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PAUTA 1. Fundamentos Institucionais 2. Articulação do ODR com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Prefeitura do.

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3 PAUTA 1. Fundamentos Institucionais
2. Articulação do ODR com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife. 3. Monitoramento do trabalho dos indicadores 4. Posicionamento do ODR diante do levante popular que toma conta do país na atualidade.

4 FUNDAMENTOS INSTITUCIONAIS

5 PRINCÍPIOS 1. Exercício da Cidadania 2. Isenção político-partidária
3. Transparência 4. Consistência 5. Equidade 6. Solidariedade 7. Liberdade de opinião 8. Inclusão 9. Legalidade 10. Exemplaridade

6 MISSÃO Mobilizar a sociedade para  selecionar, propor e monitorar um conjunto de indicadores e metas que se constituam numa agenda de desenvolvimento sustentável para o Recife e que levem a transformá-la numa cidade melhor para se viver, socialmente justa, ambientalmente equilibrada e economicamente viável.

7 EIXOS DE ATUAÇÃO 1.SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO CIDADÃ: Influência sobre temas urbanos de interesse público. 2.INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA DA CIDADE: Monitoramento e proposição de parâmetros e/ou metas. 3.INFLUÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA: Aperfeiçoamento de políticas públicas e melhoria da gestão.

8 INSERÇÃO INSTITUCIONAL
1. Sendo um movimento, o ODR não tem personalidade jurídica e é, atualmente, incubado pela Fundação CDL, que é, também, um dos mantenedores. 2. Integra a Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, desde a sua constituição em 2008. 3. Tem, hoje, a responsabilidade de ser a Secretaria Regional da Rede, com o compromisso de disseminar a Rede na Região (BA, SE, AL, PE, PB, RN) apoiando a consolidação e/ou instituição de outros Movimentos, bem como ampliando a adesão de governos municipais à PCS.

9 ESTRUTURA DE GESTÃO ASSEMBLEIA GERAL NÚCLEO EXECUTIVO
GRUPOS DE TRABALHO COMITÊS DE SUPORTE SAÚDE Joselma Cordeiro GOVERNANÇA Cristina Queiróz JUVENTUDE Jackeline Soares TRABALHO, RENDA E DESIGUALDADE Kilsa Rocha CULTURA, HISTÓRIA E TURISMO Maria Dias EDUCAÇÃO Susana Leal MOBILIDADE/ ESPAÇO URBANO/ HABITAÇÃO Fátima Guimarães SEGURANÇA MEIO AMBIENTE/ SANEAMENTO Fátima Brayner ASSEMBLEIA GERAL NÚCLEO EXECUTIVO Kilsa Rocha (Coordenadora) Amélia Leite / Cármen Cardoso Cristina Queiroz/ / Fernando Braga / Susana Leal MONITORAMENTO Célia / Fernando / Susana/ Osangela Sena/ André Cardoso MOBILIZAÇÃO / ARTICULAÇÃO COMUNICAÇÃO Cármen Cardoso/Izabel Leal/ Jeoás Farias/Aponte Auxiliar Administrativo Beatriz Souza ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Aponte Secretária Executiva Izabel Leal ASSESSORIA JURÍDICA Renato Rocha

10 VISÃO 2013 Estar consolidado como movimento capaz de mobilizar o maior número possível de atores sociais, com uma prática estabelecida de monitorar e disseminar informações sobre os indicadores do Recife, influenciando na formulação das políticas públicas municipais.

11 Articulação do ODR com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife.

12 Secretaria de Educação

13 Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano

14 EVOLUÇÃO DO TRABALHO PARA AMPLIAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS INDICADORES DO OBSERVATÓRIO DO RECIFE
2013

15 METODOLOGIA UTILIZADA

16 ETAPAS PASSO 1: Avaliação da situação / Mapeamento de indicadores (analisar os indicadores existentes) Definição da Visão do Futuro Desejado (quais indicadores devem ser priorizados) Avaliação Estratégica (SWOT). Obter uma visão sobre o desempenho do município considerando (forças, fragilidades, oportunidades, ameaças) Definição de prioridades, urgências e metas Compatibilizar com Plano de Metas do Gestor Municipal Definição da Vião do Futuro Desejado (quais indicadores devem ser priorizados)

17 CONSIDERAÇÕES Os indicadores podem comunicar ou informar sobre o progresso em direção a uma determinada meta, como por exemplo, o desenvolvimento sustentável. A mais importante característica do indicador, quando comparado com os outros tipos de formas de informação, é a sua relevância para a política e para o processo de tomada de decisão. Os indicadores são pedaços de informação que apontam para características dos sistemas, realçando o que está acontecendo. Os indicadores são de fato um modelo de realidade, mas não podem ser considerada a própria realidade, entretanto devem ser analiticamente legítimos e construídos dentro de uma metodologia coerente de mensuração.

18 REQUISITOS UNIVERSAIS
Os valores dos indicadores devem ser mensuráveis; Deve existir disponibilidade de dados; A metodologia para a coleta e o processamento dos dados, bem como para a construção dos indicadores, deve ser limpa, transparente e padronizada; Os meios para construir e monitorar os indicadores devem estar disponíveis, incluindo capacidade financeira, humana e técnica; Os indicadores ou grupo de indicadores devem ser financeiramente viáveis; Deve existir aceitação política dos indicadores no nível adequado; indicadores não legitimados pelos tomadores de decisão são incapazes de influenciar as decisões.

19 INDICADORES SELECIONADOS
(Por Eixo)

20 GOVERNANÇA 1. Conselhos Municipais;
2. Espaços de participação deliberativos e audiências públicas na cidade; 3. Orçamento executado decidido de forma participativa; 4. Compras Públicas Sustentáveis; 5. Proporção do orçamento para as diferentes áreas da administração.

21 SEGURANÇA Demanda atendida de creche; Transferência de renda;
Agressão a crianças e adolescentes; Agressão a idosos; Agressão a mulheres; Crimes sexuais; Crimes violentos fatais; Homicídios; Roubos (total); População em situação de rua (moradores de rua); Distribuição de renda; Domicílios com acesso à internet de banda larga; Homicídio juvenil masculino; Crimes contra o patrimônio; Crimes letais e Intencionais.

22 ESPAÇO URBANO E MOBILIDADE
1. Frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência; 2. Mortes no trânsito; 3. Mortes com bicicleta; 4. Mortes com motocicleta; 5. Acidentes de trânsito; 6. Atropelamentos; 7. Orçamento do município destinado a transporte motorizado público e privado; 8. Índice de Congestionamentos; 9. Corredores exclusivos de ônibus; 10. Ciclovias exclusivas; 11. Divisão modal; 12. Favelas (população); 13. Área desmatada; 14. Reservas e Áreas Protegidas; 15. Calçadas consideradas adequadas às exigências legais; 16. Vítimas não fatais de trânsito; 17. Velocidade de Ônibus.

23 EDUCAÇÃO 1. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - 1ª a 4ª série; 2. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - 5ª a 8ª série; 3. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); 4. Taxa de analfabetismo na população com 16 anos ou mais; 5. Matrículas em curso superior sobre a demanda; 6. Escolas públicas com Esporte educacional no turno obrigatório; 7. Acesso à internet nas escolas do ensino fundamental e médio; 8. Ensino superior concluído; 9. Jovens com ensino médio concluído até os 19 anos; 10. Crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola; 11. Crianças plenamente alfabetizadas até os 8 anos; 12. Demanda atendida de vagas em pré-escolas municipais; 13. Demanda atendida de vagas no ensino fundamental ; 14. Demanda atendida de vagas no ensino médio; 15. Reprovação fundamental da rede pública; 16. Abandono fundamental da rede pública; 17. Distorção fundamental da rede pública; 18. Reprovação médio da rede pública; 19. Abandono médio da rede pública; 20. Distorção médio da rede pública; 21. Cobertura de Pré-escola

24 TRABALHO E RENDA 1. Eficiência energética da economia; 2. Desemprego;
3. Aprendizes contratados no município; 4. Trabalho Infantil: Notificações de trabalho infantil; 5. Linha de Miséria; 6. Linha de Pobreza; 7. Média Salarial; 8. Salário por gênero; 9. Concentração de renda salarial; 10. Total de empregos formais; 11. Total de empresas; 12. Jovens com emprego formal.

25 SAÚDE 1.Doenças de veiculação hídrica (incidência de doenças transmitidas pela água); 2. Pessoas infectadas com dengue; 3. Unidades Básicas de Saúde; 4. Leitos hospitalares; 5. Mortalidade por doenças do aparelho respiratório; 6. Mortalidade por doenças do aparelho circulatório; 7. Gravidez na adolescência; 8. Mortalidade materna; 9. Equipamentos esportivos; 10. Pré-natal insuficiente; 11. Desnutrição infantil; 12. Mortalidade infantil; 13. Mortalidade neonatal precoce; 14. Mortalidade neonatal tardia; 15. Mortalidade pós-neonatal.

26 CULTURA 1. Campanhas de educação cidadã; 2. Acervo de livros infanto-juvenis; 3. Acervo de livros para adultos; 4. Centros culturais, casas e espaços de cultura.

27 EIXO JUVENTUDE 1. Homicídio juvenil ;
2. Adolescentes envolvidos em ato infracional ; 3. Desemprego de jovens; 4. Morte juvenil masculina ; 5. Jovens com emprego formal; 6. Média salarial de jovens; 7. Curetagem pós-aborto juvenil; 8. Adolescentes responsáveis por domicílio; 9. Mãe adolescentes.

28 EIXOS CONSOLIDADOS Eixos já analisados Total de Indicadores Saúde 15
Educação 21 Cultura 4 Juventude 9 Trabalho e Renda 12 Espaço Urbano e Mobilidade 17 Governança 5 Segurança Total 1 98 Eixo pendente Meio Ambiente e Saneamento 22 (02 do ODR e 20 do CS) Total 2 120

29 Programa Cidades Sustentáveis
Plataforma de Publicação de Indicadores (iota)

30 AGENDA A plataforma / estrutura
Página do Recife / Observatório do Recife Publicando / Agrupando Indicadores Comparando Indicadores entre cidades

31 PLATAFORMA w3cbrasil.github.io/iota
O iota é uma plataforma de criação de grupos de dados baseados em indicadores, para facilitar o preenchimento de maneira normalizada, permitindo comparação, reutilização e compartilhamento dos dados. Criado para o "Programa Cidades Sustentáveis" : . Rede Nossa São Paulo . Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social . Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

32 ESTRUTURA DA PLATAFORMA
Indicador = fórmula (composta por variáveis) Variáveis <= preenchidas por usuários (valor, data) Usuário por cidade Todos os valores preenchido por ele são da cidade dele

33 PÁGINA RECIFE/ODR

34 Séries Indicadores Eixos EIXOS/GRUPOS INDICADORES SÉRIES
Evolução dos indicadores ao longo do tempo (em geral Anual) Medida de um conceito social (concreto ou abstrato) Agrupam vários indicadores

35 Publicando / Agrupando Indicadores

36 COMPARANDO INDICADORES

37 DEMONSTRAÇÃO

38 PARA SABER MAIS www.github.com/W3CBrasil/iota

39 Posicionamento do ODR diante do levante popular que toma conta do país na atualidade

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