pelo desenvolvimento; - Participação em efemérides para desenvolver a capacidade de pesquisa, síntese e comunicação etc e - Programa que arquive todas as informações recolhidas dos instruendos e que facilite uma conclusão a respeito do desenvolvimento atitudinal e de valores do aluno

21 EIXO TRANSVERSAL Valores e “Atitudes”
AVALIAÇÃO É POSSÍVEL E PARA QUE? MÉDIA FINAL? AVALIAÇÃO DA DAPROM?

22 EIXO TRANSVERSAL Valores e “Atitudes”
CONSIDERAÇÃO FINAL DESENVOLVIMENTO

23 Metodologia proposta 1. Análise documental 2. Grupo focal
3. Entrevista e observação 4. Inventário de atividades

24 Lei 12705, de 08 de agosto de 2012 Art 2º V - ser aprovado em avaliação psicológica, realizada com o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar; 


Carregar ppt "EIXO TRANSVERSAL VALORES E “ATITUDES”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google