Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
VISÕES CRITICAS DA ADMINISTRAÇÃO
MBA – GESTÃO DE PESSOAS. Profº Mestrando Elcio Henrique dos Santos. 2009
2
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
Antecedendo um estudo mais profundo da Administração, é importante conhecer a evolução do pensamento administrativo. Para compreender a estrutura empresarial moderna e agir com precisão, o administrador precisa conhecer o processo evolutivo das organizações nos últimos cem anos. Várias correntes de pensamento foram aparecendo e influenciando a gestão dos negócios.
3
Administração Cientifica.
Frederick Winslow Taylor foi o fundador da Administração Científica. Revolução Industrial. Sistema de Pagamento ( Peças ou Tarefa). Essas questões levaram Taylor a estudar o problema da produção para tentar uma solução que atendesse a patrões e empregados.
4
Taylor... Primeiro Período e Segundo Período. Administra como Ciência.
“ A Administração Cientifica é uma combinação de : Ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não individualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade. ”
5
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO
Análise do trabalho. Estudo da fadiga. Divisão do trabalho e especialização do operário. Desenho de cargos e de tarefas. Incentivos salariais Conceito de homo economicus. Condições ambientais. Padronização de métodos e de máquinas. Supervisão Funcional.
6
Henry Ford... Amigo de Taylor. Popularizou um produto antes artesanal.
Assistência técnica garantida. A Produção em Massa. Em 1913 já fabricava 800 carros por dia. Repartiu o controle acionário com seus funcionários.
7
Henry Ford... Os princípios de Ford : Intensificação. Economicidade.
Produtividade.
8
TEORIA CLÁSSICA.
9
Teoria Clássica. Henry Fayol fundador da Teoria Clássica.
Para Fayol a organização se caracteriza por uma divisão de trabalho claramente definida. Vertical. Horizontal.
10
O processo Administrativo.
ORGANIZAÇÃO
11
Teoria da Relação Humanas.
Surgiu nos estados Unidos, como consequencia das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Foi um movimento de reação e oposição à teorias presentes. A Experiência de Hawthorne.
12
CONCLUSÕES DA EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE.
Fator Social. O nível de produção depende da integração social. A ação do individuo não é isolada. O grupo recompensa o individuo. Consciência da existência da Organização Informal.
13
CONCLUSÕES SOBRE O OPERÁRIO
O comportamento humano é complexo. O homem é condicionado pelo ambiente. O homem tem necessidade de segurança afeto, aprovação, prestígio e auto – realização.
14
Escola do Comportamento Humano.
Na escola do Comportamento Humano os indivíduos possuem atitudes, valores e objetivos que precisam ser estimulados par que obtenha deles a eficiência. Surgi as Teorias Motivacionais, voltadas para a Administração.
15
Maslow Livro : “ Motivação e Personalidade ”.
Hierarquia das necessidade: Fisiológicas Segurança Social Estima Auto – Realização.
16
NECESSIDADES HUMANAS Auto-realização Estima Sociais Segurança
Fisiológicas
17
MASLOW Necessidades distintas.
O sh busca a satisfação de uma necessidade de nivel superior quando a imediatamente inferior já estiver satisfeita de modo pleno. A motivaçã é a força motriz que alavanca as pessoas a buscarem a satisfação. Necessidade = Carência. Ciclo
18
MCGREGOR “ As necessidades encontram satisfação no trabalho’’.
Livro : O lado humano da empresa. Teoria X e Y. O ser ou o ver. Trabalhador X e gerente X Trabalhador Y e Gerente Y
19
Outras Teorias ... Teorias dos Dois Fatores de Herberg. Skinner
Vromm e Rotter. Etc...
20
Escola de Administração por Objetivo ( APO).
O pensamento administrativo, em certo momento, ficou confinado à explicação de teorias. As organizações, cada vez maiores e mais complexas, necessitavam investir no conhecimento da essência, da finalidade última de suas atividades, Principiou, então, a tomar forma uma corrente de pensamento voltada para os objetivos.
21
APO... A origem da administração por objetivo esta baseada na mudança de enfoque administrativo. A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades – meio e passou às atividades – fim, aos resultados e objetivos alcançados.
22
VISÃO GERAL DA APO. Operacionais Planos Táticos Planos de Reduções
Plano de Integrações Planos Táticos Plano de Diversificações Planejamento De Novos Projetos Plano de Pesquisa e Desenvolvimento Plano de Fusões E Aquisições Planejamento e Desenvolvimento Produto/Mercado Alcance De Objetivos Departamentais Planejamento Estratégico Plano de Recursos Humanos Plano de Materiais Planejamento e Desenvolvimento De Recursos Plano de Facilidades Plano de Fluxos De Fundos Planejamento das Operações Plano de Marketing Plano de Fabricação Planos de Lucros A Curto Prazo
23
ESCOLA BUROCRÁTICA. A abordagem clássica do pensamento de Taylor e Fayol com sua visão comportamental do ambiente organizacional, não atentou ao aspecto burocrática das empresas como extensão da sociedade. E escola da burocracia vem assim preencher essa lacuna.
24
A Burocracia de Max Weber.
Segundo Max Weber, a burocracia constitui um exemplo típico do modelo de organização dotado de racionalidade, possível de ser aplicado a todos os tipos de organizações e empresas, independentemente da natureza das operações, do tamanho etc. A burocracia visa atingir certas conseqüências desejadas, dentre elas a previsibilidade do comportamento das pessoas dentro da organização, ou seja, uma certa padronização do desempenho humano, buscando alcançar a máxima eficiência da organização.
25
Sociedade e Autoridade
Tradicional. Carismática. Legal, racional ou burocrática. Legitima. Carismática. Legal, racional ou burocrática.
26
ENFASE ( Max Weber ) AUTORIDADE PODER ( burocracia) SUBORDINADOS
AUTORIDADE LEGÍTIMA.
27
ESCOLA ESTRUTURALISTA.
A escola estruturalista se preocupa com o todo, com a interdependência entre as partes que formam o todo e que faz com que esse todo seja maior do que simplesmente a soma das partes. Os estruturalistas viam a sociedade moderna como uma sociedade de organizações que interagem entre si, assim como os grupos sociais. O homem organizacional deve ter características cooperativistas e coletivistas e estar preparado para as constantes mudanças que ocorrem nas organizações.
28
A COMPLEXIDADE ORGANIZACIONAL
PRODUZIR VENDER PLANEJAMENTO $$$$$$$$
29
ESCOLA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.
As origens do D.O. podem ser atribuídas à difícil aplicabilidade das Teorias Administrativas, ao aprofundamento dos estudos sobre a motivação humana e sua interferência na dinâmica das organizações, à conscientização sobre as mudanças e à fusão de duas tendências no estudo da organização: o estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano.
30
D. O . Esta escola pode ser caracterizada como um desdobramento da Teoria comportamental, pois estabelece mudanças e flexibilidade organizacional. Estes estudos visavam organizar os conceitos discutidos nas diversas escolas anteriores elaboradas até o momento, procurando aborda – las de forma conjunta, já que cada uma delas enfatiza determinado aspecto, havendo até conflitos devido a algumas idéias completamente antagônicas.
31
ESCOLA DE SISTEMAS. AMBIENTE ORGANIZAÇÃO
É ponto de vista comum entre os estudiosos que a teoria estruturalista esta a um passo da teoria dos sistemas. Ao dizer que a empresa atua em interação com o meio externo, estava aberto o caminho para o surgimento da visão sistêmica da organização, que a vê como parte de um sistema amplo e dinâmico, que a influência e é por ela influenciado . AMBIENTE ORGANIZAÇÃO A TEORIA SISTÊMICA VÊ A ORGANIZAÇÃO EM CONSTANTE INTERAÇÃO COM O MEIO EXTERNO.
32
SISTEMAS Sistema é a conjunção de todos os elementos que compõem um unidade de valor individual. Outra definição de sistema é a de um conjunto de elementos, interagentes e interdependentes, cada qual com sua função específica, que trabalham em sintonia para atingir determinado objetivo comum
33
SISTEMAS DINÂMICOS ESTÁTICOS
34
CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO.
Uma ciência recente que proporcionou a administração novos conceitos e principalmente novos produtos como máquinas inteligentes e computadores. A Teoria da informação proporcionou uma visão ampla dos fenômenos de informação e comunicação dentro das organizações. Assim, a Cibernética trouxe uma série de conseqüência e influência muito poderosa sobre a administração, como a automação e a informática.
35
TEORIA DA MATEMÁTICA. A Teoria da Matemática é uma abordagem recente na administração. Sua principal área de aplicação na administração é o processo decisorial, principalmente e quando as decisões são programáveis ou quantitativas. A pesquisa operacional ( PO) é uma das alternativas de métodos quantitativos de enorme aplicação dentro da administração, através de variadas técnicas.
36
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
A Teoria da contingência é a mais recente das Teoria administrativas e marca uma passo além da teoria de Sistema. Para a teoria da Contingência as organizações são decorrentes do que existe fora delas: seus ambientes. Passou a estudar os ambientes e a intera – dependência entre a organização e o meio ambiente.
37
Contingência... As organizações escolhem seus ambiente e depois passam a ser condicionadas por eles, necessitando adaptar – se a eles para poderem sobreviver e crescer. A Teoria da Contingência parte para novos modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como a estrutura matricial, a estrutura em redes e a estrutura em equipes. Também enfatiza o modelo do homem complexo a abordagens contingências sobre motivação e liderança.
38
Profº Elcio Henrique dos Santos.
39
SUCESSO ! FIM !
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.