A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de O. C..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de O. C.."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de O. C.

2 Discos Óticos (CD-ROM e CD-R)
Semelhantes aos CD’s de música, os discos óticos podem armazenar sons, imagens e textos. Sua gravação é feita através de pequenos buracos queimados por um laser. Os CD’s podem ser não regraváveis chamados de CD-ROM (Compact Disc - Read Only Memory / Disco Compacto Somente para Leitura), ou podem ser regraváveis, os chamados CD-R ( Compact Disc Regravable – Disco Compacto Regravável ) São utilizados para programas de jogos, enciclopédias e livros. Os drives de CD-ROM normalmente acompanham os equipamentos multimídia, ou podem ser encontrados em Kit’s Multimídia.

3 Tipos de Discos Óticos Além dos CDs prensados, existem também os CDs graváveis, que são vendidos como discos virgens e podem ser gravados uma única vez num gravador de CD-ROM, que ao invés de “prensar” o CD, grava os dados através de um feixe laser mais forte, que queima alguns pontos da camada de gravação do CD, substituindo os sulcos. Existem também os CDs regraváveis que, assim como um disquete, podem ser gravados e regravados várias vezes em um CD-RW.

4 Composição da Mídia CD-RW

5 Tecnologia de CD’S “Multi-Read”
Para leitores de CD-ROM, multi-read significa que as unidades mais recentes serão capazes de ler o novo tipo de mídia CD-RW, gravado com gravadores de CD regravável, atualmente disponíveis no mercado, fornecidos pela Ricoh, Yamaha e algumas empresas que comercializam equipamentos usando os mecanismos de CD-Regravável dessas duas companhias. O CD-RW é baseado na tecnologia de mudança de fase, mas em outros aspectos segue todas as especificações físicas e lógicas dos outros tipos de CD-ROM. A única barreira à leitura de discos CD-RW pelas unidades atuais existentes é a baixa refletividade da mídia CD-RW, que impede que as unidades óticas leiam com clareza o reflexo do canhão laser. As novas unidades de CD-ROM "Multi-Read" resolvem esse problema simplesmente adicionando um controle de ganho para aumentar a sensibilidade das unidades óticas, aumentando sua capacidade de captura como se fosse aumentado o volume do microfone de um aparelho de surdez .

6 O porque da tintura: A mídia CD-R e como ela ficou dessa maneira
Algumas das primeiras mídias CD-R, desenvolvidas para funcionar com o primeiro sistema de gravação do mercado de CD, foram fabricadas pela Fuji Film, usando uma camada reflexiva prateada e um camada metálica baseada na tecnologia Fuji Film, em lugar da tintura orgânica usada na maioria dos discos CD-R subseqüentes. O pré-sulco não era balanceado; a cronometragem era executada pela leitura das marcas ásperas no aro exterior do disco. Logo a TDK e a Tayio Yuden entraram em cena, produzindo uma mídia baseada em tintura orgânica, com uma camada reflexiva dourada - uma abordagem ainda empregada na mídia de hoje, embora com fórmulas de tinturas aperfeiçoadas. A mídia anterior, imatura causava alguns problemas interessantes. Um certo aparelho popular de CD da Technics, comumente usado em estações de rádio, aceitava erradamente a mídia antiga, recusando-se a ejetá-la, causando muita consternação aos disc jockeys que eram deixados sem um aparelho e possivelmente sem um show.

7 DVD Originalmente, o DVD foi concebido para armazenar filmes e substituir as fitas de vídeo comuns. Apesar de grande, a capacidade de um CD comum é suficiente para armazenar apenas poucos minutos de vídeo de alta resolução, enquanto um DVD pode armazenar mais de 2 horas de vídeo com 500 linhas horizontais de resolução, o dobro da resolução de  um vídeo cassete comum. Outro recurso interessante do DVD é a possibilidade de serem gravadas 8 dublagens e até 32 opções de legenda junto com o filme. Existem 4 tipos de DVD, que diferem na capacidade. O DVD 5 é capaz de armazenar 4,7 GB de dados ou 133 minutos de vídeo. O DVD 10 utiliza a mesma tecnologia do DVD 5, mas nele são usados os dois lados do disco, dobrando a capacidade, temos então 9,4 GB de dados ou 266 minutos de vídeo. Temos também o DVD 9 e o DVD 18, que são capazes de armazenar respectivamente 8,5 e 17 GB de dados. Fisicamente, um DVD é muito parecido com um CD comum, a diferença é que os sulcos na mídia são bem menores e mais próximos uns dos outros. Enquanto no CD cada bit óptico mede 0,83 nm (nanômetros), de comprimento e 1,6 nm de largura, num DVD cada ranhura mede apenas 0,4 nm x 0,74 nm, permitindo

8 Diferença entre CD e DVD
Atualmente estamos vendo a popularização de um novo formato de compactação de vídeo, que atinge níveis de compactação bem superiores ao do MPEG2 usado no DVD, o “Divx;-)” (com o sorrisinho no final), que permite gravar duas horas de filme, com uma qualidade próxima à do DVD num CD-ROM comum. O Divx;-) começou sendo usado para a pirataria, mas é bem provável que com o passar do tempo ele passe a ser utilizado para a venda de filmes, transmissão via Internet, etc. Se você trabalha com produção de vídeos ou filmes, pode usar o novo formato para vender seus trabalhos em CD-ROM, que qualquer um que tenha micro vai poder assistir.

9 Introdução ao DVD-R O DVD Gravável (DVD-R) foi concebido voltado para a compatibilidade e pode ser reproduzido em praticamente todos os leitores de DVD e unidades de DVD-ROM. Ele é uma mídia de gravação única e de múltiplas leituras (WORM), que pode armazenar muitos tipos de informações - música, dados, multimídia, fotos, ilustrações, áudio e outros. Um Padrão Desdobra-se em Dois Em 2000, o formato DVD-R foi separado em dois: DVD-R for Authoring Version 2.0 e DVD-R for General Version O DVD-R for Authoring foi projetado para a criação profissional de conteúdo de DVD, enquanto que o DVD-R for General foi projetado para o mercado de consumo. A divisão do padrão aconteceu, principalmente, devido aos direitos autorais e ao gerenciamento de geração de cópias. O formato DVD-R for General inclui uma área específica do disco que pode impedir a criação de cópias. A área inicial (Lead-in Area) de cada disco também está equipada com um espaço opcional de dados de NBCA para gerenciamento de geração de cópias. Consulte Proteção contra Cópia para obter mais detalhes sobre a aplicação de tecnologias de proteção contra cópias.

10 Tipos de Mídias DVD Atualmente existem três mídias reagraváveis para DVD, veja: - DVD-RW: desenvolvido pela Pioneer, possui a capacidade de 4,7 GB, podendo ser ler lido por drives de DVD e por DVD Player; - DVD+RW: desenvolvido por vários fabricantes, como a Philips, Yamaha, Sony, Thomson Multimedia, Dell e a própria HP, possui a capacidade de 4,7 GB. Infelizmente a sua taxa de reflexão é menor que o DVD-RW, por isso teoricamente não pode ser lido em qualquer drive de DVD ou DVD Player, mas como vários fabricantes que desenvolveram esta mídia também fazem drive de DVD e DVD Player, ela tende a ser muito utiliza tanto para gravação de filmes como para dados. Em comparação com o DVD-RW, o DVD+RW possui mais bits de correção, por isso é uma mídia mais confiável, sendo bastante indicada para gravação de dados; - DVD-RAM: esta mídia possui a capacidade de 2,6 GB por lado (5,2 GB no total). A grande vantagem do DVD-RAM é suportar um numero maior de regravações, mas infelizmente este mídia é empacotada em um cartucho, parecendo um disquete, por isso ela só pode ser lida em um drive especifico de DVD-RAM.

11 A Superfície do Disco DVD-R
A Superfície do Disco O formato DVD-R é de gravação única, pois durante o processo de gravação, um laser infravermelho de alta potência (8-10 miliwatt) altera permanentemente a superfície do disco. A superfície é um substrato de policarbonato revestida por corante. O substrato compõe a camada externa do disco e, sob ela, o corante compõe a camada de gravação. Quando o disco é fabricado, o corante é aglutinado no substrato por rotação. A superfície de cada DVD possui uma trilha, ou ranhura, espiral microscópica. A ranhura é utilizada para guiar o laser de gravação e é preenchida com informações sobre a gravação quando o processo é concluído. O substrato do disco é revestido por uma fina camada de metal reflexivo e uma camada final protege o disco quando vinculado à camada adesiva.

12 O Formato DVD-RW O DVD Regravável (DVD-RW) foi originalmente desenvolvido pensando em compatibilidade, podendo ser reproduzido em praticamente todos os leitores de DVD e unidades de DVD-ROM. Ele é uma mídia de gravação múltipla e de múltiplas leituras, que pode armazenar muitos tipos de informações - música, dados, multimídia, fotos, ilustrações, áudio e outros. O DVD-RW utiliza a tecnologia de alteração de fase, que permite que o conteúdo existente seja apagado e que o novo seja gravado. Cada disco de DVD-RW pode ser gravado até 1000 vezes. Capacidade O formato DVD-RW pode armazenar 4,7 bilhões de bytes (Giga-Bytes ou GB) de informações. Quando cada lado do disco de DVD-RW é utilizado, um único disco pode armazenar até 9,4 GB de informações.

13 A Superfície do Disco DVD - RW
A superfície de um DVD-RW é composta por diversas camadas. Consulte o diagrama abaixo, que ilustra a combinação das camadas protetoras e reflexivas do disco. As camadas de gravação são compostas de prata, índio, antimônio e telúrio. Ao gravar em discos regraváveis de DVD-RW, a superfície do disco é modificada a fim de se tornar mais ou menos reflexiva. Uma definição de baixa potência é utilizada para cristalizar a superfície do disco e torná-la mais reflexiva. Um laser de alta potência é aplicado para recristalizar a superfície e torná-la menos reflexiva ou não reflexiva (amorfa). Para apagar as informações no disco, uma definição de potência intermediária é aplicada para fazer com que os pontos não reflexivos voltem ao estado reflexivo (em branco). Após gravações, o mecanismo de alteração de fase se torna menos eficaz, aumentando a oscilação do disco e dificultando a leitura das informações contidas no DVD.

14 DVD – RW Vantagens e desvantagens : DVD RW DA HP Adoramos
DVD 100i Adoramos Armazenar 4,7 GB num único disco é demais Detestamos Demora mais de uma hora para gravar um DVD Fabricante HP Preço (R$) 2 399 Onde encontrar (11)

15 Grupo Alessandro Guedes – 24335-6 Cleyton Moura – 246504-3
Fábio Augusto – Felipe Fiebig – Santiago Man –


Carregar ppt "Trabalho de O. C.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google