A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo das atividades propostas na Apostila 3 – 9º EF II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo das atividades propostas na Apostila 3 – 9º EF II"— Transcrição da apresentação:

1 Resumo das atividades propostas na Apostila 3 – 9º EF II
Módulo 13 – Pensando no futuro Preferência por determinadas disciplinas Com que disciplina escolar você tem mais afinidade? Por quê? Aponte uma profissão que tenha ligação com a disciplina que você mais gosta. A realização dos nossos sonhos exige determinação, planejamento e a reunião de recursos materiais e intelectuais. Ainda há muito tempo para se preparar e escolher uma profissão, mas não se esqueça de que o tempo também é um recurso como os outros. Por isso, saiba aproveitá-lo, pesquisando uma carreira que se encaixe em suas afinidades estudantis.

2 Profissões: Engenheiro,Tecnólogo de Informática, Astronauta etc.
As profissões e a ligação que cada uma tem com as grandes áreas do conhecimento humano: Exatas, Humanas e Biológicas. A área de Exatas está ligada ao conhecimento e aplicação prática das leis matemáticas e das leis do mundo físico inanimado. Na escola é representada pelas disciplinas Física, Química e Matemática. Profissões: Engenheiro,Tecnólogo de Informática, Astronauta etc. A área de Humanas está relacionada ao estudo do homem nas suas relações com outros homens ou com o ambiente. Agrupa matérias como História, Geografia e Línguas. Profissões: Jornalista, Artista Plástico, Advogado, Tradutor/Intérprete etc. Biológicas é a área dedicada ao conhecimento dos seres vivos, das condições e do ambiente em que vivem e, portanto, envolve a Biologia. Profissões: Médico, Farmacêutico, Nutricionista, Dentista etc. * Na hora de escolher uma profissão, é importante que você considere com que área tem mais afinidade, e por qual tem mais interesse.

3 Módulo 14 – Entrevista Reflexão sobre objetivos pessoais e profissionais Todas as profissões possuem obstáculos; até os profissionais que se sentem realizados passam ou passaram por dificuldades. Porém, para aqueles que se sentem realizados em sua carreira, os empecilhos têm um peso muito menor em relação à satisfação obtida. Para isso, é preciso estar ciente de que a realização profissional e, principalmente a pessoal, é algo muito particular: cada pessoa se sente realizada de uma determinada maneira. É necessário muita reflexão sobre como somos, o que gostamos e o que queremos de fato fazer. Você já pensou sobre como os seus sonhos pessoais se relacionam com seus sonhos profissionais? Quais são os seus sonhos pessoais e profissionais? De que maneira eles estão relacionados com a profissão pesquisada?

4 Mercado de trabalho É importante atentar para as possibilidades que o mercado de trabalho oferece. Com o ritmo das atuais transformações sociais e econômicas, precisamos ser muito cuidadosos ao avaliar as profissões. A conexão do mundo em rede de informações e negócios, as constantes revoluções tecnológicas (robótica, nanotecnologia, biotecnologia etc.) e o avanço da sociedade de consumo, tudo isso faz nascer ou declinar profissões e carreiras, em resposta às exigências dessa dinâmica de transformações. Precisamos constantemente atualizar o conhecimento sobre as tendências do mercado de trabalho, nas áreas de nosso interesse e, se possível, interrogar especialistas ou profissionais que nelas atuem. Segundo alguns especialistas, em um futuro próximo, teremos cinco grandes áreas de carreiras promissoras: tecnologia, agronegócio, turismo e entretenimento, qualidade de vida (bem-estar) e educação. Todas essas grandes áreas abrem possibilidade de atuação em ocupações inovadoras, ou em ocupações tradicionais que oferecerão maiores oportunidades. Exemplos de pessoas que se realizaram profissionalmente: Ana Maria Botafogo, João Guimarães Rosa, Jô Soares, Xuxa etc.

5 TAREFA COMPLEMENTAR DE EMPREENDEDORISMO
 Atividade 1: Entrevista com um profissional da área que pretende seguir. Como tarefa complementar às atividades dos módulos 13 e 14 da Apostila 3, faça uma entrevista com um profissional da área de seu interesse, para conhecer um pouco mais sobre essa carreira.  Tópicos que podem ser explorados durante a entrevista: Histórico do entrevistado – a escolha da profissão; Estudos necessários para a formação profissional; Avaliação pessoal do entrevistado sobre sua carreira: Realização pessoal, social e financeira; Vantagens e desvantagens da profissão; Sucessos e derrotas;  Rotina desse profissional; Conselho para quem pretende trilhar o mesmo caminho.     Atividade 2: após realizar a entrevista, faça as atividades das páginas 12 e 13 da Apostila 3 e entregue junto com a atividade 1.

6 Módulos 15 e 16 – Direito e Responsabilidade Social
Direitos individuais, sociais e políticos dos cidadãos. Necessidade de normas/regras numa sociedade; necessidade e a existência de regras nos lugares em que haja o convívio de pessoas: ruas, estádios de futebol, salas de aula, shoppings etc. Parte dessas normas de conduta surgem pelo convívio diário entre as pessoas, e têm caráter moral (ético), mas outras, são elaboradas na forma de leis, assumindo com isso, um caráter jurídico – são as normas jurídicas. Norma jurídica ou lei são as regras escritas de uma sociedade, com validade para todos os seus indivíduos, criadas pela autoridade reconhecida como legítima para isso. Em uma democracia representativa¹ como a nossa, a autoridade que institui a norma jurídica em geral é o Poder Legislativo². Nas Assembléias Legislativas, representantes eleitos pelo povo (senadores, deputados federais e estaduais e vereadores) definem as leis válidas para o país. Quando a lei não é cumprida, aplica-se uma sanção jurídica (as penas). Ela é imposta ao infrator após um processo legal de julgamento, podendo atingir a liberdade ou o patrimônio/bens do indivíduo.

7 Estado Poder Legislativo Poder Judiciário Poder Executivo Vocabulário:
¹ Democracia representativa: sistema político em que o povo elege representantes que irão exercer o poder em seu nome. ² Em um Estado republicano como o Brasil, o governo é exercido simultaneamente por três poderes independentes: O Legislativo é responsável por estabelecer as leis; o Judiciário por julgar conflitos; e o Executivo por executar as resoluções públicas. O organograma abaixo ilustra essa distribuição. Estado Poder Legislativo Poder Judiciário Poder Executivo Câmara e Senado, Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais Juízes e Tribunais Governos Federais, Estaduais e Municipais * As normas jurídicas tratam tanto de interesses públicos quanto privados.

8 Direito O termo direito tem significados diversos. Nessa aula, em que estudaremos a garantia e a violação de direitos e a responsabilidade por defendê-los, vamos trabalhar com dois sentidos da palavra: direito como o que é legal ou juridicamente válido (o conjunto das leis de uma sociedade); direito como o que é legítimo, justo e defensável pelos indivíduos frente à sociedade e aos poderes estabelecidos (os nossos direitos). Direitos Fundamentais e Constituição Alguns direitos são fundamentais, como o direito à vida, à liberdade e à igualdade, ou seja, deveriam ser válidos para todos, segundo seus defensores, uma vez que temos todos a mesma natureza: a humana. Por isso são chamados direitos naturais. A partir do século XVIII, com os filósofos iluministas e as revoluções da época, esses direitos passam a ser reconhecidos como universais. Um marco dessa mudança é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

9 Constituição Brasileira
Esse fato histórico abre caminho às primeiras Constituições modernas, base de nossas democracias. A Constituição é o conjunto das leis fundamentais que orientam a vida de uma nação. É chamada de lei maior, pois a ela devem estar subordinados todos os outros regulamentos e leis do país. A Constituição traz os artigos que definem o Estado, suas instituições e funcionamento, e estabelecem os direitos e deveres dos cidadãos. Constituição Brasileira No Brasil, a atual Constituição é a de Ela determina direitos e deveres individuais, sociais e políticos. Os individuais se referem aos direitos fundamentais do homem, como o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade garantidos pelo artigo 5º da nossa Constituição: Outros igualmente importantes e garantidos pela Constituição, porém ligados à qualidade de vida e ao bem-estar comum, são os direitos sociais referentes aos direitos à educação, ao trabalho, à saúde, à moradia, à proteção à infância, à assistência aos desamparados etc. “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)”.

10 Há ainda os direitos ligados à participação política do cidadão e à estrutura e ao funcionamento do Estado. São exemplos o direito ao voto, à indicação de leis (leis de iniciativa popular), à candidatura para cargos eletivos, à fiscalização dos representantes do poder público etc. Conhecer e exercitar nossos direitos, e saber respeitar os dos outros, são atitudes essenciais para se tornar um cidadão, para promover a democracia e também para agir como um empreendedor. Porém, os direitos nem sempre são cumpridos. Quando o exercício do direito não acontece para a coletividade ou para alguns de seus grupos, temos as chamadas “questões sociais” , que indicam choques entre as promessas da lei e as tentativas de construir uma sociedade justa. Responsabilidade Social Percebemos as questões ou problemas sociais porque há um descompasso entre os direitos legítimos e as reais condições de vida das pessoas. Construir uma sociedade mais justa e igualitária deve ser compromisso dos cidadãos, obrigação das autoridades e também, do ponto de vista do empreendedorismo, oportunidade de unir interesses pessoais, empresariais e/ou coletivos em benefício da sociedade. Para tanto, é preciso ter responsabilidade social (assumir compromisso de cooperar com o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida das pessoas).

11 Ação social As ações sociais ampliam a participação democrática e contribuem para diminuir a desigualdade e a injustiça sociais e, por isso, podem ter impacto amplo e duradouro (exemplo de ação social: Fome Zero). Nesse sentido, diferem da caridade ou mesmo do assistencialismo, porque esses não resultam em soluções para as causas dos problemas. Outra diferença é que as políticas assistencialistas, muitas vezes, destinam-se ao enfrentamento de problemas sociais que exigem intervenção imediata. Um exemplo de assistencialismo é o atendimento às vítimas de uma enchente com a distribuição de alimentos, roupas e remédios. A urgência e o imprevisto podem levar a uma reação apenas de socorro imediato. Essa atitude não deixará frutos para o futuro, pois não promove uma mobilização contra novas inundações. Por isso, sempre que possível, é mais produtivo desenvolvermos ações sociais em vez de políticas assistencialistas, porque os efeitos serão radicais, no sentido de atingir a raiz do problema.

12 Atividade Complementar
Atividade 1: Entrevista com um profissional da área que pretende seguir. Como tarefa complementar às atividades dos módulos 13 e 14 da Apostila 3, faça uma entrevista com um profissional da área de seu interesse, para conhecer um pouco mais sobre essa carreira. Tópicos que podem ser explorados durante a entrevista: 1 - Histórico do entrevistado – a escolha da profissão; 2 - Estudos necessários para a formação profissional; 3 - Avaliação pessoal do entrevistado sobre sua carreira: a) Realização pessoal, social e financeira; b) Vantagens e desvantagens da profissão; c) Sucessos e derrotas; 4 - Rotina desse profissional; 5 - Conselho para quem pretende trilhar o mesmo caminho. Atividade 2: após realizar a entrevista, faça as atividades das páginas 12 e 13 da Apostila 3 e entregue junto com a atividade 1.


Carregar ppt "Resumo das atividades propostas na Apostila 3 – 9º EF II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google