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O ENSINO DA CONTABILIDADE E A REALIDADE NACIONAL

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Apresentação em tema: "O ENSINO DA CONTABILIDADE E A REALIDADE NACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 O ENSINO DA CONTABILIDADE E A REALIDADE NACIONAL
Categoria: Acadêmico Científico Prof. Msc. Julio Candido de Meirelles Júnior Belo Horizonte 23/10/2009

2 O PROBLEMA Analisar o ensino das Ciências Contábeis no 3º grau e detectar o baixo índice de aprovação no Exame Nacional de Curso (Provão, extinto), no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (suspenso) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Refletir  Mudança X Reações Identificar  Causas Desvelar  processo político nacional

3 REFERÊNCIAIS TEÓRICOS
“as escolas, no Brasil, sempre ressalvadas as raras e honrosas exceções, não estão educando, nem preparando cidadãos para a vida, ou profissionais para exercerem suas profissões”. Franco Jr. (1993, p.571) DEMO , FANTONI , FRANCO JR , GIOVANNINI, HUDSON, IUDICÍCIBUS, KRAEMER , KOLIVER , LAFFIN , LOPES DE SÁ , MARION , NETO PEREIRA , ROLLO , CFC, CRCMG INTERNATIONAL STANDARDS OF ACCOUNTING AND REPORTING (ISAR). Normas ISAR. Geneva. Fev.1999. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Comissão de Especialistas de Ensino de Ciências Contábeis.

4 REFERÊNCIAIS TEÓRICOS
“muito se tem falado e discutido em relação as metodologias e recursos didáticos voltado ao ensino superior, mas pouco se tem feito de forma concreta para favorecer e facilitar.” Neto (2001, p.23) “modificações precisam ser introduzidas nas escolas e nas faculdades, [...]”. Lopes de Sá (2001, p.6)

5 Pesquisa Bibliográfica e documental.
M E T O D O L O G I A Pesquisa Bibliográfica e documental. R E L E V Â N C I A D O E S T U D O Compreensão dos elementos que interferem na formação do profissional da contabilidade e na atuação do educador. H I P Ó T E S E Viabilidade vinculada ao educador.

6 EDUCAÇÃO ENSINO EXTENSÃO PESQUISA

7 1 - UMA MUDANÇA NECESSÁRIA: 3 - UMA MUDANÇA NO ENSINO SUPERIOR
É necessário que haja formação de um número maior de professores com qualificação adequada para melhorar o seu desempenho nas universidades e para isso precisa-se de um maior apoio do Conselho Federal de Contabilidade, principalmente com a criação de Mestrados a distância. 2 - O ENSINO DA CONTABILIDADE A qualidade de ensino de hoje certamente refletirá o profissional de amanhã. 3 - UMA MUDANÇA NO ENSINO SUPERIOR Necessidade, trajetória, significado.

8 4 -O ENSINO ACADÊMICO E A REALIDADE EMPRESARIAL
As instituições de ensino precisam entender que as empresas da atualidade alicerçadas na concorrência exigem uma boa base escolar, inglês fluente e conhecimento de informática. 5- O ENSINO ACADÊMICO E OS RESULTADOS ALCANÇADOS Exame Data Percentual de Aprovados 26/03/2000 87,78 24/10/2000 63,68 25/03/2001 73,78 30/10/2001 59,84 14/04/2002 59,01 29/10/2002 50,71 30/03/2003 66,01 28/10/2003 50,35 Média 60,69

9 6 - O ENADE E A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS - 2006
Conceito 5 Conceito 4 Conceito 3 Conceito 2 Sem conceito 2,5% 26.25% 36,25% 11,25% 32,5%

10 7 - A VISÃO DO MEC O curso de Ciências Contábeis deve contemplar um perfil profissional que revele a responsabilidade social de seus egressos, a sua interação com outros ramos do saber e a sua atuação técnica instrumental. 8 - A VISÃO DO ISAR A pesquisa bibliográfica evidenciou que a International Standards of Accouting and Reporting (ISAR, 1999) defendeu em uma publicação específica, uma linha geral para a educação e formação dos Contadores .

11 9 - A VISÃO DOS DISCENTES Os alunos esperam que a formação necessária às novas exigências para a profissão seja aquela que objetiva desenvolver o profissional contábil dentro de uma nova perspectiva e visão de mercado, através do uso da tecnologia da informação. 10 - A VISÃO DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE Os bacharéis deverão obter um grau médio de conhecimentos para a obtenção do registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade.

12 CONCLUSÃO O resultado desta pesquisa sinaliza um norte para o ensino da Contabilidade que é visível na situação atual e um desafio para a classe no momento, qual seja, o de resgatar valores esquecidos ou adaptar-nos aos novos valores. Percebeu-se nos conceitos apresentados que as médias anteriores medidas pelo antigo provão, pelo Exame de Suficiência e no ENADE permanecem no mesmo ritmo.

13 “O reencantamento da educação requer a união entre a sensibilidade social e a eficiência pedagógica”. (Assmann, 1996)

14 Aos presentes, meus agradecimentos pela atenção dispensada.
Prof. Msc. Julio Candido de Meirelles Junior


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