A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015."— Transcrição da apresentação:

1 “Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!”
Maio, 2015

2 O suceso educativo de um aluno não depende só da escola.
É IMPORTANTE haver um trabalho de conjunto com a ESCOLA, a FAMÍLIA e os ALUNOS

3

4 Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR?”

5 Criar uma rotina de estudo

6 A dedicação diária é crucial para que o seu filho interiorize os conhecimentos. Fazer a revisão da matéria dada exatamente no mesmo dia em que teve a disciplina. Por cada 30 a 40 minutos de estudo permitir 5 a 10 minutos de intervalo. Nos intervalos não ligar a TV. O intervalo serve apenas para beber um copo de água, ir ao WC, ou ir até à janela.

7 Reservar para o inicio do estudo as disciplinas de maior dificuldade, em seguida as intermédias, e por último, as mais fáceis. Os TPC devem ser realizados antes de iniciar o estudo, e quando terminados verificar se foram, de fato, realizados. Incentivar a preparação da mochila à noite e não de manhã.

8 Planificação do estudo
Gestão do tempo e Planificação do estudo

9 Planificação anual Ano letivo 2014/2015
Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

10 Planificação semanal/horário semanal
Tempos Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 09:15-10:00 10:00-10:45 11:05-11:50 11:50-12:35 12:35-13:20 13:50-14:35 14:35-15:20 15:35-16:20 16:20-17:05

11 IMPORTANTE: afixar o horário e a planificação anual num local bem visível

12 Ambiente de Estudo Eficaz

13 Manter, sempre que possível, o mesmo local de estudo, mobiliário adequado, iluminação, local silencioso, prevenir distrações (televisão, computador e telemóvel).

14 Condições Pessoais saúde, alimentação, sono/descanso, exercício físico

15 sono/descanso (dormir pelo menos 8horas diárias, pois é essencial para a renovação de energias)

16 Organização de Materiais de estudo

17 Método de Estudo “Todas as pessoas são capazes de aprender, o que difere uma pessoa da outra é como cada uma aprende!”

18

19 Para muitos alunos o período de testes e provas globais é vivido com extrema ansiedade. A família tem um papel muito importante transmitindo confiança, apoio, compreensão. A própria família deve evitar mostrar ansiedade face ao período delicado de testes, controlando as manifestações de preocupação. O seu filho deve contrariar a máxima “deixar para amanhã o que posso fazer hoje”, estudando atempadamente e não guardando esta tarefa para última hora.

20 Verificar quais os conteúdos que saem no teste;
ANTES DOS TESTES/EXAMES Verificar quais os conteúdos que saem no teste;  Elaborar um horário semanal, distribuir os conteúdos pelos vários dias, de forma a rever tudo;  Elaborar uma listagem com os conteúdos e assinalar os que já sabe para evitar perda de tempo;  Dedicar mais tempo àquilo em que tem mais dificuldades ou o que é mais importante;  Anotar as dúvidas e esclarece-las;  Reservar a véspera para uma revisão rápida;  Dormir bem na noite que antecede o teste; Proporcionar-lhe momentos de descontração e relaxamento.

21 ERROS COMUNS DOS PAIS: Ajuda excessiva nos trabalhos de casa
Os alunos devem realizar os seus trabalhos de casa sozinhos. Mais importante do que os trabalhos ficarem feitos, é se os exercícios propostos ficaram entendidos. Ao trabalhar sozinha a criança é obrigada a pensar mais por ela própria, desenvolve mais o raciocínio e autonomia, que no fundo é o que se pretende: que o aluno seja capaz de resolver problemas por ele próprio.

22 Criticar A melhor forma de motivar as crianças para o estudo é através da valorização das boas ações, e não a critica negativa às ações menos desejáveis. Deve-se procurar sempre valorizar o esforço e dedicação ao estudo, mesmo que por vezes os resultados não tenham sido os melhores.

23 Não responsabilizar Apesar de ser importante a valorização da criança, ao invés da crítica, é fundamental responsabilizar as crianças. Têm de perceber que o trabalho ou a falta dele tem as suas respectivas consequências.

24 Comparar É muito comum os pais compararem os seus filhos a alunos com melhores notas, desvalorizando-os assim e podendo desta forma causar problemas de autoconfiança e motivação. O aluno deve sentir-se centrado em si próprio e, de acordo com o seu nível de desenvolvimento e capacidade de aprendizagem, deve traçar os seus próprios objetivos. Mais importante do que sentir que tem de ser melhor que os outros, deve querer dar o seu melhor, e assim estar em constante progresso, independentemente dos outros.

25 Obrigada pela presença!


Carregar ppt "“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google