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PublicouJoaquim Mira Alterado mais de 10 anos atrás
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TM243-Mecanismos Mecanismos com 1 GL Mecanismo de 4 barras
Análise Geral Prof. Jorge Luiz Erthal
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Conteúdo Análise Geral Critério de Grashof Variações no acionamento
Pontos singulares 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Mecanismo de Quatro Barras
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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1-Cálculo do número de graus de liberdade
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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2-Decomposição dos pares superiores
Não há pares superiores 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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3-Sistema GLOBAL de coordenadas
x y 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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4-Identificação das medidas constantes
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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5-Definição das variáveis primárias e secundárias
q A B variável primária: q variáveis secundárias: A, B 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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6-Equações cinemáticas de posição
B 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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7-Solução do sistema de equações
Solução numérica q A B 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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7-Solução para um intervalo de valores de q
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Intervalo de variação de q
7-Solução para um de valores de q Problema: Intervalo de variação de q 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Movimentos dos elos Balancim (oscilação) Manivela (rotação completa)
Mecanismo manivela-balancim 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Critério de Grashof: Se S+L < P+Q Classe I (mecanismo de Grashof)
S – comprimento do elo menor L – comprimento do elo maior P,Q – comprimentos dos elos restantes Se S+L < P+Q Classe I (mecanismo de Grashof) Pelo menos um dos elos é capaz de fazer uma revolução completa. Se S+L > P+Q Classe II (mecanismo não-Grashof) Nenhum elo é capz de girar completamente. Se S+L = P+Q Classe III 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Critério de Grashof: Se S+L ≤ P+Q (Classe I – montagem Grashof)
Dupla manivela se S for fixo Duplo balancim se S for oposto ao fixo Manivela-balancim se S for ligado ao fixo 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Critério de Grashof: Se S+L > P+Q (Classe II – montagem não-Grashof) Duplo balancim 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Critério de Grashof: Se S+L = P+Q (Classe III – caso especial de Grashof) Configuração incerta 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Limites Mecanismo manivela - balancim C3 C4 C2 C1
exemplo: limites_4bMB.dv 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Limites Mecanismo manivela - balancim
Alinhamento do elo de entrada (C2) com o intermediário (C3). C3 C2 C4 min C1 C4 C3 max C1 C2 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Limites Mecanismo duplo - balancim C3 C4 C2 C1
exemplo: limites_4bBB.dv 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Limites Mecanismo duplo - balancim C3 C2 C4 min C1 C3 C2 C4 max C1
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal C1
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Limites Mecanismo duplo - balancim C3 Posição limite do elo de saída
1 C1 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Mecanismo de quatro barras
Ângulo de transmissão Ângulo de transmissão: é o ângulo entre a linha de centro do elo intermediário e a linha de centro do elo de saída. O ângulo ótimo para um mecanismo planar é de 900. Um ângulo maior que 400 e menor que 1400 é geralmente satisfatório. 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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ÂNGULO DE TRANSMISSÃO Se a barra 1 aciona , o ângulo alcança valores extremos, que pode levar a operações insatisfatórias. A direção da força transmitida de 2 para 3 resulta num torque muito pequeno na barra 3, porém uma força alta no mancal O3, podendo causar desgaste excessivo. Se o torque de atrito exceder o torque de movimento, o mecanismo pode travar e causar a flambagem do elo de saída.. 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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CÁLCULO DO ÂNGULO DE TRANSMISSÃO
Considerando-se o mecanismo de quatro barras a seguir: Assim, pode-se obter o ângulo de transmissão em qualquer instante. 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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ÂNGULO DE TRANSMISSÃO Ângulos de transmissão mínimo e máximo para um mecanismo manivela-balancim: exemplo: ang_transi.dv 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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ÂNGULO DE TRANSMISSÃO x FORÇAS E TORQUES
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal Ângulo de transmissão e posição das barras versus posição da manivela.
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Arq.: quatrobarras.dv (Design View)
Exemplo Arq.: quatrobarras.dv (Design View) 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Equações das velocidades
Derivadas das equações de posição em relação ao tempo Velocidade primária Matriz jacobiana Vetor das velocidades secundárias Vetor dos coeficientes constantes 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Determinante da matriz Jacobiana
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Solução para as velocidades secundárias
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Velocidades secundárias
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Acelerações secundárias
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Acelerações secundárias
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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Continua com análise de ponto de interesse...
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal
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