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IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO

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Apresentação em tema: "IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2 VAMOS FALAR DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?
Falar de qualidade da educação é falar de IDEB

3 ...O que é o IDEB? É o instrumento utilizado como indicador da qualidade da educação básica em todos os Estados, municípios e escolas do Brasil. Criado e lançado em 2007 a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), aferiu resultados relativos a 2005 , 2007, 2009 e 2011.

4 Composição O fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono obtidas a partir do Censo Escolar) O desempenho dos estudantes (proficiência dos alunos obtida a partir do Saeb e da Prova Brasil).

5 Reduzir os índices de reprovação e evasão
Nosso desafio para melhorar esse indicador é: Reduzir os índices de reprovação e evasão Favorecer a permanência do aluno na escola Garantir uma aprendizagem qualitativa e contínua.

6 ...O que é o SAEB? É uma avaliação amostral realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990 com o objetivo de fazer um diagnóstico do sistema educacional brasileiro.

7 A amostra contempla estudantes da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, atuais 5º e 9º anos e da 3ª série do ensino médio das redes pública e particular de ensino, da área urbana. Na área rural são avaliados alunos da 4ª série do ensino fundamental, atual 5º ano da rede pública.

8 As informações produzidas pelo SAEB retratam a situação da educação das redes pública e privada de ensino por Região e Unidade da Federação e não produz resultados para cada município e unidade escolar.

9 ...O que é a Prova Brasil? É a Avaliação da eficiência de cada unidade escolar, por meio do desempenho dos alunos em Leitura e Matemática, no âmbito do Ensino Fundamental de forma universal na população de alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental das escolas Públicas Urbanas com no mínimo 20 alunos por série.

10 Objetivos Fornecer um diagnóstico do nível de aprendizagem dos alunos e do trabalho pedagógico realizado na Escola. Devolver os resultados à Escola auxiliando os gestores escolares no planejamento das ações pedagógicas de forma a redirecionar o trabalho e/ou introduzir mudanças para corrigir a situação diagnosticada.

11 O que avalia? São avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas Descritores, agrupadas em tópicos que compõem as Matrizes de Referência nas áreas de Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco em resolução de problemas). Essas matrizes englobam um conjunto de habilidades que devem constar nos currículos escolares onde se espera que os alunos de 4ª e 8ª séries do ensino Fundamental dominem estas habilidades.

12 Matriz de Referência Documento onde estão descritas as orientações para elaboração dos itens (questões). A realização de uma avaliação de sistema( em larga escala) com amplitude nacional, para ser efetiva, exige a construção de uma matriz de referência que dê transparência e legitimidade ao processo de avaliação, informando aos interessados o que será avaliado.

13 x Matriz de Referência Matriz Curricular
Engloba todo trabalho que deve ser desenvolvido na escola Documento onde estão descritas as orientações para elaboração dos itens Aborda procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas Oferece transparência e legitimidade ao processo de avaliação Aponta os conteúdos para o desenvolvimento do trabalho do professor em sala de aula Não englobam todo currículo escolar

14 Construção das Matrizes
Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais. Professores regentes de redes municipais, estaduais e de escolas privadas das séries avaliadas Análise dos livros didáticos mais utilizados por essas séries.

15 Estruturação da Matriz
Língua Portuguesa - Tópicos Matemática - Temas

16 Competência É a faculdade de mobilizar diversos recursos cognitivos - que inclui saberes, informações, habilidades e principalmente as inteligências para com eficácia e pertinência, enfrentar e solucionar uma série de problemas. Philippe Perrenoud

17 O que é um descritor? É uma associação entre conteúdos e operações mentais desenvolvidas pelo aluno, a partir das quais os itens(questões) de prova são elaborados. As respostas dadas pelos alunos a esses itens possibilitam a descrição do nível de desempenho por eles atingido.

18 O Ensino da Língua Portuguesa
O desafio da educação é tornar o estudante competente para que possa ler e entender aquilo que está registrado no mundo, nas diferentes situações de comunicação e nas diferentes tarefas de interlocução em que , como cidadãos, estamos inseridos.

19 Quais as finalidades da leitura e da escrita?
Ler por prazer, para se divertir, para buscar alguma informação específica, para compartilhar emoções com outros, para recomendar; escrever para expressar idéias, para organizar os pensamentos, para aprender mais, para registrar e conservar como memória, para informar, para expressar sentimentos, para se comunicar a distância, para influenciar os outros.

20 O Ensino da Matemática A atividade matemática supões a elaboração de hipóteses, que podem ser testadas e confrontadas na resolução de um problema. Ao mobilizar suas noções matemáticas para pensar uma situação e testar seus raciocínios, o estudante estará formulando e apresentando suas estratégias para resolver problemas, estratégias que , quando apreciadas, justificadas e aceitas, poderão compor o repertório de no0vos conceitos para resolver novos problemas.

21 Quais as finalidades do Letramento Matemático?
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

22 Quais as finalidades do Letramento Matemático?
Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.

23 Quais as finalidades do Letramento Matemático?
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático(aritmético, geométrico, métrico, algébrico , estatístico, combinatório, probabilístico).

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54 MUITO OBRIGADA! Impera_sa@hotmail.com  (79) 9984-0301
Fonte: Publicações e apresentações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP  (79)


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